jan
A perseguicao do senador João Alberto (PMDB) à gestão do prefeito Zé Veira (PP) surtiu já o segundo resultado negativo à população de Bacabal. Não bastasse atrasar o salário do servidor, agora foi o Pronto-Socorro Municipal e o Hospital Materno Infantil que fecharam as portas por falta de recursos. Tudo por conta da proibição absurda de acesso às contas municipais. O comunicado oficial de fechamento das unidades de saúde foi assinado nesta quarta-feira (25) pela secretária adjunta de Saúde, Doralina Marques de Almeida. Que usou pelo menos quatro argumentos, acompanhe:

jan
Perda do poderio político da eleição de 2014, pesam contra uns, a atuação chué contras outros…

Verde, Campos, Frota e Souza: Ameaçados de ‘rebaixamento’…
Junior Verde (PRB), Cabo Campos (DEM), Sérgio Frota, Souza Neto (PTN), Andrea Murad (PMDB), Ana do Gás (PCdoB) e Ricardo Rios (PEN), são esses os sete deputados(as), segundo análise critica do blog, que precisam de um “milagre” para conseguir manter o assento no Palácio Manuel Beckman na próxima legislatura.
O que têm em comum? Todos ingressaram na Assembleia Legislativa em 2015, são portanto, considerados novatos e de atuação notadamente tímida no Plenário Nagib Haickel. Além disso, de 2014 – quando foram eleitos – pra cá, perderam muito politicamente.
Entenda:
Junior Verde (PRB) – Eleito em 2014 com pouco mais de 32 mil votos, Júnior não possui o mesmo prestígio da época que saiu da Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão para disputar uma vaga na Assembleia. Desgastado, Verde assim que assumiu a cadeira ignorou os conselhos do irmão [dep. federal Júnior Verde] e tentou alçar voos altos, se deu mal! Na eleição municipal do ano passo recebeu um recado antecipado das urnas: sua esposa Sandra Lima foi candidata a vereadora por São Luís, obteve míseros 487 votos. É preciso dizer mais alguma coisa?!
Cabo Campos (DEM) – A situação do democrata é pior ainda. Entre os 42 eleitos, foi o último colocado em 2014 com pouco mais de 19 mil votos. Iniciou na Assembleia como uma grande promessa, sobretudo, em defesa da polícia militar e corpo de bombeiros, inclusive, chegou até discursar com o boné da instituição. Mas logo veio a realidade: baixíssimo clero! Fraco de debate, Campos é um nome que sem sombra de dúvida, não retorna para a Casa do Povo em 2019.
Sergio Frota (PSDB) – Como digo repetidas vezes, o desempenho nas urnas de Frota é dependente do reflexo da fase do Sampaio Correia em campo. Quando o time do empresário vai mal das pernas, o político segue o mesmo caminho. Portanto, com a queda da Bolívia Querida para a terceira divisão, consequência da fase desastrosa do clube, a situação do presidente do time também é de rebaixamento. Frota é um dos deputados favoritos para despenhar a suplência na eleição do próximo ano.
Souza Neto (PTN) – Famoso deputado bananeira, aquele de único mandato, eleito em 2014 sob a mão forte do sogro – ex-secretário de Saúde Ricardo Murad. Segundo a Polícia Federal, no desenrolar da operação Sermão aos Peixes, Tafarel – como também é conhecido o parlamentar – venceu a eleição graças aos recursos da Saúde pública do Maranhão. Sem o ‘sogrão’ no controle da máquina, Souza retornará ao anonimato assim que findar o mandado, e vale lembrar, que por ordem antecipada de Murad, sequer concorrerá a reeleição.

Andre Murad, Anda do Gás e Ricardo Rios: Cotados para não retornar…
Andrea Murad (PMDB) – De igual modo, a filha de Ricardo Murad, eleita nos mesmos modus operandi do cunhado, é outra que enfrentará dificuldade para retornar ao Palácio Manuel Beckman. De atuação discreta, Andrea sobrevive no parlamento dos ataques desenfreados ao governador Flávio Dino. Sem os convênios da secretaria de Saúde, selados pelo pai em troca de votos, somado a derrota da mãe [Tereza Murad] em Coroatá, as chances de reeleição da deputada são minímas.
Ana do Gás (PCdoB) – Essa foi eleita no PRB, mas logo adotou a tática de se filiar no PCdoB para tentar sobreviver politicamente. Acontece que a “mina de ouro” foi perdida na eleição municipal passada: Sem a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, até então dirigida pelo marido [Eunélio Mendonça] e por tabela, a perda dos milhões em recursos do royalties referente ao gás natural produzido pela OGX Maranhão, a deputada Ana do Gás ficará pelo caminho na próxima eleição.
Ricardo Rios (PEN) – Situação semelhante é a do deputado filho da ex-prefeita de Vitória do Mearim, Doris Rios. Com a mãe fora da prefeitura, a campanha do “menor” deputado da Assembleia não será a mesma. Pouco se viu Ricardo na Tribuna, o nome dele também é cotado para não se reeleger. O tio [Umbelino] conseguiu se reeleger prefeito de Turiaçu, e já avisou que não apoio o sobrinho.
Iguais aos sete estaduais citados acima, existem pelo menos outros três deputados, mas deixo esse post para depois…
jan
Sem temor da retaliação por parte da classe de taxistas da capital maranhense, o vereador do PROS, Paulo Victor, apresentou o primeiro Projeto de Lei do ano na Câmara de São Luís (001/2017), que dispõem sobre regulamentação da atividade econômica privada de transporte individual remunerada de passageiro, na prática, abre espaço para a atuação dos UBER’s.
“Apresentamos o projeto 001/2017, o primeiro projeto deste ano regulamenta o transporte individual de passageiro, regulamenta o UBER. Já existe esse aplicativo em outras cidades do Brasil e temos vários conceitos positivos para apresentar.”, Explicou o parlamentar que ganhou espaços nos principais meios de comunicação por conta da iniciativa.
Quer saber o diz a íntegra do projeto de Pau Victor? Clique ((AQUI))

jan
O Governo do Maranhão divulgou o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais para o ano de 2017. As datas estabelecidas serão sempre os dois primeiros dias úteis do mês e as parcelas do 13º salário serão pagas nos meses de julho e dezembro, respectivamente. Vale ressalta, que a determinação do governador Flávio Dino é de que sempre que houver viabilidade financeira, o pagamento seja antecipado. É o que ocorrerá nesta sexta-feira (27), quando será realizado o pagamento dos servidores públicos estaduais.

jan
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reuniu na tarde de ontem, segunda (23), seus membros para julgarem processos administrativos e judiciais.
Além do longo discurso do desembargador Lourival Serejo, presidente da Corte, chamou atenção na primeira sessão de 2017 a composição incompleta do TRE-MA: seis em vez de sete membros.
Esperava-se que o presidente da República Michel Temer homologasse antes do inicio do ano judiciário eleitoral maranhense, os dois nomes para o preenchimento do quadro de juristas como membros efetivos do TRE-MA para o biênio 2017/2018. O que acabou não acontecendo.
A Corte está atualmente composta por Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), pelos juízes Ricardo Macieira (diretor da EJE), Kátia Coelho e Sebastião Bonfim (ouvidor) e ainda pelo jurista Daniel Blume (membro substituto em exercício da titularidade em razão do fim dos biênios de Daniel Leite e Eduardo Moreira).
Como o TRE possui apenas um substituto na categoria jurista, no caso Blume, o plenário está desfalcado até que Temer escolha a dupla de advogados entre os nomes constantes em duas listas tríplices (lembre quem são AQUI).
Não existe uma data exata para que o Presidente da República faça essa escolha. Até lá, a Corte continuará desfalcada…
Em tempo, as próximas sessões ocorrerão nos dias 24 (15h), 25 (15h), 26 (9h e 15h), 30 (15h) e 31 (9h e 15h).
LEIA TAMBÉM:
– Temer escolherá dois entre seis advogados para compor o TRE-MA
jan
Antes adversários, hoje Dutra e Sarney Filho discutem melhorias em favor do povo de Paço.

