Política

06
jun

Flávio Dino contempla adversários com caminhões para agricultura familiar

Pelo Jornalista Domingos Costa
13382259_1078672298879605_669989290_n

Flávio Dino entregou caminhão para a prefeitura de Raposa.

Os que acusavam o governador de não beneficiar seus adversários políticos já podem mudar os conceitos, porque nesta segunda-feira (6), durante solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, Flavio Dino deu continuidade à política de fortalecimento da produção no Estado, fruto da parceria com o Governo Federal.

O chefe dos Leões entregou 19 equipamentos para a modernização de Unidades de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Udaf), assinou mais sete municípios ao PAA do Leite, e parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para assistência técnica e gerencial.

Um dos municípios beneficiados foi Raposa, administrado – mesmo que de forma desastrosa – pelo prefeito Clodomir de Oliveira (PMDB), adversário da partidária do governador, Talita Laci (PCdoB).

A solenidade, contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, e do  secretário de segurança alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Caio Rocha.

Foto 10_Gilson Teixeira_06-06-2016 - Entrega de Kits Produtos da Agricultura Familiar (10)

Flávio Dino ressaltou que as ações apresentadas fazem parte da política de priorização de investimentos no setor primário.

UDafs

Foram beneficiados com as UDafs os municípios de Afonso Cunha, Bacabal, Cantanhede, Codó, Governador Eugênio Barros, Humberto de Campos, Itapecuru Mirim, Maracaçumé, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Peritoró, Porto Rico, Raposa, Santa Inês, Santa Rita, Santana do Maranhão, São João do Sóter, São José de Ribamar e Tutóia.

Senar

Na ocasião, o Governo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), assinou convênio de R$ 4 milhões com o Senar para assistência técnica e gerencial a 1550 propriedades/produtores, das cadeias de hortifruti, arroz, leite, carne e couro e aquicultura, em todo o estado. A parceria terá um ano de duração e os trabalhos serão iniciados no mês de julho.

06
jun

Edivaldo possui apoio de 15 partidos; Em 2014, Edinho Lobão tinha 17 e levou uma surra

Pelo Jornalista Domingos Costa
20160606_111849

Edivaldo durante foto oficial com os partidos já engajados na sua campanha de reeleição.

É bom o prefeito Edivaldo Holanda (PDT) e os próprios aliados não confiarem muito que apoio de partidos é sinônimo de vitória nas urnas.

Na manhã desta segunda-feira (6), o pedetista realizou ato em São Luís e reuniu dirigentes de pelo menos 15 siglas partidárias.

É bem verdade, que muitos desses, são os partidos chamados nanicos, como é o caso do PROS, PRP, PSDC, PRTB. Outros medianos: PEN, PSC e PSL, e ainda os de maior expressividade PCdoB, PTB, PR, DEM, PSD e PTC.

Tudo bem que toda eleição possui lá suas particularidades, e portanto, não pode ser comparada à risca com outra. No entanto, toda semelhança pode ser mera coincidência deste pleito de 2016 com as duas eleições anteriores (2014 e 2012).

CONVENCAO

Durante convenção, Edinho tinha 17 partidos na eleição de 2014, mesmo assim levou uma surra de Flávio Dino.

Na eleição municipal passada, o então petista vice-governador Washington Luis, disputou para prefeito da capital com apoio de uma ‘renca’ de siglas – assim como Edivaldo anunciou hoje – ficou apenas em quarto lugar com 56.328 votos (11,02%).

Mais recentemente, no pleito estadual passado, o suplente de senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, realizou uma super-convenção no Centro de Convenções Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio de nada menos que 18 partidos políticos.

Resultado: Levou uma surra histórica! Flávio Dino (PCdoB) obteve 63.52% dos votos, contra apenas 33.69% do peemedebista.

Portanto, abre o olho Edivaldo….

