fev

Glalbert Cutrim ira solicitar ambulâncias para São Roberto e Lago Verde
O prefeito do município de São Roberto, Mundinho do Luisão (PCdoB), esteve reunido na manha desta sexta-feira (17), com o Deputado Estadual Glalbert Cutrim (PDT). O encontro aconteceu no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa do Estado, em São Luís.
Mundinho apresentou ao deputado um relatório dos problemas encontrados no município, devido a péssima gestão entregue pelo ex-prefeito.
“Estamos iniciando nosso governo com o objetivo de organizar o município, e viemos em busca de apoio dos amigos que eu sei que podem contribuir com a melhoria de São Roberto, e o deputado Glalbert Cutrim é quem pode nos ajudar.” Disse Mundinho.
No encontro, Mundinho também falou do Plano de Governo, e da importância em efetivar tudo que foi programado durante a eleição. Entre as ações, está prevista a criação da Casa do Estudante São Robertense, local de apoio para os jovens que buscam a conclusão do ensino médio e superior, e que não contam com familiares na capital.
“Acho a iniciativa do prefeito Mundinho extremamente importante, pois investir no futuro dos nossos jovens, é pensar em uma Maranhão melhor. Só através da educação conseguiremos mudar os índices que põem nosso estado em colocação inferior a outros no nordeste. Disse o deputado.
O deputado também lembrou da importante obra de pavimentação da MA-012, que está sendo executada pelo Governo do Estado e que beneficiará a população de São Roberto.
“Estamos acompanhando o andamento da obra de pavimentação da MA-012, sonho antigo dos moradores de São Roberto e municípios vizinhos que está sendo realizado pelo Governo do Estado. Quando concluída, a obra trará crescimento econômico à região, além de melhoria na qualidade de vida. Também iremos pedir apoio no sentido de acabar com o sofrimento da população, que todos os anos sofre no período de chuva com o alagamento do canal da Avenida João Castelo, pedido do prefeito Mundinho.” Concluiu Cutrim.
Prefeito de Largo Verde
Glalbert Cutrim também recebeu o prefeito de Lago Verde, Dr. Francisco (PPS), na pauta, o prefeito trouxe como prioridade, encontrar mecanismos e apoio para acabar com o sofrimento da população, que precisa se deslocar 20 km para ter acesso a atendimento médico.
“Nosso principal objetivo já no início de nosso mandato é encontrar uma solução para o setor da saúde. Não podemos aceitar que a população de Lago Verde tenha que buscar atendimento a mais de 20 km longe de suas residências.” Disse Dr. Francisco.
O deputado garantiu ao prefeito de Lago Verde que o tema será colocado em pauta na sua lista de prioridade para as indicações já nos próximos dias, e que usará seu prestigio junto ao Governo do Estado, no qual faz parte da base governista, para garantir apoio ao município.
Cutrim garantiu que irá formalizar pedido de 02 ambulâncias para beneficiar a população dos dois municípios.
fev

