ago

Júnior Marreca passa cheque voador para custear campanha do filho…
Ex-prefeito de Itapecuru-Mirim e atual deputado federal pelo PEN, Antonio da Cruz Filgueira Junior, o Júnior Marreca precisa aprender honrar seus compromissos, sobretudo, os financeiros.
É que na semana passada, o parlamentar passou por um constrangimento imenso ao ter um cheque no valor de R$ 2.500 devolvido pelo Banco do Brasil por estar sem fundo. O “voador”, foi assinado no dia 15 de agosto, um dia antes do início da campanha eleitoral e serviria para custear despesas da campanha do filho, Neto Marreca (PEN), candidato a prefeito em Itapecuru-Mirim.
Além do ato irresponsável de calote, o deputado cometeu pelo menos um crime: emitir cheque sem provimentos de fundos é uma conduta típica de criminoso, do tipo estelionatário. Essa conduta está no artigo 171 do Código Penal Brasileiro e a pena pode chegar à cinco anos de prisão.
O titular do cheque foi procurado pelo blog para se pronunciar a respeito, mas sem sucesso.
ago

Paulo Veloso retornou nesta tarde ao comando da cidade…
A desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes devolveu nesta terça-feira(30) o cargo de prefeito da cidade de Pio XII ao senhor Paulo Roberto de Sousa Veloso.
O chefe do executivo estava afastado do cargo desde o último dia 16 (LEMBRE), sob acusação de desviar mais de R$ 2,5 milhões da Prefeitura por meio de funcionários fantasmas que recebiam proventos mensais da administração municipal sem exercer expediente diário, como sustenta o Ministério Público.
Na decisão a Desª. diz que não houve obstrução à justiça que justificasse o afastamento do gestor do cargo e de seus secretários municipais.
“Diante do exposto, defiro o pedido para a suspender os efeitos da decisão liminar de afastamento proferida nos autos da Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa nº 122771.2016.8.10.0111 (processo nº 1233/2016), pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Pio XII”, decidiu o magistrada, ao suspender os efeitos da liminar de afastamento proferida nos autos da Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa.
Sobrinhas do prefeito
Entre as tantas pessoas que comprovadamente recebiam sem trabalhar na folha de pagamento da prefeitura de Pio XII, pelo menos duas das três sobrinhas do prefeito Veloso figuravam como servidores públicas municipais “fantasma”, pois, sequer residiam na cidade, pior, estudam e, portanto, moram fora do país.
Ana Larissa Veloso Rodrigues, residente na Cidade de Assunção, capital do Paraguai, na qual cursa Medicina, entretanto, ocupava de forma irregular o cargo de Assessora da Secretaria Municipal de Educação.
A segunda sobrinha do prefeito agraciada com recursos público tipo “marajá” foi Camila Atalia Chagas de Oliveira, residente na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, país no qual também cursa Medicina. Ela também ocupava o cargo de Assessora da Secretaria Municipal de Educação.
Além de Larissa e Camila, uma terceira sobrinha também ocupou o cargo de funcionário fantasma de Assessora da Secretaria Municipal de Educação, mesmo sem nunca ter pisado no órgão. Ana Carulina Veloso Rodrigues, residente na Cidade de São Luís.
LEIA TAMBÉM:
– Sobrinhas do prefeito de Pio XII que moram no Paraguai e Bolívia recebiam como fantasmas
– Operação Descarrego: Justiça afasta prefeito, secretários e procurador de Pio XII
– Operação Descarrego: Promotor diz que 40 pessoas recebem sem trabalhar na prefeitura
ago
O Ibope é conhecido no Maranhão como a empresa que mais errou em pesquisas eleitorais; Os erros grosseiros foram confirmados, por exemplo, ao abrir das urnas na eleição de 2014.

