Política

16
fev

Filho de Lobão é alvo da nova fase da Lava Jato

Pelo Jornalista Domingos Costa

Alvos são Márcio Lobão, filho do senador Edison Lobão (PMDB), e Luiz Otavio Campos, ex-senador e apadrinhado político de Jader Barbalho; Ação da Lava-Jato expedida pelo ministro Edson Fachin.

Marcio Lobão, filho do senador Edison Lobão, é alvo da Lava-Jato.

BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira, 16, mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Edson Fachin, novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Batizada de Leviatã, a operação tem como alvo o filho do senador Edison Lobão (PMDB), Márcio Lobão e Luiz Otavio Campos, ex-senador.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro/RJ, em Belém/PA e Brasília/DF, nas residências dos investigados e escritório de trabalho.

As buscas tem como objetivo aprofundar a investigação do Inquérito que apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor. Os principais envolvidos no esquema de repasse de valores aos agentes políticos são o filho do senador Edison Lobão (PMDB), Marcio Lobão e o ex-senador Luiz Otavio Campos.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome escolhido pela PF se inspira na obra do filósofo político Thomas Hobbes. Nela ele afirmou que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

16
fev

No FNDE, Talita Laci consegue ônibus escolar para Raposa

Pelo Jornalista Domingos Costa

Ônibus adquiro pela prefeita em Brasília servirá os estudantes da rede pública municipal de ensino.

Dep. Juscelino; prefeito de Barão de Grajaú, Gelydson Rezende e deputado estadual Stenio Rezende (DEM), estiveram com Talita na audiência com o presidente do (FNDE), Silvio Pinheiro.

Levada pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM), a prefeita do município de Raposa Talita Laci (PCdoB) esteve em audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio de Sousa Pinheiro, em Brasília, nesta quarta-feira (15).

Durante a reunião que também contou com a participação do prefeito de Barão de Grajaú, Gelydson Rezende (PCdoB) e do deputado estadual Stenio Rezende (DEM), Talita recebeu a notícia que a Raposa será contemplada com um novo ônibus escolar equipado com acessório de acessibilidade e elevador para servir os estudantes da rede pública municipal de ensino.

“Serão 40 municípios no Maranhão contemplados com os ônibus do FNDE, Raposa está na lista e receberá o benefício até abril deste ano”, assegurou o deputado Juscelino.

Desde o inicio da semana a prefeita de Raposa está em Brasília, ela integra a caravana organizada pela Famem, que discute com a bancada federal a per capta da saúde para o Maranhão. Hoje, a gestora esteve no encontro com os senadores e deputados federais maranhenses, além da audiência com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

15
fev

Frase do dia…

Pelo Jornalista Domingos Costa

– Do líder do governo, deputado Rogério Cafeteira (PSB) na manhã desta quarta-feira (15) durante a sabatina do secretário de Infraestrutura Clayton Noleto, na Assembleia Legislativa.

15
fev

Em Brasília, Maia garante apoio à  luta da FAMEM pelo aumento do teto da Saúde

Pelo Jornalista Domingos Costa

Algo em torno de 90 prefeitos de todas as regiões participaram do movimento, considerado uma ação forte e extremamente positiva. 

O evento foi conduzido pelo deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada maranhense.

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), garantiu nesta quarta-feira (14), durante encontro com os prefeitosmaranhenses e a bancada federal naquele parlamento, total apoio à luta deflagrada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), através de seu presidente, Cleomar Tema, pela elevação da per capita da saúde, levando-se em conta que, atualmente, o Maranhão é o penúltimo Estado em termos desse recurso, recebendo apenas R$ 158,00 por habitante, enquanto o Piauí, com a metade da população maranhense, é beneficiado com R$ 225,00.

“Estou empenhado na luta dos prefeitos maranhenses, até porque tenho uma dívida com o Maranhão, Estado cuja bancada me concedeu maciça votação na reeleição para a presidência da Câmara Federal”, destacou Rodrigo Maia, estabelecendo um pacto com a FAMEM para tirar o Estado dessa situação.

Logo na abertura do encontro, ocorrido no salão 14 daquela casa parlamentar, o presidente da entidade municipalista, Cleomar Tema, foi bastante enfático ao assinalar os problemas enfrentados não apenas pelo Maranhão, mas também por outros Estados quanto aos recursos da Saúde.