Coronel Reinaldo se diz decepcionado dentro da própria polícia…
Circula nas redes sociais uma nota supostamente produzida pelo coronel Reinaldo Elias Francalanci, ex-subchefe do gabinete militar no governo Roseana Sarney, que prestou depoimento, quinta-feira (16) na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
Na nota, coronel Reinaldo desabafa, diz que fez negócios em um veículo com Buchecha’ e que teria esquecido o colete no interior desse automóvel.
O militar ainda taxa a corporação de ‘medíocres e fofoqueiros’.
– Segue abaixo a integra da nota com os devidos erros ortográficos:
“Eles deveriam postar é que ninguém tem bola de cristal pra saber quem presta e quem não presta e que o carro que estava sendo negociado, foi totalmente periciado pela Polícia e não foi encontrado nada, eu disse nada de irregular com o mesmo.
O colete esqueci na mala do carro quando devolvi pra levar pra oficina e o rapaz guardou na casa dele, pq entrei de férias e o carro permaneceu no conserto, mesmo local até a presente data.
Maiores inimigos não estão lá fora, não são blogueiros desmedidos e descompromissados com a verdade, midiática e politicalizada por migalhas, nossos desafetos, invejosos, covardes e frouxos, muito frouxos, estão dentro da nossa casa, da nossa caserna, do local que passamos a maior parte dos nossos dias, abdicando de lazer e família.
Nossos quartéis medíocres e fofoqueiros, pessoas que dão tapinhas nas costas e te aleijam no primeiro momento. Essa é a minha Polícia.
Enquanto todos se unem, nós nos destruímos. Essa merda de poderzinho que alguns pensam que têm eu também já tive, mas soube usar para o bem, usei pra ajudar quem precisava, mesmo que me causasse prejuízo. Bando de hipócritas. Pra quem servir a carapuça… VISTA.”
LEIA TAMBÉM
– ‘Buchecha’ foi preso com colete do ex-sub-chefe da Casa Militar no governo Roseana
fev
Alvo de operação da PF, filho de Lobão tem tela em exposição

Amante de vinhos franceses e colecionador de obras de arte, Márcio Lobão…
Gamarotti – Quem já passou pela exposição “Um percurso poético”, do pintor Cícero Dias, que está em cartaz no CCBB de Brasília não deixou de reparar um belo óleo sobre tela do artista, pertencente à coleção de Márcio Lobão.
Visitantes desavisados se perguntavam quem seria o colecionador de tão bom gosto. O sobrenome dele chamou atenção do público.
O noticiário desta quinta-feira da Operação Lava Jato mostra que o filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA) é um dos alvos de operação sobre esquema de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
Entre galeristas do circuito Rio-São Paulo-Brasília, Márcio Lobão é reconhecido como um colecionador de gosto requintado. Detalhe: a tela em exposição no CCBB, segundo estimativas de especialistas, está avaliada em mais de R$ 300 mil.
fev
Durante rápida entrevista concedida ao blog na Câmara de São Luis, o vereador Marquinhos, do DEM, afirma que não tem medo de disputar vaga para o Senado com os ex-governadores José Reinaldo Tavares e Roseana Sarney.

Vereador Marquinhos em muitas das ‘andanças’ com o deputado federal Weverton Rocha, pelo seu “curral” eleitoral: A Vila Luizão…
BLOG: A disputa pelo Senado é um desejo do seu partido, o DEM, ou uma decisão pessoal do senhor, vereador?
MARQUINHOS: “Bem, eu ainda não tive uma conversa definitiva com a direção do meu partido [Democratas], por enquanto esse é um desejo nosso, um desejo do meu grupo político, e acima de tudo, um desejo de algumas lideranças que nos acompanham. Vamos está agora puxando uma roda de conversa para amadurecer essa tese, e somente após, buscar do partido uma posição de disputar uma das duas vagas do Senado Federal aqui no Maranhão”
BLOG: A musculatura política do vereador Marquinhos permite disputar de forma igualitária um cargo tão cobiçada, que engloba os 217 municípios do Maranhão?
MARQUINHOS: “Olha Domingos, política é um negócio muito emblemático, as vezes de onde a gente não espera é de lá que vem. E é uma eleição, então quando chegar no momento certo a população vai ter votar, terá que fazer suas escolhas e eu quero me habilitar, me preparar, me organizar para a disputa e, vou brigar, vou atrás de voto, visitar cidades onde puder visitar, fazer campanha na Ilha de São Luís e vou lutar pelo projeto, que não é um projeto pessoal meu, não é uma coisa minha de vaidade. Eu acho que Maranhão precisa de um Senador mais atento às causas do Estado, um Senador mais atento às necessidades do nosso Estado, a exemplo, a questão da Segurança Pública, da Educação, da Saúde, da Infraestrutura”.
BLOG: Tu és aliado do prefeito Edivaldo, e ele apoia abertamente o Weverton Rocha, do PDT, para o Senado, então como conciliar isso?
MARQUINHOS: “Olha, são duas vagas para o Senado em 2018. O prefeito pode votar no deputado Weverton para Senador e, se quiser, pode votar também em mim né?! Então é uma escolha lá na frente, cabe a ele decidir, definir, e eu quando tiver oportunidade vou pedir o voto do prefeito”.