06
jun

VÍDEO: Gil Cutrim anuncia pavimentação da Av. Nossa Senhora da Vitória

Pelo Jornalista Domingos Costa

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, anunciou nesta segunda-feira (06) durante visita à obra de construção da Unidade Básica de Saúde do Parque Vitória, que a Avenida Nossa Senhora da Vitória terá a sua malha viária recuperada e receberá serviços de urbanização.

Via importante da Grande Ilha que interliga os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a estrada receberá trabalhos que serão executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, a pedido feito por Cutrim, vereadores e outras lideranças políticas que integram o grupo do prefeito.

A ordem de serviço autorizando o início da obra de urbanização e pavimentação da Nossa Senhora da Vitória será assinada nesta terça-feira, às 10h30, pelo governador Flávio Dino (PC do B) durante cerimônia que acontece nas proximidades da UPA do Parque Vitória.

06
jun

Recuperação asfáltica da Avenida Teodoro Costa Ribeiro em Peri Baixo, em Bacabeira

Pelo Jornalista Domingos Costa
image

Prefeito Alan Linhares acompanha andamento dos serviços Peri de Baixo

A Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando trabalhos de recuperação asfáltica da Avenida Teodoro Costa Ribeiro, localizada em Peri de Baixo.

A operação tapa-buracos no local, executada com recursos próprios, vai beneficiar mais de 300 famílias.

A intervenção, que faz parte da operação de recuperação do asfalto de ruas e avenidas castigadas pelas fortes chuvas, consistiu ainda, na limpeza de sarjetas e serviços de capina. As ações da administração municipal irão contemplar outras vias que necessitam de reparos.

O prefeito Alan Linhares acompanhou a conclusão dos trabalhos no povoado e destacou que o investimento revitaliza a malha viária da cidade.

“A melhoria nos trechos danificados pelas chuvas asseguram mais comodidade e segurança aos moradores e motoristas que trafegam pelo local. A Administração considera fundamental o investimento em mobilidade urbana”, ressaltou o gestor municipal.

06
jun

Ivaldo Rodrigues emplaca aliado em alto escalão na Saúde do Estado

Pelo Jornalista Domingos Costa

2016-06-06 12.04.38Júlio César Oliveira Gonçalves, ex-chefe de Gabinete do vereador Ivaldo Rodrigues  (PDT), que até no mês passado ocupava a direção geral da UPA do Araçagy, foi nomeado como Superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços, da Secretaria de Saúde do Estado.

Aliado do vereador pedetista, a nomeação de Júlio foi publicada no Diário Oficial no dia 30 de maio. Em seu lugar na UPA, assumiu como direitor administrativo Adilson Maia Vieira, liderança política da Vila Luizão também ligada ao vereador Ivaldo.

2016-06-06 12.21.32

Julinho, como é tratado por amigos próximos, assumiu superintendência de Saúde no governo do Estado.

06
jun

“Mais um que ajudei a vida toda”, diz Rubens Pereira sobre Gabriel Tenório

Pelo Jornalista Domingos Costa
13413973_1078300702250098_1511482902_n (1)

Rubens Pereira, ao lado do filho, deputado Rubens Júnior, durante inauguração da Ponte do Pai Inácio.

Durante a solenidade de entrega da obra de construção da ponte Pai Inácio, ontem (05) no Turu em São Luís, o titular do blog indagou o ex-deputado Rubens Pereira sobre a alfinetada dada pelo pré-candidato a prefeito de Matões, o advogado Gabriel Tenório (PV) em evento realizado  dias atrás na cidade administrada pela prefeita Suely Pereira (PCdoB).

Rubão adiantou que não é mais político, por essa razão não tinha muito o que falar. “Hoje sou nada mais que cabo eleitoral, sobre esse rapaz [Tenório] não tenho muito o que falar, pois é mais um que ajudei a vida toda; traidor não tem moral de falar de ninguém”, disparou o ex-deputado.