Prefeito de Paço levou até o Ministro do Meio Ambiente reivindicação para desativação dos lixões de Iguaíba e Pindoba.
Arquirrival da família Sarney na política maranhense, sobretudo, quando ocupou por dois mandatos consecutivos assento na Câmara Federal, Domingos Dutra (PCdoB), atual prefeito de Paço do Lumiar, não é mais aquele mesmo de anos anteriores.
Mais maduro, hoje Dutra deixa o amor e o espírito de conciliação prevalecer em substituição ao rancor e ódio da oligarquia que ele tanto taxou de atrasar por mais de 40 anos o Maranhão.
Uma prova disso é que nesta terça-feira (24), esteve em audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, pleiteando melhorias para a cidade luminense.
Deixando as indiferenças e mágoas para o passado, o prefeito sentou na mesa que o filho de Sarney encabeçou e ao lado do senador em exercício Pinto Itamaraty (PSDB) e de secretários, entres esses, sua esposa Núbia, pediu ao Ministro apoio para a desativação dos lixões de Iguaíba e Pindoba, além de outros pedidos por menores.
Ao sair do encontro, Dutra não economizou elogios a Zequinha Sarney.
“Excelente a acolhida, muito boa a receptividade, obrigado Ministro. Tá dando tudo certo”, comemorou o gestor de Paço.
jan

Hilton Gonçalo propôs usar patrimônio de R$ 6,4 milhões de São Luís em Santa Rita e Bacabeira…
Pense numa proposta cara de pau?! É a do prefeito lá de Santa Rita, Hilton Gonçalo.
O gestor que ama aparecer na mídia surgiu nesta terça-feira (24) com uma ideia “brilhante”:
Usar o Veículo Leves sobre Trilhos (VLT) de propriedade da prefeitura de São Luís, que custou R$ 6,4 milhões, para suprir a necessidade da gestão do seu município e também da prefeitura administrada pela sua esposa, Fernanda Gonçalves, em Bacabeira.
É mole?!
A proposta é mirabolante e visa unicamente atirar com a pólvora dos outros.
Na prática, nada mais é que usar o dinheiro dos ludovicenses para suprir a necessidade dos bacabeirenses e santarritenses, e ainda por cima, elevar o nome “Hilton Gonçalo” como o ‘pai da criança’ e, obviamente, ganhar os dividendos políticos.
Pela proposta, Gonçalo quer que o VLT saia do Tirirical passe por três estações (Aracanga, Piçarra e Mandubé), siga por uma parada no povoado de Periz de Baixo e na sede Bacabeira, finalizando o trajeto em Carema, na cidade de Santa Rita.

Gonçalo quer levar o VLT para as prefeituras administrada por ele [Santa Rita] e pela esposa [Bacabeira].
Na verdade, não existe nada de parceira na idealização de Hilton, o que ele quer é sugar um bem tão valioso da prefeitura de São Luís [avaliado em quase R$ 7 milhões], e não dar, absolutamente, nada em contrapartida.
Se aprofundar no caso, a ideia pode ser até inconstitucional…
Dado que Gonçalo quer se projetar para a política estadual, o ideal é procurar recursos para seu município e a cidade administrada pela esposa, subestimar a inteligência alheia não é o melhor caminho…
jan
Nos dois primeiros anos de gestão, foram incorporados mais de 1.500 novos policiais civis e militares, além de 423 novas viaturas e 100 novas motocicletas que foram adquiridas.

Solenidade de formatura de novos policiais militares do Maranhão. (Foto: Divulgação)
O governador Flávio Dino confirmou a nomeação de mil novos policiais ainda nos primeiros meses deste ano. Em entrevista, nesta segunda-feira (23) o governador abordou os resultados alcançados até então e o esforço do Governo Estadual para manutenção dos investimentos em segurança.
“Nós assumimos o compromisso de chamar mil excedentes e já chamamos quase 4 mil. É claro que muitos foram aprovados e aproveitados, e outros reprovados em etapas dos concursos, mas vamos chegar a 3 mil agora em fevereiro com a nomeação dos novos”, informou Dino.
Os policiais que serão nomeados foram aproveitados de concursos anteriores e já concluíram ou estão em fase de conclusão da formação. Esforço do Executivo para suprir o déficit de policiais por habitante recebido de gestões anteriores.
jan
Prefeito de Ribamar reinaugura obras já inauguradas e equipadas pelo seu antecessor, Gil Cutrim (PDT).

