dez

Edson Duarte, no Turismo; Dr. Marcelo Melo na Saúde; Edson Meneses, Chefe de Gabinete e Newtinho no Saae.
A prefeita eleita de Raposa Talita Laci (PCdoB) foi diplomada na última sexta-feira (16) pela Justiça Eleitoral durante concorrido evento no Maiobão, em Paço do Lumiar. No mesmo dia ela anunciou mais quatro nomes de auxiliares da gestão municipal que toma posse no próximo em 1º de janeiro de 2017 para governar pelo próximos quatro anos a cidade pesqueira.
Para o Turismo, Talita escolheu Sebastião Edson Pereira Duarte. Profissional com amplo conhecimento na área, o raposense atuou por mais de uma década na secretaria de Estado do Turismo e domina o setor pelo qual vai atuar a partir da janeiro.
A Saúde será comandada pelo Fisioterapeuta pós-graduado em traumatologia e ortopedia, Marcelo Melo Oliveira. Especializado no Tratamento da Saúde e Reabilitação do Idoso e ainda professor acadêmico da disciplina de Anatomia.
Completam a relação outros dois moradores do município, Edson Silva Meneses na chefia de Gabinete e Newton de Sena Silva, o “Newtinho” que terá a difícil missão de comandar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto São Carlos (SAAE).
Educação e Pesca
Os dois primeiros secretários a serem anunciados ainda no inicio do mês foram a pedagoga Zélia Maria Moreira Mendonça Pereira, na Educação, e Fabricio de Sousa Oliveira, o “Diovo”, na secretaria municipal de Pesca.
dez

Toten foram enfiados no solo sem qualquer tipo de aviso e estão transformando a paisagem da capital…
O jornalista, doutor em Comunicação (PUCRS) e professor da UFMA, Ed Wilson Araújo fez em seu blog cinco questionamentos pertinentes no post intitulado: “São Luís tomada por totens”.
De acordo com a análise, as calçadas e os canteiros das principais avenidas da cidade estão tomada por totens. Tudo indica que são totens de publicidade.
Esses equipamentos foram enfiados no chão sem qualquer aviso nem comunicado sobre a intervenção visual na cidade.
De repente, uma empresa ou a administração pública enfia os totens no chão e ponto final, como se a cidade não tivesse lei nem regra.
O uso e a ocupação do solo urbano são disciplinados pelo Plano Diretor, mas esse instrumento de planejamento da cidade vem sendo sistematicamente ignorado pela Prefeitura de São Luís.
Diante da invasão dos totens, ficam algumas perguntas:
1 – Houve licitação para o serviço?
2 – Qual empresa ganhou?
3 – Onde a empresa obteve licença para intervir no solo?
4 – Qual o valor do contrato entre a empresa e a administração pública?
5 – Se for totem de propaganda, que tipo de conteúdo será veiculado?
Além dessas perguntas, fica a sugestão para o Ministério Público tomar algum tipo de providência sobre a intervenção visual na cidade.
As respostas para tantos questionamentos, obviamente, devem ser decifradas pelo titular do órgão responsável, no caso, o secretário Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH), Diogo Lima, incumbido a partir da investidura do cargo em coordenar, planejar, executar as atividades relativas ao desenvolvimento físico-territorial do Município, fiscalizando o cumprimento das regras urbanísticas determinadas pelo Plano Diretor, pela Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do solo, pela Lei de Operações Urbanas, pelos Códigos de Edificações do Município e de Postura e demais Leis pertinentes.
O blog tentou contato com Diogo, mas sem sucesso…
dez
Nova UBS foi a decima primeira unidade implantada pelo prefeito em São José de Ribamar. Várias outras foram reformadas e ampliadas e quatro já estão com recursos garantidos para serem construídas a partir do ano que vem.

