ago

O vice-prefeito, Guto, assumirá a prefeitura de H. de Campos nesta quarta-feira (09).
Além de afastar o prefeito do Município de Humberto de Campos, Raimundo Nonato dos Santos, na tarde desta terça-feira(09), o desembargador Antonio Guerreiro Júnior também concedeu medida liminar pela qual determina a realização de ato formal e solene com o propósito de dar posse ao vice-prefeito Augusto Cesar Fonseca Filho, o Guto.
De acordo com o magistrado, relator de agravo de instrumento nº 37.938/2016, a sessão deve ser presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luiz Augusto Lopes Espindola Filho, ou a quem de direito.
“Ante o exposto, determino ao Presidente da Câmara Municipal de Humberto de Campos – MA que promova, imediatamente, a posse do Requerente, Augusto César Ribeiro Fonseca Filho, no cargo de Prefeito Municipal, devendo comprová-lo nos autos em até 24 horas”, decide o desembargador.
Guerreiro ainda determinou a expedição de ofício às instituições bancárias do Município, para que não permitam que sejam realizadas quaisquer movimentações bancárias por Raimundo Nonato dos Santos, nas contas da Prefeitura de Humberto de Campos.
Improbidade
Agora afastado, Deco é acusado pelo Ministério Público, de acordo com ação civil pública, de improbidade administrativa em decorrência de desvio de recursos públicos, praticado em processo licitatório, cujo objetivo era a construção de uma quadra poliesportiva.
ago
Nesta segunda-feira (8), o prefeito do município de Humberto de Campos foi afastado do cargo por decisão do Des. Guerreiro Júnior, relator de agravo de instrumento ajuizado pelo Ministério Público.

Prefeito Deco, acusado pelo MP de corrupção e seu correligionário deputado Eduardo Braide(PMN).
Raimundo Nonato dos Santos, o Deco (PMN), prefeito da cidade maranhense de Humberto de Campos deve ser reconhecido pelo “Guinness World Records”, o livro dos recordes, como o gestor que mais vezes foi afastado do cargo durante único mandato.
Entre decisões de primeiro e segundo grau da justiça maranhense, Deco, coleciona nada menos que cinco afastamentos por ato de improbidade administrativa à frente da prefeitura humbertuense.
Todas as vezes os pedidos de saída do político foram formulados pelo Ministério Público.
Entre as tantas acusações, pesam contra ele, por exemplo, fraude em licitações para construção da “Praça Humberto de Campos” no centro, até hoje inacabada, com recursos oriundos de convênios com o governo estadual.
Outra acusação do MP é de que Deco apresentou ao Tribunal de Contas do Estado – TCE-MA processo licitatório e respectivo processo de pagamento de uma quadra poliesportiva em escola no povoado Taboa, ao custo de R$ 143.594,54, no entanto, o Ministério Público comprou que a obra nunca foi concluída.
Decisão de Guerreiro
Na decisão desta tarde, o Des. Guerreiro acompanha a ação civil pública de improbidade administrativa, que alega a necessidade de afastamento liminar do gestor, em decorrência de desvio de recursos públicos, praticado em processo licitatório.
Sustenta ainda, que a permanência do prefeito no cargo representa risco concreto à conclusão e julgamento da ação originária, uma vez que, no cargo, ele alterará o estado das coisas e continuará praticando os atos que o MPMA aponta como lesivos ao patrimônio público.
ago

Ildon ladeado pelo senador Roberto Rocha e pelo deputado federal André Fufuca durante Convenção do PSB em Imperatriz.
Em uma gravação de agradecimento que circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (08), o PSB, o ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques fez uma declaração apaixonado pelo deputado federal André Fufuca, presidente estadual do Partido Progressista.
Para o neófito socialista, Fufuquinha será senador e governador do Maranhão: “Eu quero agradecer, a você Fufuca meu amigo, nós dois que aprendemos a respeitar um ao outro, muito obrigado mesmo! E tenho dito, Fufuca, e não vou parar de repetir: O Brasil e o Maranhão, e a nossa região, tem uma esperança muito grande em você. Nós apostamos muito em você! E vou repetir o que eu dito: você que é um jovem preparado, novo, médico, apaixonado pela causa política, apaixonado pelas questões do nosso estado, da nossa região e do nosso Brasil, você Fufuca tem uma estrada a caminhar, você será assim, o Senador do Maranhão e será ainda o governador do Maranhão. E, nós vamos ganhar por que nós vamos com amor no nosso coração e com espírito cheio de coragem. Muito obrigado!”, disse.
Por outro lado, o experiente Ildon – deputado federal em exercício – nada mais fez que um gesto pelo jovem político que abriu mão do mandato por alguns meses para Marques ganhar foro privilegiado e destaque como candidato a prefeito da segunda maior cidade do Estado.
LEIA TAMBÉM:
– Como o blog antecipou, André Fufuca cede vaga para Ildon Marques ganhar foro privilegiado
ago
- Post atualizado para acréscimo às 15h

