set

Beto ao lado de Zequinha Amaral, novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”.
O vereador Zequinha Amaral (PRTB – 28) foi escolhido como novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”, o maior grupo político da história da cidade e que reúne, ainda, PDT, PSDB, PSL, PSC, PTB, PP, DEM, PHS, PT do B e PTN.
Ele terá como candidata a vice-prefeita a professora; ex-secretária municipal de Educação e Administração; ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal de Matinha em duas oportunidades, Maria de Jesus (PSL).
Zequinha assumiu o posto de titular da candidatura majoritária em substituição ao atual prefeito Beto Pixuta (PDT), que teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele era o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Pixuta.
“Nossa campanha continuará forte e contando com o apoio massivo dos matinhenses. Infelizmente, o prefeito Beto acabou sendo vitimado por uma manobra da oposição acatada pela Justiça. Porém, nosso grupo é unido; é grande; tem trabalho prestado à cidade e seu povo. Tenho certeza que, no dia 02 de outubro, sairemos vitoriosos”, afirmou Amaral.
Beto Pixuta também assegurou estar confiante na vitória da chapa Zequinha/Maria de Jesus.
De acordo com o prefeito, tratam-se de dois políticos sérios, filhos de Matinha e que tem relevantes serviços prestados ao município.
Oriundo de uma das famílias mais tradicionais da cidade, Zequinha Amaral está exercendo o seu terceiro mandato como vereador de Matinha, sendo que em duas legislaturas presidiu a Câmara Municipal. Ele é professor da rede municipal de ensino, é formado em Letras e está cursando Direito.
set

Cunha acompanha painel de votação durante sessão que cassou seu mandato…
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) é parcialmente responsável pela cassação de seu mandato, aprovada nesta segunda-feira (12). “O governo é culpado quando fez o patrocínio [da candidatura de Rodrigo Maia], porque quem elegeu o presidente [da Câmara] foi o governo. Quem derrotou o candidato Rogério Rosso foi o governo”, disse Cunha em entrevista logo após a sessão em que ele teve o mandato cassado.
Cunha mencionou Maia ao lembrar que ele foi eleito, em julho, para o mandato-tampão da Câmara com o apoio do governo — a Câmara havia ficado sem presidente fixo após a renúncia de Cunha ao cargo.
O deputado cassado nesta noite apoiava o candidato do chamado “centrão” Rogério Rosso (PSD-DF). Cunha disse que a vitória de Maia na eleição para a presidência da Câmara foi decisiva para a sua cassação e que ele foi vítima de uma vingança política. “É o conjunto político do processo de vingança da conjuntura […] quando o governo patrocinou a candidatura do presidente que se elegeu em acordo com o PT, o governo, de uma certa forma, aderiu à agenda de cassação”, afirmou o deputado cassado.
O peemedebista não chegou a culpar o presidente Temer diretamente por sua cassação, mas disse que quem de fato “comanda o governo” é o secretário-executivo do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), Moreira Franco, que sogro é de Rodrigo Maia.
“Todo mundo sabe que na verdade, há uma articulação porque no governo hoje tem uma eminência parda. Quem comanda o governo é o Moreira Franco, que é sogro do presidente da Casa. Então o sogro do presidente da Casa fez uma articulação que fez com que fosse feita uma aliança com o PT e, consequentemente, a minha cassação estava na cara”, disse Cunha.
set

Beto Pixuta (PDT) e Eldo Jorge (PCdoB), únicos candidatos do município, tiveram suas candidaturas indeferidas hoje pelo TRE
Os dois candidatos ao cargo de prefeito do município de Matinha, Beto Pixuta (PDT), e Eldo Jorge (PCdoB), tiveram suas candidaturas indeferidas hoje, por unanimidade, pela corte do TRE-MA. Todos os desembargadores seguiram o voto do relator, Raimundo Barros.
Beto Pixuta tem condenação confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por improbidade administrativa. Enquanto Eldo Jorge, tem uma multa em processo de compra de voto. Com a decisão, e faltando apenas 20 dias para as eleições, a cidade maranhense está sem nenhum candidato concorrente para a disputa.
Foram julgados ao todo até agora, 121 processos, dos quais 47 tratavam de recursos de registros de candidaturas e 74, sobre transferência de domicílios e filiação partidária.
O calendário eleitoral prevê que a data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos deviam ser julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões até hoje(12).
No entanto o presidente do TRE-MA, desembargador Lourival Serejo, explicou que foi somente nos últimos dias que os recursos começaram a subir para o TRE-MA e estão sendo julgados normalmente, sem prejuízos ao calendário eleitoral.
set

