ago

Nenhuma partido aceita coligar na proporcional com o PRP de Severino Sales.
O blog sempre deixou claro que o suplente de vereador Severino Sales tinha pouco habilidade para condução de um partido político, por mais nanico que seja, como é o caso do PRP (LEMBRE).
Sales errou feio ao atrair para sua legenda nomes fortes como dos vereadores de mandatos Sebastião Albuquerque e Nato, além do temido ex-deputado Afonso Manoel – considerado um tubarão de votos.
Severino inchou o partido de tal forma que nenhum outro na capital aceita coligar-se na proporcional, isto é, se preocupou com a cabeça e esqueceu o corpo. Até o chapão – composto pelos principais partidos aliados ao prefeito Edivaldo Holanda – recusou o PRP.
Correndo contra o relógio, Severino Sales não sabe mais o que fazer, vez que se a sigla optar por sair sozinho, Nato – aparentemente mais fraco – desistirá da disputa, e somente com dois nomes [Albuquerque e Afonso] dificilmente a legenda alcançará votos suficientes [16 mil] para fazer o coeficiente eleitoral.
E agora, como resolver essa sinuca de bico???
ago

ANTES: Edivaldo tinha apoio de Trinchão (PSD) e do deputado Cabo Campos (DEM)…
Apesar de ter recebido nesta manhã com muita festa a chegada do sindicalista Júlio Pinheiro (PCdoB) como companheiro de chapa, o prefeito Edivaldo Holanda (PDT) se pudesse, esqueceria esta quinta-feira(04).
Logo pela manhã, o deputado estadual Cabo Campos (DEM) trocou o prefeito pela pré-candidata Eliziane Gama.
O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa e a atitude de Campos não foi bem vista pelo deputado federal Juscelino Filho.
A situação é no mínimo constrangedora, vez que a sogra do presidente do Democratas no Maranhão, Maria de Lourdes Maluda Cavalcanti Fialho, assumiu no mês de abril a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) com o compromisso do partido seguir unido para o palanque do PDT.
Perdeu também o PSD

…DEPOIS: Perdeu Trinchao para Wellington e Cabo Campos para Eliziane.
Outro que tinha assegurado a palavra ao pedetista sedento pela reeleição e também voltou atrás foi o ex-secretário de Fazenda do governo Roseana Sarney, Claúdio Trinchão.
A justificativa da direção Estadual é que a Executiva Nacional do Partido Social Democrático (PSD) decidiu não compor mais a chapa de apoio a Edivaldo, e mudar para o palanque do pré-candidato do Partido Progressista – PP.
A decisão foi confirmada pelo próprio Trinchão, presidente estadual do Partido Social Democrático, na tarde desta quinta-feira (04), quando posou ao lado do deputado federal André Fufuca e de Wellington do Curso, deputado estadual – nome do PP à prefeitura de São Luís.
ago
Além do crescimento de tempo na TV e rádio durante o programa eleitoral, Wellington é sem dúvida nenhuma um forte nome para o segundo turno. E deve tirar do páreo o prefeito Edivaldo Holanda (PDT) ou a deputada federal Eliziane Gama (PPS).

PSD já tinha declarado apoio a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda; Agora seguirá com Wellington.
Três importantes partidos aderiram ao projeto de Wellington do Curso à prefeitura de São Luís na tarde desta quinta-feira (04).
Primeiro o PSD, do suplente de deputado federal Cláudio Trinchão. Por determinação da Executiva Nacional a sigla decidiu desfazer a composição com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A decisão foi confirmada pelo próprio presidente estadual do Partido Social Democrático.
Horas após, o pré-candidato do PP esteve junto do presidente estadual do partido, deputado federal André Fufuca na residência do senador Roberto Rocha, onde a cúpula do PSB levantou os braços em sinal de vitória.
Ao que tudo indica, o socialista vereador Roberto Rocha Júnior, será o candidato a vice-prefeito na chapa Wellington.

PSB e PHS declararam apoio juntos a Wellington durante reunião na casa do senador Roberto Rocha.
De quebra, ainda na mesma reunião, a direção do PHS encabeçada por Jorge Arturo, Tiago Fernandes e Márcio Andrade anunciaram que também estão no palanque do deputado estadual nesta eleição.
Com as novas adesões, o pré-candidato do PP segue firme para a Convenção que será realizada nesta sexta-feira (05) no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa.
O pré-candidato confidenciou ao Blog do Domingos Costa que mantém intenso diálogo com a direção do PV, PRP, PSDC e Solidariedade. O resultado pode ser anunciado a qualquer momento.
ago

