Política

05
jul

Férias de muito esporte, lazer e diversão em São José de Ribamar

Pelo Jornalista Domingos Costa

Campeonatos de futebol masculino e feminino, além da etapa regional do JEMS, movimentarão o município. Também neste mês de julho, cidade receberá cinco novas academias ao ar livre. 

dario 1

Torcida ribamarense acompanha e aprova a realização das competições esportivas.

Terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, São José de Ribamar receberá, neste mês de julho, importantes competições esportivas – promovidas e que estão contando com o apoio da prefeitura municipal – que movimentarão o município e os desportistas.

A maratona de competições teve início neste último fim de semana com a realização, no Estádio Municipal Dário Santos, mais conhecido como “Caldeirão do Peixe”, da Copa Queen Sub 12, 14 e 16 de Futebol Masculino. Sagraram-se campões as equipes do Grupama e Grêmio, respectivamente.

Nesta quarta-feira (06), a cidade sediará a final do Campeonato Maranhense de Futebol, categoria Sub-17. O jogo entre os times do Sampaio Corrêa e Imperatriz acontece no Dário Santos.

Já no próximo domingo, doze equipes disputarão o Torneio Início do Campeonato Ribamarense de Futebol Feminino. O “Caldeirão do Peixe” também será o palco dos jogos.

No dia 16, tem início o Campeonato Ribamarense de Futebol Feminino, cujos jogos, além do Dário Santos, serão realizados nos campos da Mata e da Trizidela da Maioba.

O evento esportivo reunirá cerca de 360 jovens de várias regiões da cidade.

Também este mês serão realizadas as finais dos Campeonatos de Futebol de Praia, categoria Sub- 18, e de Futebol da Liga Esportiva Ribamarense.

Academias – O mês das férias também será marcado pela entrega de novos equipamentos públicos no setor da saúde e desporto. O prefeito Gil Cutrim (PDT) irá inaugurar cinco novas Academias da Saúde instaladas nos bairros Campina, Piçarreira, Vila Flamengo, Jussatuba e no polo turístico da Praia do Meio.

JEMS – No período de 01 a 10 de agosto, São José de Ribamar vai sediar a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS). Centenas de atletas, estudantes de escolas de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e Ribamar, participarão do evento distribuídos em 20 modalidades.

05
jul

Prefeito de Paulo Ramos e mais seis são presos em operação contra a corrupção

Pelo Jornalista Domingos Costa

Um dos contratos fraudados para fornecimento de merenda escolar chega a R$ 986 mil, mas a merenda nunca chegou às escolas da rede municipal. Todos os suspeitos serão encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

IMG_0679

Tanclêdo Lima Araújo é suspeito por desvio de verbas públicas na cidade.

Uma operação da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) do Maranhão prendeu sete pessoas na manhã desta terça-feira (5), entre elas o atual prefeito de Paulo Ramos (MA), Tanclêdo Lima Araújo, por suspeitas de desvio de verbas públicas. O município com pouco mais de 20 mil habitantes fica localizado a 347 km de distância de São Luís, no oeste maranhense.

Os mandados de prisão preventiva expedidos pelo desembargador Raimundo Melo foram cumpridos na capital maranhense e no interior do Estado.

Foram presos na operação:
– Tanclêdo Lima Araújo, prefeito de Paulo Ramos, por suspeitas de desvio de verbas públicas;
– Joaquim Lima Araújo, secretário de Administração do município e irmão do prefeito;
– José Alencar Miranda Carvalho, pai do agiota Gláucio Alencar, que já esteve preso após investigação da morte do jornalista Décio Sá – que revelou um grande esquema de agiotagem em prefeituras maranhenses;
– Moussa Esber Mansour, sócio-proprietário da empresa J.S. e Silva, de fachada e que atuava no esquema fraudulento;
– George Esber Mansour, irmão de Moussa e sócio-proprietário da mesma empresa;
– Geovana Carla Mansour, esposa de Moussa;
– Luiz Antônio Meireles Gomes, funcionário do empresário Eduardo José Barros Costa, o ‘Eduardo DP’, filho ex-prefeita de Dom Pedro (MA) e também suspeito por participação no esquema, proprietário da Rio Anil Locações.

