jul

– Do governador Flávio Dino nesta terça-feira (4) ao inaugurar a Casa de Apoio Ninar, respondendo ao argumento fútil da oposição pelo qual um local por ser nobre não deve servir os mais pobres. A antiga Casa de Veraneio do Governo do Estado, lugar de festas e acessível a poucas pessoas, foi transformada em um centro de convivência para acolhimento das crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias.
jul

Casa de Apoio Ninar, na Praia de São Marcos, possui estrutura completa para atendimento de crianças com doenças neurológicas.
Conhecida por sediar festas promovidas pelos governos da família Sarney e seus aliados, a antiga casa de veraneio do Maranhão – uma grande residência oficial à beira mar em São Luís – passa a ser, a partir desta terça-feira (4), um centro de referência para crianças com microcefalia e problemas neurológicos.
A Casa de Apoio Ninar será inaugurada na praia de São Marcos, em uma área com 6.680,45m². Ela será uma extensão do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças.
Casa passou por obras de acessibilidade e será inaugurada nesta terça (04)
Antes de ser inaugurada, a casa foi reestruturada e passou por obras de acessibilidade e mobilidade para abrigar setores como consultórios, centros de convivência, dormitórios e auditório. Ao todo foram investidos R$ 565 mil.
Espera-se que, na casa, 58 profissionais realizem até 1.263 atendimentos por mês. A despesa mensal, a cargo da Secretaria de Estado da Saúde, será de R$ 192 mil.
Segundo o governo, a casa vai abrigar 15 famílias por semana e cinco profissionais de saúde dos municípios. Entre os profissionais, há especialistas como pediatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro e assistente social.
Promessa era vender

Grande festa na Casa de Veraneio do governo do Estado do Maranhão marcou a despedida da governadora Roseana Sarney (PMDB) à frente do cargo. Regada a vinho, uísque e lacostas…
A promessa de campanha do governador Flávio Dino (PCdoB) era vender o imóvel. Porém, o governo informou ao UOL que, devido ao cenário de crise econômica, o preço oferecido não foi vantajoso.
“O imóvel de alto padrão está localizado em umas das áreas mais valorizadas de São Luís. Não houve uma proposta financeira que o governo considerasse adequada”, explicou.
Antes da reforma, o espaço foi palco de festas –muitas vezes extremamente luxuosas–, como a de despedida do cargo da ex-governadora Roseana Sarney, em dezembro de 2014.
Após a derrota do seu grupo naquele ano, ela decidiu renunciar ao cargo 22 dias antes do término do mandato. Saiu fazendo uma festa onde cantou, pulou e ofereceu uísque e vinho a convidados .
Naquele mesmo ano, em junho, ela comemorou seu aniversário de 61 anos em uma festa que contou até com apresentações de bois bumbá.
Nesse domingo (2), o governador fez uma visita ao local e comentou sobre o centro. “Essa é uma obra que tem um significado social e simbólico, pois a casa que antes era para poucos será agora de todos e para todos”, disse.
jul
Reportagem aponta que os mandantes do crime seriam um coronel da PM, um empresário madeireiro e um político da região, com nomes ainda não revelados.

Corpos do Cabo Júlio César e do soldado Carlos Alberto, estariam próximo da Povoado Faísa…
De acordo com post revelador do Blog SJnotíciasMA, editado pelo radialista e repórter investigativo Stenio Johnny, que possui tramite na Secretaria de Segurança, além da participação do tenente Josuel Alves de Aguiar e dos soldados Tiago Viana Gonçalves e Gladstone de Sousa outros militares, empresário e político também estão envolvidos no assassinato do Cabo Júlio César da Luz Pereira e do soldado Carlos Alberto Constantino Sousa, que sumiram desde o dia 17 de novembro de 2016.
Segundo o repórter investigativo, um coronel que já responde por outro processo disciplinar na PM-MA, um empresário madeireiro e um político da região, os três com nomes ainda não revelados seriam os mandantes do crime.
Ainda de acordo com o post, existem pessoas com alto poder de influência protegendo os militares bem como o madeireiro e o político envolvido no caso.
Os PM’s presos acusados de serem os executores estariam sendo orientados a não falar nada, se limitando apenas a negar participação no crime. Tanto, que um dos policiais presos ao ameaçar delatar todo o esquema ganhou do Tribunal de Justiça um Habeas Corpus determinando sua soltura no último dia 14 de junho.
– Corpos dos Policiais