Luis Fernando reinaugura UBS do Recanto Verde, construída e equipada por Gil Cutrim…
O rótulo de bom gestor do prefeito de São José de Ribamar começa cair por terra logo no início do governo municipal. Bastou iniciar a “nova” administração na cidade balneária para que todos percebam que o ex-peemedebista Luis Fernando Moura da Silva, é na verdade, um político kitsch, desses que adora desfrutar das benesses alheias.
‘Picolé de Chuchu’, como também é conhecido o neo-tucano, alardeou na última quinta-feira (19) uma vistoria no andamento da obra de requalificação do cais ribamarense, na orla marítima. Acontece que Luis Fernando esqueceu de explicar que a obra – custeada com recursos estaduais – é um pleito do prefeito Gil Cutrim (PDT) e dos vereadores ribamarenses.
Inclusive, os serviços do Cais foram paralisados por conta do descumprimento de compromissos contratuais com a EMAP por parte da empresa que estava executando os serviços. Então, foi convocada a segunda colocada no processo licitatório, a nova empresa retomou as atividades em julho do ano passado. Tudo acompanhado de perto pelo então prefeito Gil.
UBS do Recanto Verde
Outro exemplo do quanto a atuação de Luis Fernando é fictícia vem da reinauguração da UBS do Recanto Verde – localidade no entorno dos habitacionais e bairros próximos da MA-201, nas imediações do shopping Pátio Norte.
No dia 16 de dezembro (LEMBRE), a unidade foi inaugurada pelo ex-prefeito Gil Cutrim. Totalmente estruturada com mobília, e modernos equipamentos (confira nas imagens abaixo).

Equipamentos adquiridos pela gestão Gil Cutrim…
Pois bem, no último sábado (21), desfrutando de uma obra da gestão anterior, Luis Fernando fez questão de fabular que o benefício é um trunfo da sua gestão “salvadora da pátria”. Tudo enganação!
A bem da verdade, “Picolé” não tem a humildade de reconhecer o legado de mais de 500 obras realizadas por Gil Cutrim. Feitos que só foram possíveis graças ao planejamento administrativo e financeiro da gestão anterior.
Aprofundando no assunto, ressalto que L.F recebeu um município sanado administrativamente, na verdade, entre as três cidades da região metropolitana onde houveram mudança de gestão em 1º de janeiro, São José de Ribamar foi a prefeitura encontrada em melhor situação. Digo isso sem medo de errar!
E por fim, é bom lembrar: Luis recebeu os cofres abarrotados! R$ 4,6 milhões nas contas municipais, referente a multa de repatriação, e da transferência do Fundeb. Portanto, Luis Fernando Moura da Silva, não tem do que reclamar.
jan
Senador maranhense atuou junto ao Superintendente da Caixa no Maranhão, Emilio Murad, para fazer gerente de Bacabal – sob forte ameaça – mudar de opinião em menos de 24h.

A primeira decisão foi no dia 19 (quinta-feira), no dia seguinte, sexta-feira, dia 20, o mesmo gerente mudou de opinião após pressão do PMDB junto a Superintendência Estadual.
Para aliados do prefeito de Bacabal, Zé Vieira (PP), a ordem para o gerente da Caixa Econômica Federal na cidade, Everton de Lima Mourão, voltar atrás da sua própria decisão em menos de 24h, partiu de uma articulação direta do senador João Alberto (PMDB).
Everton autorizou o prefeito ter total acesso às contas municipais no dia 19 (quinta-feira). E mudou de opinião no dia seguinte. A alegação do gerente para mudar de opinião tão rápido e manter as contas bloqueadas, foi que a presidência da Câmara de Vereadores não reconhece a posse de Zé Vieira.
Mas a história não é bem essa! O que de fato fez o gerente mudar de posição de forma relâmpago, foi uma ordem superior: Hierarquicamente, o gerente da Caixa bacabalense é subordinado ao Superintendente Estadual do órgão, Emilio Murad. No Maranhão, esse cargo é da cota do PMDB, assim como outros cargos federais, quem indica os titulares são, exatamente os peemedebistas.
Dessa forma, a pressão do senador João Alberto foi decisiva para a mudança repentina do gerente Everton. Enquanto isso, o povo de Bacabal fica prejudicado…
LEIA TAMBÉM:
– Bacabal: Caixa Econômica libera acesso do prefeito Zé Vieira às contas do município.