Para o ex-ministro Ciro Gomes, Carlos Montenegro, dono do instituto “é capaz de vender a própria mãe para ganhar uma eleição”.
Apesar de acreditar que o candidato a prefeito por São Luís Wellington (PP) esteja em fase de grande crescimento ao ponto de já ter alcançado a segunda colocação, não posso calar diante do ilógico resultado da pesquisa Ibope, contratada pela TV Mirante que diz ter ouvida 805 pessoas no período de 25 a 30 de agosto.
O levantamento registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo N° MA-08827/2016, alega que Edivaldo Júnior (PDT) possui 29%; Wellington do Curso (PP) 20% e Eliziane Gama (PPS) 16%. Francamente, não tem como acreditar que um prefeito com tamanha rejeição consiga liderar a disputa municipal com quase dez ponto na capital. Sustentar que Eliziane despencou mais da metade do seu desempenho em menos de 20 dias de campanha é outra insanidade.
Errou tudo em 2014
Na eleição passada, o Ibope errou nada mais nada menos do que 66,66% das previsões de resultado, o que significa que antes do primeiro turno, fora da margem de erro, os resultados do Ibope divergiram em 17 dos 26 Estados, mais o Distrito Federal. Na disputa entre Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), o Ibope indicava, no dia 4/10, que a presidente teria 46% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves teria 27% e Marina Silva teria 24%. Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Dilma estaria entre 44% e 48%; Aécio estaria entre 25% e 29%; Marina, entre 26% e 22%.
No Maranhão
Na eleição de 2014 no Estado, o Ibope também manteve a média assustadora de erros, que só acontecem, quando é para favorecer os candidatos do grupo Sarney.
De acordo com os números do Ibope/TV Mirante, o então candidato ao Palácio dos Leões, Flávio Dino (PCdoB) venceria a eleição com 59% dos votos, contra 38% de Lobão Filho (PMDB). Com a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, Dino estaria entre 56% e 62% e Edinho entre 35% e 41%. Como se sabe, Flávio venceu a eleição com 63,52% e Lobão 33,53%.
Para o Senado, o erro do Ibope foi ainda mais gritante. Segundo o instituto, Gastão Vieira venceria a disputa ao Senado, com 33%, contra 26% de Roberto Rocha. Ocorreu o inverso, Roberto Rocha venceu obtendo 51,54% e Gastão 44,48%. Até hoje o senador maranhense espera ao menos um pedido de desculpas, mas nada…
Vende até a mãe
Ainda me reportando àquela eleição, ficou famosa uma frase do ex-ministro, hoje pedetistas Ciro Gomes sobre o dono do Ibope, Carlos Montenegro. Ciro afirmou numa entrevista à RedeTV, que proprietário do instituto “é capaz de vender a própria mãe para ganhar uma eleição”.
Portanto, as previsões do Ibope para as eleições de 2016 em São Luís comprovam que o Instituto age com má fé para tentar enganar a opinião pública e fraudar a eleição. Apesar de pouca vezes ter conseguido.
ago
Durante a polêmica sessão extraordinária do Senado Federal para julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) por crime de responsabilidade, muitas pessoas ficaram atentas à TV Senado para conferir imagens ao vivo de um dos acontecimentos que promete entrar para a História do Brasil.
Contudo, em meio a aplausos, vaias e discursos acalorados, muitos internautas e partidários contra a favor de Dilma ficaram atentos a detalhes que vazaram das câmeras da emissora exclusiva da Casa legislativa. Um dos momentos flagrantes que causou comoção na web ontem, dia 29 de julho, foi a imagem de um senadorbalançando um pacotinho suspeito durante a defesa de Dilma.
No momento em que a petista falava em resposta ao senador Aloysio Nunes (PSDB), uma das lentes que circulava pelo Senado focou uma mão misteriosa entre os parlamentares sacudindo um pacote pequeno com alguma substância branca dentro.
Ainda não se sabe do que se tratava, mas muitos internautas acusaram o senador de identificação desconhecida de estar “batendo” um pouco de cocaína para ser consumida no intervalo da sessão. Como forma de “debochar” do fato, foi inserida a música “Tem coca aí na geladeira” de Bezerra da Silva. O vídeo repercutiu pelo Facebook e Twitter e já conta com mais de 260 mil acessos só em uma das páginas divulgadoras.
Até o momento, nenhum senador se manifestou a respeito das imagens, já que não foi possível identificar de quem era a mão misteriosa. Porém, há internautas que acusam um senador da oposição como dono do pacotinho.
ago
Além de pagar por obra não executada, prefeito ainda enganou o Tribunal de Contas do Estado ao informar por meio de notas e extratos bancários que os serviços foram realizados.