1-Josuel; 2- Tiago e 3-Glaydstone seriam os executores, que atenderam ordem dos mandantes…
Os corpos dos policiais ainda não encontrados pela equipe de investigação da Secretaria de Segurança Pública, segundo o SJnotíciasMA, estariam enterrados em um carro dentro de um buraco num povoado próximo da localidade Faísa, onde o vereador de Santa Luzia, Vavá (PCdoB), foi assassinado em maio de 2015.
O repórter Stenio Johnny revela também que outro envolvido é o Major Arão Queiroz, que possui grande proteção política e, exatamente por essa blindagem externa em favor dele, até hoje não foi expedido nenhum mandado de prisão.
Por fim, a reportagem reveladora (veja a integra AQUI) diz que dada a complexidade do caso, a família dos militares assassinados enviou uma carta ao Ministro da Justiça solicitando participação da Policia Federal nas investigações.
- LEIA TAMBÉM:
– SSP-MA busca localizar restos mortais de PM’s que sumiram em Buriticupu
– Divisão de vantagens resultante de roubos e extorsões motivou ‘sumiço’ de PM’s, em Buriticupu
– ÁUDIO: Policiais desaparecidos lideravam assaltos e tráficos em Buriticupu, diz professora
jul

– Do presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), durante a primeira sessão do mês de julho na Assembleia Legislativa do Maranhão. A retornar ao parlamento, Coutinho presidiu os trabalhos e foi recebido com carinho e satisfação pelos colegas parlamentares. O deputado estava afastado para tratar da saúde e, nas últimas semanas, descansava em casa, ao lado da família, no município de Caxias.
jul

Ex-prefeito do município de Miranda do Norte, Júnior Lourenço.
O ex-prefeito do município de Miranda do Norte, Júnior Lourenço, tem assustado adversários políticos pelo interior do Estado. Apesar do período vedado pela Justiça Eleitoral, o político está em plena campanha visando as eleições de 2018, quando pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.
O que mais chama atenção na atuação do político é a forma de investida: Assume compromisso com lideranças – muitos de mandatos – assegurando valores vultuosos.
Faltando mais de um ano para as Convenções partidárias, aliados já arriscam comparar a futura campanha de Júnior com a de Ana do Gás e Josemar de Maranhãozinho, em 2014.
Só ainda não se sabe aonde encontrará tanto dinheiro…
Políticos com mais de 20 anos de experiencias em campanhas eleitorais ouvidos pelo Blog do Domingos Costa, avaliam que, apesar da movimentação voraz, o ex-prefeito é do estilo “zuadento”, na reta final [“hora do vamos ver”] não conseguirá arcar os compromissos assumidos com as bases e acabará em desgraça.
Outro aspecto que pode atrapalhar os panos de Júnior Lourenço é o fato de seu sucessor, prefeito Carlos Eduardo Fonseca Belfort, o Negão (PSDB), se recusar usar a prefeitura de Miranda do Norte como instrumento eleitoral para eleger o ex-prefeito.
Mas essa é outra história…
jul
Apresentação deve acontecer no próximo domingo (09) durante o encerramento do Arraial da prefeitura.

Contrato foi publicado no diário do município do último dia 14 de junho.
O prefeito Seliton Miranda de Melo, do PDT, subestima a inteligência da população de São Raimundo Doca Bezerra ao contratar por R$ 88 mil o cantor Gleydson Gavião, vocalista da banda Gaviões do Forró para realizar o encerramento do Arraial da Alegria, no próximo domingo, dia 09.
A informação apurada pelo Blog do Domingos Costa está publicada no Diário Oficial do município do último dia 14 de junho. Conforme Pregão nº 023/2017, com objetivo “contratação de empresa para locação de palco, iluminação, sonorização, gerador de luz, e bandas para realização das festividades Junina”, ao valor total de R$ R$ 149.980,00 (cento e quarenta e nove mil, novecentos e oitenta reais).

Principal atração do Arraial da prefeitura de S. Raimundo Doca Bezerra.
No item nove, dos dez constantes no pregão, a empresa vencedora A. DE J. C. CUTRIM – ME, com registro junto a Receita Federal na Rua Gonçalves Dias, nº 20, Centro – município de Vitorino Freire/MA, relaciona a “banda musical principal, pelo menor lance de R$ 88.000,000 (oitenta e oito mil reais).”
Com as informações em mãos, o blog procurou três renomados promotores de eventos que prestam serviços para diversas prefeituras a fim de constatar quanto normalmente é pago para o cantor da Gaviões do Forró. Nas respostas, os valores variaram entre R$ 15 a 20 mil, muito inferior a bolada paga pelo prefeito Seliton Miranda.
Procurada para falar sobre a diferença que chega a três vezes mais no show do cantor, a prefeitura até a publicação deste post não emitiu nota.
jul
Presa duas vezes pela Polícia Federal, na primeira em setembro de 2012 durante a Operação Alien, e na segunda vez, no último dia 16/06 no aeroporto de São Luís, a ex-prefeita Bia Venâncio (PV) afirmou em grupos de redes sociais nesta segunda-feira (03) que vai começar a sair do silêncio: “Eu sou o que se pode dizer hoje de arquivo vivo, tentaram me transformar em arquivo morto”. Afirmou.
Aliada inconteste da família Sarney, Bia diz que sua história está escrita e bem guardada. “Se me acontecer alguma coisa não adianta porque vai vir a público”, lembra a ex-gestora que deixou o cargo monitorada por uma tornozeleira da PF.
Bia também aproveitou para declarar fidelidade ao grupo político da família Sarney: “O meu grupo é o grupo Sarney, façam o que quiser comigo, mas eu não mudo, eu sou leal, grata”, afirmou.
Para completar a declaração de amor, a ex-prefeita luminenese lista os nomes dos seus aliados. “Lobão, João Alberto, Sarney, Roseana, Sarney Filho, todas essas pessoas que pertencem ao grupo Sarney”, concluiu.
Em tempo, o ex-vereador Thiago Arôso, filho de dona Bia, é assessor especial do deputado estadual Adriano Sarney (PV).
– Ouça abaixo:
jul