Durante o evento estiveram presentes membros dos seguintes partidos: PPS, PT, PSDB, PSB, PDT e PC do B.
O deputado Zé Inácio esteve presente nesta quarta-feira (03) no município de Santa Helena, a 119 km da capital São Luís, para participar da Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) e partidos aliados. Durante o evento, oficializou-se a candidatura à reeleição de Lobato (PPS – MA) à prefeitura de Santa Helena e do candidato a vice-prefeito, Fernando Crente (PCdoB – MA).
A convenção, que teve início às 12 horas, ocorreu na Escola Maria Tereza Carvalho Weba e deliberou sobre coligações, bem como a escolha de candidatos majoritários e proporcionais a eleições municipais de 2016. “Precisamos buscar as melhorias do município e a união dos partidos aliados, que contribuirá para o fortalecimento de Santa Helena, a fim de que a cidade continue a se desenvolver”, afirmou Zé Inácio.
O deputado também destacou o trabalho realizado pelo prefeito, como os serviços de melhoramento da cidade, com a pavimentação em vários povoados da zona rural da cidade e a construção de pontes, solicitação que atende a antigas reivindicações da população rural.
ago

Josemar mostrou força em Paço.
Professor Josemar foi recebido com festa por uma multidão na noite da última quarta-feira (3), na Convenção Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que oficializou sua candidatura à reeleição em Paço do Lumiar.
Participaram do grande ato, que lotou às dependências da quadra do Colégio Cefran, no bairro do Maiobão, diversas lideranças políticas do Estado, entre elas, o suplente de senador, Pinto Itamaraty e o deputado federal João Castelo, ambos do PSDB; o atual vice-prefeito do município, Marcone Lopes (PDT); a primeira-dama, Ivone Oliveira, mais de 70 candidatos a vereadores, correligionários e caravanas de diversas comunidades de Paço do Lumiar. A aliança que está com Josemar na corrida pela renovação do mandato é formada também pelo PPS, PHS, PT do B, PR, PDT, PSD, PSB e PSL.
“Essa linda festa democrática do professor Josemar mostra a vontade do povo de que o trabalho continue. Aos que diziam que Josemar não seria candidato, se enganaram. Ele é da gente e morador do Maiobão há mais de 30 anos com sua família. Josemar já mostrou que sabe fazer e vai continuar, agora, junto com a professora Ana Paula, que traz a sensibilidade de esposa, de mãe, de educadora. O 45 é o partido da luta. Vamos à vitória”, enfatizou Pinto Itamaraty, que também é coordenador na articulação do PSDB nos municípios metropolitanos.

Milhares de pessoas lotaram a quadra do Cefran…
Com um discurso empolgado, Josemar reafirmou seu compromisso de manter o município livre da corrupção e agradeceu aos milhares de moradores que compareceram à festa. “Paço do Lumiar jamais será o mesmo. Demos fim a décadas de corrupção que assolou o município e que impediu de avançarmos mais. Estou aqui, pronto para este novo desafio, pela vontade do povo. Temos um trabalho sério e uma folha de serviço que nos credencia para lutarmos pela renovação do mandato. Faremos uma campanha limpa e séria nestes 45 dias, ao lado da professora Ana Paula. Vamos vencer os adversários nas urnas”, disse ele, que se emocionou por várias vezes durante a conven&cce dil;ão.
O deputado federal João Castelo também deixou sua mensagem: “É uma satisfação muito grande em estar aqui e ver a vibração desse povo para eleger novamente o prefeito Josemar. Estamos juntos e vamos fazer muito mais por Paço do Lumiar”.
ago

Rocha perde a indicação do vice de Eliziane e Edivaldo.
O provérbio popular “nem mel, nem cabaça” emprega-se perfeitamente na atual situação político eleitoral do senador Roberto Rocha (PSB).
O socialista que estufava o peito e bradava que seu partido tinha a força política para indicar o vice de um dos dois mais cotados para vencer a eleição de outubro em São Luís, agora ficou sem nada.
Nesta quinta-feira(04) Rocha foi traído pela sua própria ambição.
É que na sede do PDT, a legenda anunciou o presidente licenciado do Sinproesemma, Júlio Pinheiro (PCdoB), como candidato a vice do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
E ontem (03), a deputada federal Eliziane Gama divulgou seu companheiro de chapa, será o decano vereador da Câmara de Vereadores, José Joaquim, do PSDB.

