jun
Durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (25/6), na residência do deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL, no bojo da Operação Afluente autorizado pelo ministro do STF, Flávio Dino, agentes da Polícia Federal encontraram e apreenderam um helicóptero Robinson R66 Turbine ano 2024, fabricado pela Robinson Helicopter Company, prefixo PS-DGO, da cor predominantemente preta e detalhes em cinza, avaliado em R$ 9 milhões.
Estranhamente, a aeronave está registrada em nome de cinco donos, entre eles, Josimar e sua esposa, Detinha, deputada federal também do PL.
O blog do Domingos Costa encontrou um vídeo publicado na semana passada pela ex-candidata a prefeita do município de Magalhães de Almeida, Hélyca Lustosa, aliada do parlamentar, no qual ela faz uma filmagem de dentro do helicóptero.
Chama atenção, que no vídeo, Josimar de Maranhaozinho está posicionado entre seu sobrinho, Aldir Júnior, e o deputado estadual Aluísio Santos, contudo, durante a gravação, o deputado federal faz questão de esconder o rosto para não aparecer na filmagem.
Ocorre que a camisa usada por Josimar acaba revelando sua identidade, visto que é a mesma roupa que ele estava vestindo em atos políticos minutos antes.
A pergunta que fica é, por que Josimar não quis ser filmado dentro do Robinson R66 Turbine?
jun

Nova etapa de asfaltamento reforça compromisso da gestão Roberto Costa com a mobilidade urbana.
A Prefeitura de Bacabal deu início, nesta quinta-feira (25), a uma nova etapa do programa de recuperação e pavimentação das vias urbanas do município.
A primeira frente de trabalho foi lançada na Rua Magalhães de Almeida, uma das mais importantes da cidade, responsável por ligar a região central à BR-316 e conhecida como Avenida das Clínicas por concentrar hospitais, laboratórios e unidades de saúde.
O serviço prevê o recapeamento completo da via, com nova pavimentação e sinalização, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres.
Segundo o prefeito Roberto Costa, a intervenção vai além de uma simples operação de manutenção e representa um investimento estruturante para a cidade.
“Estamos iniciando aqui pela Magalhães de Almeida, que é uma via importante de passagem na cidade. Não vai ser um tapa-buraco. Aqui será feito um recapeamento completo de toda essa via. Vamos fazer uma nova pista, que também será sinalizada, para que possamos oferecer melhores condições de tráfego, com mais agilidade e tranquilidade para a nossa população.”
Além da Rua Magalhães de Almeida, a gestão municipal também iniciou os serviços de terraplenagem para pavimentar a Avenida do Sopão, no bairro Novo Horizonte, atendendo a uma reivindicação histórica dos moradores.
Os serviços serão estendidos ainda para outros bairros da cidade, incluindo a Avenida Principal do Residencial José Lisboa.
As novas frentes de trabalho reforçam uma política contínua de investimentos em infraestrutura urbana implementada pela administração municipal.
Somente no primeiro ano de gestão, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação, resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado.
O prefeito destacou a importância da colaboração institucional para a realização das obras. “No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento junto com o Governo do Estado. Aproveito para agradecer também o apoio do governador Brandão e do secretário, à época, Orleans Brandão, que era secretário de Assuntos Municipalistas e nos ajudou muito. Nós realizamos cerca de 70 quilômetros de asfalto na nossa cidade.”
Os investimentos já realizados beneficiaram diversos bairros, entre eles Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e outras localidades, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
De acordo com Roberto Costa, os resultados alcançados nas áreas já contempladas permitiram à Prefeitura avançar para novas etapas do programa de pavimentação.
“Uma coisa importante que precisa ser destacada é que, onde o asfalto foi feito, não tivemos problemas. Não tivemos dificuldades, por exemplo, nos bairros Areia, Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e em várias outras áreas onde executamos esse serviço. O asfalto se manteve em boas condições. Por isso, agora temos condições de ampliar esse trabalho para outros bairros.”
Paralelamente às obras de pavimentação, a Prefeitura mantém equipes atuando diariamente em serviços de limpeza urbana e manutenção da drenagem em diversos pontos da cidade.
As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, varrição de ruas, limpeza de canais, galerias e demais estruturas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.
Com investimentos contínuos em infraestrutura, mobilidade e manutenção urbana, a gestão municipal segue avançando na modernização da cidade e na construção de uma Bacabal mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.
jun

Helicóptero usado por sobrinho de Josimar Maranhãozinho é apreendido durante investigação da PF.
A Polícia Federal (PF) apreendeu um helicóptero e maços de dinheiro, na manhã desta quinta-feira (25/6), durante a Operação Afluente, que tem como alvo o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA).
O parlamentar é apontado pelos como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.
Apesar de ter sido apreendida, a aeronave continuou em posse do proprietário, que foi designado como fiel depositário. Os mandados judiciais são cumpridos em endereços ligados ao deputado, no Distrito Federal (DF), em Goiás e no Maranhão.
O helicóptero encontrado pela PF hoje é o mesmo filmado dias atrás transportando o pré-candidato a deputado federal Aldir Junior, sobrinho de Josimar que ocupa atualmente o cargo de vereador de São Luís.
jun
Médico explica como lipo HD, lipoescultura e cirurgias mamárias estão cada vez mais focadas em resultados naturais e individualizados

Dr. Alexandre Augusto Gomes.
Durante décadas, os procedimentos estéticos cirúrgicos estiveram associados à busca por padrões de beleza muitas vezes inspirados por celebridades, modelos e influenciadores. Fotos de referência levadas ao consultório eram comuns e, em muitos casos, os pacientes desejavam reproduzir características físicas de outras pessoas. Hoje, porém, esse cenário vem mudando.
A chamada “era da personalização” tem transformado a relação dos pacientes com a estética. Em vez de perseguir um padrão único de beleza, cresce a procura por resultados que valorizem a individualidade, respeitem as características anatômicas e estejam alinhados ao estilo de vida de cada pessoa.
A tendência acompanha um movimento global de valorização da naturalidade e da autenticidade.
O Brasil permanece entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo. Segundo uma matéria da Folha de São Paulo que trouxe dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país lidera o ranking global de procedimentos cirúrgicos estéticos, com mais de 2,3 milhões de cirurgias realizadas em 2024.
Dentre os procedimentos mais procurados estão lipoaspiração, cirurgias mamárias, blefaroplastia e abdominoplastia.
Para o médico com formação internacional em cirurgia estética, Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves, a mudança mais significativa está justamente no perfil dos pacientes.
“Quando comecei a atuar na área estética, era muito comum o paciente chegar com uma foto de uma celebridade e querer reproduzir exatamente aquele resultado. Hoje vejo uma mudança importante. A maioria das pessoas quer melhorar a aparência, mas sem perder suas características. Existe uma preocupação maior em manter a identidade, respeitando o próprio corpo, a idade e o estilo de vida”, explica.
– A naturalidade como novo objetivo dos pacientes
A busca por resultados discretos e harmônicos deixou de ser uma preferência isolada para se tornar uma das principais tendências de procedimentos estéticos cirúrgicos. “Hoje a palavra que mais escuto no consultório é ‘naturalidade’. Os pacientes querem parecer descansados, mais jovens ou com um contorno corporal melhor, mas sem que as pessoas percebam claramente que fizeram uma cirurgia. Isso faz com que o planejamento seja cada vez mais individualizado, buscando equilíbrio e harmonia, e não exageros”, afirma o médico.
Essa mudança também reflete um amadurecimento do próprio mercado estético. Se em outros momentos procedimentos mais evidentes dominavam as redes sociais, atualmente cresce a valorização de resultados mais sutis, capazes de realçar atributos pessoais sem descaracterizar a aparência do paciente.
Procedimentos corporais como lipo HD, lipoescultura, lipoenxertia e abdominoplastia estão entre os que mais se beneficiam desse novo conceito de personalização, tendo um olhar ainda mais cuidadoso na hora de alinhar as expectativas.
De acordo com o médico, o Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves, o planejamento moderno vai muito além da simples retirada de gordura, o que compreende o processo como um todo, desde o procedimento até o paciente.
“Essas técnicas nos permitem tratar o corpo de forma mais artística e personalizada. Não se trata apenas de retirar gordura, mas de entender as proporções de cada paciente”, comenta.
O médico com RQE em Cirurgia Geral e atuação na área estética ainda ressalta que através dessa personalização e de técnicas avançadas é possível, por exemplo, em alguns casos, remover gordura de uma determinada região e reaproveitá-la em outra área. “Isso gera resultados mais naturais e mais adequados à anatomia de cada pessoa”, afirma.
Justamente por tratar desses procedimentos de forma muito mais personalizada, é possível falarmos sobre “o fim da estética padronizada”, já que para o próprio médico, um dos maiores avanços da cirurgia estética atual está justamente no entendimento de que não existe um único modelo de beleza.
“Eu considero isso fundamental. Não existem dois pacientes iguais. Cada pessoa tem uma estrutura corporal diferente, uma qualidade de pele diferente e expectativas próprias. O sucesso de uma cirurgia depende muito desse entendimento. O objetivo não é transformar alguém em outra pessoa, mas valorizar suas melhores características com segurança e bom senso.”
– Esse conceito tem influenciado também outro segmento do ramo: as cirurgias mamárias.
Hoje, a escolha do volume, formato e projeção das mamas leva em consideração fatores como biotipo, proporções corporais, rotina, prática de atividades físicas e expectativas individuais, substituindo decisões baseadas apenas em tendências do momento.
– O futuro dos procedimentos estéticos cirúrgicos
Não muito distante do que já vivemos, a personalização continuará sendo o principal caminho da especialidade nos próximos anos.
“Acredito que a personalização continuará sendo a principal tendência. Vejo uma procura crescente por resultados mais naturais, proporcionais e compatíveis com o estilo de vida de cada paciente. Também teremos avanços importantes em tecnologias que auxiliam o planejamento cirúrgico, a recuperação pós-operatória e a previsibilidade dos resultados”, pontua o médico.
A expectativa é que recursos tecnológicos cada vez mais avançados permitam simulações mais precisas, planejamentos individualizados e uma experiência ainda mais segura para os pacientes.
Apesar da evolução das técnicas e da crescente busca por resultados personalizados, o médico com formação internacional na área da estética reforça que a decisão por uma cirurgia plástica deve sempre ser tomada com muita responsabilidade.
“Minha principal orientação é que o paciente faça uma consulta detalhada, tire todas as dúvidas e tenha expectativas realistas. Um procedimento estético pode trazer benefícios importantes para autoestima e qualidade de vida, mas ela deve ser encarada com responsabilidade. Segurança, planejamento e uma boa relação médico-paciente são tão importantes quanto o resultado final”, conclui o médico.
– Sobre o especialista
Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves é médico, especialista em Cirurgia Geral (RQE), com formação complementar internacional na área de cirurgia estética e plástica, incluindo fellowship em Milão (Itália) e aperfeiçoamento nos Estados Unidos.
Possui cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos e pós-graduação em Cirurgia Plástica reconhecida pelo MEC. Atua há mais de 25 anos na área cirúrgica e estética.
jun

Imagem meramente ilustrativa…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.
Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.
A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar
Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.
Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.
As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.
Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.
A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.
jun

Projeto prevê que dados sobre multas de trânsito sejam divulgados pela Prefeitura de São Luís, com informações sobre arrecadação e gastos.
A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei nº 0280/2025, de autoria do vereador Andrey Monteiro (PP), que prevê a divulgação periódica de informações sobre a arrecadação e a utilização dos recursos obtidos com multas de trânsito no município.
A proposta determina que os dados sejam disponibilizados no site oficial da Prefeitura de São Luís.
De acordo com o texto, a publicação deverá apresentar, entre outras informações, o valor arrecadado com multas de trânsito no mês e no acumulado do ano, além da destinação dos recursos, detalhando despesas, ações financiadas e os órgãos responsáveis pela execução.
O projeto também prevê a divulgação de eventuais saldos financeiros existentes.
– Multas de trânsito
Pela proposta, os relatórios poderão ser atualizados mensalmente e deverão permanecer disponíveis para consulta pública de forma permanente no portal eletrônico da Prefeitura.
A divulgação deverá ocorrer até o 15º dia útil do mês seguinte ao da arrecadação.
Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a medida busca ampliar a transparência da administração pública e fortalecer o controle social sobre a aplicação dos recursos provenientes das multas de trânsito.
Segundo o vereador, a iniciativa está alinhada aos princípios constitucionais da publicidade e da eficiência na gestão pública.
– Transparência pública
O projeto destaca ainda que o Código de Trânsito Brasileiro determina que os valores arrecadados com multas sejam destinados a ações como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, policiamento e educação para o trânsito.
A divulgação dessas informações permitiria que a população acompanhasse como os recursos estão sendo aplicados pelo poder público municipal.
Durante a tramitação, pareceres técnicos da Câmara apontaram que a proposta não apresenta impedimentos jurídicos e pode seguir para análise e deliberação do Legislativo municipal.
A Procuradoria-Geral da Casa entendeu que a matéria trata de tema relacionado à transparência administrativa e ao interesse local, sem invadir competências exclusivas do Poder Executivo.
Se sancionada, a nova norma passará a exigir a divulgação regular dos dados sobre multas de trânsito, permitindo maior acompanhamento da arrecadação e da destinação desses recursos pela Prefeitura de São Luís.
jun
Um pai de aluno da escola Sistema Educacional Master, localizada no bairro do Filipinho, em São Luís, gravou um vídeo na manhã desta quarta-feira (24) para anunciar que a unidade de ensino particular irá fechar as portas.
De acordo com o pai, a escola não informou como ficará a situação de centenas de estudantes que atuam no colégio nas modalidades do ensino infantil, fundamental e médio.
Conforme o relato, a motivação para o fechamento da escola é o fato de que o prédio localizado na Avenida João Pessoa será vendido para divisão de herança entre os filhos do dono.
jun

Deputado Davi Brandão reforça parceria com Roberto Costa durante festejo junino.
Após uma intensa agenda de compromissos pelo Maranhão, o deputado estadual Davi Brandão encerrou o dia em Bacabal, prestigiando o São João Hexacampeão, promovido pela Prefeitura de Bacabal.
Ao lado do prefeito Roberto Costa, o deputado reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e destacou que seguirá apoiando iniciativas que valorizam a cultura, fortalecem a economia e levam mais oportunidades para a população.
jun
O empresário do ramo automobilístico, Hely Henrique, usou suas redes sociais ainda na noite desta terça-feira (23) para iniciar denúncias que indicam para um esquema de venda de carros e do uso de rifas irregulares em São Luís.
Hely Henrique aponta as denúncias para o também empresário Vonaldo Soares, do ramo de revenda de carros usados, que segundo ele, deve a quantia de R$ 400 mil reais e não quer pagar o valor.
Em diversos vídeos publicados, Hely Henrique diz que Vonaldo Soares passou a dívida de R$ 400 mil para outra pessoa, Klinsmann Amorim, que trabalha com comercialização de aparelhos celulares, mas não recebeu o dinheiro.
O empresário disse que caso não receba seu dinheiro irá “colocar a boca no trombone e denunciar o que Vonaldo Soares anda fazendo”, se referindo a inúmeras irregularidades em venda de carros e uso de rifas irregulares.
– Filho também denunciou
Além de Hely Henrique, quem também denunciou o caso envolvendo Vonaldo Soares e Klinsmann Amorim foi o filho dele, o também empresário João Victor, que gravou uma série de vídeos e incialmente trouxe o assunto à tona, conforme o link abaixo.

Na ordem das fotos, Hely Henrique acusa Klinsmann Amorim e Vonaldo Soares de dívida de R$ 400 mil.
LEIA TAMBÉM:
– SÃO LUÍS: Empresário acusa revendedor de carros e vendedor de celulares de golpe de R$ 400 mil
jun

Conselho Nacional de Justiça.
O corregedor do CNJ, Mauro Campbell Marques, estendeu em 10 dias o prazo para que cinco tribunais de Justiça estaduais atualizem dados sobre os R$ 30 bilhões em depósitos judiciais sob gestão do BRB. A medida ocorre após a crise no banco público ganhar contornos maiores.
Os recursos, que pertencem a participantes de processos, foram transferidos ao BRB em busca de maior rentabilidade. O CNJ acompanha a situação diante do risco de perda caso haja liquidação da instituição.
O BRB informou que a solicitação do CNJ faz parte de um levantamento de dados e não altera a custódia dos depósitos. O ministro do STF Luiz Fux determinou que apenas a Corte pode decidir sobre o acordo homologado na ACO 3.755.
– Mudanças na gestão de contratos e atuação dos tribunais
O CNJ informou que o TJ do Distrito Federal não renovou o contrato com o BRB. Já o TJBA, o TJPB e o TJAL detalharam procedimentos licitatórios, o TJMA contratou diretamente e o TJDFT utilizou credenciamento.
Procurados, os tribunais não se manifestaram. Em março e abril foram prestadas as informações mais recentes pelos tribunais, e Campbell solicitou novas atualizações com prazo de 10 dias.
Segundo o presidente do BRB, há R$ 30,6 bilhões depositados no banco pelos tribunais. A instituição sustenta que não pode movimentar esses recursos, mas a preservação dos valores é incerta, em função da tensão com o cenário regulatório.
– Riscos e perspectivas de/para o judiciário
Em audiência no Maranhão, o antigo presidente da corte destacou que os depósitos renderam cerca de R$ 15 milhões mensais no BRB, acima do que era pago pelo Banco do Brasil, elevando a preocupação sobre a segurança dos recursos.
Especialistas apontam que a rentabilidade elevada aumenta o risco e ressaltam a necessidade de ver o balanço de riscos antes de qualquer decisão. A análise envolve impactos para a jurídica estadual e para a ordem financeira pública.