Na reeleição em 2016 aonde obteve 7.489 votos, Marquinhos exalta Weverton, ao lado do prefeito Edivaldo e do seu adversário de bairro, o também vereador Ivaldo Rodrigues.
BLOG: Como seria o vereador Marquinhos disputar vaga no Senado, por exemplo, contra o ex-governador José Reinaldo, a ex-governadora Roseana e com o deputado federal Weverton?
MARQUINHOS: “Pra mim será uma honra, o Zé Reinaldo foi governador do estado, assim como a Roseana que também ocupou assento como senadora, enfim, pra mim será uma honra poder disputar a eleição, colocar meu nome a disposição. Eu a primeira vez que fui candidato a deputado federal, algumas pessoas diziam que eu iria ter só o meu voto, e eu não tinha nada, nenhuma bicicleta pra andar, e quando as urnas abriram tive quase dez mil votos naquela ocasião. Então, o voto é uma questão muito pessoal, é muito particular de cada cidadão que na hora certa, na ocasião certa, vai ter que fazer as suas escolhas. E repito: Quero me viabilizar, me organizar para estar dentro do processo da disputa para o Senado, pois, entendo que a Câmara Municipal de São Luís tem condição de ter um nome para brigar nessa disputa.”
fev
“É imperioso que as operadoras de telefonia móvel tivessem mais respeito pelo consumidor e mais responsabilidade profissional”, destacou o parlamentar.

Braga disse que no país inteiro, as operadoras não estão cumprindo com suas obrigações e a ANATEL não está fiscalizando como deveria…
O deputado Fábio Braga – Solidariedade/MA, usou a tribuna da Assembleia Legislativa nessa quinta-feira, 16, para repercutir denúncia de moradores do Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Carutapera, Godofredo Viana, Luís Domingues e Turiaçu, que ficaram sem sinal das operadoras Claro e Tim por mais de cinco dias, num isolamento que cria problemas de toda ordem para a vida de cada um deles.
Segundo o parlamentar, um blecaute dessa natureza não pode mais acontecer no Brasil, porque a telefonia móvel passou a ter uma importância fundamental no dia a dia de todos nós. Ora, disse o parlamentar “se tem uma coisa que avançou no Brasil de forma incontestável e alcançou todas as classes sociais foi o setor de telefonia, principalmente a móvel, porque a partir de sua privatização, entrou em regime de economia de escala barateando o preço dos serviços, como o das tarifas telefônicas por exemplo, e o preço dos celulares, possibilitando que milhões de consumidores passassem a utilizar tão extraordinária peça de comunicação” – ensinou.
Para fortalecer seus argumentos, o deputado citou números divulgados pela Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL em dezembro último dando conta que existiam em “operação no país 244 milhões de linhas celulares, sendo 165 milhões de pré-pagas e 79 milhões de linhas pós pagas, o que dá um consumo de mais de um celular por cada brasileiro, e mostra que a telefonia caiu na graça do povo e se encaixou nas necessidades mais elementares da sociedade, vindo definitivamente para fazer parte do seu dia a dia”.
E concluiu sua fala cobrando da ANATEL mais compromisso social para com os usuários do sistema já que sua principal função era justamente a de promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo adotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura, com capacidade de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional.
fev
O filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA) é um dos alvos de operação sobre esquema de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, como revela O GLOBO.

