ago

Rocha votará pelo impeachment.
A coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, revela na edição desta terça-feira (30) que o senador Roberto Rocha (PSB) será contemplado com uma diretoria do Banco do Nordeste em troca de voto favorável ao impeachment.
Conforme Painel, “a oferta veio após o congressista ser procurado por Lula. Assim que soube do encontro, Temer agiu para evitar que Rocha pulasse para o lado de Dilma Rousseff”.
ago
Acompanhado de candidatos a vereador e aliados políticos da coligação “De novo trabalhando pelo povo”, o candidato à reeleição em Paço do Lumiar, professor Josemar (PSDB) promoveu, neste final de semana, o ‘Adesivaço do 45’. Foram mais de 500 carros plotados no sábado (27) e no domingo (28), segundo a militância da campanha. Entusiasmado, Josemar esteve presente durante o dia, recebendo abraços e conversando com seus eleitores sobre as propostas do plano de governo para seu segundo mandato. “O trabalho não pode parar. Temos recebido cada vez mais apoios e adesões à nossa corrida pela reeleição, declarou.
ago
A operação aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) e movimentou policiais da superintendência regional no estado. Sete pessoas também foram conduzidas para a delegacia de polícia.

Foi informada da recuperação dos dois automóveis às vítimas dos roubos e furtos.
Uma operação desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta segunda-feira (29) nos municípios de Paulo Ramos e Lago da Pedra, no interior do Maranhão, sete veículos clonados, objetos de roubo ou furto nos estados do PI, CE e SP.
Sete pessoas também foram presas na operação, entre elas dois vereadores dos municípios de Paulo Ramos e Lagoa Grande. As apreensões aconteceram após trabalho realizado pelo serviço de inteligência da PRF.
Os veículos foram apreendidos quando estavam estacionados na via pública. Três automóveis recuperados são do estado do Ceará: um Corola, um Golf e um Punto. Outros três são do estado de São Paulo: um Pálio, um Ecosport e uma picape Strada. O sétimo é uma S10 do Piauí.
Uma das vitimas procurou a PRF no Piauí, que acionou a inteligência da instituição no Maranhão. Esta descobriu que o veículo reclamado estava na posse de um vereador. Após levantamentos gerais de veículos suspeitos chegou-se aos demais.
A inteligência da PRF no Piauí e no Ceará também participou da operação, especialmente na identificação e localização das vítimas dos clones. No trabalho operacional atuaram policiais da delegacia da PRF de Santa Inês e Caxias.
Na última grande operação de apreensão de veículos de procedência ilícita no Maranhão, ocorrida no final do ano passado, a PRF aprendeu em diferentes regiões do estado um total de 68 veículos.
ago

Castelo e José Joaquim puxaram Eliziane para baixo…
A chegada do ex-prefeito João Castelo (PSDB) no palanque de Eliziane Gama é um dos motivos da candidata do PPS à Prefeitura de São Luís despencar nas diversas pesquisas de intenção de votos. Essa é avaliação de nove a cada dez analistas políticos da capital.
O tucano há tempo não é mais o político querido da década passada. Coincidência ou não, bastou anunciar apoio a então pré-candidata para Eliziane despencar no conceito popular.
Pior ainda foi a escolha de um vice insosso sob todos os pontos de vista político. O vereador José Joaquim em nada somou à candidatura de Gama, muito pelo contrário, fez a oposicionista perder votos para os demais interessados pelo Palácio La Ravardière.
Faltando pouco mais de um mês para o dia da eleição, nem mesmo os aliados têm mais dúvida que a atual situação da candidata do PPS beira a crise. Atacada pelos seus dois principais adversários [Edivaldo e Wellington], Gama tornou-se uma espécie de vidraça nesta disputa eleitoral.
E se não mudar as estratégias, como afastar-se de Castelo e acelerar o ritmo de campanha na reta final, corre sério risco de ficar fora do segundo turno.
É o que dizem – entre quatro paredes – os membros da coordenação de campanha de Eliziane, e também o reflexo do resultado de diversas pesquisas que confirmam a perda da liderança na corrida eleitoral para o atual prefeito.
ago