Gil Cutrim entregou aos ribamarenses mais uma moderna UBS
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Gil Cutrim (PDT) entregou à população a Unidade Básica de Saúde do bairro Recanto Verde, situado as margens da MA – 201, próximo ao Shopping Pátio Norte.
A cerimônia, que contou com as presenças de vários vereadores – eleitos e reeleitos – lideranças comunitárias e moradores, marcou as comemorações em homenagem aos 389 de fundação de São José de Ribamar.
A UBS foi construída em um terreno, cuja localização, é estratégica para atender as milhares de famílias moradoras de quatro empreendimentos imobiliários (Recanto Verde I, II, III e IV) instalados há pouco mais de dois anos na cidade. Os serviços foram custeados com recursos federais e da prefeitura.
Em seis anos, essa foi a decima primeira unidade implantada por Cutrim em São José de Ribamar. Várias outras foram reformadas e ampliadas e quatro já estão com recursos garantidos para serem construídas a partir do ano que vem.
“O prefeito Gil é, sem dúvida, o prefeito que mais trabalhou pelo setor da saúde de nosso município. Estamos muito felizes e satisfeitos”, disse a dona-de-casa Maria Raimunda Oliveira, moradora do Recanto Verde III.
Prefeito recebeu o carinho dos moradores do bairro
Para o vereador eleito Serra Alta, Gil Cutrim dá exemplo para todo o Maranhão ao finalizar sua gestão inaugurando novas obras e expandindo, cada vez mais, os serviços de saúde no município.
“Na maioria das cidades, o que se vê são gestores com dificuldades de honrar até o pagamento dos salários dos servidores. Aqui, em São José de Ribamar, além de manter em dia o pagamento do funcionalismo, o prefeito Gil continua entregando obras e beneficiando o povo”, afirmou.
Gil Cutrim agradeceu o apoio e carinho dos ribamarenses e da classe política. De acordo com ele, só foi possível executar mais de 500 novas obras graças a um planejamento administrativo e financeiro bem feito.
O prefeito garantiu, ainda, que até o dia 31 deste mês continuará trabalhando pela cidade e seu povo. “Vamos entregar mais obras para população”, finalizou.
dez
O suplente Zé Bode foi o “agenciador” na morte do vereador César da Farmácia, outro político da cidade que também seria beneficiado com a morte do parlamentar é, segundo a polícia, o autor intelectual da trama criminosa.

César da Farmácia foi executado horas após ser diplomado vereador de Godofredo Viana, na última quarta-feira (7)
A Polícia Civil do Maranhão já possui elementos probatórios suficientes para pedir a prisão preventiva de um político de destaque no município de Godofredo Viana pela acusação de ser o mentor intelectual do assassinato do vereador eleito César Augusto Miranda, o César da Farmácia (PR), morto na noite da última quarta-feira (7) dentro de seu estabelecimento.
A revelação do verdadeiro mandante do crime foi confirmada ao titular do blog por uma fonte fidedigna, nesta sexta-feira (16). Assim que o nome do envolvido for declinado, o caso cairá como uma bomba na política godofredense.
Ainda de acordo com a informação obtida com exclusividade pelo blog do Domingos Costa, esse outro político envolvido no assassinato, teria chamado o primeiro suplente José Gomes da Silva, o Zé Bode, também do PR, para “agenciar” a morte de César da Farmácia – que acabou executado com tiros a queima-roupa pouco após receber o diploma de vereador eleito daquela cidade para o quadriênio 2017/2020.
De forma que para a polícia, o legítimo mandante do crime ainda será revelado, enquanto o papel delituoso do suplente Zé Bode – já apresentado e preso – foi de contratar os pistoleiros para fazer o “serviço”, desse modo, seria beneficiado assumindo a cadeira da vítima no parlamento municipal.
LEIA TAMBÉM:
– Polícia investiga morte de vereador eleito em Godofredo Viana
–Suplente Zé Bode mandou matar vereador em Godofredo para ficar com a vaga na Câmara
– Horas após ser diplomado, vereador é assassinado no interior do Maranhão
dez