Márcio desde 2008 dirige a Brasilcap – braço dos planos de capitalização do Banco do Brasil.
Filho e irmão de senadores, Márcio Lobão passou a última década na presidência da Brasilcap, braço dos planos de capitalização do Banco do Brasil. Em 2008, foi promovido à chefia da empresa justamente quando o pai, Edison Lobão, negociava a saída do DEM, partido de oposição, para o PMDB, então base aliada do governo petista. O advogado tomou posse em 24 de setembro de 2007 no que foi considerado à época uma clara indicação do senador ao posto na empresa, que, embora privada, guardava forte influência do BB — 49,99% de seu capital.
Na ocasião da escolha de Márcio, a Brasilcap negou a interferência política na presidência. O argumento era de que o filho do senador havia sido indicado pelo Conselho de Administração da companhia. O critério seria a atuação dele no grupo de seguridade do banco, durante oito anos, e na diretoria da empresa coligada Brasilveículos. Ainda assim, o sobrenome pesava na promoção: o pai assumiria dali a meses o Ministério de Minas e Energia.
A nova fase da Lava-Jato, batizada de “Leviatã”, mira desvios e pagamentos de propina em contratos da Hidrelétrica de Belo Monte. Márcio Lobão, um dos alvos da operação nesta quinta-feira, apareceu ligado aos malfeitos do pai pela primeira vez em junho de 2016, na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Mas os detalhes quanto à participação da família Lobão na partilha de propina da hidrelétrica couberam ao ex-executivo da Andrade Gutierrez Flávio Barra. Segundo ele, Edison Lobão indicou o filho como o contato para receber dinheiro destinado ao PMDB.
Vinhos e Obras de artes

Lobão e Edinho: Pai e irmão, senador e suplente, respectivamente…
Amante de vinhos franceses e colecionador de obras de arte, Márcio Lobão, um dos alvos de hoje da Lava-Jato, apareceu pela primeira vez nos malfeitos ligados ao pai senador em junho de 2016, quando tornou-se pública a delação de Sérgio Machado.
Era Marcio quem recebia, em mãos, um mensalão de R$ 300 mil, conforme Machado.
Márcio Lobão é conhecido por ser amante de bons vinhos tintos franceses (dá preferência aos de Bordeaux). Participa de várias confrarias de amantes de boas safras. É dono de uma adega de qualidade.
Notabilizou-se também, desde que foi morar no Rio de Janeiro, há pouco mais de uma década, por colecionar obras de arte. Tem um excelente acervo. Parte deles adorna paredes até dos banheiros e lavabos do seu apartamento de frente para o mar do Leme.
Grande comprador de obras de arte, casou-se com a filha de um dos maiores colecionadores do país e empregou-a no gabinete do pai.
Ele foi sócio de um ruinoso presidente do fundo Postalis numa importadora de BMWs, mas sempre manteve-se discreto.
fev
Decisão do ministro Felix Fischer prova, mais uma vez, que o conselheiro e ex-presidente do TCE sempre exerceu suas funções de forma idônea e imparcial.

Ministro determina arquivamento de ação contra Edmar Cutrim no STJ…
Em decisão proferida no último dia 10, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o arquivamento de uma ação movida pelo diretório nacional do PMDB contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Edmar Cutrim.
A ação foi proposta em 2014 e o partido, através de seus advogados, alegou suposto abuso de poder político praticado por Cutrim quando este, à época, exercia o cargo de presidente da Corte de Contas.
Decano do STJ e relator do processo, Felix Fischer seguiu parecer do Ministério Público Federal que afirmou, após a realização de inúmeras diligências, “não ter encontrado nos autos elementos que vinculem o conselheiro as condutas que deram origem à investigação, nem elementos que justifiquem a continuidade da apuração”.
“Ante as razões expostas pelo Ministério Público Federal, determino o arquivamento da presente sindicância”, cravou o ministro.