Suspeitos foram presos minutos após o ataque…
A Polícia Militar do Maranhão identificou quatro suspeitos de terem ateado fogo em um ônibus, na Avenida Kennedy, em São Luís. O crime aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (12). Três adolescentes foram apreendidos e um suspeito preso por participação no ataque, as prisões foram realizadas pelo Grupo de Serviço Avançado do 9º Batalhão, pouco tempo depois da ocorrência.
De acordo com o comandante do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), Coronel Pedro Ribeiro, o ataque ao coletivo aconteceu em represália à morte de Thiago Marques dos Santos, de 22 anos, conhecido como Tilico, e que tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e homicídio.
Segundo a Polícia Militar, o autor dos disparos contra Thiago ainda não foi identificado. O crime ocorreu nesta madrugada no Bairro de Fátima. Após ser levado para o Hospital Dr. Djalma Marques (Socorrão I), o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 8h.
Atendimento
A ocorrência do ataque ao coletivo foi atendida pelo 1º Grupamento de Bombeiros Militar, do Parque do Bom Menino, que conseguiu debelar o princípio de incêndio. O CBMMA também socorreu as vítimas do ataque, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Duas das vítimas foram liberadas após os primeiros socorros, e, a outra, Benedita dos Santos Almeida, encaminhada a um hospital da rede privada com queimaduras de segundo grau.
set
O governador Flávio Dino participou da solenidade de posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (12). Ela substitui o ministro Ricardo Lewandovsky no comando da mais alta Corte da Justiça brasileira durante o biênio 2016/2018 e também acumulará a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A cerimônia de posse contou com a participação de chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil e foi aberta com o Hino Nacional na voz do cantor Caetano Veloso.
set

Multidão nas ruas de Bacabeira em prol do 65…
Estamos a vinte dias das eleições e, ao que se percebe, os Bacabeirenses já decidiram pela continuidade do trabalho protagonizado pelo grupo do prefeito Alan Linhares (PCdoB) no município. Por onde a comitiva 65 passa, é notório a participação voluntária a favor do atual gestor municipal.
No último final de semana, Alan Linhares esteve nos povoados de Gameleira, Zé Pedro e Vidéo. Nas visitas que tem realizado, Alan Linhares cumprimenta a todos, um por um, com atenção e respeito. Em resposta, populares fizeram questão de receber o candidato, dando demonstrações espontâneas da continuidade do projeto a partir de 2017.
O que se comenta na cidade é que reconduzir Alan Linhares para o Poder Executivo é uma questão de honra para os municipios, uma vez, que o comunista é filho da terra, ao contrário de sua principal adversária, a candidata Fernanda Gonçalo (PMN) que foi derrotada em 2012 não se via na cidade.
Para Alan Linhares, essa influência popular o incentiva a trabalhar mais por Bacabeira. “A receptividade do povo tem sido intensa e calorosa. Nosso mandato sempre esteve à disposição das pessoas, ouvindo as suas demandas e trabalhando na solução dos problemas. Em cada casa que eu entro, presencio manifestações de carinho e confiança pela nossa candidatura. São gestos como esse que nos motiva”, declarou.
set

Milhares de pessoas participaram do ato político em apoio a Beto Pixuta.
Um evento jamais visto na cidade e que contou com a participação de milhares de pessoas, todas moradoras do município. Assim foi a caminhada/carreata realizada neste último fim de semana, em Matinha, que confirmou apoio da população à reeleição do prefeito Beto Pixuta (PDT).
Beto, que comanda a coligação “Unidos Por Matinha”, maior grupo da história política do município, participou do ato acompanhado de candidatos ao cargo de vereador e de diversas lideranças, dentre elas o seu candidato a vice-prefeito, Zequinha Amaral (PRTB), e o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT).
“Hoje, tivemos a prova mais concreta de que o povo está do nosso lado e reconhece o trabalho que estamos executando em Matinha. Nesta caminhada/carreata participaram, de forma espontânea, somente moradores da cidade. Ninguém foi trazido de Viana ou Olinda Nova, por exemplo. Estamos felizes e com a certeza de que a população quer que o município permaneça no caminho certo do progresso”, afirmou Beto, que também realizou um grande comício no povoado Patos.
O “Arrastão do 12” saiu do aeroporto municipal; percorreu a avenida principal e outras vias; até o comitê central da coligação “Unidos Por Matinha”. Durante o percurso, Beto Pixuta recebeu inúmeras declarações de apoio e carinho.
“Beto foi o prefeito que mais trabalhou por Matinha. Construiu novas escolas e unidades de saúde; pavimentou ruas e abriu estradas de acesso aos povoados mais distantes. Investiu em políticas públicas para os jovens, mulheres e agricultores familiares. Por tudo isso e muito mais, os matinhenses já decidiram e no dia 02 de outubro irão votar no 12”, afirmou o comerciante João Silva.
Glalbert Cutrim disse ter ficado emocionado, mais uma vez, com a vibração e demonstração de carinho dos matinhenses.
De acordo com o deputado, ao contrário da oposição, que tenta espalhar, sem sucesso, informações inverídicas, Beto Pixuta realiza uma campanha propositiva, na qual apresenta os avanços alcançados até o momento e as ações que executará nos próximos quatro anos.
“Contra o sentimento popular das ruas, não há argumentos e, muito menos, mentiras. O povo reconhece o trabalho do Beto e quer que ele continue à frente do comando do município”, disse.
set