Por trás da deputada outro político ‘cafona’: O suplente de deputado Marcos Caldas, também do PSDB…
Para alguns um ato histórico, para outros uma atitude desnecessária e cafona. De certo que a Prefeita eleita de Anapurus-MA, Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles, do PSDB, foi diplomada pela Justiça Eleitoral da 24ª Zona durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (14) no Forum Arthur Almada Lima Filho, na cidade vizinha de Brejo. Eleita com 5.992 votos, a tucana ficou tão empolgada com o diploma que decidiu exibir em desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, acompanhada do vice e dos vereadores aliados.
dez

Apesar de valer somente para este caso individual, a decisão cria um entendimento que poderá ser seguido por tribunais de instâncias inferiores.
Uol – A Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quinta-feira (15) que desacato a autoridade não pode ser considerado crime porque contraria leis internacionais de direitos humanos.
Os ministros votaram com o relator do caso, Ribeiro Dantas. Ele escreveu em seu parecer que “não há dúvida de que a criminalização do desacato está na contramão do humanismo porque ressalta a preponderância do Estado –personificado em seus agentes– sobre o indivíduo”.
“A existência de tal normativo em nosso ordenamento jurídico é anacrônica, pois traduz desigualdade entre funcionários e particulares, o que é inaceitável no Estado Democrático de Direito preconizado pela Constituição Federal de 88 e pela Convenção Americana de Direitos Humanos”, acrescentou.
Segundo o artigo 331 do Código Penal, é crime “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela”. A pena prevista é seis meses a dois anos de detenção ou multa.
Origem da decisão – A decisão tomada hoje pelos ministros do STJ teve origem em um recurso especial do Ministério Público de São Paulo em defesa de um homem condenado a mais de cinco anos de prisão por roubar uma garrafa de conhaque, desacatar policiais militares e resistir à prisão. Os ministros da Quarta Turma do STJ anularam a condenação por desacato.
Em seu relatório, o ministro Dantas afirmou que “a Comissão Interamericana de Direitos Humanos já se manifestou no sentido de que as leis de desacato se prestam ao abuso, como meio para silenciar ideias e opiniões consideradas incômodas pelo establishment, bem assim proporcionam maior nível de proteção aos agentes do Estado do que aos particulares, em contravenção aos princípios democrático e igualitário”.
Por fim, o relator observou que a descriminalização da conduta não significa que qualquer pessoa tenha liberdade para agredir verbalmente agentes públicos.
“O afastamento da tipificação criminal do desacato não impede a responsabilidade ulterior, civil ou até mesmo de outra figura típica penal (calúnia, injúria, difamação etc.), pela ocorrência de abuso na expressão verbal ou gestual ofensiva, utilizada perante o funcionário público”.
dez
Foram presos nesta quinta-feira (15) oito dos dez envolvidos no assalto aos bancos do Brasil e Bradesco na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, na noite desta terça-feira (13). A quadrilha interestadual incendiou carros, disparou vários tiros nas ruas do pequeno município. Na ação criminosa várias pessoas foram feitas reféns, dentre elas, o prefeito eleito Aleandro Passarinho (PDT) que foi liberado em seguida. Ninguém ficou ferido. O que chama atenção, também, é a naturalidade dos presos, de cinco Estados: Goiás, Ceará, Pará, Bahia e Tocantins.

