jul

Para o político, no Brasil ‘faz política quem tem dinheiro’.
O ex-prefeito de Santa Quitéria, Osmar de Jesus da Costa Leal, o desbocado Manin Leal, deve explicar à Justiça Eleitoral a origem de um áudio de 20 segundo que circula nas redes sociais em que afirmar possuir dois milhões de reais para gastar na campanha de reeleição da filha, Valéria Leal, no município de Araioses, da esposa, Ivanice Leal, em Santa Quitéria e mais dois nomes de pré-candidatos apoiados por ele, em São Benedito do Rio Preto e Buriti-MA.
Confira abaixo o áudio e a integra da transcrição:
“Nesse país faz política quem tem dinheiro, nós temos dois milhões de reais e vou apoiar meu vice se Deus quiser, vou fazer o prefeito de Araioses e vou fazer o prefeito de Santa Quitéria, vou fazer o prefeito de São Benedito do Rio Preto e vou fazer o prefeito em Buriti, se Deus quiser, isso que é minha meta.”
– Vale lembrar que Manin teve seus direitos políticos cassados pelo período de cinco anos por ato de improbidade administrativa, em um processo motivado por Ação Civil Pública que tem como requerente o Ministério Publico Federal do Maranhão.
jul

Ferdinando Coutinho será próximo prefeito de Matões…
Na ânsia de “dar o furo”, os colegas da blogosfera apressados em publicar que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), iria assumir o governo do Maranhão, esqueceram de analisar a legislação eleitoral e o cenário político do Estado.
Pelas informações divulgadas sem apuração e/ou por fontes furadas, o governador Flávio Dino (PCdoB) tiraria licença de alguns dias para realizar uma viagem para fora do país, como o vice-governador Carlo Brandão (PSDB) está na China, o Palácio dos Leões seria ‘dirigido’ por alguns dias pelo chefe do Legislativo Estadual.
Mas, acontece que como este blog divulgou dias atrás (LEMBRE) o vice-prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (PSB) concorre a prefeitura daquela cidade, e portanto, caso Humberto assuma o governo deixará o irmão inelegível.
Exatamente o que diz o § 7º do Art. 14 da Constituição Federal: “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.
jul

Cládia Durans concorrerá a prefeitura de São Luís pelo PSTU…
No último sábado (09) plenária aberta do PSTU em São Luís lançou a pré-candidatura de Cládia Durans à prefeitura da capital do Maranhão. Cláudia Durans é assistente social e professora da Universidade Federal do Maranhão.
“Foi uma plenária muito emocionante, que debateu a conjuntura, os desafios colocados para a nossa classe, principalmente para este período que vivemos agora com as eleições”, afirma Durans.
Os desafios são grandes para uma candidatura revolucionária e socialista num dos estados mais pobres do país. O Maranhão é formado por uma população de quase 70% de negros e marcado pela desigualdade.
“O PSTU está lançando em todo o Brasil candidaturas operárias, de mulheres, negros, LGBT’s, para discutir a condição dos explorados e oprimidos, apresentando um programa que chama a nossa classe pra lutas efetivas para derrubar Temer através de uma greve geral, e construir uma nova forma de poder”, resume a pré-candidata.
Retorno ao partido – A plenária aberta foi marcada por alguns momentos emocionantes, como a fala de Rosenverk Estrela anunciando seu retorno ao PSTU. Rosenverk é professor e militante histórico do movimento Hip Hop Militante Quilombo Urbano.
jul

Um dos jornalistas mais prestigiados do país postou nas redes sociais, nesta terça-feira (12), um registro muito bacana, que, de acordo com a revista Caras, tirou aplausos da redação do Jornal Nacional, no Rio de Janeiro. Na foto publicada, William Bonner aparece ao lado de uma simpática maranhense e pede licença para apresentá-la ao público. Veja na foto acima.
jul