Deputado Stênio e prefeitos presentes ao avento…

“A questão não é técnica. Ela é política. Para que se tenha uma ideia, até o ano de 2013, Maranhão e Piauí tinham percentuais iguais nessa per capita. Agora, em 2017, temos o patamar de R$ 158,00, contra R$ 227,00. Nos últimos três anos, o ministro da Saúde  foi um piauiense. Nosso problema não é esse, nossa luta, nossa reivindicação é para que cheguemos pelo menos à média nacional, que é de R$ 198. Por isso, estamos pedindo ao senhor presidente da Câmara Federal, deputado
Rodrigo Maia, que nos ajude, que seja um maranhense nessa luta”, enfatizou.

O presidente foi mais além ao ilustrar o problema da cidade de Araioses que, com 46 mil habitantes, tem uma per capita de apenas R$ 190,00. “Não chega a 20 centavos ao ano por habitantes. É uma autêntica aberração e isso tem que ser corrigido com a maior urgência. Reclamamos e o Ministério da Saúde rebate, dizendo que não damos informações ou que não temos produtividade, o que não é verdade. Temos  de fazer essa exposição diretamente ao presidente Temer e, para isso, contamos com o apoio do presidente da Câmara Federal”, acrescentou o líder municipalista.

Empenhado desde o primeiro momento na luta dos prefeitos, o deputado federal Zé Reinaldo (PSB) destacou que o Maranhão sofre uma grande injustiça nesse quesito.

“Não se pode conceber que o Estado com a décima maior população do País seja o 25º na per capita da saúde. Vejo que o prefeito Tema, presidente da FAMEM, tomou o rumo certo ao deflagrar esse movimento. Isso mostra sua larga visão e sua forteliderança”, disse o deputado.

Prefeita de Raposa, Talita Laci, e Gleydson Rezende, de Barão de Grajaú, durante reunião em Brasília…

Para ilustrar toda a problemática, o diretor administrativo da Federação, Gildásio Ângelo da Silva, ex-prefeito de Poção de Pedras e ex-presidente do Cosems (Conselho de secretários municipais de Saúde), apresentou gráficos em slides, extraídos de estudos técnicos elaborados com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, onde mostrou que, ao longo de 26 anos, o Ministério da Saúde estabelece uma distribuição de recursos de forma equivocada.

Algo em torno de 90 prefeitos de todas as regiões participaram do movimento, considerado uma ação forte e extremamente positiva. O evento foi conduzido pelo deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada maranhense e contou com as presenças dos deputados Zé Reinaldo, Aluísio Mendes, André Fufuca, Júnior Marreca, Julião Amin, Alberto Filho, Eliziane Gama, Zé Carlos, Pedro Fernandes, Hildo Rocha, Weverton Rocha, Cleber Verde, Waldir Maranhão e Luana Alves; além do vice-governador Carlos Brandão.

O senador Roberto Rocha (PSB), esteve com os prefeitos na parte da manhã, confirmando  apoio, enquanto o deputado Rubens Pereira Júnior justificou ausência por conta de outros compromissos.

15
fev

Prefeitura de Raposa define programação do ‘carnaval de todos nós’

Pelo Jornalista Domingos Costa

Shows acontecerão no ‘corredor da folia’ no Viva Raposa, durante os quatro dias de carnaval que contará com seis atrações.

Com o tema ‘Alegria de todos nós’, a prefeitura de Raposa por meio da secretaria municipal de Cultura definiu toda a programação do carnaval 2017, que será realizado entre os dias 25 a 28 no ‘corredor da folia’, a ser montado no Viva Raposa, bairro do Garrancho.

Nos quatro dias de folia, haverá arrastões com os mais diversos blocos da cidade  ao som de paredões. A concentração será a partir das 18h, em frente ao restaurante O Capote. De lá, a festa continua pela Avenida Principal até o local dos shows.

A estrutura montada no Viva com palco e som, terá segurança garantida, além de disciplinadores por toda a extensão do corredor. “Só entra quem for revistado”, garantiu o secretário adjunto de Cultura, Biscoito Azevedo.

Para a prefeita Talita Laci (PCdoB) o momento carnavalesco não se resume apenas nas festanças, além disso, recupera a alto estima dos moradores frustados com a não realização do carnaval nos últimos anos.

“Vamos gerar renda na cidade, seja de forma direta e indireta, receber visitantes, e portanto, aquecer o comércio local. Estamos mostrando que uma gestão pública séria é capaz de superar as dificuldades econômicos e trazer resultados à população”, explicou a gestora.

Antes de viajar à Brasília onde está em busca de recursos para a cidade, a prefeita ainda agradeceu o apoio do Governo do Estado do Maranhão, do deputado estadual Stênio Rezende e da Câmara Municipal de Vereadores para realização do Carnaval 2017.

