Política

12
out

Ribamar 2017: O provável secretariado de Luis Fernando Silva

Pelo Jornalista Domingos Costa
2016-10-08-22-20-19

Colaço se articula junto ao governo e quer a Educação. Teté não desgruda de LF em busca da Saúde.

O titular do blog esteve, neste último feriado, no município de São José de Ribamar.

Além de degustar um peixe-pedra, prato típico da cidade, aproveitou para conversar com algumas pessoas, dentre eles representantes da classe política, da imprensa e do empresariado local, por exemplo.

E o assunto que já domina as rodas de bate-papo, como a da tradicional Praça do Cemitério (uma espécie de Senadinho, igual ao de Imperatriz), é a composição do futuro secretariado do prefeito eleito, Luis Fernando Silva (PSDB).

São nomes das mais variadas correntes. De Políticos a profissionais mais técnicos. Com base nesses relatos, faremos, a partir de agora, alguns apontamentos.

Já tendo sido candidato ao cargo de prefeito, o policial civil Arnaldo Colaço – que este ano disputou, sem sucesso, uma cadeira no parlamento municipal – é apontado como nome certo no secretariado de Luis Fernando. Colaço é presidente do diretório municipal do PSB e sua indicação teria a chancela de caciques ligados ao governo do estado. Colaço quer a Secretaria Municipal de Educação. No entanto, as apostas o colocam no comando da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Defesa Social.

Mais conhecido pelos episódios extravagantes da sua vida pessoal do que pelo trabalho como vereador, Teté Vieira é outro que poderá integrar a equipe de Picolé de Chuchu, de quem não desgruda um só momento.

Humilhado nas urnas, quando obteve pouco mais de 500 votos (reveja) , o ainda vereador do PV poderá ir para a Secretaria de Meio Ambiente. Devido a grande proximidade com LF, alguns observadores chegam a apostar que Teté será o próximo secretário municipal de Saúde.

Ex-secretário do governo Roseana Sarney, o economista Rodrigo Valente, que é sobrinho de Luis Fernando, é outro nome cotado. Analistas ribamarenses o apontam como próximo secretário municipal de Governo. A indicação já teria, inclusive, a aprovação do vice-prefeito, Eudes Sampaio (PTB), de quem Valente foi desafeto por um bom tempo.

Na Secretaria Municipal de Obras, o nome mais forte é o do engenheiro Antônio Garrido, que já exerceu o cargo e acompanhou Picolé na sua passagem eleitoreira pela SINFRA.

Pai da ex toda poderosa do governo Roseana, Ana Graziela, Garrido é amigo de longas datas de Luis Fernando e goza de sua total confiança.

O setor da Agricultura, Pesca e Abastecimento poderá voltar a ser gerido pelo agrônomo alagoano, Isaac Buarque de Holanda. Ele, inclusive, alardeia aos quatro cantos que o cargo já é seu.

A poderosa Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças deverá ser comandada pela economista Joana Marques, amiga de faculdade de Picolé de Chuchu e que já o acompanha há muito tempo.

A pasta da Receita deverá ficar sob a responsabilidade do agora empresário do ramo de postos de combustíveis, Gilvan Oliveira, que seria uma indicação de Eudes Sampaio.

Sampaio também estaria articulando a nomeação do genro, o advogado Vinicius Lauande, para o cargo de procurador do município.

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer deverá ser controlada pelo eterno ex-vereador e ex-secretário, Edson Calixto. Ele poderá ter como adjunto o turismólogo Nelson Weber. A dupla é velha conhecida da classe artística da cidade.

O nome de Weber também foi lembrado para a Secretaria de Assistência Social, uma vez que LF não estaria inclinado a nomear novamente a assistente social Sônia Chaves. Contra ela, segundo as informações colhidas, pesam algumas “broncas” relacionadas ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Eleito vereador, o professor Cristiano Oliveira pode ser alçado ao posto de Secretário Municipal da Juventude, cargo que já exerceu. No entanto, tem gente apostando no nome da advogada Ana Paula Ribeiro, uma ex-militante estudantil de São Luís que se rendeu ao tucanato.

Na comunicação, ainda é precipitado afirmar se Picolé criará uma pasta específica ou manterá a assessoria atrelada ao Governo. O mais cotado para gerenciar o setor é o publicitário Matias Marinho. Porém, a bolsa de apostas cogita o nome do blogueiro Fernando Atalaia, o homem das milhares de visualizações online.