De acordo com o delegado Leonardo Bastian Fagundes, os suspeitos usavam licitações fraudadas de valores altos com objetivo de desviar verbas públicas. As empresas Rio Anil Locações e J.S. e Silva, que atuavam nos setores de construção civil e fornecimento de merenda escolar, possuíam apenas CNPJ, sem sede, e abertas inclusive em nomes de proprietários já falecidos, ou seja, ‘laranjas’.

“Tanto o irmão quanto o prefeito assinaram vários cheques em nome da Prefeitura de Paulo Ramos e entregaram para o Gláucio Alencar, lá em 2012, quando começou a investigação”, disse o delegado.

04
jul

Josemar, Gilberto e Dutra “pau a pau” em Paço do Lumiar…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Atual prefeito com o poder da máquina e grande grupo político; ex-prefeito focando elegibilidade e o que fez durante seu governo; Candidato do governador exaltando parceria do Estado com o município para desenvolver a cidade.

Faltando exatos 90 dias para a eleição 2016, portanto, não mais que três meses, o município de Paço do Lumiar respira política 24h. Com quase 120 mil habitantes, desses mais de 52 mil eleitores é chegado a hora dos lumineses encararem as urnas novamente.

Dentre as muitas especulações e ladainhas, três nomes se destacam nesse período pré-eleitoral. Além do atual prefeito filiado ao PSDB, Josemar Sobreiro, o ex-prefeito Gilberto Arôso (PRB) e o ex-deputado federal Domingos Dutra (PCdoB) buscam o cobiçado comando da prefeitura a partir de janeiro do próximo ano.

Evidente que todos os pretensos com suas respectivas qualidades e defeitos, agravantes e favoráveis. Perpassando por essa leitura, o blog fez um rápido apanhado sobre cada um:

Josemar

RCO_4057

Josemar Sobreiro (PSDB)

O tucano professor Josemar Sobreiro [62 anos], possui a força da máquina, além de um vice-prefeito extremamente articulado, e grupo político consolidado. Bom ressaltar, ainda, que os melhores quadros para disputa das 15 cadeiras do Legislativo fazem parte do grupo governista; são estes que mais percorrem as ruas da cidade em busca de votos. Sem contar que o maior número de partido integrarão a coligação de Josemar. Assim como todos os prefeitos maranhenses, Sobreiro deve enfrentar certo incômodo durante a campanha, natural de quem estar no poder, mas promete encarar o problema intensificando corpo a corpo quando a campanha começar.

Gilberto 

gilberto

Gilberto Arôso (PRB).

Apesar dos problemas judiciais, o ex-prefeito Gilberto Arôso [50 anos], não tem enfrentado muita dificuldade para levar seu nome como alternativa ao executivo. Há semanas vêm ganhando adesões importantes de vereadores na Câmara e de figuras da política maranhense. Seu principal discurso serão os feitos enquanto prefeito. Aos que duvidam sobre sua elegibilidade, os aliados de Gilberto lembram que sua equipe jurídica ‘dar nó em pingo d’água’ e não têm qualquer dúvida que o ex-gestor está livre para mais uma disputa eleitoral.

Dutra

Brasil, Brasília, DF. 12/06/2010. O deputado Domingos Dutra, do Partido dos Trabalhadores do Maranhão é visto no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Domingos Dutra começou uma greve de fome contra a decisão da cúpula nacional do PT, que obrigou o partido a apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão. Após alguns dias, o fundador nacional do PT e líder camponês, Manuel Conceição, aderiu à greve. - Crédito:ED FERREIRA/AGÊNCIA ESTADO/AE/Codigo imagem:58730

Domingos Dutra (PCdoB)

Ex-deputado federal por mais de duas décadas filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores, Domingos Dutra [60 anos] é do tipo mais conhecido que farinha de puba. Hoje no partido do governador Flávio Dino, o experiente político conhece bem a cidade que pretende ser prefeito. Vem percorrendo diversas secretarias de Estado e botando seu prestígio junto ao Palácio dos Leões para pesar na balança eleitoral. Na eleição municipal passada, sua esposa Núbia foi candidata a prefeita e obteve mais de 5 mil votos, desta vez o homem que criou a expressão política maranhense “futi” quer ir mais além.