Progressista relembrou que é o povo que tem o poder de colocar e de tirar seus governantes…
O candidato a prefeito de São Luís, Wellington 11, da Coligação “Por Amor a São Luís”, finalizou sua agenda positiva neste fim de semana com uma rodada de dois grandes encontros que reuniram cerca de 900 pessoas nos bairros Aurora e Cruzeiro do Anil.
O primeiro encontro ocorreu pela manhã, no bairro da Aurora, onde Wellington 11 foi recebido com festa pelos moradores da região. Pelas ruas em que passava, ao lado do candidato a vereador Júnior do Comércio (PP), populares demonstravam, por meio de abraços, apertos de mão e pedidos para selfies, a confiança de que, a partir de janeiro de 2017, o bairro não será mais esquecido pelo poder público municipal.
“Nossa comunidade foi abandonado pelo atual prefeito e pelo anterior também. Há anos nossas ruas não sabem o que é asfalto e nossas crianças desconhecem o significado de saneamento básico, de educação de qualidade. Tenho a confiança de que agora, com Wellington, nosso bairro e toda a São Luís terão um prefeito de verdade, que tem coragem e atitude pra fazer o que tem de ser feito”, disse João Francisco, que há 18 anos reside na Aurora.
À tarde, no Cruzeiro do Anil, o progressista voltou a receber manifestações de confiança e carinho da população, que o recebeu com festa. Cerca de 400 pessoas participaram do evento organizado pelo candidato a vereador Nane da Feira (PHS).
Como tem sido feito em todos os encontros, Wellington 11 não apenas caminhou pelos bairros, mas se sentou juntamente com os moradores da região, falou da importância de cada cidadão no processo político e relembrou que é o povo que tem o poder de colocar e de tirar seus governantes.
“Nós temos o compromisso de arrumar essa bagunça. Temos de colocar quem tem atitude para resolver e tirar quem apenas promete, que tem a coragem de repetir as mesmas promessas, mas nada faz”, disse.
Em todos os eventos que participou, Wellington 11 pediu o empenho de todos, lembrando que não adianta eleger apenas a ele como prefeito, que é necessário eleger também os candidatos a vereador da Coligação “Por Amor a São Luís”. “Um prefeito sozinho, sem uma Câmara Municipal forte, honesta e trabalhadora nada pode fazer. Por isso, para que possamos resolver os problemas da cidade, precisamos eleger também nossos vereadores. Precisamos de uma Câmara que trabalhe pelo povo junto comigo”, completou.
ago
A pesquisa foi registrada sob protocolo MA-02095/2016 e entrevistou 1100 pessoas entre os dias 18 e 25 de agosto.
O resultado da pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Jornal O Imparcial é bem diferente dos levantamentos divulgados nos últimos dias na capital.
Nesta segunda-feira (29) o matutino estampa na sua capa os números do Impar Comunicação.
Segundo a pesquisa Edivaldo Holanda Júnior (PDT) tem 23,65%; Eliziane Gama (PPS) posssui 18,5% e Wellington do Curso (PP) fica em terceiro com 16,58%.
Os demais candidatos aparecem com as seguintes pontuações: Rose Sales (pmb), 4,36%; Eduardo Braide (PMN) 3,32%; Fábio Câmara (PMDB) 3,05%; Zeluis Lago (PPL) 2,01%; Claudia Durans (PSTU) 0,44% e Valdeny Barros (PSOL) 0,25%. Não sabem ou não responderam representam 9% e nulo 18,32%.
ago