PS: É lógico que os nomes citados podem ser aproveitados em outras pastas, não seguindo rigorosamente a ordem publicada pelo blog. Porém, a maioria absoluta irá compor o primeiro e segundo escalões da gestão LF a partir de 2017. É aguardar e conferir.

12
out

VÍDEO: A vergonhosa votação da candidata a vereadora do Dep. Cleber Verde em Raposa

Pelo Jornalista Domingos Costa


Além de não conseguir eleger nenhum vereador em São Luís, o deputado federal Cléber Verde presidente do PRB no Maranhão, também passou grande vexame ao abrir das urnas desta eleição no município de Raposa.

Não bastasse ter que engolir sua candidata a prefeita [Ocileía] perder a eleição pela maiúscula diferença de 1.900 votos para Talita Laci, do PCdoB, o parlamentar ainda tem que aguentar a gozação do meio político raposense.

É que Verde gravou um vídeo durante a campanha (confira acima) onde pede ao povo do município voto para sua candidata a vereadora Silvelene (PRB). “A participação da mulher na política é fundamental, e a Silvelene se propôs a nos representar na Câmara Municipal da Raposa defendendo os interesses sociais na luta por uma Saúde mais justa e digna ao cidadão. Portanto, no dia 02 de outubro vote: Silvelene número, 10369”, pediu o deputado federal.

Isso sem contar com a estrutura de campanha da republicana, que além de adesivo e perfurados, contou com cartazes e santinhos em abundância. Entretanto, quando saiu o resultado Silvelene apareceu com 19 raquíticos votos. Ficou na 70º posição, é apenas a 17ª suplente.silvene

  • LEIA TAMBÉM:

– Cléber Verde acabou com o vereador Bispo Paulo Luiz…

12
out

Família Mendes ‘faz’ três prefeituras…

Pelo Jornalista Domingos Costa
e410be9a6fccda5cb1de59506f45101c

Tatyana Mendes em Porto Rico; Alberto Magno, Turilândia; e Raimundo Antônio (PR) na cidade de Pedro do Rosário…

Matriarca da família Mendes, a fundadora e primeira prefeita do município de Pedro do Rosário [eleita por dois mandatos consecutivos, 1996 a 2000 e 2001 a 2004] Maria do Rosário Serrão Martins é uma das grandes vitoriosas nessa eleição.

A veterana na política maranhense conseguiu elegeu o genro na sua cidade, a neta em Porto Rico e o filho foi reeleito em Turilândia.

Em Porto Rico, Tatyana Mendes, do PCdoB, foi eleita com 2.851 votos (52.49%) contra 2.463 (45.34%) da candidata Rosa (PP).

Em Turilândia, o prefeito Alberto Magno, também do PCdoB foi aprovado nas urnas para continuar à frente da prefeitura por mais quatro anos. Ele obteve 5.929 votos (54,98%); Contra 4.636 (42,99%) de Paulo Curió (PR).

ma_08060_23_11

Maria do Rosário comemora vitória da neta, do filho e do genro…

Já em Pedro do Rosário, o eleito foi Raimundo Antônio (PR) com 9.456 votos (72.42%), ele conseguiu impedir a eleição da candidata do atual prefeito, Iolanda (PSB) que tirou 3.601 (27.58%).

Maria do Rosário também é mãe dos empresários Klesio Mendes da Silva, representante da Nestlé no Maranhão e de Evila Emilia Mendes Pinheiro, dona da Reprise sonorizações – antiga banda reprise.

Diante do potencial eleitoral conquistado nas urnas de 2016 em Porto Rico, Turilândia e Pedro do Rosário é provável que a família lance um nome para disputar assento na Assembleia Legislativa em 2018.

12
out

Fábio Braga fala sobre a regulamentação da Vaquejada no Estado do Maranhão e no Brasil

Pelo Jornalista Domingos Costa

105_1973O deputado Fábio Braga (SD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (11), para falar da questão da regulamentação da Vaquejada – em pauta no Supremo Tribunal Federal – que, ano após ano, tem sido transmitida de pai para filho nos estados nordestinos.

Em seu pronunciamento, o deputado Fábio Braga observou que a Vaquejada é uma tradição cultural, que envolve uma atividade recreativa – competitiva, com características de esporte no Nordeste brasileiro, que evoluiu, ao longo dos anos, e ganhou uma proporção gigantesca em todo o Brasil.