Padrinhos políticos

E como os líderes políticos do Estado tem se posicionado em relação aos três nomes? Vejamos: Gilberto é declaradamente aliado da ex-governadora Roseana Sarney; Dutra, por sua vez, detém o inconteste apoio do governador. Já o prefeito Josemar posiciona-se exatamente entre os dois, não morre de amores pela família Sarney tampouco demonstra afagos pelo chefe dos Leões, e é bom que fique claro, os maiores aliados do atual prefeito é o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Pois bem, esses são os nomes, qualquer outro que se propõem galgar a chefia do executivo municipal não passa de fogo de palha, típico de gente ‘zuadenta’ tentando vender gato por lebre, e buscando abocanhar a vice de um dos três citados acima.

04
jul

Auto de Infração Eletrônico lançado pelo Detran impedirá excessos da CPRV InD

Pelo Jornalista Domingos Costa

No final de junho, o Detran-MA, realizou um treinamento voltado aos policiais da CPRV-InD, sobre o manuseio e funcionamento da nova ferramenta.

Foto 1_Divulgação_Detran_04072016 - Detran- MA apresenta Auto de Infração Eletrônico

Larissa Abdalla, fala na solenidade de apresentação do dispositivo, ao lado da equipe da SSP.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), apresentou, nesta segunda-feira (4), em São Luís, o Auto de Infração Eletrônico (AIT), um dispositivo portátil e informatizado que será utilizado nas ruas em operações de trânsito, substituindo o tradicional talão de infrações. O uso começa neste fim de semana em ação a ser efetivada pelo Detran-MA e Companhia de Polícia Rodoviária Independente (CPRV InD).

Participaram da solenidade de apresentação da nova ferramenta, o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; a diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla; o comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira; o comandante CPRV InD, Major Augusto Magalhães, entre outras autoridades.

“O Auto de Infração Eletrônico vai dar mais segurança e eficiência aos processos de fiscalização. O investimento nessa tecnologia é mais uma demonstração de que o Detran-MA está modernizando os seus serviços. Não pretendemos multar mais condutores, pretendemos, sim, que o número de infratores, seja menor a cada operação”, declarou Larissa Abdalla.

O uso dessa tecnologia tem como foco principal diminuir a impunidade e garantir mais eficiência, lisura e transparência no processo de notificação de condutores e veículos que cometem infrações no tráfego, em operações de fiscalizações.

O Auto de Infração Eletrônico funciona numa plataforma tipo smartphone que vai ficar conectada ao banco de dados do Detran-MA, proporcionando maior agilidade, segurança, diminuição de erros e extravios.

“Essa é uma ferramenta de tecnologia que vai ajudar a compor o sistema de segurança do Estado. Vamos tratar com muita seriedade mais esse passo do Detran-MA, garantindo o respeito à vida e às leis de trânsito”, explicou o secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela.

Para o comandante da CPRV InD, Augusto Magalhães, o AIT facilitará o trabalho de abordagem. “Vai ser bem mais ágil, não vamos precisar perder muito tempo pesquisando leis, preenchendo formulários. Teremos uma maior mobilidade”.

Acesso

Foto 2_Divulgação_Detran_04072016 - Detran- MA apresenta Auto de Infração Eletrônico

Infração será assinada eletronicamente e impressa por impressora de bolso que deverá estar com a polícia.

O dispositivo vai oferecer acesso amplo às informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações de trânsito correlatas. Para gerar o Auto de Infração Eletrônico, a lavratura da infração passa a ser feita por meio do preenchimento de campos em plataforma digital e quem cometeu a infração vai ter a possibilidade de assinar eletronicamente o auto, que é impresso com auxílio de uma impressora de bolso que deverá estar com o policial no momento.

Confira um resumo de como funciona o AIT

1 – O agente de trânsito efetua sua identificação, por meio de login e senha e também assina digitalmente o auto, com auxílio de caneta óptica;

2 – Identificação do tipo infrator;

3 – Identificação do veículo;

4 – É possível juntar ao auto, fotos do cenário de cometimento da infração;

5 – Anotam-se informações referentes ao condutor infrator;

6 – É realizada a tipificação da infração e da medida administrativa a ela associada (recolhimento de documentos, por exemplo);

7 – Finalizado o preenchimento, sincroniza-se o Auto com a base de dados do Detran-MA. Depois disso, não é possível mais fazer alterações do AIT.

04
jul

Prédio mais alto de São Luís será inaugurado nesta quarta-feira (06)

Pelo Jornalista Domingos Costa

Marcus Barbosa Intelligent Oficce, edifício comercial de 22 pavimentos com área total de 3.200,00 m², composto por 311 salas, 11 lojas, 04 sublojas, 01 fitness e 01 restaurante.

was da eterSerá inaugurado na próxima quarta-feira (06) um dos mais arrojados empreendimentos da Jeová Barbosa Engenharia, o edifício comercial Marcus Barbosa Intelligent Office (MBIO), localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Medindo 100,15 metros de altura, trata-se, segundo cálculos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da mais alta construção da cidade, porém o que mais impressiona nessa obra é o arrojo do acabamento, conforto, segurança etc, que vão dar aos ocupantes um diferencial a mais nos serviços que prestam nas diversas áreas: Saúde, Direito, Arquitetura, consultoria empresarial e outras.

Segundo o empresário Jeová Barbosa de Oliveira, não foram medidos esforços para que saísse uma obra da melhor qualidade, e ele diz que, além dos negócios da empresa, isto vai contribuir também para a cidade. “São Luís merecia um empreendimento deste porte, a exemplo do que ocorre em outras cidades”, frisou.

O MBIO conta com a maior em área construída em concreto armado da capital, São 36.217,11 metros quadrados e infraestrutura e superestrutura 19.000,00 m³, conforme o Habite-se expedido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semuhr). “Esta grande torre foi projetada pelos renomados profissionais César Cardoso (arquiteto) e Dárcio Carvalho (calculista)”, frisa o empresário.

Modernidade

sadeO empreendimento é composto de 22 pavimentos, sendo dois subsolos, um térreo, um mezanino, quatro pavimentos garagens, 12 pavimentos, uma cobertura, quatro mirantes e um heliponto, equivalente a 22 andares. No subsolo, são dois pavimentos em estacionamento rotativo com 233 vagas, uma estação de tratamento de água e um grupo gerador com capacidade de 180 KVA, o que atende plenamente a demanda do condomínio.

O pavimento térreo é composto por recepção, cafeteria, confeitaria, papelaria, onze lojas, uma copa para os serviços do condomínio, banheiros, seis estacionamentos internos, sessenta estacionamentos externos, lixeira, central de gás, entrada e saída de veículos com cancelas e Valet park, uma subestação abrigada e duas aéreas externamente, com dois poços artesianos automatizados com capacidade de 10,00m³/h e uma cisterna com capacidade de 400.000 litros, interligados com a sala de controle, ambos para atender ao condomínio.

04
jul

Ribamar Alves não curtiu: Robert e Vianey Bringel são recebidos por Flávio Dino no Leões

Pelo Jornalista Domingos Costa

Foto-5-Handson-Chagas_Visita-do-ex-prefeito-de-Santa-Inês-Roberth-BringelAcompanhados do vice-governador Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB, a tucana pré-candidata a prefeita de Santa Inês, ex-deputada Vianey Bringel e seu marido, o ex-prefeito de Santa Inês, Robert Bringel, foram recebidos nesta segunda-feira (04) no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino. O casal de políticos da região do Vale do Pindaré foram reforçar diversos pedidos ao governo do Estado para a cidade, além de, é claro, conversarem sobre as eleições municipais. Quem fez questão de marcar presença na foto oficial foi o secretário Marcelo Tavares, da Casa Civil e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT).

04
jul

‘Patifaria’ plantada contra o Des. Cleones Cunha é arquivada no CNJ

Pelo Jornalista Domingos Costa

Além de ter utilizado documentos falsos, a denúncia não contém elementos indiciários para seu prosseguimento.

m_18122015_1815 (1)

Reclamação contra o presidente do TJMA foi uma grande armação; Decisão da ministra Nancy Andrighi do CJJ determina o arquivamento sumário da denúncia.

Com o objetivo de esclarecer e trazer à tona a verdade dos fatos, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) informa que foi determinado, por decisão da corregedora-geral da Justiça, ministra Nancy Andrighi, o arquivamento da Reclamação Disciplinar n° 0002559-95.2016.2.00.0000, protocolada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por Benedita Neves Santos contra o presidente do TJMA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, alegando suposto tráfico de influência, envolvendo ainda o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho.

A decisão, baseada no art. 8°, inciso I do Regimento Interno do CNJ, inicialmente, determina o arquivamento sumário da denúncia por considerá-la anônima. Isso porque, apesar de constar a identificação da requerente nos autos, ficou constatada através de informações técnicas da Superintendência de Polícia Técnico-científica do Estado do Maranhão a inexistência do cadastro para o RG informado da inicial, ressaltando ainda que “todos os indícios evidenciam tratar-se de comentários falsos”.

Também foram acostados dos autos certidão da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) dizendo que o “documento juntado pela reclamante a fim de comprovar seu endereço também não espelha a realidade”. E para justificar ainda mais a sua decisão de arquivamento sumário por denúncia anônima, a ministra cita a certidão expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), informando que Benedita Neves Santos (reclamante na inicial), filha de Eugênia Neves Santos, nascida em 08/04/1947, não está incluída no Cadastro Nacional de Eleitores.

SEM PROVAS

Para a ministra Nancy Andrighi, ainda que a reclamante existisse de fato e a denúncia não fosse baseada em documentos inexistentes e não sendo mais considerada anônima, o exame da denúncia revela que não constam “elementos indiciários [provas] mínimos capazes de servir de suporte às alegações constantes da inicial”, impedindo a continuidade do trâmite do procedimento na Corregedoria Nacional de Justiça.

Por fim, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, reforça o seu compromisso com a transparência, verdade e correção tanto em sua vida pessoal, quanto em sua trajetória profissional, atualmente, como chefe do Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

04
jul

Fracasso da gestão Malrinete Gralhada abre caminho para o retorno de Lidiane Leite

Pelo Jornalista Domingos Costa
Malrinete

Sob o comando de Malrinete, Bom Jardim é o retrato do caos…

Fracassou o discurso da prefeita provisória Malrinete Gralhada (PMDB) de “fazer a melhor administração da história de Bom Jardim”.

Os escândalos frequentes destacados na imprensa local e nacional são amostras claras do desastres administrativo implantado pela atual gestão.

Basta andar por qualquer rua da cidade para testemunhar que o município é o retrato do abandono.

A folha de pagamento dos funcionários públicos municipais está em atraso, a prefeita não faz questão de dialogar com o poder legislativo. A prefeita também acabou com as tradicionais festas culturais, a exemplo do aniversário da cidade e o arraial junino.

Educação

O setor educacional é um dos mais afetados com o descaso da vice que se tornou prefeita: Professores reclamam dos salários e das condições de trabalho, alunos da merenda e os pais querem uma escola melhor para o aprendizado dos seus filhos.

Desde que Gralhada assumiu a prefeitura R$26.334.401,52 (vinte e seis milhões, trezentos e trinta e quatro e quatrocentos e um reais e cinquenta e dois centavos) chegou nos cofres do executivo municipal referente a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

E quem diria…Diante da situação administrativa catastrófica, começou a campanha: “volta Prefeita Lidiane”…

04
jul

Em protesto pela falta d’água, moradores ateiam fogo na porta do prefeito de Raposa

Pelo Jornalista Domingos Costa
13576462_1097109670369201_1042553130_n

Chamas e muita fumaça após populares atearem foto em pneus na porta do prefeito de Raposa, no Jardim das Oliveiras.

Revoltados com a falta d’água nos bairros da Vila Bom Viver, Maresia e Jussara no município de Raposa, moradores dessas localidades decidiram realizar na manhã desta segunda-feira (04) um manifesto na frente do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgotos, que curiosamente é vizinho ao Ministério Público, divididos apenas por um muro na Avenida Principal.

O grupo só não esperava que uma viatura da Polícia Militar fosse passar no momento que preparavam pneus para atear fogo e obstruir a circulação de veículos na via.

Os moradores dos três bairros afetados então decidiram realizar ação na porta do prefeito Clodomir de Oliveira (PMDB), que mora em uma rua transversal no bairro Jardim das Oliveiras [atrás da prefeitura] a poucos metros da sede do Saae.

“Fomos para a porta do prefeito, para reivindicar nossa água que tá com quinze dias que não tem, agente tocou fogo mesmo lá na porta dele, só que não era lá para gente fazer isso, a única coisa que eu lamento que o povo são um bando de c… e não tem coragem de comparecer com a situação, se tivesse coragem de comparecer, não tinha acontecido o que aconteceu hoje, a gente teve que se afastado porque a política colocou arma na gente e mandou a gente se retirar, mas a gente vai voltar e vai voltar com tudo”, (sic), disse uma manisfestante que não teve o nome revelado.

Após os populares atearem fogo nos pneus, por mais de uma hora o portão da residência do prefeito ficou obstruído, a fumaça pôde ser vista de longe.

Outro lado

Horas após o ocorrido, o inoperante diretor do Saae, Emanoel Carvalho, que não entende absolutamente nada da área, emitiu uma nota no qual se compromete  disponibilizar um carro pipa para abastecer de forma alternativa os bairros afetados.

04
jul

Existem mais culpados???

Pelo Jornalista Domingos Costa

mortosReginaldo “careca” [motorista], sua esposa e filha identificadas como Vanda e Hanna; Além de Valdicleide Santos de 34 anos; Helena Santos de 70 anos, Kelvin Daniel da Conceição de 1 ano e 6 meses; Dioninson da Silva, 28 anos e Rosania dos Santos de 14 anos, todos tragicamente perderam a vida em um acidente fatal ocorrido no KM 38 da BR-135, em Campo de Perizes, por volta das 8h da manhã deste domingo (3).

Diante da tragédia envolvendo uma caçamba e um veículo de passeio corsa Classic [ placa OJI-5012] que ceifou a vida de oito pessoas, dentre essas três crianças, a Polícia Rodoviária Federal já sabe que o motorista do primeiro veículo que vinha no sentido contrário transportando lixo [ainda não se sabe de qual das três prefeituras da Ilha] entrou na contramão e bateu de frente com o carro onde vinham as vítimas.

Mas será que somente o irresponsável motorista da caçamba é culpado?

E o motorista do Classic – sentido São Luis – que de forma irresponsável estava superlotado e desempenhando a função irregular de “taxi-lotação” intermunicipal???

E o governo Federal que engana os maranhenses há anos na lentidão das obras a passos de tartaruga em toda a extensão do Campo e Perizes?

E a bancada em Brasília de 18 deputados federais e três senadores que não tomam uma atitude mais radical para cobrar rapidez na construção da duplicação da BR 135?

Quem mais tem culpa????

1 1.784 1.785 1.786 1.787 1.788 2.337