Indicação de Raimundinho para um órgão do Estado mostra que o PRB está fechado com o PCdoB em relação as eleições 2018…
Órgão do Governo do Maranhão veiculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), terá novo presidente.
O comandante será o ex-prefeito por dois mandatos seguidos do município de Paulino Neves, Raimundo de Oliveira Filho, o Raimundinho Lidio, que substituirá Margareth Mendes no comanda no Instituto.
Ligado ao deputado federal Cleber Verde, presidente estadual do PRB no Maranhão, Raimundinho é, portanto, cota do partido no governo Flávio Dino.
Fontes ligadas ao blog do Domingos Costa, asseguraram que diferente das últimas eleições estaduais quando caminhou ao lado da família Sarney, o partido bateu o martelo em relação às eleições de 2018 e estará no palanque de reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).
Ainda em ralação ao novo presidente do Iterma, o político é servidor do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social e deve assumir o órgão ainda esta semana.
Na eleição de 2016, Raimundinho tentou emplacar sua sucessora na prefeitura paulinoense, no entanto, Irene Freire (PCdoB), acabou derrotado por Roberto Maués, do PP.
- LEIA TAMBÉM:
– Após DEM e PTB, Flávio Dino está próximo de fechar com PRB e PR
jul
Mais de 180 prefeitos confirmaram presença no Encontro Estadual promovido pela Federação os Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), que acontecerá no auditório da FIEMA, em São Luís, a partir das 13h da próxima terça-feira, dia 4, e que contará com a participação do governador Flávio Dino.
O encontro foi pensado pela Diretoria da entidade municipalista com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos e prefeitas da administração estadual e, desta forma, discutir as problemáticas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-las.
A programação prevê debates acerca das reivindicações dos gestores; ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios.
No encontro, o governador Flávio Dino, além de dialogar diretamente com prefeitos e prefeitas, deverá fazer anúncios de novos benefícios para os municípios do Maranhão.
Cleomar Tema destacou que esse será o primeiro de uma série de eventos, que visa principalmente estreitar os laços entre o o governo estadual e os gestores municipais, como uma forma dos prefeitos e prefeitas fazerem suas reivindicações dentro de um planejamento adequado.
jul
Mais dois importantes feitos do governador Flávio Dino em São Luís ganharam destaque na imprensa pelo alcance social: Primeiro, o conjunto de intervenções realizadas no entorno da Forquilha e, em segundo, a transformação da antiga Casa de Veraneio em um espaço de apoio para crianças em tratamento médico. Acompanhe:
– Obras na Foquilha…

O governador Flávio Dino inaugurou o conjunto de obras na Forquilha.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o prefeito de São Luís, Edivaldo Jr (PDT), inauguraram, na manhã de sábado (1º), um conjunto de intervenções realizadas na Forquilha e entorno, na área que interliga as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. O objetivo das obras na região foi garantir mais fluidez e mobilidade ao trânsito.
A obra na região da Forquilha abrange a troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201 (Estrada de Ribamar), MA-202 (Estrada da Maioba) e Planalto Anil. O governador Flávio Dino destacou que a intervenção compõe a política do Governo de investimento em mobilidade urbana. Mais uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população.
– Casa de Apoio Ninar

Antiga casa de festa nos governos Sarney agora é um centro de atendimento para crianças.
A transformação da antiga Casa de Veraneio em um espaço de apoio para crianças em tratamento médico e suas famílias representa uma grande mudança prática e simbólica, ao mesmo tempo, de acordo com profissionais que vão trabalhar no local. Trata-se da Casa de Apoio do Projeto Ninar, que será inaugurada nesta terça-feira (4).
A antiga Casa de Veraneio passou uma reforma completa para que pudesse ser entregue à população. Foi um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino logo que tomou posse. A casa sempre pertenceu ao povo maranhense, mas não era usada para esse fim. Ela era conhecida pelas festas dadas antes de 2015. O espaço agora amplia o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís.