“Sem os nossos parceiros não conseguiríamos realizar o evento, que sem sombra de dúvida, ficará marcado pela organização, segurança e animação”, concluiu.

– Programação

Sábado, dia 25: No primeiro dia de folia os raposenses serão animados ao som empolgante da Banda Prakatum. A banda Trio Neon fará a abertura a partir das 20h.

Domingo, dia 26: No segundo dia do ‘Alegria de todos nós’, a atração principal é a banda Imagem. Que terá a companhia de Joelma & Paulo Lima na abertura de todas as noites.

Segunda, dia 27: No penúltimo dia do carnaval em Raposa será a noite do Forró Saborear animar o público.

Terça-feira, dia 27: Esfregue e Dance é a principal atração do último dia da despedida no Viva. Diel França tocará na sua terra natal. Mas, antes, sobe ao palco a ‘Caravana da Alegria’, para aninar a criançada com show da galinha pintadinha e os palhaços Patati Patata  a partir das 15h.

15
fev

Robson Paz assume o comando da reformulação da Rádio Timbira

Pelo Jornalista Domingos Costa

Paz comandará a reformulação da Timbiras…

Atual subsecretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP), o radialista e jornalista Robson Paz assumirá dentro dos próximos dias a direção da Rádio Timbira.

O convite partiu do governador Flávio Dino (PCdoB) e prontamente aceito pelo atual  braço direito do secretário Marcio Jerry.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15) ao titular do blog pelo próprio subsecretário.

A missão de Paz é liderar a reformulação da emissora oficial do Estado no segmento AM, sucateada por mais de 20 anos.

A Timbira chegou ser extinta durante o governo de Roseana Sarney (1995).

A nova função de Robson não será das mais fáceis, a ele caberá posicionar a rádio em  uma potência da radiofonia maranhense.

Reconquistar a audiência, reformular a grade de programação e ampliar alcance do sinal da emissora para todo Estado, de fato, carece de um dos melhores “soldado” do exército.

15
fev

No município de 10 mil habitantes, prefeito aumenta o próprio salário de R$ 10 para R$ 18 mil

Pelo Jornalista Domingos Costa

Não bastasse aumentar o próprio subsídio, o gestor lagomatense ainda selou um contrato milionário de limpeza pública repleto de suspeitas com uma empresa de Parnarama-MA.

Projeto que estabelece o aumento…

Vergonha! Ousadia! Deboche! Dessa forma pode ser definida a atitude irresponsável do prefeito de Lagoa do Mato Alexsandre Guimaraes Duarte, o Dr. Alex, do PSDB, que enviou á Câmara Municipal o projeto de Lei 02/2017, que dispõe sobre o aumento salarial dele próprio, bem como dos secretários, do vice-prefeito e dos vereadores

Localizada no Leste Maranhense, a cidade possui apenas 10.955 habitantes, segundo dados do IBGE. E está entre os município mais pobres de todo o Brasil. O executivo municipal também enfrenta uma série de dificuldades econômicas e sociais, sobretudo, na Educação, Saúde e Saneamento Básico.

Para se ter uma ideia do tamanho absurdo, com o projeto de aumento salarial aprovado no parlamento, o prefeito lagomatense que assumiu o cargo em janeiro deste ano, recebe mensalmente mais que o governador Flávio Dino que tem remuneração de R$ 15.409,95.

Contrato milionário

Prefeito – médico – Dr. Alex, do PSDB.

Tão escandaloso quanto o aumento faraônico do próprio salário é o valor do contrato de limpeza pública na área urbana da cidade, estipulado entre a prefeitura Prefeitura de Lagoa do Mato e a Construtora Panorama Ltda – registrada sob o endereço R rua Pedreiras, 2244 – Sala: 04, centro – Parnarama -MA.

Nada menos que R$ 1.031.413,50 (um milhão, trinta e um mil, quatrocentos e treze reais e cinquenta centavos). A bolada será paga durante a vigência do contrato: Período de 12 meses (janeiro a dezembro de 2017).

Agora, resta saber se o Ministério Público ficará inerte diante de ousadia intrepidez do Dr. Alex.

15
fev

Justa valorização aos policiais

Pelo Jornalista Domingos Costa

*Por Robson Paz

Enquanto o Brasil vive período de crise aguda na segurança pública, uma notícia na última semana aqui no Maranhão ganhou grande repercussão nas redes sociais: foram premiados os policiais, que mais se destacaram na apreensão de armas no estado.

Justo reconhecimento, valorização e estímulo ao trabalho incansável destes combatentes da luta por mais segurança para todos nós. A iniciativa inédita é parte do programa “Pacto pela Paz”, criado pelo governador Flávio Dino.