José Joaquim é o vice de Gama; Júlio Pinheiro o companheiro de chapa de Edivaldo.
De forma que Roberto ficou no vácuo, sem mel nem cabaça.
Ainda no ano passado, Rocha deixou o grupo do atual prefeito e começou um namoro com Gama, chegou até convidá-la para filiar no PSB, mas sem êxito.
Hoje por falta de cautela, entre duas alternativas reais que tinha até meses atrás, não conseguiu salvar pelo menos uma.
Ficou “a ver navios”, sem o mel e sem a cabaça….
ago

Condições das ruas de Raposa…
O prefeito de Raposa, Clodomir de Oliveira (PMDB) que não disputará a reeleição devido ao alto índice de rejeição, não trabalha pelo município e tampouco deixa o governo do Estado trabalhar em prol dos moradores que mais precisam.
É que diante das péssimas condições de trafegabilidade das ruas raposenses, o governo do Maranhão por meio da secretaria de Infraestrutura (Sinfra) deu inicio, há dias, à nova etapa do programa Mais Asfalto no município (VEJA).
Indignado por não passar por ele as obras, o prefeito ordenou nesta quinta-feira (04) que o procurador do município, Paulo Humberto Freire Castelo Branco, direcionasse pedido ao governador Flávio Dino, no sentido de questionar a execução dos serviços.
Parecendo debochar da população, o procurador argumenta em seu despacho, que as ruas onde estão sendo realizados os serviços por parte da empresa EDECONCIL, sob gerenciamento da Sinfra, possuem convênio firmado com o Ministério das Cidades, com o objeto de pavimentação asfáltica.
Ora, e cadê esse dinheiro que faltando apenas quatro meses para Clodomir sair da prefeitura não começou os serviços? O prefeito vai esperar sair do comando do executivo para começarem suas tais obras ?
A bem da verdade, o prefeito e seu bando que hoje comandam a prefeitura, estão com a conhecida “dor de cotovelo”, pois, são incompetentes em todos os sentidos da administração pública, além de não possuírem qualquer entrosamento ou força política junto às outras esferas, como é o caso do governo do Estado do Maranhão.
Abaixo a íntegra do despacho do funcionário do prefeito:
– Excelentíssimo Senhor. Governador,

Serviços da Sinfra começaram desde a última terça-feira (26)…
MUNICÍPIO DE RAPOSA, pessoa jurídica de direito público interno, CNPJ n° 01.612.325/0001-98, com sede administrativa situada na Rua Principal, S/N, Centro, Raposa, neste Estado, por meio de seu procurador, vem comunicar e requerer o que segue:
01. Na data de 03 de agosto de 2016, por volta das 10:00 hs, o Município foi surpreendido com a chegada de dezenas de caçambas e maquinas pesadas que iniciaram obra de asfaltamento (terraplanagem com revestimento primário) na Rua São Sebastião, Bairro Vila Nova, no Município de Raposa;
02. As caçambas e maquinas apresentavam a logomarca da Empresa EDECONCIL e quando seus operadores foram abordados por fiscais da Prefeitura, foram informados que estavam à serviço do Governo do Estado do Maranhão;
03. Destarte o Estado do Maranhão não haver realizado qualquer comunicação à Prefeitura de Raposa, quanto a realização de tais obras em área do Município, o que se espera em obediência a legalidade e o respeito a independência dos entes, ainda sequer levou em consideração que o Município de Raposa possui o convênio n.º. 1006.681-53/2013, firmado com o Ministério das Cidades, com o objeto de pavimentação asfáltica em vias públicas (Rua 04 Evangelistas, Rua da Inveja, Rua Nossa Senhora da Saúde e Avenida São Sebastião);
04. O Objeto do Convênio supra citado, já foi contratado e já encontrava-se em execução, tendo inclusive “Dispensa de Licenciamento Ambiental DLA n.º. 370/2015”, emitido em 20 de setembro de 2015, pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo de Araújo Costa Coelho e “Autorização de inicio da obra”, emitida pela Caixa Econômica Federal, na data de 31 de dezembro de 2015;
05. As obras sem qualquer alvará ou sequer conhecimento do Município, estão ocorrendo sem placa de informação da obra, pela empresa EDECONCIL, supostamente contratada pelo Estado do Maranhão, sobrepondo as obras já iniciadas pelo Município no Convênio n.º. 1006.681-53/2013;
06. O Município não coloca-se de maneira nenhuma contra a realização de benfeitorias no seu território, muito pelo contrário, mas é inadmissível que as obras ocorram sem qualquer comunicado à Prefeitura Municipal de Raposa e ainda, sobrepondo obra já contratada e em andamento.
Diante do exposto, vem requerer à Vossa Excelência, que determine a adoção das medidas necessárias ao cumprimento dos requisitos legais para a realização da obra em comento, principalmente para que não haja desperdício de recursos públicos, onde dois entes e duas empresas distintas estão executando obras em trechos coincidentes.
Atenciosamente,
Paulo Humberto Freire Castelo Branco
Procurador do Município
ago

