Política

17
jan

Enfraquecidos, deputados federais disputarão assento na Assembleia Legislativa em 2018

Pelo Jornalista Domingos Costa

Inviabilidade eleitoral para renovação do mandato e busca pela maior proximidade com o eleitorado maranhense são as razões para a mudança de planos dos quatro federais maranhenses.

Eliziana Gama, Alberto Filho, Victor Mendes e Zé Carlos: Da Câmara para a Assembléia…

Ontem, segunda-feira (16), o blog trouxe em primeira mão que “quatro deputados estaduais devem concorrer a Câmara Federal em 2018“, e hoje, o post aborda a situação de outros parlamentares no caminho inverso.

Dos 18 deputados federais do Maranhão, ao menos quatro deverão disputar cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão na próxima eleição estadual. Desses, três já passaram pelo Palácio Manuel Beckman.

Em todos os casos, a perda de bases eleitorais e o enfraquecimento político resultante da eleição municipal de 2016 são fatores preponderantes para a mudança de plano dos parlamentares.

A deputada federal Eliane Gama (PPS), por exemplo, saiu bem menor que entrou da disputa pela prefeitura de São Luis, ano passado. Incerta da reeleição na Câmara Federal, ela deverá disputar uma das 42 cadeiras do parlamento maranhense, onde possui maiores chances de tentar ressurgir politicamente.

Filho do ex-prefeito de Bacabal, Alberto Filho (PMDB) foi rebaixado a condição de primeiro suplente de federal por decisão da Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diante da pouquíssima influência em Brasília, não tem alternativa senão aventurar uma vaga na Assembléia em 2018. Vale lembrar que o deputado ocupa vaga na Câmara somente porque o titular do assento, Sarney Filho (PV), está no Ministério do Meio Ambiente.

Victor Mendes, do PSD, é outro que terá de mudar os planos. Com a derrota do pai, Filuca Mendes, que perdeu a prefeitura de Pinheiro, a possibilidade de reeleição do jovem é quase nula. Enfraquecido não somente na baixada maranhense, como em todo o Estado, o deputado sarneysista tentará retornar ao plenário Nagib Haickel. E não será fácil!

E por fim, o petista Zé Carlos. Com o PT em decadência, Brasília tornou-se um projeto inviável para o ex-superientende da Caixa Econômica Federal. O deputado de atuação mediana na Câmara, tem chances reais em 2018 de retornar ao parlamento maranhense, e evitar assim, a aposentaria antecipada de cargos eletivos.

16
jan

Imagens do dia: Flávio Dino volta derrotar família Sarney, desta vez na FAMEM

Pelo Jornalista Domingos Costa

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu no Palácio dos Leões o presidente eleito da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18 na noite desta segunda-feira (16). Na comitiva, mais de duas dúzias de prefeitos integrantes da chapa vitoriosa de Tema. Dino conversou por aproximadamente uma hora com os gestores municipais sobre a futura parceria Estado/Entidade para os próximos dois anos. O triunfo da chapa composta por prefeitos alinhados ao governo estadual representa mais uma vitória de Dino sobre a família Sarney na política maranhense. Em tempo, 192 chefes de executivos estavam aptos a votar, sendo que 146 compareceram à eleição. Cleomar obteve 142 votos – foram registrados três brancos e um nulo.

16
jan

‘Teté Pomba’ é beneficiado com sinecura na Prefeitura de Ribamar

Pelo Jornalista Domingos Costa

Teté agora é funcionário de Luis Fernando…

Empresário falido do ramo do entretenimento em São Luís, o ex-vereador de São José de Ribamar, Teté Vieira (PV), também chamado pelos mais íntimos de Teté Pomba, arrumou uma nova fonte de renda.

Depois de ser banido da política ribamarense, quando obteve míseros 514 votos na eleição do ano passado – o pior desempenho entre os vereadores que buscavam a reeleição – Teté foi beneficiado com uma sinecura concedida pelo prefeito Luis Fernando Silva (PSDB).

Picolé de Chuchu, que usou e abusou da Pomba para atacar o ex-prefeito Gil Cutrim (PDT), nomeou Teté no cargo de assessor especial I, símbolo ISO – 2, cuja remuneração é de R$ 5.900,00.

Nomeação assinada pelo prefeito Luis Fernando…

O cargo de assessoria especial é, na verdade, apenas uma compensação dada pelo tucano a Teté pelos serviços sujos prestados.

O engraçado nessa história toda é que, até o ano passado, Teté afirmava nos grupos de whatsapp da cidade que não precisava de cargo em prefeitura.