Líder do governo Flávio Dino na ALEMA, deputado estadual Rogério Cafeteira…
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSC), ocupou a tribuna da Casa, nesta segunda-feira (12), para esclarecer acusações feitas pela oposição contra o Governo do Estado.
Rogério Cafeteira iniciou seu discurso falando sobre a crítica feita pelo deputado Adriano Sarney (PV) pelo estado da MA-006 que segundo ele está completamente destruída. O líder prosseguiu concordando com a afirmação do oposicionista, mas destacou que o mal estado da rodovia é percebido a bastante tempo e que isso se deve à falta de manutenção durante todo o governo passado. Cafeteira lembrou que a gestão de Flávio Dino tem feito um tapa-buracos para que se possa manter o mínimo de trafegabilidade. “Diferente do que o deputado Adriano afirmou aqui, e lamento novamente o deputado não ter ido conosco, comigo, com a deputada Andréa ao Rio de Janeiro, para ele entender como funciona os recursos do BNDES. O recurso do BNDES não pode ser aplicado em recuperação de estrada, apenas em implantação”, disse.
Ainda segundo o parlamentar, estrada já existe, está deteriorada, e precisa de uma recuperação e infelizmente o contrato que rege esse empréstimo não permite. “Acho bom que o deputado Adriano hoje esteja viajando pelo Maranhão de carro, porque aí ele tem a noção exata das condições que os mortais enfrentam em uma campanha, que é pela estrada, as dificuldades, os buracos. Infelizmente não estamos no patamar que desejamos, mas tenho certeza de que, ao fim desses quatro anos, a nossa rede viária estará muito melhor do que se encontra agora, as nossas rodovias estarão muito melhores do que se encontram agora”, ressaltou Rogério.
O líder continuou seu discurso pontuando também outra questão que o Deputado Adriano Sarney teria dito na tribuna sobre às despesas correntes líquidas, onde o parlamentar insinuou que o governo do estado inflou a folha de pagamento supostamente nomeando mais pessoas. “Digo que isso não é verdade! E a conta é muito simples. Receita Corrente Líquida é tudo que o Estado recolhe de taxas e impostos, isentando transferências constitucionais como FPE, por exemplo. Então o que acontece? Nós conseguimos aumentar em 5% a arrecadação no ano passado. Foram 5% em valores nominais, mas contra uma inflação de 10% e, nesse mesmo período, foi dado em média um aumento de 18% ao funcionalismo do Estado. Aí está a matemática, por isso se passou de 38 para 46 o comprometimento da Receita Líquida com a despesa com folha de pagamento. Não existe nenhuma ação do governo para nomear ou para inchar a folha”. Rogério falou ainda que as contratações feitas foram para a Polícia Militar, para Agente Penitenciário e que trata-se foi uma troca, muito bem feita, para acabar com a terceirização e fazer o concurso para agentes penitenciários. E também uma ação acertada na área da Educação com a valorização dos professores. “Acho que ninguém pode condenar um governo que está investindo na segurança e na educação”, complementou.
Eu gostaria que o nobre deputado Adriano Sarney estivesse aqui para que a gente pudesse debater mais, mas basicamente foram críticas feitas por ele que estou aqui para esclarecer. Talvez o deputado tenha falado da questão da estrada com recurso do BNDES por falta de conhecimento, infelizmente nós não podemos fazer isso. Se o Governador Flávio Dino fosse perseguidor, não teria mantido todas as empresas que trabalhavam e que trabalham hoje fazendo as obras com recursos do BNDES. O governo teria cancelado todas as licitações, todas. E só não trabalha hoje no Estado quem não quis. A única exigência é que faça o serviço. Fez o serviço, recebe. Infelizmente nós passamos praticamente um ano perdido para corrigirmos falhas na execução do contrato do BNDES feito pelo governo anterior. Eram 240 milhões de glosas. E o que gerou esse fato do BNDES fazer essas glosas? Irregularidades durante o pagamento de obras. Obras pagas sem iniciar; obras pagas sem a devida autorização da empresa que fiscaliza o financiamento. Então, Antes de fazer acusação, é importante a gente entender como funcionam as coisas, porque senão você acaba fazendo afirmativas injustas”, finalizou.
set
A Ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, decidiu manter afastado o prefeito de Humberto de Campos, Raimundo Nonato dos Santos, o Deco(PMN). Em decisão assinada no último dia 06, a relatora indefere o pedido que mantêm o gestor bem longe dos cofres públicos.
Contra Deco pesa a acusação do Ministério Público do Estado do Maranhão que ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa sob a alegação de que o prefeito e seus auxiliares utilizaram da estrutura administrativa municipal para desviar dinheiro público.
Quem continua no comando da prefeitura é o vice eleito em 2012, Augusto Cesar Fonseca Filho, o Guto(PTB). Confira abaixo a íntegra da decisão do STJ:


set
Passeata candidata a prefeita Talita Laci (PCdoB) pelas avenidas de Raposa realizada na tarde deste domingo [11 de setembro de 2016]. As imagens são de Leandro Souza, via drone.
As imagens falam por si só. Nada mais a declarar!!!