Prefeito Tancledo Lima Araújo com roupa de presidiário…
Durou apenas sete dias a prisão do prefeito da cidade de Paulo Ramos, Taclêdo Lima Araújo, acusado de desvio de recursos públicos, preso no último dia 05 de julho.
O desembargador Tyrone José Silva, da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, aceitou uma Cautelar Inominada Criminal impetrada pelos advogados de defesa e determinou que a prisão cautelar do gestor afastado do cargo seja cumprida na forma domiciliar.
Tanclêdo estava preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, contrariando decisão anterior do magistrado, que pelo fato do investigado ser portador de curso superior, decidiu sua prisão no Quartel da Polícia Militar.
Após ser comunicado que não haveria vaga disponível nas celas, pediu o cumprimento do cárcere no Quartel do Corpo de Bombeiros, onde também não houve atendimento à decisão.
Sem celas adequadas, o magistrado mandou o prefeito para casa: “Com relação à determinação para que o investigado fosse recolhido à prisão no quartel da Polícia Militar, no mesmo sentido, não há justificativa nos autos sobre seu não cumprimento[…] Desse modo, não constam dos autos informações sobre o cumprimento de prisão preventiva por parte do investigado […] no que descumprida não pode ficar a prerrogativa que a lei faculta ao requerente. Dessa forma, que cumpra essa decisão cautelar na forma domiciliar”, decidiu Tyrone.
Abaixo a íntegra da decisão:

jul

No total, serão construídas 300 novas escolas em todas as regiões do Maranhão a partir do Programa Escola Digna.
Com investindo de mais de R$ 15 milhões, o Governo do Estado está substituindo escolas de taipa e palha por estruturas de alvenaria, transformando a realidade do sistema de ensino, oferecendo mais qualidade e dignidade a alunos e professores, essa ação faz parte do Programa Escola Digna, marca a mudança no Ensino Fundamental no Maranhão.
Nesta etapa, 50 povoados de 17 cidades serão beneficiados com as construção das escolas nos municípios de Barreirinhas, Tuntum, Conceição de Lago Açu, Pedro Rosário, Paulo Ramos, Vitorino Freire, Aldeias Altas, Santa Filomena, Parnarama, Bom Jardim, Fernando Falcão, Paulino Neves, Cajari, Lago da Pedra, Água Doce do Maranhão, Penalva e Buriticupu.
No total, serão construídas 300 novas escolas em todas as regiões do Maranhão a partir do Programa Escola Digna. Este ano serão 150 e em 2017 mais 150. As obras do Programa Escola Digna são financiadas com recursos do Governo do Estado, com empréstimos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por emendas parlamentares.
Uma parte do programa será realizado com recursos de parceria com a iniciativa privada. Empresas como a Agroserra, Cemar, Mateus, Mazan, Parnaíba Gás Natural e Suzano vão adotar, ao todo, 13 novas escolas a serem construídas.
LEIA TAMBÉM:
– Programa ‘Escola Digna’ é lançado no La Roque
– Imagens do Dia: Modelo das 200 escolas que serão licitadas em 2015
– Lançado programa que vai substituir escolas de taipa, barro e palha
jul