Germano Coelho pagou duas vezes pela mesma obra; valores ultrapassam R$ 1 milhão…
Pense num prefeito enrolado!? É Germano Martins Coelho, de Loreto, cidade localizada no Sul Maranhense, a 696 km de São Luís. Não bastasse o desastre administrativo que tornou-se o município desde que assumiu a chefia do executivo loretense, o gestor coleciona acusações por ato de improbidade administrava.
Exemplo, é o contrato 063/2012, que a Prefeitura selou com a empresa Gonçalves Engenharia & Consultoria de Obras & Terraplanagem Ltda. De acordo com a Tomada de Preço, seriam reformados e ampliados três postos de Saúde nos Povoados Buritirana, Lagoa Nova e Luizinha Pires, no Centro de Loreto, tudo ao valor de R$ 413.820,00. O Extrato foi publicado no Diário Oficial do dia 12 de agosto daquele ano.
A obra foi paga em sua totalidade, e o mais grave, conforme documentos obtidos é que mesmo sem levantar um único tijolo, a empresa recebeu referente às obras fantasmas.
Além dos serviços não serem executados pela empresa, o prefeito teve a audácia de informar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) que o trabalho foi realizado, conforme mostram os comprovantes abaixo, como a Ordem de Pagamento, Notas Fiscais e Extrato de Emissão de Comprovante emitido pelo Banco do Brasil.

Foto tiradas em março de 2013 comprovam que postos de Saúde em estado de abandono…
A farsa foi descoberta pelos vereadores de oposição em 2013 quando tiveram acesso à prestação de contas, os parlamentares realizaram uma visita de fiscalização “in loco” nos locais onde os postos deveriam receber melhorias, no entanto, o que constataram [com registro de fotos datadas] foi o retrato do abandono – como mostra as imagens ao lado.
O caso foi levado ao Ministério Público e ganhou notoriedade do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (
Desesperado com a denúncia de suposto desvio de recurso público e de ainda ter enganado o TCE-MA, Germando Coelho selou outros dois contratos para a mesma finalidade – tão suspeitos quanto o primeiro -, desta vez com a MN Empreendimentos LTDA, empresa de fachada que levou para a cadeia seu primo – em junho deste ano -, o prefeito de Nova Colinas, Elano Martins Coelho (PRB), acusado pelo MP e Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) de fraudes de mais de R$ 7 milhões em contratos com o município.
A empresa MN Empreendimentos, que comprovadamente pela Polícia e Ministério Público sequer possui ou tem estrutura nem pessoal para executar obras públicas, recebeu da prefeitura de Loreto a bolada de R$ 616.666,32 referente a dois contratos, o primeiro de R$ 417.817,81 e o segundo no valor de R$ 198.848,51 conforme publicações do Diário Oficial do dia 19 março de 2014 e 25 agosto de 2014.
De forma que somado todos os valores pagos às duas empresas pelas tais reformas dos postos, os números chegam a nada menos que R$ 1.030.480, 32 (um milhão trinta mil quatrocentos e oitenta mil e trinta e dois centavos).
Portanto, não resta qualquer dúvida, que o prefeito Germando cometeu graves prejuízos aos cofres público, ao ponto de ter pagado por uma obra que nunca tinha saído do papel, tratando-se portanto, de venda de notas, situação pela qual justificou serviços não realizados por meio de notas fictícias, que são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues.
O caso chegou ao conhecimento do Tribunal de Contas que, inclusive, já se pronunciou sobre o caso, mas essa é outra história que o blog trará amanhã, quarta-feira(31) em novo post.
– Confira os documentos enviados pelo prefeito ao TCE-MA:


ago

Gil e Carlos Lupi também prestigiaram o prefeito Hernando Macedo, que disputa a reeleição.
O prefeito de São José de Ribamar e um dos coordenadores do PDT nas eleições deste ano na Grande Ilha, Gil Cutrim, participou, neste último fim de semana, de importantes atos de campanha nos municípios de Codó e Dom Pedro.
Gil, acompanhado de várias lideranças, dentre elas o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT); e os presidentes regional e nacional do partido, Weverton Rocha e Carlos Lupi, respectivamente, recebeu o apoio e carinho dos moradores nas duas cidades.
Em Codó, Gil Cutrim esteve no lançamento oficial da campanha à prefeitura do empresário Francisco Nagib, também do PDT, que lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto.
Cerca de 20 mil pessoas participaram de caminhada pelas ruas da cidade, seguida de comício, em apoio a Nagib.

Gil Cutrim com Nagib e Zito Rolim durante comício na cidade de Codó.
Gil destacou o perfil jovem e empreendedor de Francisco Nagib, que conta com o apoio do atual prefeito, Zito Rolim (PV).
“Assim como o Zito, que muito trabalhou pela cidade, o Francisco irá executar uma grande administração, fazendo com que Codó continue no caminho certo do desenvolvimento”, destacou Cutrim ressaltando, ainda, a importância dos codoenses elegerem vereadores compromissados e em sintonia com o projeto político do candidato pedetista.
Em Dom Pedro, Gil integrou a comitiva que participou do comício que também deu a largada na campanha vitoriosa à reeleição do prefeito Hernando Macedo (PC do B).
O prefeito ribamarense também destacou o trabalho que Macedo vem realizando, dando ênfase ao apoio popular que o gestor de Dom Pedro possui.
ago

Lista dos contratados…
Está rolando a solta em Bacabeira as listas com nome e título de pessoas que a candidata Fernanda Gonçalo pretende contratar em Bacabeira.
De acordo com informações de fontes de dentro da campanha da candidata e ouvida pelo blog, esta é uma prática comum nas campanhas dos Gonçalos e cerca de 1.000 (mil) pessoas já estariam previamente cadastradas. O objetivo é claro e fere o Art. 299 do Código Eleitoral.
No entanto, a Lei também é clara e taxativa, são considerados crimes eleitorais “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.
A pena para a prática de tais crimes é de reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa.

Fernanda Gonçalo sem medo da Legislação Eleitoral…
Na prestação de contas de campanha, os candidatos que contratarem cabos eleitorais serão “obrigados a discriminar nominalmente as pessoas contratadas, com indicação de seus respectivos números de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)”.
Só para lembrar, segundo os critérios estabelecidos pela Lei, em Bacabeira, os candidatos só poderão contratar até 134 pessoas.
ago

Experiente, Senador preferiu não entrar em bola dividida…
Ex-ministro de Dilma Rousseff, o senador Edison Lobão elogiou o discurso da presidente afastada.
Segundo ele, a fala foi uma defesa histórica, equilibrada e sem ataques aos senadores.
Apesar dos elogios, Lobão disse que a defesa não alterou seu voto, que ele fez questão de manter em segredo (embora seu partido, o PMDB, tem o voto na conta do impeachment).
ago

Rocha votará pelo impeachment.
A coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, revela na edição desta terça-feira (30) que o senador Roberto Rocha (PSB) será contemplado com uma diretoria do Banco do Nordeste em troca de voto favorável ao impeachment.
Conforme Painel, “a oferta veio após o congressista ser procurado por Lula. Assim que soube do encontro, Temer agiu para evitar que Rocha pulasse para o lado de Dilma Rousseff”.
ago
Acompanhado de candidatos a vereador e aliados políticos da coligação “De novo trabalhando pelo povo”, o candidato à reeleição em Paço do Lumiar, professor Josemar (PSDB) promoveu, neste final de semana, o ‘Adesivaço do 45’. Foram mais de 500 carros plotados no sábado (27) e no domingo (28), segundo a militância da campanha. Entusiasmado, Josemar esteve presente durante o dia, recebendo abraços e conversando com seus eleitores sobre as propostas do plano de governo para seu segundo mandato. “O trabalho não pode parar. Temos recebido cada vez mais apoios e adesões à nossa corrida pela reeleição, declarou.