Atitude que ganha ainda maior relevo em meio ao caos instalado na segurança de parte do país, que nos remete à reflexão acerca da valorização destes profissionais e suas responsabilidades.

Sempre há muito que fazer em segurança pública e todo esforço sempre pode parecer insuficiente. No entanto, é oportuno ressaltar que o Maranhão tem se destacado na política de valorização e fortalecimento das polícias. Em todos os levantamentos realizados pelos meios de comunicação divulgados, nos últimos dias, o estado situa-se entre aqueles que pagam os melhores salários aos policiais. Está entre os dois que melhor remuneram a categoria, na região Nordeste.

Desde 2015, quando foi adotada nova política de reajuste anual escalonado, os policiais têm conquistado ganhos acima da inflação. O percentual de reajuste acumulado de 2015 a 2017 alcançará quase 50%. Entre 2012 e 2014, o salário foi reajustado em apenas 7%. Com o reajuste programado para maio deste ano, serão mais de 48% de reajuste em três anos, elevando a média salarial dos policiais maranhenses para as primeiras posições do ranking nacional.

Mas, a valorização das polícias vai muito além da política salarial. Em pouco mais de dois anos, mais de 4 mil policiais militares foram promovidos. Reivindicação da corporação há, pelo menos, duas décadas. Mais de 1.500 novos policiais estão nas ruas no combate ao crime e outros 1.000 policiais serão nomeados, nas próximas semanas, reforçando o contingente policial do estado.

A estrutura da polícia militar também melhorou consideravelmente com a aquisição de 400 novas viaturas, 100 motocicletas e moderno sistema de comunicação.

Tudo isto associado à qualificação técnica das polícias – mais de 3 mil policiais passaram por cursos de capacitação – tem resultado em redução dos crimes violentos e mais apreensões de armas e de drogas, no estado. Em 2015, o Maranhão foi o segundo estado menos violento do Nordeste, segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.

Progressivamente, o Maranhão tem mostrado ao país que, a despeito da escassez de recursos, é possível investir na justa valorização dos profissionais da segurança pública, promovendo a cultura da paz, reafirmando respeito à lei e aos direitos humanos.

*Radialista, jornalista. Subsecretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos

14
fev

Guerreiro Júnior pede mais sete dias para “estudar” o processo de Trinchão na máfia da Sefaz

Pelo Jornalista Domingos Costa

Julgamento do recurso de Trinchão é adiado outra vez; O esquema causou prejuízo superior a R$ 400 milhões ao erário.

Des. Guerreiro Júnior vai estudar a pela jurídica com mais calma… 

Mais uma vez foi adiado o julgamento do recurso de agravo por parte da defesa do ex-secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão, investigado na operação Simulacro, popularmente conhecida como “Máfia da Sefaz”.

O desembargador Guerreiro Júnior, solicitou mais sete dias para estudar a peça jurídica e colocará em pauta o processo novamente na próxima terça-feira (21). A Justiça determinou bloqueio dos bens de Cláudio Trinchão e o ex-secretário recorreu.

No dia 31 de outubro, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e Econômica ingressou com uma Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra 10 pessoas envolvidas, entre elas Trinchão e a ex-governador Roseana Sarney, em um esquema de concessão ilegal de isenções fiscais na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

14
fev

Desembargador detona Lobão…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Para o desembargador paraibano, o senador maranhense na CCJ é prenúncio de “leis indecorosas”, o magistrado diz que Lobão irá “perseguir o juiz brasileiro”.

O desembargador paraibano Márcio Murilo da Cunha Ramos decidiu verbalizar, nas redes sociais, um sentimento que se tornou comum a várias autoridades do judiciário nos últimos dias.

Para ele, a escolha pelo Senado de Edison Lobão (PMDB-MA) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) servirá para que os seus apoiadores elaborem “leis indecorosas para abafar a Lava Jato e ‘perseguir’ o juiz brasileiro”, diz o magistrado, encerrando a frase com um enigmático “Quem duvida?”

O nome de Edison Lobão foi escolhido na semana passada para a presidência da principal comissão da Casa, suplantando a postulação do paraibano Raimundo Lira.

Lobão é citado nas delações premiadas colhidas no bojo da operação Lava Jato. Para chegar ao cargo, ele contou com as indicações dos poderosos ex-presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), ambos do PMDB e ambos também citados em delações premiadas. Lobão, inclusive, em entrevista, confessa que “caixa 2” é constitucional.

Confira a postagem

1 1.672 1.673 1.674 1.675 1.676 2.337