Clínica de hemodiálise em Açailândia vai atender pacientes de mais de oito municípios da região.
O Governo do Estado expandiu a linha de cuidados para pessoas com doença renal crônica. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu, no sábado (27), um novo serviço de hemodiálise na cidade de Açailândia. A unidade, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), 100% SUS, de acesso universal e gratuito, dispõe de 12 máquinas de hemodiálise com capacidade para atender 200 pacientes.
De imediato, a Clínica de Nefrologia vai atender 88 pacientes dos municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cinelândia, Itinga do Maranhão, São João do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. Com o novo serviço na região, o Governo do Estado fortalece o cuidado com pacientes nas redes de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Santa Inês e Bacabal
Além da nova unidade em Açailândia, alguns dos novos hospitais macrorregionais já dispõem das máquinas de hemodiálise. É o caso do hospital macrorregional Tomás Martins, entregue na última quinta-feira pelo governador Flávio Dino. No ato da entrega, ele anunciou a prestação do serviço na unidade. “Estamos estendendo o serviço de hemodiálise. Esse esclarecimento é importante: já temos os equipamentos de hemodiálise aqui para atendimentos de emergência na UTI e os demais atendimentos também serão feitos progressivamente. Também temos em Bacabal máquinas de hemodiálise, que irão funcionar no mesmo regime, preliminarmente, assim que inaugurarmos a unidade”, disse Flávio Dino.
Seis centros de hemodiálise estão sendo construídos e têm previsão de entrega para 2017. Os municípios contemplados com os novos centros de hemodiálise são Imperatriz, Chapadinha, Coroatá, Santa Inês, São José de Ribamar e Pinheiro.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ideia é garantir a possibilidade de acolhimento para o tratamento em nível regional. “Nós queremos proporcionar, no primeiro momento, uma cobertura regional para os pacientes que carecem de hemodiálise. A partir dos centros e com a ajuda da regulação, poderemos melhor direcioná-los para que recebam o tratamento devido. No caso de Açailândia, haverá a abertura de tratamento para mais de cem pessoas, além das 88 já atendidas que serão transferidas para esta unidade”, explicou Carlos Lula.
Outras localidades
A SES dispõe ainda de outros serviços de hemodiálise nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, São Luís, Timon, Açailândia e Codó, distribuídos em 12 centros de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de Codó aguarda publicação da portaria do Ministério da Saúde habilitando o serviço.
Mais de 24 mil pacientes são atendidos anualmente nos serviços implantados nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, São Luís e Timon, totalizando custo anual de mais de R$ 55,9 milhões por ano. Mensalmente são atendidos 2.074 pacientes.
Em São Luís, os serviços de hemodiálise estão disponíveis no Hospital Carlos Macieira, Centro de Nefrologia do Maranhão, Clínica de Rim e Hipertensão Arterial, além do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA). Nas demais cidades, o atendimento é feito na Biorim (Bacabal); ASA Nefron (Pedreiras); Casa de Saúde e Maternidade (Caxias); Centro de Terapia Renal (Timon); CNI Clínica de Nefrologia e CDR (Imperatriz).
ago

Novas adesões sinalizam para vitória com folga do grupo Laci em Raposa…
O crescimento da candidata a prefeita do PCdoB em Raposa, Talita Laci, tem refletido nas novas declarações de apoio que vem recebendo.
Neste domingo(28), Talita contabilizou nada menos que apoio de dez líderes políticos raposenses que deixaram os grupos dos candidatos adversários e firmaram compromisso com a família 65.
Em apenas dez dias de campanha, foram dez anúncios – média de um apoio por dia. Sem contar as centenas de famílias que todos os dias recebem visita de Talita e anunciam antecipadamente o voto.
Os últimos a declararem apoio foram três nomes de vereadores do grupo do candidato Eudes Barros (PR): Janiel Alencar, do PTN; Aldir, do PEN e Wendel, do DEM, este último não mais disputará a vaga de vereador, já os dois primeiros decidiram manter a candidatura ao legislativo municipal.
Outros quatro ex-pré-candidatos também anunciaram apoio ao grupo do ex-prefeito José Laci, são eles: Wibson Braga, Silvio Costa, Bianca Lucena e Egídio Oliveira, este último fez questão de gravar um vídeo (CONFIRA ABAIXO) contando o que fez caminhar com Talita.
“Após subir no palaque no 22 [Eudes Barros] fiz um exame de consciência no dia seguinte e percebi que estava no lugar errado, portanto, quero deixar um recado ao povo de Raposa, o certo para a cidade é Talita Laci junto com o governador Flávio Dino […]”, disse Egídio.
A essas novas adesões, somam-se outras três já anunciados, o candidato a vereador Jorge Luis e dos ex-pré-candidatos Poeta e Karatê, todos do PRB. (LEMBRE AQUI).
Além desses, o presidente estadual do PRTB, conceituado advogado Márcio Coutinho, também declarou apoio a Talita Laci, mas essa história contarei em um post exclusivo…
ago