Decisão do Ministro Fischer…
A decisão do ministro, além de restabelecer a verdade dos fatos, é mais uma prova concreta de que o conselheiro e ex-presidente do TCE sempre exerceu suas funções de forma idônea e imparcial.
Ainda em 2014, Fischer já havia negado liminar solicitada pelo PMDB na qual o partido pleiteava o afastamento de Edmar Cutrim da presidência do Tribunal.
O ministro, à época, baseou sua decisão no entendimento do próprio Ministério Público Federal, que considerou a “ilegitimidade da legenda partidária para pleitear medida cautelar de natureza processual penal em face de delito de ação pública incondicionada, mormente não sendo encampada pelo Parquet, por falta de evidências”.
fev

Polícia quer saber qual o envolvimento do Coronel Reinaldo Elias Francalanci, com “Buchecha”.
O Coronel Reinaldo Elias Francalanci, ex-sub-chefe da Casa Militar no governo Roseana Sarney, depôs nesta quinta-feira (16) na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
A polícia investiga a possível relação delituosa do coronel com Fábio Aurélio do Lago e Silva, o “Buchecha”.
Envolvido na morte do jornalista Décio Sá, em abril de 2012, Buchecha” foi preso na quarta-feira (15) pela Polícia Civil por integrar uma associação criminosa que vendia veículos roubados e clonados em São Luís.
Com o “Buchecha” foi apreendido um colete a prova de balas da Polícia Militar do Maranhão, que curiosamente, pertence ao Coronel Reinaldo.
Também foi encontrado com a quadrilha uma caminhonete Hilux SW4, de cor branca.

Buchecha” foi preso com colete do Coronel.
O bando já vinha sendo investigada desde o final do ano passado, onde já respondem a outro inquérito.
“Buchecha” foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 4 mil, como alegam seus advogados.
Agora cabe ao ex-sub-chefe da Casa Militar no governo Roseana convencer a polícia de como seu coleto foi parar nas mãos de um criminoso.
A situação é no mínimo curiosa, pra não dizer suspeita…
fev

Marcel (Nunes Freire), Paulo (Turilândia), Dep. Hemetério, Domingos Curió (pai) e o vereador Gilmar.
Até então aliados de primeira hora do deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR), a família Curió tornou público o apoio a reeleição do deputado estadual Hemetério Weba, do PV, visando a eleição de 2018.
As conversações iniciaram logo após a eleição de outubro do ano passado, quando dois membros do clã Curió foram derrotados: Marcel, em Governador Nunes Freire – não conseguiu a reeleição – e o novato Paulo, que ficou em segundo lugar na cidade de Turilândia.
Apesar das derrotas dos irmão Curió’s (REVEJA) ainda no ano de 2016, em ano que antecede uma eleição estadual, a família liderada por Domingos Sávio Fonseca Silva ainda possui seu valor eleitoral.
Afinal, nas duas cidades onde possuem poder de liderança, eles somam quase 10 mil votos, e por essa razão o poder de barganha ainda é imenso.
Diante da perda do apoio dos Curiós, o “Moral da BR” promete partir para cima dos agora ex-aliados e cobrar a fatura, ainda em aberto…
fev

Vinicius Louro, Fernando Furtado e Cabo Campos já discursaram de chapéu na AELMA…
Na atual legislatura, a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão foi palco de acalorados pronunciamentos, dos mais variados possíveis. Mas nada chamou tanta atenção quanto os ‘apetrechos’ usados por alguns parlamentares na cabeça.
Explico, pela ordem:
Primeiro foi o deputado Cabo Campos, do DEM, usando um boné da Polícia Militar, o bombeiro chamou atenção no plenário da Casa na defesa da classe.
Meses após, foi a vez do polêmico suplente Fernando Furtado, do PCdoB, defensor dos trabalhadores rurais, o sindicalista apareceu na ALEMA com um chapéu de homem do campo.
E nesta nesta quarta-feira (15), foi a vez do deputado estadual Vinicius Louro (PR). Usando um típico chapéu de vaqueiro, o parlamentar comemorou a aprovação da PEC pelo Senado que viabiliza a prática do esporte de vaquejada em todo o país.