A declaração de Pereira surge após as declarações do pré-candidato da oposição em evento que reuniu pouco mais de mil pessoas, realizado dias atrás no Clube Chapa durante o Encontro Municipal do Partido Verde (PV).

Gabriel Tenório, ex-funcionário da Emap, ligado aos deputados estaduais Alexandre Almeida (PSD) e Adriano Sarney (PV), fez duras criticas à gestão da esposa do ex-deputado – pai de Rubens Pereira Júnior, deputado federal -.

Hoje oposicionista, o pré-candidato matoense foi aliado da família Pereira durante muitos anos, sempre ajudado por Rubens Pereira.

06
jun

Quase três anos após a morte de Luzico da Itamaraty, outro regueiro é assassinado

Pelo Jornalista Domingos Costa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

‘DJ Alexsandro, o predador’ é a segundo vítima da violência no MA.

Morreu no inicio da tarde de ontem, domingo (05), no município de Barreirinhas, a segunda vítima do assalto a uma festa em Humberto de Campos, nos lençóis maranhenses.

A ação criminosa ocorreu  durante uma festa no povoado Onça, outras oito pessoas ficaram feridas. Foram cinco suspeitos armados e encapuzados que entraram na festa e anunciaram o assalto.

Mortes

Domingos Carlos Furtado, de 49 anos –  dono da festa – questionou o que estava acontecendo, e os criminosos dispararam um tiro na cabeça, ele morreu ainda no local.

A segunda vítima foi o DJ da festa – conhecido como ‘DJ Alexsandro, o predador’ –, que ao perceber que algo estranho estava acontecendo, pediu pelo microfone reforço da segurança, também foi atingido por disparos. Ele foi levado as pressas para o hospital mas não resistiu a gravidade do ferimento e acabou falecendo.

Luzico 

03-luzico

Luzico, morto no dia 25 de agosto de 2013.

O assassinato do “predador” remete a outro triste episódio há dois anos e dez meses: a morte do regueiro Luís Cândido Soares Martins, o “Luzico da Itamaraty”, crime ocorrido no mesmo modus operandi, no dia 25 de agosto de 2013.

Naquela noite, dois meliantes tentaram assaltar Luzico no povoado Providência, em Rosário. Eles interceptaram o produtor com a intenção de roubar o lucro obtido na festa de reggae, mas a investida foi mal sucedida, então decidiram atirar.

06
jun

Zé Doca: Aprovado Plano de Cargos e Carreira dos agentes de saúde e de combate à Endemias

Pelo Jornalista Domingos Costa
endemias-528x312

Projeto mostra respeito e compromisso do prefeito com a valorização dos servidores municipais.

Depois de anos de lutas, perseverança e espera o legislativo municipal de Zé Doca, aprovou na última sexta-feira (03), o Projeto de Lei enviado pela Prefeitura que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias

Durante a sessão, todos os vereadores externaram agradecimentos e elogios ao chefe do Executivo municipal e ao Procurador Dr. Paulo Guilherme, pela execução e elaboração deste projeto de lei tão esperado por esses profissionais de saúde.

Certos do resultado positivo, um grande número de profissionais da categoria acompanhado das lideranças comunitárias lotaram o plenário da Casa legislativa para acompanhar a votação da matéria, que foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares, motivo  de festa e alegria a mais uma conquista alcançada por esses  trabalhadores.

05
jun

Flávio Dino e Edivaldo Holanda entregam Ponte Pai Inácio

Pelo Jornalista Domingos Costa

Foto Handson Chagas_inauguração ponte pai inacio (8) (1)O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo entregaram, neste domingo (5), a obra de construção da ponte Pai Inácio, no Turu, ligando as avenidas General Arthur Carvalho, no Turu, à Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória. O trecho é parte do Projeto Interbairros, que vai interligar a Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses. O ‘Interbairros’ é mais uma ação realizada por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

Além da construção da ponte, o trecho recebeu melhorias de infraestrutura urbana, com nova pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, calçadas laterais para o passeio público, meios-fios, entre outras benfeitorias que vão contribuir para a melhoria da mobilidade urbana local. A Ponte Pai Inácio funcionará como alternativa de tráfego na região do Turu, beneficiando bairros como Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, Cohab e Cohatrac, entre outros locais

05
jun

Artigo: Quem sabe faz a hora

Pelo Jornalista Domingos Costa

Flávio Dino, governador do Maranhão.