Sobrou espaço e faltou povo na convenção do PMN no plenário Fernando Falcão; Natimorta candidatura do filho de Carlos Braide, morreu antes do nascedouro.
Com capacidade de pouco mais de 300 pessoas, o Plenário Fernando Falcão na Assembléia Legislativa foi palco da fracassada Convenção do PMN, que oficializou na manhã desta quarta-feira (3) o nome do deputado estadual Eduardo Braide como candidato a prefeito de São Luís.
Sem poder de mobilização consoante com a sua inexpressividade política na capital, Eduardo foi a cara do desânimo durante o evento, os poucos amigos presente ao ato até que buscaram aminar o político, mas sem sucesso.
Outro aspecto negativo da Convenção foi a participação popular: um verdadeiro fiasco! Braide tinha prometido uma super convenção que surpreenderia os críticos, mas o que se viu foi um auditório com espaços vazios a exemplo do segundo piso. Na verdade, uma reunião do tamanho do partido nanico. Sem povo, o jeito foi improvisar bandeiras no alto para tentar minimizar o prejuízo.
Em seu discurso, Eduardo Braide levou a esposa e os filhos para cima do palanque, e nas palavras de homem moralista, elevou os valores da família, entretanto, o pré-candidato sequer fez menção ao seu genitor, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Carlos Braide, que o lançou na política maranhense.
Braide é segundo a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), membro do ‘bando’ que desviou R$ 13 milhões em Anajatuba.
Certamente pela queimação do nome do pai – curiosamente o mesmo que o seu – Eduardo fez e, fará por toda a campanha, questão de esquecer suas verdadeiras origens familiares.
Voltando a Convenção, se os candidatos a vereadores ainda tinham dúvidas do quanto o nome do PMN – que possui entre 3% a 4% nas pesquisas de intenção de voto – é insignificante para prefeitura de São Luís, agora puderam comprovar.
ago

Tucano Neto Evangelista no palanque do PT em Zé Doca…
Desde que a cúpula tucana no Maranhão em conformidade com a direção nacional do PSDB, no dia 24 de maio deste ano, decidiu retirar-se da disputa à prefeitura de São Luís e compor com a pré-candidata Eliziane Gama (PPS) nestas eleições, o deputado estadual Neto Evangelista não tem sido o mesmo.
Revoltado, Neto faz questão de mostrar que “se não é importante para o PSDB, o partido de igual forma não tem importância para ele”.
O comportamento do parlamentar licenciado – atual secretário de Desenvolvimento Social – é de quem pede para ser expulso do ninho tucano.
No dia 05 de julho, por exemplo, Evangelista ignorou seu correligionário prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PSDB), naturalmente candidato a reeleição, e decidiu declarar apoio ao ex-deputado federal Domingos Dutra, do PCdoB. A cúpula estadual engoliu seco a atitude e ao menos emitiu uma nota de advertência .
Outra afronta aconteceu no último dia 31, durante convenção que homologou a candidatura a prefeito do professor Zé Costa no município de Zé Doca. Sem tomar conhecimento das diretrizes nacionais da sigla, o deputado fez questão de subir no palanque do PT e fazer forte discurso. Na capital soou estranho um tucano defender a arquirrival estrela vermelha.
A última rebeldia aconteceu nesta quarta-feira (03), Neto Evangelista não deu a cara na importante reunião da Executiva Municipal do PSDB – com efeito de convenção – que escolheu o vereador José Joaquim como vice da pré-candidata a prefeita de São Luis Eliziane Gama (PPS).
De forma que o jovem político não se sente mais a vontade no PSDB e dá sinais que queixará a sigla logo logo.
ago

Lânguido na política ribamarense, Jota Pinto teve de abrir mão de candidatura e apoiar ‘picolé de chuchu’.
Inexpressível e sem grupo político no município de São José de Ribamar, o ex-deputado estadual Jota Pinto – presidente estadual do PEN – declarou nesta quarta-feira (03) apoio ao ‘narcisista’ Luis Fernando, pré-candidato a prefeito pelo PSDB.
Ciente que não tem qualquer chance de vencer a eleição para prefeito na cidade balneária, o suplente de deputado não teve opção senão render-se e usar o já conhecido discurso de “clamor da população”.
A bem da verdade, como este blog alertou inúmeras vezes (confira nos link abaixo), Jota não tinha outra finalidade em Ribamar que não fosse barganhar.
LEIA TAMBÉM:
– Jota Pinto começando errado…
– Certeza de Jota Pinto em São José de Ribamar é que vai perder