A nomeação mostra que ele, além de mentiroso, está numa pior e precisa pelo menos mamar na teta da viúva para garantir algum no fim do mês.

16
jan

Quatro deputados estaduais devem concorrer a Câmara Federal em 2018

Pelo Jornalista Domingos Costa

Viabilidade eleitoral e projetos de projeção política são duas das razões para os três parlamentares enfrentarem as urnas de 2018 de olho em Brasília.

Edilázio, Braide, Bira e Adriano: Da Assembléia para a Câmara Federal…

Dos 42 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Maranhão, pelo menos quatro devem disputar vaga na Câmara Federal em 2018. A informação ainda corre nos bastidores, mas começa ganhar corpo no meio político.

Bira do Pindaré (PSB) que irá trocar de partido, apesar do nome cogitado para o Senado, deverá disputar uma vaga de federal com apoio de diversos líderes no interior do Estado.

Edilázio Júnior (PV) é outro que estuda a possibilidade de concorrer ao assento na Câmara Federal. A depender da conjuntura até as convenção, o parlamentar não descarta a mudança.

Adriano Sarney, do PV, também foca no projeto futuro em Brasília, com o sobrenome da família e a estrutura política do pai, o herdeiro do clã Sarney quer assumir a cadeira do seu genitor [Sarney Filho], atual ministro do Meio Ambiente.

De todos os citados, Eduardo Braide (PMN) é, sem dúvida nenhuma, o franco favorito para sentar em uma cadeira de deputado federal a partir de 2019. Os 243.591 votos obtidos no segundo turno da eleição municipal em São Luís no ano passado, dispensam qualquer análise…

16
jan

Talita Laci reúne equipe para traçar metas de fomento à cultura no município

Pelo Jornalista Domingos Costa

Jadiel, Talita, Biscoito e Oliveira…

A prefeita Talita Laci (PCdoB) aproveitou o final de semana para junto com a nova equipe da secretaria de Cultura traçar planos, metas e fomentar políticas públicas culturais no município de Raposa.

Para o secretário Roberto Oliveira Saldanha da Silva, o Oliveira da Ducel, gerenciar a pasta da cultura é uma novidade empolgante. “Tenho experiência administrativa, e o que me deixa um tanto mais confortável é saber que também temos pessoas capacitadas que irão nos auxiliar a gerir de forma estratégica e sempre focando resultados essa secretaria.”, comentou o titular da pasta.

Pantaleão Antônio de Azevedo Filho, o Biscoito Azevedo, escolhido como secretário adjunto, disse durante o encontro que nos próximos quatro anos espera contribuir decisivamente para o desenvolvimento da cultura raposense.

“Nossa ideia é trabalhar para o município de forma harmoniosa, a começar pelo carnaval que se aproxima. Há anos nossa cidade não comemora as festividades tradicionais, pretendemos quebrar esse tabu. Comentou B.A.

Um dos nomes cotados para assumir a pasta, Jadiel Pimenta, também participou da reunião e explanou que sua contribuição na gestão Talita será em outra área, no entanto, não medirá esforços para colaborar com sua experiência no setor cultural. “Estou a disposição da prefeita para cooperar na gestão, independente da área, desejo sucesso a nova equipe, afirmou.

16
jan

Mais uma vitória para a conta de Weverton…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Partiu de Weverton Rocha a iniciativa de reunir, na última sexta-feira, Tema e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Na ocasião, Edivaldo, que é presidente de honra da FAMEM, declarou apoio oficial ao seu colega de Tuntum.

Vitória de Tema para a Famem tem “dedos” direto de Weverton….

A eleição do prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), para presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18, não beneficia apenas o deputado federal José Reinaldo Tavares, também do PSB, que almeja disputar o cargo de senador em 2018.

O também deputado federal e presidente do diretório do PDT no estado, Weverton Rocha, pode ser um beneficiário direto do apoio e lastro eleitoral do próximo presidente da entidade, que será eleito, nesta segunda-feira (16), por aclamação.

Rocha, juntamente com o ex-presidente da Federação e ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), foram os responsáveis pelo consenso que resultou na ida dos prefeitos Juran Carvalho (Presidente Dutra), Erlanio Xavier (Igarapé Grande) e Eric Costa (Barra do Corda) para chapa liderada por Tema – eles ocupam os cargos de secretário-geral, 2º secretário e 1º tesoureiro, respectivamente.

Os três gestores, até o início do mês, figuravam como pré-candidatos na disputa pelo comando da entidade.

Foi durante reunião no escritório de Rocha, em São Luís, na qual ele e Cutrim estiveram presentes, que os três prefeitos acertaram os ponteiros com Tema, abdicando de suas candidaturas e garantindo espaço na chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, o que também representou um gesto cristalino de união em favor do municipalismo.