As imagens esta semana de uma escola maranhense alegraram-me por ser um bom exemplo das mudanças verdadeiras que, progressivamente, estamos fazendo. Em lugar de uma escola toda deteriorada que havia antes, as fotos mostram a requalificação da sua estrutura, oferecendo boas condições para a comunidade escolar. E a antiga placa, que antes exibia o nome do terrível ditador Medici, agora estampa o nome do genial educador Paulo Freire, um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

Neste final de semana, nosso governo entregou 30 escolas reconstruídas, em todas as regiões do Estado. Elas receberam melhorias como a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, reforma de banheiros, pinturas de fachadas, troca de telhados, reparos em pisos e áreas comuns, e requalificação da estrutura interna. Temos mais 30 reconstruções em fase final, para inauguração no próximo mês. E quase 200 escolas já receberam manutenção preventiva e corretiva. Não temos dúvida de afirmar: isso jamais ocorreu na história do Maranhão.

Das obras de reconstrução, 11 foram definidas a partir de demandas apresentadas nas escutas territoriais do Orçamento Participativo. É um resultado efetivo do aumento do poder de voz da população maranhense por meio desse instrumento decisório. A população, quando consultada, frisou que a qualificação do ambiente de ensino permite melhorar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos. E nós atendemos a esta demanda.

É só o começo. Como parte do Programa Escola Digna, estamos com cerca de 100 escolas com obras já iniciadas ou em fase de contratação, de um total de 300 que fixamos como meta do nosso Governo. São escolas que serão doadas aos municípios, para substituir as escolas de taipa e palha. A primeira delas já está pronta, fruto de parceria com a empresa Agroserra, e será entregue no município de Fortaleza dos Nogueiras. Importante destacar que outras 8 empresas privadas já se comprometeram a ajudar o Governo do Estado nessa luta contra as escolas precárias.

Estamos enfrentando também um dos mais graves problemas do Maranhão, que é o grau de analfabetismo, um dos maiores do país. Para lutar contra esse problema, estamos implantando o programa “Sim, Eu Posso”, em parceria com organizações da sociedade civil. Ele visa alfabetizar mais de 14 mil pessoas entre jovens, adultos e idosos em 8 municípios maranhenses com baixo IDH e elevado índice de analfabetismo. Nesse programa, 1.500 candidatos se inscreveram no processo seletivo para escolha de 71 coordenadores e 702 alfabetizadores do Projeto, abrangendo os municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, São João do Carú e São Raimundo do Doca Bezerra. Em outros 100 municípios, temos as ações do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.

Essas ações fazem parte de um esforço do Governo de Todos Nós, em meio a uma grave crise mundial e nacional, para seguir ampliando investimentos em educação. Essa é a principal medida de longo prazo que devemos tomar em momentos de crise: investir no que realmente é importante e estratégico. Em vez de cortes na educação, estamos aumentando os investimentos para garantir uma estrutura digna para a educação que alarga os horizontes da juventude maranhense e aumenta sua qualificação profissional. Se isso tivesse sido feito há 20 ou 30 anos atrás, a realidade social do Maranhão era outra. Mas nunca é tarde para começar e correr atrás do tempo perdido. A fé dos profissionais da educação, com os quais tive contato nas visitas às escolas, só faz aumentar a minha convicção de que estamos em um caminho certo. Quem sabe, faz a hora. Avante.

1 1.802 1.803 1.804 1.805 1.806 2.337