Jorge no lugar de Arlete como candidato a vereador.
Substituição I
Arlete Pontes do PSDB não disputará a eleição deste ano, a ex-vereadora coincidentemente no período eleitoral passará por um tratamento de ligamento em um dos joelhos no SARAH Hospital de Reabilitação.
Substituição II
O candidato a vereador que substituirá a ex-secretária com leque de serviços prestados na área de saúde, e sobretudo, no segmento social, será seu marido, o empresário e advogado Jorge Pontes. Arlete fará parte do comitê de coordenação da campanha de Talita Laci.
Pimenta neles
Se entrou um homem no lugar de uma mulher no ninho tucano raposense, no caso do PCdoB foi o contrário. Jardiel Pimenta que disputou uma vaga para vereador na eleição de 2012 cedeu espaço para sua mãe, Meire Pimenta, que brigará por cadeira na Câmara de vereador neste pleito eleitoral.
Convenções I
Os três partidos que possuem pré-candidatos a prefeito de Raposa, definiram local, horário e dia das convenções que definirão os nomes dos seus candidatos. Eudes Barros (PR) fará na tarde do último domingo do mês, dia 31, na escola Santo Antônio, no bairro do Itapéua. Cem metros dalí, no mesmo horário, Ociléia Paraíba (PRB) também realizará a sua, em um pequeno restaurante do seu marido.
Convenções II
Já o PCdoB, decidiu arriscar. E fará sua convenção municipal no meio da semana, em plena quarta-feira dia 03 de agosto. A data anterior seria no dia 30 de julho (sábado), no entanto, o governador Flávio Dino faz questão de se fazer presente e pediu ao ex-prefeito José Laci que alterasse a data.
Dupla dinâmica
Os vereadores Laurivan e Frank Neto, ambos filiados ao PMDB, dizem que nasceram para mandar e não aceitam ser subordinados a ninguém. Após armarem contra o professor Afonso na tentativa de impedir que seja escolhido o candidato a vice-prefeito do PR, a “dupla dinâmica” agora trama para impedir que o partido coligue com Eudes Barros, buscam a todo custo levar a sigla via diretória Estadual para o colo de Ociléia Paraíba.
Recusa
O vereador Eudes Barros tentou de todas as formas que sua cunhada, Ocileia, fosse sua candidata a vice-prefeita, mas a filha do ex-prefeito Paraíba recusou. A republicana deixou bem claro que não precisa do vereador para sua campanha.
Desistência
Sem força, sem povo e com a recusa da própria família, Felix Moreira (PEN) deve desistir da pré-candidatura a prefeito e aventura retorno à Câmara de vereador. É que nenhum dos três pré-candidatos tem coragem de desfazer os compromissos já assumidos com outros nomes e botar Felix de vice.
Sobre união
Sobre a possível união dos cunhados Eudes e Ociléia, a ex-prefeita Talita Laci foi enfática: “União ou separação é um problema deles, estou focada é no trabalho que venho desenvolvendo e em vencer a eleição deste ano, seja com um ou dois candidatos”, respondeu.
Andrea será vice
Repercutiu grandemente a notícia que a presidente da Colônia de Pescadores Andrêa Coutinho será a companheira de chapa do PRB (LEMBRE). Alguns inconformados, surpreendidos, fizeram maior reboliço para negar a informação, mas estar tudo acertado: Será ela mesmo a vice.
Afonso e Marcio Greik
Da mesma forma que no grupo de Eudes Barros o vice será o suplente de vereador Afonso Emerson, do PMDB. Isso se não houver um golpe de última hora. E no grupo de Talita Laci é dado como certo a indicação do ex-vereador e secretário de Saúde, Marcio Greik (PSDB) como companheiro de chapa da candidata do governador.
Mulher da Previdência
O blog recebeu denúncia anônima dando conta que uma “mulher misteriosa” sem profissão definida, possuidora de patrimônio em total desconformidade com sua renda, detentora de várias casas no bairro da Cohab em São Luís [próximo ao Pop Center], outra no Pão de Açúcar, além de um conhecido Bar em Raposa e mais um restaurante no São Francisco, está na mira da PF diante da suspeita de envolvimento em fraude da Previdência Social.
INSS na Raposa
Por falar em fraude, os comentários rolam soltos em Raposa que uma equipe de auditoria do INSS fez uma verdadeira varredura em uma famosa entidade de classe na cidade. Nesta terça-feira (12) eles estiveram na cidade e pelo material recolhido, a fraude é gigantesca.
Preço de ouro
Quais foram os dois vereadores que ignoram a crise econômica financeira no país e tentaram “tomar” R$ 150 mil reais de uma candidata a prefeita??? De acordo com a informação repassada ao blog por um terceiro parlamentar, os “artistas” que se acham os mais espertos da Câmara argumentaram o seguinte: “Se a senhora fechar com a gente, ELE vai desistir de ser candidato porque o impacto vai ser grande na cidade”. Os artistas não conseguiram ‘engolobar’ a mulher, mas não desistiram e prometem traçar novo método para “tomar” o dinheiro.
O maior líder
Na pesquisa da Escutec, registrada no TRE-MA, encomendada por este blog, o instituto também perguntou qual o maior líder político em Raposa, o resultou colocou o ex-prefeito José Laci como líder na preferência dos raposenses: confira abaixo:

jul
Foram selados quatro contratos, dois deles com empresas no mesmo endereço em Codó, ligados ao empresário foragido Eduardo DP, acusado de envolvimento em desvio de recursos públicos, e mais dois com firmas de fachadas, uma na cidade de Pinheiro e a outra no município de São Bernardo.

