maio
Na véspera da abertura da XX Marcha A Brasília Em Defesa dos Municípios, que acontece nesta terça-feira (16) com a presença do presidente Michael Temer, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde de ontem, para cobrar do governo federal os compromissos assumidos com os municípios, destacando ser essa a hora de todos os gestores cerrarem fileiras em torno do pacto federativo.
O discurso do líder municipalista foi em decorrência de uma reivindicação do deputado federal Hildon Rocha (PMDB -MA), que resultou na realização de uma sessão especial com a participação dos prefeitos de todo o país que se encontram na capital federal para participação da Marcha, que terá prosseguimento até quinta-feira (18).
Hildo Rocha já foi presidente da Famem e a iniciativa dele foi bastante elogiada pelos gestores municipais.
Tema enfatizou que os municípios brasileiros estão enfrentando uma penúria sem precedentes na história do país e citou exemplo de distorção, como é o caso da verba disponibilizada para o programa Saúde da Família, em que são liberados pouco mais R$ 10 mil por equipe.
Mais ele bateu mais forte foi com relação ao setor da Educação, cuja falta de incentivo vem afligindo prefeitos.
Ele lembrou que em 2008 foi atendida uma demanda histórica dos professores – a definição do Piso Salarial do Magistério com a Lei 11.738/2008. Além da definição do piso salarial, a lei também deveria trazer importantes conquistas, tais como: estabelece as regras de reajuste do piso salarial – este deveria ser reajustado na mesma proporção da correção do Custo Aluno Ano (CAA), ou seja, se o CAA crescer 22,22% o piso salarial deve ser reajustado por esse mesmo índice, se o CAA congelasse o mesmo.
Tema destacou que o próprio governo subdimensiona os recursos do Fundeb e não cumpre com a implantação do Custo Aluno.
Qualidade Inicial (CAQi), mecanismo previsto para substituir o CAA que, praticamente em alguns casos mais que dobraria esse valor por aluno, conforme estabelecido na Lei Federal 13.005 de 2014 (Meta 20.6, 20.7, 20.8 e 20.10 do PNE) 1 . Lamentavelmente, o governo federal não a implementou e já está inadimplente a partir de junho de 2016.
“Esse é apenas a ponta do iceberg, uma vez que os municípios brasileiros estão atravessando uma verdadeira tormenta. E essa Marcha deverá ter eco suficiente para sensibilizar o presidente Temer, no sentido de que ele venha a apresentar equacionamento para os nossos problemas”, acrescentou Tema, que foi aplaudido de pé por colegas do Brasil inteiro, que lotaram o plenário da Câmara dos Deputados.
Cleomar Tema conclamou o Congresso a encampar a luta dos prefeitos e disse que, na Saúde, Maranhão, Amazonas e Pará estão nas últimas colocações quando se fala em per capita, frisando que isso é uma questão meramente política, ao lembrar que o Piauí quase que dobra essa per capita, após um deputado federal piauiense ter sido guindado ao cargo de ministro da Saúde, no governo de Dilma Roussef.
Além de participar da abertura oficial do evento, que acontece no Centro Internacional de Convenções o Brasil, a caravana maranhense, formada por mais de 100 prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado, participa hoje, às 17, no plenário 14 da Câmara, de reunião com a bancada federal maranhense.
Durante o encontro, serão tratados assuntos relacionados ao aumento dos valores da per capita da saúde; medida provisória que trata sobre o parcelamento de recursos referentes ao ajuste do Fundeb; e beneficiamento das cidades maranhenses por meio do programa federal Mais Educação.
maio