Avenida principal estava repleta de buracos antes da chegada do Governo do Maranhão…
Por conta da ineficiência e da falta de ação do atual prefeito da Raposa, que deixou a cidade entregue aos buracos e às crateras, o governador Flávio Dino (PCdoB) determinou que a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) realize conserto e recapeamento asfáltico de 3,5 km da Avenida Principal que corta o município e que vai do Bairro do Itapéua até o cais do Viva, no Garancho.
A população gostou e aprovou a obra. O asfalto é de qualidade e vai ajudar a escoar a produção e os turistas a retornarem ao município, recorrendo à principal via de acesso à cidade.
A ação ainda segue um compromisso assumido pelo ex-prefeito José Laci perante a sociedade raposense, que assegurou ainda no primeiro semestre do ano passado a restruturação do Cais e o melhoramento de diversas ruas do município.
Laci comemorou a chegada do programa ‘Mais Asfalto’ pela extensão da Avenida Principal. “Os nossos adversários duvidavam do governador Flávio Dino, mas ele mostra que tem palavra, e independente das cores partidárias determinou o asfaltamento de principal via de acesso da cidade”, comemorou.
Investimento
Além do recapeamento asfáltico da avenida principal, na segunda etapa do Mais Asfalto 15 ruas estão sendo asfaltadas pelo governo do Maranhão, em investimentos que chegam a R$ 2.001.387,48 (dois milhões, mil trezentos e oitenta e sete reais e quarenta e oito centavos).
As vias que recebem os serviços são: Avenida Nossa Senhora da Conceição; Rua Santa Terezinha; Rua 15 de Novembro; Avenida São Sebastião; Travessa Janaina; 2º Travessa São Sebastião; Rua Shallon; Rua Porto do Cumbique; Rua Beira Rio; Rua da Carambola; Rua Bom Jesus; Rua da Paz; Avenida Newton Belo e Porto do Jussara.
LEIA TAMBÉM:
– Laci comemora investimento de R$ 2 milhões na nova etapa do Mais Asfalto em Raposa
– Mesmo fora da Prefeitura, Talita Laci garante continuidade de obras em Raposa
– Ao lado de Talita Laci, adjunto da Sinfra anuncia ‘Mais Asfalto’ em Raposa
ago
Fico feliz que o mês de agosto, sempre marcado por tantos problemas políticos, tenha sido o mês de um recorde: fizemos cem inaugurações e entregas, o que dá mais de três por dia. Apesar da gigantesca crise política e econômica no país, estamos conseguindo resultados que garantem a melhora efetiva da qualidade de vida da nossa população, com a entrega de 100 obras nos 31 dias de agosto.
O Governo de Todos Nós fez inaugurações que ampliam serviços públicos em saúde, educação, segurança, assistência social e abastecimento de água. Na saúde, entregamos dois novos hospitais regionais – em Imperatriz e Santa Inês. Em setembro, será o próximo, de Bacabal. Eles vêm se somar aos de Pinheiro e Caxias, totalizando cinco novos hospitais regionais de nosso governo.
Esse modelo de hospital regional foi planejado pelo governador Jackson Lago, que fez o primeiro deles, em Presidente Dutra, e ajuda a descentralizar os serviços. São hospitais que funcionam de verdade, com equipamentos e médicos, evitando que os pacientes da região tenham de se deslocar por centenas de quilômetros por um atendimento.
Na área de educação, foram entregues 16 escolas reconstruídas, como parte do programa Escola Digna, que está dando condições básicas de infraestrutura para o aprendizado de centenas de crianças. Dentro do programa Água para Todos, inauguramos este mês dois sistemas de água – Santa Inês e Chapadinha – e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vinhais, que vai aumentar de 4% para 40% o volume de tratamento de esgoto em São Luís, atendendo 350 mil ludovicenses.
Na segurança, entregamos 45 viaturas que totalizarão 300 novas ao longo do ano. São veículos de última geração, equipados com tecnologia que permite a integração dos dados colhidos na rua em operações policiais com o Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS). Medidas como essas têm feito o índice de resolução de homicídios em nosso estado subir de 8% para mais de 40% em nosso governo. Também em agosto o governo entregou unidades do VIVA, 41 Centros de Assistência Social e a reestruturação do terminal da Ponta da Espera.
Interligando todas essas obras, temos o Programa Mais Asfalto, que garante condições seguras de acesso a serviços como saúde e educação. Tivemos dezenas de entregas do Mais Asfalto este mês e, ao todo, o programa tem 2 mil quilômetros entregues ou em pavimentação em todo o estado, em rodovias e vias urbanas – o que corresponderia à distância entre São Luís e Brasília.
Esse volume recorde de inaugurações deriva de uma só receita: combinação entre a boa aplicação dos recursos públicos e uma equipe motivada. Em momentos de crise, não é hora de cortar gastos públicos, como defendem muitos governantes. É hora de manter os investimentos que fazem a economia girar e que ampliam os direitos de quem mais sofre com a crise.
Esta semana, recebi a carta de seu Raimundo, que trabalha como pedreiro de dia e estuda à noite no Sim, Eu Posso para se alfabetizar. E assisti ao vídeo de seu Vicente, de 80 anos, que leu a primeira carta que escreveu também graças ao programa. Ao ler e ouvir tantos depoimentos que me emocionam, só aumenta minha certeza de que estamos no caminho certo e que vale a pena a gente se indignar com as injustiças e dedicar-se a uma causa. Vale a pena acreditar na construção de um Maranhão melhor para todos nós.