Aninha é a prefeita, mas quem de fato manda e desmanda no executivo de Presidente Vargas é o marido, Zé Augusto…
Desde que assumiu a prefeitura de Presidente Vargas, em janeiro de 2013, a prefeita Ana Lucia Cruz Rodrigues Mendes, popularmente conhecida como Aninha (PV), assinou quatro contratos por curta duração de execução e sempre com a mesma finalidade: “Contratação de empresa especializada em Engenharia Civil para execução de obras para execução de serviços de recuperação de estradas vicinais”.
O blog do Domingos Costa adiantou em post anterior que a prefeita pagou mais de R$ 1,5 milhão ao agiota Eduardo DP por obra inexistente. A partir dessa matéria, o editor desta página fez uma ‘varredura’ nas demais publicações de licitações no mesmo ramo: estradas vicinais.
De acordo com informação de moradores, as poucas vias que receberam algum tipo de melhoria, foram serviços realizados por máquinas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, doadas pelo Governo Federal, e não de empresas contratadas pela prefeitura.
A soma chega a vultuosos R$ 4.962.632,50 (quatro milhões, novecentos e sessenta e dois mil, seiscentos e trinta e dois reais e cinquenta centavos), toda essa bolada foi retirada dos cofres públicos presvarguense direto para contas bancárias de empresas que funcionam apenas de fachada. Também chama atenção, o fato de todos os contratos serem assinados pelo Secretário Municipal de Administração, Planejamento, Arrecadação e Finanças, Walterlino de Jesus Uchôa Costa.
Confira os detalhes:
Ano de 2013 – Construservice Empreendimentos e Construções Ltda, é uma das muitas empresas do agiota/empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, conhecido também como “Imperador”, foragido da polícia por envolvimento em desvio de recursos de diversas prefeituras maranhenses. Com sede na Avenida Santos Dumont, bairro São Sebastião em Codó-MA, a Construservice ganhou no primeiro ano de mandato da prefeita Aninha, R$ 616.543,97 (seiscentos e dezesseis mil, quinhentos e quarenta e três reais e noventa e sete centavos), referentes aos “serviços” pelo prazo de três meses. O laranja que assina a papelada é Francisco Robert Soares.
Em 2014 – No ano seguinte, o valor da ‘sangria’ aos cofres públicos municipal aumentou, uma outra empresa do agiota Eduardo DP, a Rio Anil Locação, Terraplanagem e Pavimentação Ltda – que curiosamente funciona no mesmo endereço da anterior – levou a bolada de nada menos que R$ 1.568.452,65 (um milhão, quinhentos e sessenta e oito mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais e sessenta e cinco centavos). O contrato tem duração de apenas três meses, e é assinado por outro laranja do “Imperador”, Joel Cavalcante Neto.
Ano de 2015 – No terceiro mandato da prefeito Aninha, foi selado a licitação com o maior valor; sem medo dos órgãos de fiscalização de controle de recursos públicos a gestora assinou contrato de R$ 1.802.135,34 (um milhão oitocentos e dois reais, cento e trinta e cinco mil e trinta e quatro centavos) pelo período de seis meses, entre a Prefeitura de Presidente Vargas e a J.B Construções Ltda, empresa de fachada sob registro na Rua Duque de Caxias, bairro João Castelo em Pinheiro – MA. Quem assina pela empresa é João Batista Gonçalves Castro.
Em 2016 – E neste último ano de gestão, a prefeita não deixou por menos e selou novo contrato com o valor de quase R$ 1 milhão, para ser mais preciso R$ R$ 975.500,57 (novecentos e setenta e cinco mil, quinhentos reais e cinquenta e sete centavos). Dessa vez a contemplada é a empresa D. J. C. Almeida e Cia LTDA – ME, com registro também de fachada, na Rua Conego Nestor, em São Bernardo-MA. Pela informações constantes no extrato publicano no Diário Oficial, os serviços deveriam ser executados da Sede ao Povoado Gaiolinha e Sede ao Povoado Salgador no Município de Presidente Vargas, num período de seis meses. Quem assina tudo é Daniel José Coelho Almeida, responsável pela empresa.
jul