O parlamentar destacou a questão do parque de Vaquejada, onde um grande número de investimentos é feito. Como exemplo, pode-se citar desde lojas para a compra de ração para os animais, até a parte de recreação para os visitantes.

Segundo o deputado, a Vaquejada, como esporte e tradição cultural, é suscetível a modificações e pode ser financiada pelo poder público em parceria com a iniciativa privada. Fábio Braga entende que, além das questões cultural e financeira, a Vaquejada é uma tradição, que deve ser incentivada pelo legislador, por ser de extrema importância para as comunidades, especialmente as nordestinas.

VAQUEIRO PROFISSIONAL

Na avaliação de Fábio Braga, determinadas práticas devem ser observadas, melhoradas e regulamentadas. “A sanidade dos animais e a conservação de uma boa prática esportiva passa, também, pela vontade e pelo empenho do competidor de melhorar a disputa”, disse.

Fábio Braga comentou que, de maneira alguma, viu a vontade dos competidores em retroagir, mas em melhorar, cada vez mais, a vaquejada, tornando-a segura para quem assiste, para quem pratica e para os animais que estão na pista.

Ao defender a Vaquejada, o deputado Fábio Braga declarou que a regulamentação de tal prática é indispensável, pois não se pode, de maneira alguma, extinguir uma tradição, de um só golpe, haja vista a manifestação cultural ser consagrada em todo o Brasil, especialmente no Nordeste.

Concluindo, Fábio Braga lembrou que o vaqueiro tem a profissão regulamentada por lei e a Vaquejada, hoje, serve de motivo para festas tradicionais em vários municípios. “Em Vargem Grande tem um Santo Vaqueiro: São Raimundo Nonato dos Mulundus”.

11
out

Neto Carvalho ‘fez’ cinco prefeituras no Baixo Parnaíba

Pelo Jornalista Domingos Costa
0000020160204_212123

Neto Carvalho elegeu em Magalhães de Almeida, Araioses, São Bernardo, Água Doce e Brejo….

O ex-prefeito de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho, é um dos nomes que saiu gigante após o resultado destas eleições.

O líder politico do Baixo Parnaíba mesmo sem disputar o pleito eleitoral de 2016 conseguiu “fazer” quatro prefeitos.

Explico:

Na sua cidade natal, conseguiu reeleger como prefeito seu ex-vice Tadeu, do PMDB, com 4.895 (50.41%). A diferença do segundo colocado – Costa Júnior (PCdoB) – foi de apenas 80 votos.

Na cidade de São Bernardo, elegeu com folga seu filho João Igor (PMDB) com 9.219 votos (59.95%). O segundo colocado foi Coraninho, do PSDB, com 5.823 (37.87%).

Já em Araioses, Neto apoiou o Dr. Cristino (PSDC) e saiu vitorioso com 8.030 votos (34,62). A atual prefeita Valeria do Manin (PR) tirou 7.213 (31.10%) e a ex-prefeita Luciana Trinta (PCdoB) 5.027 (21,68%); seguido de Weliton do Posto, do PRB, que obteve 2.922 votos (12.60%).

No município de Água Doce, N.C ajudou eleger a jovem Talita Dias (PMDB) com 4.111 votos (47.61%); O segundo colocado foi o atual prefeito que não conseguiu reeleição, Rocha Filho (PDT) que obteve 3.603 (41.73%).

E em Brejo, o líder político esteve no palanque do peemedebista Zé Farias, eleito com margem grande de votos 9.902 (54.05%), contra a candidata Olivia Caldas (PP) 6.382 (34.84%).

N.C ainda consolidou sua liderança em outros municípios da região, como em Santa Quitéria, Paulino Neves e Santana do Maranhão.

Portanto, podem anotar: Na eleição estadual vindoura Carvalho é um candidato extremamente forte como deputado estadual…

11
out

Astro de Ogum mostra resultados do seu trabalho como presidente da Câmara de São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

Atual presidente do Legislativo da capital implementou significativas mudanças na Casa e mudou a imagem da Câmara.

1111___astro_de_ogum___politica_3-164498

Gestão de Astro à frente da Câmara mostra compromisso com a coisa pública…

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), reuniu os funcionários daquele poder, no final da manhã desta terça-feira (11), no plenário daquela casa parlamentar e falou de algumas ações que estarão sendo implementadas até o final do ano.

Ele disse que a primeira parcela do  13º salário será paga até o dia 20 de novembro, enfatizando que o recurso está aplicado e que, com a sobra, irá beneficiar os  servidores com um abono de final de ano. Disse, ainda o presidente da Câmara, que já está determinando o processo licitatório para a aquisição de um ônibus, que servirá para transportar os vereadores dentro do programa Câmara Itinerante e para levar estudantes da rede pública municipal para conhecer o parlamento municipal uma vez por semana.

“Esta casa é do povo e nada mais justo do que trazer os estudantes para conhecê-la. É um patrimônio público e a meninada precisa conhecer seus vereadores e o funcionamento dela”, destacou Astro de Ogum, assinalando ainda que, em outra etapa de seu trabalho, está viabilizando o ticket alimentação para o servidor poder escolher onde quer almoçar.

Astro também garantiu que, em convênio com a Associação dos Servidores, a Câmara possibilita ao funcionalismo um plano de saúde com valores dentro do poder aquisitivo de cada um além de haver solicitado paciência para que possa estabelecer  o cumprimento de toda a pauta de campanha presidencial, além de alinhavar vários avanços neste quase dois anos de administração.

“A Câmara Municipal não tem credores atualmente. Suas contas estão e dia e temos dinheiro em caixa. Foi uma de nossas bandeiras e hoje, podemos dizer que o Legislativo de São Luis é um exemplo de administração”, salientou o vereador.

11
out

Aprovado projeto que autoriza empréstimo da Caixa Econômica ao governo do MA

Pelo Jornalista Domingos Costa

Resultado de imagem para plenario da assembleia legislativa maO plenário aprovou, na sessão desta terça-feira (11), o Projeto de Lei Nº 183/16, de autoria do Poder Executivo, enviado à Assembleia Legislativa através da Mensagem Governamental nº 077/2016, que altera a Lei nº 10.440, de 26 de abril de 2016, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, voltada à viabilização de despesas de capital constantes dos orçamentos anuais, mediante prestação de garantia pela União, e dá outras providências.

Este projeto (cujo texto foi publicado no Diário da Assembleia, edição de 5 de outubro de 2016) autoriza o Poder Executivo Estadual a realizar operação de crédito no valor de até R$ 55.226.000,00 (cinquenta e cinco milhões, duzentos e vinte seis mil reais) junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para aplicação na obra de reestruturação da Avenida dos Holandeses, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), o qual está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pacto da Mobilidade.

O projeto foi votado mediante encaminhamento feito pelos deputados Max Barros, Edilázio Júnior, Adriano Sarney, Marcos Caldas, Cabo Campos, César Pires e Rogério Cafeteira. Antes da votação em Plenário, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas com votos contrários dos deputados Sousa Neto e Adriano Sarney.

11
out

Mulher do deputado Júnior Verde passa vergonha nas urnas de São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa
foto-sandra-lima

Nem a distribuição de cesta básica deu jeito, a mulher é ruim de voto mesmo.

Fracasso total! Não pode ser avaliada de outra forma a candidatura da esposa do deputado estadual Júnior Verde (PRB). Sandra Lima disputou uma vaga à Câmara de Vereadores de São Luís e obteve míseros 487 votos (0.09%)

O marido chegou a romper politicamente com o próprio irmão – o deputado federal Cléber Verde – para atender o capricho da mulher, que queria a todo custo enfrentar as urnas.

Sem ouvir a voz da experiência, diante da decepcionante votação, a psicóloga saiu frustada desta eleição. Antes tivesse ficado no seu devido lugar: aterrorizando o gabinete do marido na Assembleia Legislativa e criando intrigas entre os assessores e ajudando a perder votos de lideranças pelo interior do Estado.

Ex-vice-presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA), Sandra Lima vista pelos mais próximos como arrogante e prepotente, fez questão de ainda na pré-campanha desfiliar-se do PRB, presidido no Estado pelo seu cunhado, e filiar no PPS da então candidata a prefeita Eliziane Gama. Estratégia totalmente furada!

Com o número 23.333, na campanha da esposa de Verde não faltou estrutura: Carros de som, adesivos e perfurados, além de milhares de santinhos e dezenas de malotes de cartazes regaram a campanha de Sandra, o que não foi o suficiente para convencer o eleitorado de São Luís.

Sem falar que antes da campanha de fato começar, dona Sandra não dispensa participação nos eventos da GEDEMA, onde posava distribuindo cadeira de rodas, cestas básicas, fraldas e kits de higiene, donativos, entrega de uniforme, brechó e até distribuição de ovos de páscoas.

Nada adiantou, a mulher é ruim de voto!

LEIA TAMBÉM:

– Deputado Júnior Verde tira esposa do PRB; Sandra Lima vai filiar no PP

– Junior Verde está cego pela candidatura da esposa e pretende encarar até o irmão

– Irmãos deputados Cleber e Junior Verde estão em pé de guerra, entenda porquê

11
out

Quando Gláucio Alencar será julgado pelo envolvimento no assassinato de Décio Sá?

Pelo Jornalista Domingos Costa
agiota-glaucio-alencar-pontes-carvalho

Gláucio ganhou uma espécie de progressão de pena, mesmo sem cumprir pena alguma…

Uma decisão da Justiça do Maranhão que determinou ao agiota Gláucio Alencar – acusado pelo assassinato do jornalista Décio Sá – passar a cumprir prisão domiciliar, trás a toma o questionamento do título deste post.

O agiota foi beneficiado por decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), autorizando o cumprimento da prisão temporária em casa, com monitoramento por tornozeleira eletrônica, referente a um caso envolvendo agiotas com investigação originária na cidade de Bacabal.

Entretanto, o mandante e financiador da morte do jornalista continuará preso, ainda por conta do próprio caso Décio, mesmo sem ainda ter sido condenado.

Gláucio foi preso em junho de 2012, dois meses depois da morte de Décio. O empresário é apontado pelo Ministério Público como mandante da morte do jornalista.

Como pode um bandido da periculosidade do agiota [preso há mais de quatro anos] ainda não ter sido julgado?

A defesa do empresário tenta, desde a sua prisão, tirá-lo da cadeia por excesso de prazo.

O mais frustante no caso Décio é que não há prazo para julgamento de nenhum dos envolvidos.

Essa é justiça brasileira, melhor, a maranhense…

11
out

Construção da Ponte entre Paulino Neves e Barreirinhas aumentará fluxo de veículos

Pelo Jornalista Domingos Costa
foto-1-construcao-da-ponte-de-concreto-entre-paulino-neves-e-barreirinhas-aumentara-fluxo-de-veiculos

Obras da ponte de concreto entre Barreirinhas e Paulino Neves estão avançadas.

Com o objetivo de aumentar o acesso de veículos e garantir a segurança das pessoas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está substituindo a ponte de madeira entre os municípios de Paulino Neves e Barreirinhas. Esta ponte chegou a ter sua estrutura comprometida e só permitia a passagem de um veículo por vez.

A nova ponte sobre o Rio Novo terá 140 metros de extensão e 12 metros de largura, possibilitando a passagem de vários veículos por vez. Serão duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres. A construção faz parte das ações integradas que visam facilitar o acesso à Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos mais desejados do país.

Durante a construção da ponte de concreto os veículos pesados como caminhões vazios ou com cargas serão proibidos de usar o percurso que liga Paulino Neves a Barreirinhas. A ponte de madeira que está sendo substituída não suporta o peso destes veículos, apenas automóveis, caminhonetes e vans terão acesso ao trecho.

foto-2-construcao-da-ponte-de-concreto-entre-paulino-neves-e-barreirinhas-aumentara-fluxo-de-veiculos

Obras da ponte de concreto entre Barreirinhas e Paulino Neves estão avançadas.

Ainda nesta semana a equipe de logística da Sinfra, em parceria com a Polícia Militar, montará a estrutura necessária para regular a passagem de veículos. “A Sinfra está trabalhando no sentido de antecipar a conclusão da ponte, para minimizar os problemas e garantir a comodidade da nova ponte aos usuários”, explicou o secretário Adjunto de Obras Rodoviárias, Samuel Gonçalves.

A estrada ligando a cidade de Paulino Neves a Barreirinhas terá 34 quilômetros, sendo de responsabilidade do Governo do Estado a pavimentação da rodovia. Esta integrará o circuito entre Barreirinhas e o Parque Nacional de Jericoacoara, passando ainda pela área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba. O acesso vai diminuir o trajeto entre Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses. Beneficia, ainda, condutores de caminhões de carga que terão economia de tempo e de dinheiro.

A Rota das Emoções envolve 14 municípios, sendo o Maranhão com o maior número de cidades participantes – Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro, Tutóia, e, neste novo ciclo, a inclusão do município de Água Doce do Maranhão.

1 1.729 1.730 1.731 1.732 1.733 2.337