Abertura contou com a presença do secretários estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino, da prefeita Talita Laci além de outras autoridades.
O Estado do Maranhão e a Latam Airlines Brasil realizam em parceria o projeto social Cuido do Meu Destino, uma iniciativa pioneira no Brasil. A ação teve início nesta segunda-feira (15), no município de Raposa. O programa Cuido do Meu Destino é uma iniciativa de responsabilidade social do Grupo LATAM e já foi executado em cinco países. No Brasil, houve um projeto piloto no Rio de Janeiro, em 2015, mas esta é primeira vez em que a iniciativa será realizada no País com todas as suas etapas.
O objetivo do programa é promover o turismo sustentável e a cidadania, a partir de ações de educação socioambiental. O Cuido do Meu Destino envolve o poder público e a comunidade – por meio da mobilização de líderes comunitários, de alunos e professores do ensino básico, além de colaboradores da LATAM, que atuam como voluntários –, em atividades que valorizam a cultura local e transformam espaços públicos.
A abertura do projeto ocorreu em evento com a presença do secretários estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino, da prefeita Talita Laci, e do presidente da Câmara, BekaRodrigues, além de outras autoridades e membros dos poderes públicos estadual e municipal.
Dentro do espírito do projeto Cuido do Meu Destino, o evento de abertura foi totalmente organizado pela própria comunidade de Raposa e realizado na quadra de esportes da Unidade de Ensino Básico (UEB) Boa Esperança. Participaram cerca de 200 moradores, incluindo alunos de quatro escolas públicas do município que estão participando da atividade: Joaquim Aroso, Zoé Cerveira, Jarbas Passarinho e a própria Boa Esperança.
maio
A gestão do prefeito Luciano Genésio (PP) tem mais de 80% de aprovação por parte dos moradores de Pinheiro, principal cidade da região da Baixada maranhense. É o que aponta resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Perfil entre os dias 05 a 07 deste mês, na ocasião, foram entrevistados 475 moradores.
Pelos dados do levantamento, 82,1% disseram aprovar o governo do jovem prefeito. Por sua vez, a margem de erro de 4,5% pontos, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. Apenas 14,3% dos entrevistados afirmaram não aprovar o governo Genésio. Já 3,6% não souberam responder.
Os números refletem exatamente o que tem sido os cinco meses da nova gestão municipal: popular e participativa que investe fortemente em todos os setores da cidade de Pinheiro.

Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, do PP…
maio

O vice-presidente da Assembleia acompanhado do dep. Glalbert Cutrim recebeu os projetos das mãos de Cleones Cunha.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta segunda-feira (15), do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha, três projetos de lei de autoria do TJ. Um deles reorganiza o Sistema Judiciário do Maranhão. O deputado Glalbert Cutrim (PDT) e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Ângelo Santos, também participaram da reunião.
De acordo com Cleones Cunha, os projetos possibilitam uma movimentação na carreira dos juízes e uma melhoria da prestação da Justiça no estado. “O primeiro projeto altera a organização do Poder Judiciário do Maranhão, modificando a competência de algumas varas e ampliando alguns cargos e, acima de tudo, procurando melhorar a prestação da Justiça no Maranhão. Os outros dois se referem à Lei de Custas do Estado”, explicou o desembargador.
O presidente da AMMA, Ângelo Santos, ressaltou que os projetos de lei passaram por um amplo debate entre a classe, no qual toda a magistratura se reuniu para se debruçar e tentar melhorar ainda mais as matérias que foram entregues para apreciação da Casa.
“É um projeto fruto dessa discussão na magistratura e traz alteração de competências nas comarcas, traz algumas vagas de juízes para a capital, além de criar, também, uma competência exclusiva para o combate e julgamento das organizações criminosas. Então, são vários avanços para a melhoria do judiciário e da prestação jurisdicional”, completou o presidente da AMMA.
O vice-presidente da AL, deputado Othelino Neto, garantiu urgência na tramitação dos projetos, por serem de grande relevância para a eficiência dos trabalhos do Poder Judiciário do Maranhão. “Vamos dar o encaminhamento e, no menor tempo possível, levaremos ao Plenário para apreciar”, disse.
O deputado Glalbert Cutrim também se comprometeu em apresentar um requerimento solicitando urgência na tramitação das matérias. “A gente fica à disposição para, a partir de hoje, já tramitar no regime de urgência e, o mais rápido possível, atendermos essas reivindicações, que vêm de todas as classes – dos juízes de base até os desembargadores”, afirmou.
maio

O factoide da coluna Estado Maior do jornal O Estado do Maranhão assim que o deputado federal Juscelino Filho [ presidente estadual do DEM], por meio de seu perfil no Facebook, desmentiu que a direção nacional da sigla proíbe uma coligação do partido com PCdoB maranhense. O parlamentar democrata afirmou que até o momento não houve nenhuma reunião nesse sentido, e ainda aproveitou para garantir que o DEM está de portas abertas para Zé Reinaldo na aliança com Flávio Dino, inclusive, o ex-governador já anunciou que quer ser candidato na coligação de Dino.
maio
Senador do PMDB é alvo de seis inquéritos da Lava Jato, um destes, investiga recebimento de R$ 5,5 milhões em propina para defender um interesse da Odebrecht.

Afirmação de Edson Lobão é uma afronta aos maranhenses…
“Sou o mais antigo, e não o mais velho, desta Casa: 32 anos de mandato. Não vou tentar a reeleição. É evidente que vou me reeleger”, frase de um dos políticos de mandatos mais atolado na Operação Lava Jato com sérios riscos de perder a função pública e ainda ser preso.
Este é o senador Edson Lobão, do PMDB-MA, que teve a audácia de no final de semana fazer a afirmação acima. Segundo o maranhense, ele será candidato à reeleição em 2018 e não tem dúvida que se reelegerá.
É mole?!
O ex-ministro do governo Lula e Dilma é apontado por vários delatores com beneficiários do esquema de corrupção que quebrou a Petrobras. Atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o peemedebista recebeu 5,5 milhões de reais em propina para defender um interesse específico da Odebrecht no setor de energia. A informação consta de delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht homologadas pelo ministro Edison Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com 80 anos, Edison Lobão está no quarto mandato no Senado, não se tem notícia de que tenha prestado algum tipo de serviço ao Maranhão no Congresso Nacional. Pelo contrário, nos envergonha ao se vê no olho do furacão que está levando para cadeia ladrões do dinheiro do povo.
Por outra vertente, a afirmação pode ser apenas uma brincadeira de mal gosto…
maio

Lobato comemora vitória ao lado do governador Flávio Dino e dos secretários de Estado, Jardim e Jerry…
Augusto Lobato está eleito presidente do PT no Maranhão, com larga vantagem sobre o adversário, o deputado estadual Zé Inácio.
A votação ocorreu no final da tarde deste sábado (13), no auditório do Cesir/Fetaema, com a participação dos delegados indicados pelas chapas que concorreram no Processo de Eleição Direta (PED), realizado em abril.
Inácio e Lobato polarizaram a disputa, respectivamente com 97 e 96 delegados. A chapa liderada por Francimar Melo, detentora de 40 delegados, migrou inteira para Augusto Lobato, sacramentando a vitória.
A eleição de Augusto Lobato para a presidência do PT no Maranhão foi uma demonstração de convergência de várias tendências internas, sinalizando maturidade política e superação de uma fase na qual o partido era marcado por uma sucessão de batalhas fratricidas.
Vira-se a página das disputas internas que travaram a legenda no passado, rivalizando lideranças históricas como Domingos Dutra x Vila Nova, Washington Oliveira x Domingos Dutra, PT de Sarney x Resistência Petista.
A partir de hoje não há mais PT de uma pessoa ou liderança. Há uma retomada do sentido de coletividade nesta legenda tão ferida por interesses individuais colocados acima do conceito de política.
Augusto Lobato ganhou a eleição e tem maturidade para não tripudiar sobre os adversários derrotados, porque ele sabe dialogar e precisa formar a governança na síntese dialética necessária à unidade partidária.
Ele conquistou a presidência, mas a vitória é do PT, uma legenda outrora estigmatizada no Maranhão por ser um antro de problemas e batalhas entre correligionários, deixando sempre feridas abertas, sangrando.
O novo presidente tem a missão de costurar os interesses das tendências, fazer a grande política e posicionar o partido de maneira generosa e propositiva no cenário estadual e municipal, sem submissão aos interesses fisiologistas que no geral pautam o convívio entre as legendas.
Muitas articulações de vários atores e atoras convergiram para a vitória de Augusto Lobato, somadas ao seu mérito próprio e perseverança, após várias disputas e derrotas.
Nesse novo cenário do PT, está praticamente descartada a chance de intervenção do diretório nacional, porque a votação deste dia 13, fruto de um processo de convergência e unidade, não deixa qualquer margem para contestação.
Não há mais espaço para o triunfo do “PT de Sarney” envergonhar seus militantes, simpatizantes e eleitores.
O próprio deputado Zé Inácio, no seu discurso após o resultado proclamado, pregou a unidade em torno das candidaturas de Lula presidente e Flávio Dino governador em 2018.
É um sinal de que o PT se reposiciona no campo democrático-popular e abre um vasto horizonte para avançar no caminho da grande política.
– A análise é do do professor Ed Wilson…
maio
A assessoria de comunicação do Pro-cirúrgico, Clinica de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital São Domingos por por meio de nota esclareceu como se deu o óbito do vereador de São Luis Edmilson Jansen:
NOTA

Corpo de Edmilson velado na Câmara Municipal de São Luís.
“O vereador Edmilson Jansen foi submetido a cirurgia de obesidade e hérnia umbilical no dia 24/04/2017, com 72 horas depois dos procedimentos apresentou um quadro de infecção no local da hérnia umbilical, onde já tinha sido operada 4 vezes (anos atrás). A infecção deu-se por uma bactéria que se encontrava encistada no local da hérnia. Ele foi submetido a 4 novas cirurgias para combater a infecção, a faisceíte da parte muscular, e ainda, para combater a sepsemia. A última cirurgia foi feita há 8 dias atrás e não havia mais infeção local. O vereador Edmilson apresentou evolução positiva e melhora ascendente, porém, nas últimas 24hs, começou apresentar uma nova infecção por germes oportunistas, que atingem pessoas com imunidade alterada. Ainda na UTI foram feitos todas as tentativas para combater a evolução da nova infecção, mas infelizmente o paciente veio a óbito.”
– Mais sobre o assunto…
Está sendo realizado na Câmara Municipal de São Luís, desde as 5h deste domingo, o velório do vereador Edmilson Jansen (PTC), que faleceu na noite de ontem, no Hospital São Domingos, vítima de complicações sofridas após uma cirurgia de hérnia umbilical. O corpo do parlamentar será sepultado no fim da tarde de hoje no cemitério do Gavião, no Centro da capital.
Jansen estava internado desde a semana passada. Ele era natural do município de São Bento, tinha 66 anos, atuava como advogado e estava no seu segundo mandato de vereador, após ter sido reeleito ano passado com 4.108 votos. Com o seu falecimento, Antônio Garcez , também do PTC, assumirá a titularidade do mandato.
maio
O Viva Capote ficou pequeno para receber tanta gente na tarde deste sábado (13), que foram participar do Dia das Mães, realizado em grande estilo no município de Raposa.
Organizado pela prefeita Talita Laci (PCdoB), a festa contou com participação de milhares de pessoas. Na ocasião, houveram apresentações culturais, sorteio de vários brindes e lindas homenagens direcionadas as mães raposenses.
De acordo com a prefeita, o intuito da administração é levar alegria às Mães. “Vocês são sagradas e nada mais justo que oferecer esta singela homenagem, proporcionando um pouco mais de alegria”, disse.
Dentre os prêmios sorteados para as mamães, geladeira, televisores, ventiladores, fogões, microondas, entre tantos outros entregues pela gestora, vereadores e membros do governo municipal.


maio
A quinta etapa da festa dos Dia das Mães no município de Apicum-Açu foi sucesso total! Centenas foram homenageadas pela Primeira Dama Val e pelo prefeito Cláudio Cunha (PV) durante o evento realizada nesta sexta-feira (13).
A festa este ano teve recorde de público, que participaram de sorteio de mil prêmios como geladeiras, fogões, ventiladores, chapinhas, colchões dentre outros. Mais de quatro mil mulheres estiveram presentes.