Conforme apuração do blog Glaucio Ericeira, partiu de Weverton Rocha a iniciativa de reunir, na última sexta-feira, Tema e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Na ocasião, Edivaldo, que é presidente de honra da FAMEM, declarou apoio oficial ao seu colega de Tuntum.

14
jan

Caso de Polícia! Chapa de Irlahi Moraes falsificou assinatura de prefeito de Marajá do Sena

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeita cometeu várias outras irregularidades, situação que fez com que sua candidatura à presidência da FAMEM fosse indeferida.

Ficha contém assinatura falsa do prefeito de Majará do Sena

No afã de agradar o grupo Sarney, que tentou ganhar fôlego político e mirou, sem sucesso, no comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), a prefeita Irlahi Moraes (PMDB) e seus assessores cometeram um crime grave, passível de pena que vai de pagamento de multa até prisão por um período de dois anos.

A peemedebista falsificou a assinatura do prefeito de Marajá do Sena, Lindomar Araújo (PROS), e a utilizou para tentar inscreve-lo como componente de sua chapa, cujo registro foi indeferido pela comissão que coordena o pleito.

Apenas o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), está apto a disputar a eleição, que acontece nesta segunda-feira (16), das 8h30 às 17h30, na sede da Federação, em São Luís.

A imagem de número 01 mostra o documento que Irlahi e seus assessores entregaram na última segunda-feira, último dia para registro de candidaturas, na diretoria da FAMEM. Nele, consta o nome de Lindomar, escrito de punho, como integrante da chapa comandada pela prefeita. É importante destacar que o documento e vários outros foram entregues por Irlahi e seus advogados fora do prazo estabelecido pela comissão eleitoral – ou seja, após as 18h – o que configurou o primeiro descumprimento das regras da eleição.

A imagem de número 02 mostra requerimento assinado por Lindomar Araújo e que foi encaminhado por ele para a diretoria da Federação solicitando a retirada de seu nome da chapa “FAMEM de Todos”, encabeçada por Irlahi.

Se o prefeito Lindomar não assinou o documento da chapa, então Irlahi falsificou sua assinatura…

No documento, Araújo afirma que não assinou nenhum documento e, tão pouco, autorizou que seu nome fosse colocado na chapa da peemedebista.

Ao blog do Carlinhos Filho, Lindomar foi mais incisivo e deu a seguinte declaração: “ “Não faço parte dessa chapa, não sou contra o Tema, pelo contrário, inclusive, tenho laço de parentesco com ele, sou primo do prefeito Tema”, disse.

A falsificação da assinatura do prefeito de Marajá do Sena foi apenas um dos inúmeros ilícitos cometidos por Irlahi Moraes. Na chapa que foi indeferida, ela também tentou inscrever outros dez prefeitos que não estavam filiados à entidade, situação que é proibida para registro de candidatura.

Foram por essas e outras que a chapa da prefeita de Rosário foi indeferida pela comissão eleitoral.

Agora, ela afirma que irá tentar judicializar o pleito. Trata-se, tão somente, de mais uma tentativa frustrada de promover tumulto e, é claro, agradar o senador João Alberto (PMDB), autor intelectual da natimorta candidatura de Irlahi.

13
jan

Raimundo Penha e Assis Filho: Coincidências, divergências e ascensão…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Jovens maranhenses oriundos do movimento estudantil de correntes políticas antagônicas, mas de históricos parecidos, conseguiram galgar espaço de gente grande.

Penha e Assis, cinco letras cada…

Provenientes do interior do Maranhão, pertencentes a família humildes, chegaram na capital em busca de estudo, conseguiram formação – ambos advogados – e hoje após ocuparem com excelência diversos cargos públicos de destaque, estão em ascensão na política maranhense.

Me refiro aos jovens promissores Raimundo Ivanir Abreu Penha e Francisco de Assis Costa Filho. O primeiro sagitariano de 33 anos, o segundo libriano de 30.

Um de Matinha-MA; o outro de Pio XII-MA.

Um foi presidente da UMES de São Luís; o outro presidente da UMES da sua terra natal.

Ambos ocuparam assento no CEJOVEM – Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, além de membros efetivos e atuantes no FEJMA — Fórum Estadual de Juventude do Maranhão.

Penha, comandou a Juventude estadual pedetista (JSPDT); Assis, da mesma forma, liderou a Juventude do PMDB no Maranhão (JPMDB).

Um tem como espelho o saudado ex-governador Jackson Lago; O outro é fã de carteirinha do ex-presidente José Sarney.