dez

Pedetista [Ivaldo] substituirá petista [Botão] na Cultura da capital…
O cálculo para o título deste post é simples:
O vereador por São Luís Ivaldo Rodrigues (PDT) é o atual vice-líder do governo Edivaldo na Câmara Municipal, posto que em 2017 será ocupado pelo novato Raimundo Penha; já na liderança, foi anunciado o experiente Pavão Filho, ambos, também pedetistas.
Quem conhece o vereador da Vila Luizão sabe que o parlamentar não deixaria a função no Plenário Simão Estácio da Silveira, se não fosse por algo melhor.
Ora, se Ivaldo não será um dos defensores do prefeito na Casa, tampouco é cogitado para compor cargo expressivo na próxima Mesa Diretora, e levando consideração que Edivaldo firmou compromisso ainda no período pré-eleitoral em ‘puxar’ dois vereadores do ‘chapão’ para compor seu secretariado caso eleito, então, não resta qualquer dúvida que Rodrigues ‘matematicamente’ será o secretário de Cultura a partir de janeiro na capital maranhense!
E digo mais… Se o PDT ganha a Cultura, obviamente, perde o Esporte – hoje comando pelo pedetista Júlio França -, portanto, anotem: O outro vereador eleito no ‘chapão’ que será nomeado secretário é Beto Castro, do Pros. Basta aguardar e conferir…
LEIA TAMBÉM:
– Prefeito Edivaldo chamará dois vereadores do ‘chapão’ para seu secretariado
– Pros, de Beto Castro, de olho na Semdel…
– Vereador Ivaldo Rodrigues é cotado para assumir a Cultura em São Luís
dez

Maria Ivonete e o marido, prefeito Clodomir.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) condenou, na sessão plenária do último dia (07), a atual primeira dama do município de Raposa, Maria Ivonete Silva dos Santos, por diversas irregularidades enquanto gestora do Fundo Municipal da Assistência Social, referente ao exercício de 2011.
A esposa do prefeito Clodomir ocupou o cargo de secretária municipal de Assistência Social durante os últimos dois anos do segundo mandato do ex-prefeito Onacy Vieira Carneiro, o Paraíba.
Entre as punições à Ivonete, ela foi multada em R$ 3 mil reais, que devem ser devolvidos ao erário público.
Também receberam parecer prévio pela desaprovação as contas anual do então prefeito Paraíba, relativo a 2009, além das contas do Fundo Municipal de Saúde – FMS, de 2011, também com multa de R$ 3 mil.
Em tempo, a primeira dama é – até dia 31 de dezembro deste ano – atual secretária municipal de Finanças na gestão do “maridão”…
dez

“Temos 80 obras de Escolas Dignas para entregar já para o ano letivo de 2017 e, até o fim do ano de 2017, vamos chegar, seguramente, a 200 escolas”, afirmou o governador.
“Temos 80 obras de Escolas Dignas para entregar já para o ano letivo de 2017 e, até o fim do ano de 2017, vamos chegar, seguramente, a 200 escolas”, afirmou o governador Flávio Dino, durante entrevista de balanço dos dois anos de gestão veiculada pela Rádio Timbira, na manhã desta quinta-feira (15).
Concebido pela atual gestão, o Programa ‘Escola Digna‘ substitui escolas de taipa por prédios de alvenaria, adequados para o ensino, em várias regiões do Maranhão. A primeira escola digna foi entregue no povoado Muriçoca, no município de Fortaleza dos Nogueiras, em julho deste ano.
Durante o bate-papo com pool de rádios que reuniu profissionais de mais de 36 emissoras, o governador do Maranhão anunciou a continuidade de outros investimentos importantes, como o Programa ‘Mais Asfalto’, ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)‘, entre outros.
“Apesar da imensa crise que o Brasil atravessa, o balanço, sem dúvida, é um balanço positivo, graças a Deus”, concluiu Flávio Dino, frisando o papel da atual gestão de buscar a ampliação e democratização de direitos para a sociedade maranhense.
Entrevista para rádios
A entrevista de balanço da gestão governamental foi iniciada às 9h e retransmitida ao vivo para dezenas de rádios em todo o estado, a partir do estúdio da Timbira AM, em São Luís. A iniciativa inovadora repete experiência inédita realizada em 2015, no primeiro ano do governo Flávio Dino. A transmissão também pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais do governo e da Rádio Timbira.
Além de detalhar ações de Governo ao longo dos dois últimos anos, nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, agricultura, segurança, cidadania, entre outras, o governador também anunciou os investimentos previstos para o próximo biênio para a população maranhense.