Uns por desgaste, outros por opção, de certo que pela contagem do blog [me consertem se estiver errado] nada menos que 33 prefeitos de cidades maranhenses eleitos em 2012 – mesmo estando aptos, e portanto, elegíveis para concorrerem a reeleição – não participarão como candidatos no pleito eleitoral do próximo 02 de outubro.
Na ordem das fotos acima, os 14 primeiros são eles: José Alberto Oliveira Veloso, o Zé Alberto, Bacabal; Alberto Carvalho Gomes, o Dr. Alberto, Zé Doca; Gracielia Holanda de Oliveira, a Dra. Élia, Presidente Médici; Veronildo Tavares dos Santos, o Vera de Santa Luzia; Nilson Leal Garcia, o Nilson Garcia de Palmeirândia; Clodomir de Oliveira dos Santos, de Raposa; Amarildo Pinheiro Costa, de São João Batista; João de Fatima Pereira, o Queiroz de Monção; Arieldes Macario da Costa, o Leo Costa, Barreirinhas; Junior de Sousa Otsuka, o Capitão Otsuka, de Grajáu; Hélder Lopes Aragão, de Anajatuba; Gleide Lima Santos, de Açailândia, Lidiane Leite da Silva, a Lidiane Rocha, de Bom Jardim e João Candido Carvalho Neto, o Neto Carvalho em Magalhães de Almeida.
É bem verdade que esses quatro últimos têm particularidades sobre os demais: Helder [Anajatuba] foi afastado pela Justiça, e diante de diversos fatores negativos, não será candidato. Situação semelhante a de Gleide Santos [Açailândia] que também teve o mandato cassado, só que pela Câmara de Vereadores e decidiu ficar de fora desta eleição. Igualmente a Lidiane Rocha [Bom Jardim]. Já Neto Carvalho [Magalhães de Almeida] renunciou o cargo em março de 2013.
Acréscimo
Após a publicação deste post, leitores espalhados por todo o Estado, bem como colegas da imprensa, ajudaram a aumentar a lista de gestores que desistiram de concorrer a reeleição deste ano. O número anterior de 14, pulou para 23 nomes, confira os demais abaixo:
Antonio Candido Santos Ribeiro, o Tim Ribeiro de Santa Rita; Luiz Rocha Filho, o Rochinha, Balsas; Gustavo Augusto Ferreira Albuquerque, Jenipapo dos Vieiras; Félix Martins Costa Neto, o Costa de São Félix de Balsas; Jakson Valerio de Sousa Oliveira, o Valerio, de Governador Archer; Raimundo Alves Lima Neto, o Neto, de Tufilândia; Valdivino Alves Nepomuceno, de São Francisco do Maranhão e Maria Aparecida Queiroz Furtado, a Aparecida Furtado, de Paraibano.
Morte
Em Cidelândia um caso atípico: Augusto Alves Teixeira, o Neto Teixeira (à esquerda), eleito em 2012, morreu meses após assumir o cargo, em abril de 2013.
O vice, Ivan Antunes Caldeira (à direita), então assumiu a prefeitura, entretanto, é outro que não concorrerá a reeleição este ano.
Lista aumentou
Leitores do interior do Estado informaram mais quatro nomes de prefeitos, que após apuração do blog, entram na lista dos que não disputaram reeleição: Edvaldo Nascimento dos Santos, de Vargem Grande; Marcelo Jorge Torres, Godofredo Viana; Raimundo Nonato dos Santos, o Deco, Humberto de Campos; Rafael Mesquita Brasil, de Buriti; Maria Raimunda Araujo Sousa, de São Vicente Ferrer; Francisco Assis Barboza de Souza, o Dr. Chico, de Santa Filomena; Mauro da Silva Porto, Lagoa do Mato; Walber Pereira Furtado, o Dr. Walber, Pindaré-Mirim; Francisco Nunes da Silva, o Chico Nunes, de Senador La Rocque e Elano Martins Coelho, o Dr. Elano, de Nova Colinas.
Confira ordem das fotos abaixo:

Esqueci de mais alguém???
ago

Um salto importante rumo ao saneamento e tratamento adequado do esgoto de São Luís foi dado na manhã desta segunda-feira (8)., durante a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais pelo governador Flávio Dino, na presença do secretário Nacional de Saneamento, Alceu Segamarchi, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles. Com a nova ETE será possível elevar de 4% para 40% o índice de tratamento de esgoto da capital maranhense, um resultado do grande esforço do Governo do Estado em diminuir os impactos ambientais nos corpos hídricos e melhorar a qualidade de vida em São Luís.
ago

Haickel é considerado por “alguns” um dos melhores analistas políticos do Maranhão.
Por maldade ou vigorando da experiência de anos no tabuleiro da política maranhense, o ex-deputado estadual e federal, Joaquim Haickel, apelidado de “Mãe Dinah” – devido a fama com suas previsões – diminuiu drasticamente as pretensões dos candidatos a vereadores que formam o chapão – principal coligação proporcional do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Pela análise publicada no Blog do Jorge, Haickel assegura que dos 47 nomes lançados pelo PDT, PR, DEM e PROS para a disputa ao parlamento municipal, serão eleitos apenas três, ou no máximo, quatro vereadores.
Isto é, segundo Joaquim, dos sete vereadores que concorrem a reeleição [Astro de Ogum (PR), Osmar Filho (PDT), Pavão Filho (PDT), Barbosa Lages (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Beto Castro (PROS) e Marquinhos (DEM)], mais da metade não renovarão o mandato. Isso sem contar com os suplentes, e os demais nomes fortes filiados em uma das quatro siglas.
O “prognose augúrio prenúncio” do ex-deputado vai de contra o planejamento dos membros da coligação mais temida da capital, que apostam alto em pelos menos oito cadeiras no Plenário Simão Estácio da Silveira do Palácio Pedro Neiva de Santana para a próxima legislatura.
LEIA TAMBÉM:
– Chapão formado por PDT, PR, DEM e PROS busca eleger 8 vereadores direto em SL
ago

Nos dias 4 e 5 de agosto, o deputado Glalbert Cutrim (PDT), intensificou seu trabalho junto as suas bases eleitorais participando de várias convenções partidárias no interior do estado, exercendo assim, um papel de grande importância para o processo eleitoral que se inicia.
Em Timbiras, participou junto de seu grupo político do ato que confirmou Fabrizio Araujo (PRB) e Daniel Alvim (PMDB), como candidatos a prefeito e vice. O povo de Timbiras clama pela reeleição do prefeito que vem realizando grande trabalho à frente do município. Já em Lago Verde, esteve presente na convenção de Dr. Francisco Clidenor (PPS) e Jesus Coquinho (PMDB) candidatos a prefeito e vice. O deputado ressaltou: “A simplicidade e humildade de Dr. Francisco são marcas da trajetória do médico que pode conduzir o município no rumo certo. Resolvendo primordialmente o caos da saúde, reclamação predominante dos munícipes.”
No dia 05 teve extensa agenda que se iniciou em sua cidade de São José de Ribamar, onde ao lado do Prefeito Gil Cutrim (PDT), se fez presente na convenção conjunta que lançou candidatos a vereador dos partidos PDT, PRP,PR, e PP. Gil Cutrim destacou que o apoio do deputado é fundamental para o fortalecimento do grupo político no decorrer do período eleitoral.

Em Arari, um grande ato político confirmou o prefeito Djalma Melo (PTB), candidato à reeleição e Álvaro Jardim (PCdoB), candidato a vice prefeito. O deputado exclamou que “Djalma é o prefeito que mais trabalhou nos últimos anos e isso lhe credencia a reeleição ao cargo.
Na cidade de Miranda do Norte, o povo foi às ruas para declarar apoio a Junior Negão e Gilberto, ambos do PSDB, compondo a chapa majoritária.
O deputado, também esteve presente em Anajatuba, onde seu grupo político liderado pelo ex prefeito Pedro Aragão, lançou a vereadora Celeste (PDT) e Leonardo Aragão (PMDB) para os cargos de prefeito e vice.
Finalizando a maratona de visitas, esteve em Bacabeira, no qual o prefeito Alan Linhares e seu candidato a vice, Pinheirinho, ambos do PCdoB, tiveram uma convenção marcada com uma grande massa da população, que demonstra o desejo dos bacabeirenses à reeleição do atual prefeito.
O deputado encerrou afirmando que: “Percorrendo todo o Estado e fortalecendo o apoio as bases eleitorais, estou exercendo de forma ativa o meu compromisso com os municípios, garantindo assim, que os grupos políticos que me acompanham tenham reais condições de saírem vitoriosos e exercerem as funções políticas que pretendem”.
ago

Prefeita estava fora do cargo desde agosto do ano passado, quando foi presa pela Polícia Federal no bojo da Operação Éden.
A prefeita cassada Lidiane Leite conseguiu decisão em seu favor proferida pelo juiz Magno Linhares, da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão nesta segunda-feira(08).
O magistrado concedeu liminar em medida cautelar e revogou os efeitos de decisão anterior que proibia a prefeita de acessar o prédio da Prefeitura de Bom Jardim.
Os advogados da prefeita agora trabalham para derrubar também no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) a decisão da Câmara de Vereadores que afastou a gestora do cargo em sessão extraordinária realizada no dia 05 de setembro de 2015.
Caso obtenha êxito, é que Lidiane poderá reassumir o mandato.
Abaixo a íntegra da decisão:

ago

Desde que se filiou ao PSB, Ildon Marques enfrenta um processo de rejeição no próprio partido…
Foi um verdadeiro fracasso a convenção que o PSB realizada na manhã da última sexta-feira (05) em Imperatriz, que homologou a candidatura do Ildon Marques a prefeitura do município pelo PSB. Um número muito reduzido de pessoas compareceu a reunião; cadeiras ficaram empilhadas pela falta de público e a militância, como já era previsto, não atendeu ao chamado do candidato socialista.
Continue lendo no Portal Gaditas…
ago

Sem receio algum, pregando moralidade e se dizendo vítima de perseguição Bia Venâncio levantou o braço de Raimundo Filho em Paço do Lumiar…
O clube da Assembleia, no Maiobão, foi palco de uma das maiores ‘molecagens’ já vista na política luminense. Tudo aconteceu durante a Convenção que homologou o nome de Raimundo Filho (PT) candidato a prefeito, na tarde da última sexta-feira (05).
É que a dona Glorismar Rosa Venâncio, mais conhecida como Bia Venâncio, prefeita de Paço do Lumiar, de 1º de janeiro de 2009 a 20 de setembro de 2012, até ser presa pela Polícia Federal, no deflagrar da Operação Allien, não titubeou em subir no palanque e pregar moralidade na política da cidade.
Ainda com a tornozeleira da PF, a “acusada de meter a mão no jarro” no período que esteve sob o comando dos cofres públicos, chegou ao evento abraçada do deputado estadual Adriano Sarney. E durante seu pronunciamento, estufou o peito para indicar o jornalista Kim Lopes como vice na chapa de seu sucessor relâmpago, Raimundo Filho.
Com o nome e sobrenome impregnado na lama da política local, acreditem, a ex-prefeita agora busca por meio desta eleição, retornar ao poder e ressuscitar no município juntamente com seu filho, o ex-vereador Thiago Arôso.
Pior que o retorno de Bia à política, é ouvir dos que antes a taxavam de “quadrilheira, bandida, dilapidadora do patrimônio público” e tantos outros adjetivos, agora vangloriarem-se do apoio de Venâncio, e ainda exaltam suas qualidades: tais como “a força política de Venâncio em Paço do Lumiar”.
É mole?!
Nada como um dia após o outro…
Mais sobre Bia Venâncio…

Tornozeleira de Bia continua viva na memória do povo de Paço do Lumiar como símbolo da corrupção…
Envolvida em escândalos de desvio de verbas desde 2009, com uma série de despesas sem comprovação no seu mandato, no total de quase 32 milhões de reais. As acusações de irregularidades contra Bia Venâncio referente ao período que esteve no comando dos cofres públicos foram: alterações orçamentárias na abertura de créditos adicionais, nas arrecadações do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), recolhimento dos tributos foi feito por um banco privado, repasses à Câmara Municipal maiores que o permitido, uso de créditos adicionais dos cofres municipais em desacordo com a Lei, omissão de despesas com obras realizadas pela prefeitura.
Teve posteriormente o mandato cassado e foi condenada a um ano de prisão, além de pagamento de multa e ter que ficar sob o monitoramento da Polícia por meio de tornozeleira eletreletrônica.