O padrinho político do primeiro é o deputado federal Weverton Rocha; o segundo é afilhado político do deputado estadual Roberto Costa.

Ambos se formaram na Universidade Ceuma. E apesar da divergência ideológica partidária, são amiguíssimos, inclusive, já moraram debaixo do mesmo teto!

Daí  uma indagação intrigante: Qual o melhor de debates, o que tem mais conteúdo e o mais influente? Será o secretário nacional de Juventude ou o quinto vereador mais votado da capital?

Penha, é pós-graduado em Direito Eleitoral. Secretário de Desporto e Lazer de São Luís de 2013 a 2014. Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) de 2014 a 2016. Vereador eleito de São Luís com mais de 8 mil votos.

Assis, Professor Universitário, especialista em Direito Administrativo, pós-graduando em Direito Eleitoral. Eleito vereador aos 22 anos, em Pio XII. Ocupou as secretarias Municipais de Cultura e Juventude, e foi Procurador Geral do Município de Pio XII. Em 2012, ocupou o cargo de Secretário-adjunto de Juventude do Governo do Estado do Maranhão.  Em 2014, assumiu a Fundação Ulysses Guimarães. No governo Temer, nomeado Superintendente da EBC. Em 2016, assumiu a presidência da JPMDB Nacional.

Ah, não poderia esquecer que ambos, também, já responderam processo por acusações plantadas por adversários e desafetos políticos, mas tudo sem qualquer cabimento…

E por fim, os jovens possuem, ainda, outra peculiaridade, mas por motivos de foro íntimo, o blog entende por bem preservar.

Bons ventos aos companheiros nas suas, respectivas, jornadas…

13
jan

E tome desistência! 4º prefeito oficializa abandono à chapa sarneysista na FAMEM

Pelo Jornalista Domingos Costa

Como o blog antecipou, ‘último a sair apague a luz‘! Bastou o  Maurício Fernandes de prefeito de São Benedito do Rio Preto, oficializar sua saída do grupo sarneysista de Irlahi Linhares à presidência da FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), para começar uma verdadeira debandada.

Em seguida, ainda no dia de ontem, quinta-feira (12), outros dois gestores pediram para sair do grupo capitaneado pela família Sarney na disputa pela entidade: Osmar Fonseca dos Santos – prefeito de Lago do Junco e Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles – prefeita de Anapurus.

Agora quem deu adeus à chapa peemedebista “FAMEM DE TODOS” foi Lindomar Lima de Araujo, do PROS, prefeito de Marajá do Sena.

Veja abaixo o documento assinado pelos gestores que abandonaram a prefeita rosariense.

  • LEIA TAMBÉM:

– Último a sair apague a luz: Prefeito desiste de compor a chapa da família Sarney à FAMEM

– Esvaziamento! Mais dois prefeitos desistem de integrar a chapa sarneysista na FAMEM

13
jan

Raimundo Antônio abre gabinete para atendimento à população de Pedro do Rosário

Pelo Jornalista Domingos Costa

Nos dias de atendimento, quartas e quintas-feira, a Prefeitura fica lotada de moradores. O gestor ouve os anseios populares e encaminha as demandas às secretarias competentes.

Prefeito realiza dezenas de atendimentos diários em seu gabinete…

Apesar de toda a correria que a função de prefeito exige, Raimundo Antonio Silva Borges (PR), do município de Pedro do Rosário, decidiu priorizar não apenas as obras a serem iniciadas na cidade, mas, também, resolveu abrir as portas do seu gabinete para  receber o povo e ouvir as pessoas, num atendimento humanizado e democrático.

Para tanto, o gestor mantém a sede do Poder Executivo a disposição dos moradores durante todas as quartas e quintas-feira, quando são atendidas dezenas de cidadãos. Pessoalmente, o gestor pedrorosariense conversa com cada morador e a partir da demanda recebida direciona as ações do poder público municipal.

“É muito comum parte da população vir até a Prefeitura e pedir para falar com o prefeito. Creio que isso aconteça em muitas cidades. Aqui, em Pedro do Rosário, peço às recepcionistas que sempre anotem nome e telefone das pessoas, além da respectiva demanda, onde iremos atuar na execução de serviços públicos conforme a solicitação popular.”, informou o prefeito.

Diante da atitude do chefe do executivo, qualquer morador tem livre acesso à Prefeitura e ao seu Gabinete. E são muitas as pessoas que buscam conversar com o gestor para discutir os mais diversos assuntos.

É dessa forma que começa a gestão de Raimundo Antonio, que promete fazer muito por Pedro do Rosário…

1 1.685 1.686 1.687 1.688 1.689 2.337