Seu Enoque, de 94 anos, fraturou a bacia e estava sendo levado a São Luís para realizar exames no momento do assalto.
Um caso violento e curioso aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), em São Luís. Bandidos realizaram um assalto dentro de uma ambulância quando ela entrava na capital maranhense pela BR-135. Enoque, de 94 anos fraturou a bacia e precisou ser levado às pressas para São Luís. O caso ganhou repercussão na edição do Bom Dia Brasil desta terça-feira (12).
Uma das filhas de Seu Enoque, Maria Gomes, que acompanhava o pai durante a viagem contou que os bandidos levaram o celular e trezentos reais que ela havia levado para passar a rápida temporada na capital. O motorista da ambulância também foi assaltado e dele foram levados dinheiro, celular e documentos.
Ele contou também que os criminosos foram muito violentos com o idoso que estava sendo transportado. Segundo o motorista, os bandidos estavam com um facão e ameaçavam ferir Seu Enoque caso não entregássem os objetos de valor e o dinheiro.
“[o suspeito] Pôs o facão e perguntou: ou você me entrega o celular agora ou eu vou cortar o pescoço dele aqui. Aí ela [a filha] pegou e deu o celular”, relatou.

Bandidos usaram armadilhas feitas com pedaço de madeira e pregos (Foto: Reprodução/TV Globo)
A ambulância foi parada em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) onde são realizadas barreiras policiais com frequência. A PRF diz que no trecho da BR onde ocorreu o caso, muitos outros assaltos são registrados, mas é a primeira vez que se registra um assalto a ambulância.
“Eu achava que dentro de uma ambulância nós estávamos seguros. Não estão respeitando nem mesmo a ambulância com um doente”, desabafou Maria Gomes.
A Secretaria de Segurança Pública disse que o patrulhamento na BR-135 é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal e que apenas ajuda a fazer o policiamento. Segundo a Secretaria de Saúde, Seu Enoque já foi atendido e aguarda resultado dos exames.
jul

Zé Arlindo [de camisa preta] fez o anúncio na sede do PRP ao lado Leonardo Sá e partidário…
A classe política pinheirense foi surpreendida com a declaração de apoio do ex-prefeito Zé Arlindo ao pré-candidato a prefeito Leonardo Sá (PCdoB), nesta segunda-feira(11). O ex-gestor até então era o mais árduo defensor do nome de Luciano Genésio (PP) para sucessão do prefeito Filuca Mendes (PMDB), na cidade de Pinheiro.
O anúncio feito em São Luís foi costurado pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto – padrinho político de Sá. Também participaram do ato de adesão o presidente do PRP Severino Sales, o deputado estadual Stênio Rezende – líder regional do DEM, e demais lideranças.
Sabedor da fama de traidor do ex-prefeito na política da “Princesa da Baixada”, Leonardo pediu que Arlindo gravasse um vídeo como forma de garantia e se precavendo de uma eventual mudança de postura de Zé até o término do período das convenções.

Zé Arlindo planejava há meses pular de galho.
E quem disse que Z.A titubeou e/ou tremeu a ‘cara’ ao fazer um curto vídeo expressando sua nova postura na política local?
Que nada!
“A partir de agora estamos trabalhando na eleição de Érica, que é minha filha, filiada ao PRP, e também na eleição de Leonardo Sá, porque acreditamos que, hoje, para Pinheiro é o melhor nome que se apresenta até em função em ter o apoio de vários grupos políticos do estado”, declarou.
A ida do ex-prefeito para o grupo do candidato do partido do governador caiu como um banho de água fria nas pretensões de Genésio, que agora tenta tranquilizar seu grupo alegando que a perda de Zé Arlindo não fará muita falta.
Por outro lado, Sá se fortaleceu grandemente para a disputa da prefeitura, e conta com o apoio de dez partidos.
Abaixo confira o vídeo da declaração de apoio:

