Política

14
abr

Mais seis mil votos na conta de Astro de Ogum…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Foca da Vila Palmeira, ex-candidato a deputado federal que obteve mais de 5 mil votos e  Zeca da Cultura, da Madre Deus, ex-candidato a vereador  com mais de 1.300 votos, decidiram não mais enfrentar as urnas de 2016 e declararam apoio ao vereador Astro de Ogum.

image-1

Foca desistiu da pré-campanha de Vereador e declarou apoio a Astro…

O título deste post é meramente uma analogia hipotética baseada no anúncio de apoio de duas importantes lideranças da capital ao projeto de reeleição do vereador Astro de Ogum (PR), levando em consideração seus respectivos desempenhos nas últimas eleições.

Ontem(13), o blog publicou em primeira mão que a empresária Sônia Canindé, esposa do secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros, até então cotada como um dos nomes favoritos para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores, abdicou da pretensão a fim de apoiar  Astro (LEMBRE).

E nesta quinta-feira(14), o blog tomou conhecimento de mais duas significativas adesões de lideranças ludovicenses ao projeto do presidente da Câmara de Vereadores, que vai para a quinta eleição consecutiva. E caso seja vitorioso em 2016 – o que é provável –, o parlamentar acumulará 20 anos de mandatos ininterruptos no Palácio Pedro Neiva de Santana.

Até então pré-candidato a vereador, Daniel Vaz, o conhecido Foca, liderança comunitária com extensa folha de serviço prestado ao bairro da Vila Palmeira e adjacência, abriu mão da pretensão em prol de Ogum.  Há dois anos, na eleição estadual passada, Foca disputou vaga na Câmara Federal e obteve exitosos  5.161 votos.

20160229_122006

Zeca da Cultura não vai mais disputar assento no parlamento da capital, é outro que acompanha Ogum…

Zeca da Cultura, da área da Madre Deus, que disputou a eleição de 2012 como candidato a vereador e alcançou 1.312 votos, também é outro que chegou para potencializar o grupo político de Astro.

As recentes adesões recebidas pelo experiente presidente da Câmara de São Luís, só vêm confirmar o seu estilo arrojado e agregador, fruto de muita habilidade política adquirida ao longo de duas décadas de vivência na politica maranhense.

E é bom que se diga: A consolidação do nome de Astro nestas eleições, representa a quinta vitória consecutiva na quarta maior instituição política do Maranhão, atrás somente do Palácio dos Leões, Palácio de La Ravardière e do Palácio Manuel Beckman.

14
abr

‘Piloto de fuga’ do caso Décio Sá é condenado a mais 18 anos prisão

Pelo Jornalista Domingos Costa
deio]

As duas condenações de Marcos Bruno Silva de Oliveira agora soma mais de 32 anos de reclusão.

Marcos Bruno Silva de Oliveira foi julgado e condenado a 18 anos e três meses de reclusão nessa quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Ele é acusado por envolvimento no assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em abril de 2012 na capital. Marcos Bruno Silva de Oliveira é apontado como o motociclista que deu fuga a Jhonathan de Sousa Silva, assassino confesso do jornalista.

De acordo com o G1-MA, o objetivo do advogado de Marcos Bruno, Pedro Jarbas, no julgamento desta quarta-feira foi continuar sustentando a tese de que ele não participou do assassinato do jornalista Décio Sá. “A prova é débil. A prova é frágil e é exatamente em cima disso que nós estamos sustentando a tese da negativa de autoria que não cabe outra tese. Nós estamos negando que ele participou que ele estava lá, que a testemunhas não o reconheceram”, explicou.

Para o promotor de Justiça Benedito Coroba, esta argumentação da defesa não justificou uma mudança na sentença anterior que no ano de 2014 que condenou a 18 anos e três meses de reclusão Marcos Bruno Silva de Oliveira. “O próprio Marcos Bruno chegou a confessar isso em depoimento seu e nós temos uma prova técnica que foi realmente exibida no júri passado em que demonstra que o Marcos Bruno no dia do crime estava nas imediações do crime”, finalizou.

Mais sobre o caso 

O jornalista Décio Sá foi assassinado com seis tiros no dia 23 de abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís. Doze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Maranhão, por envolvimento no crime e formação de quadrilha. Entre elas, o assassino Jhonathan de Sousa Silva, que cumpre pena de 27 anos de prisão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital.

Também está preso em Pedrinhas Gláucio Alencar que foi denunciado como líder da quadrilha. Além dele está ainda o seu pai José de Alencar Miranda que foi denunciado como responsável pelas cobranças no esquema de agiotagem. José de Alencar está recluso em regime domiciliar em virtude de problemas de saúde.

14
abr

Secretário Canindé Barros fala sobre a instalação dos novos abrigos de ônibus em São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa
abrigos (1)

Prefeitura de São Luís inicia instalação de novos abrigos para usuários de transporte público.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início à instalação de novos abrigos para usuários de transportes públicos nas principais vias e corredores de trânsito da capital nesta terça-feira (12).

De acordo com o secretário Canindé Barros, inicialmente, foram contemplados as avenidas dos Holandeses e Jerônimo de Albuquerque, nos pontos de ônibus localizados próximo à rotatória do quartel da Polícia Militar e à Ceasa.

A ação se integra às medidas da gestão do prefeito Edivaldo para melhoria do sistema de transporte da capital maranhense, garantindo mais conforto aos usuários de ônibus.

Os abrigos novos seguem tem dimensões-padrão de 3,7m de comprimento, 1,9m de largura e 2,8m de altura, com capacidade para proteger 10 pessoas, quatro delas sentadas.

“Os locais de instalação são definidos de acordo com o levantamento de necessidades levantado em cada localidade e pelas demandas já existentes na SMTT”, afirmou Canindé.

EdivaldoHolandaJr

Prefeitura instala novos abrigos em São Luís.

A estrutura tem perfis, vigas e cobertura com chapas metálicas, aberturas laterais para ventilação e assento com chapa inox e inclinação na frente para melhor proteger os usuários.

O abrigo garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. A Prefeitura incluiu no projeto um espaço para acomodar um cadeirante e ainda instalou piso táctil de alerta no acesso à parada.

A adequação, em consonância com as demandas desses usuários, obedeceu às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

13
abr

Elevado na Estrada do Araçagy está em fase de conclusão

Pelo Jornalista Domingos Costa
Foto 6_Jorge Ribeiro_Sinfra_23042016 - Elevado na Estrada do Araçagy está em fase de conclusão

Ciclovia e calçada recebem calçamentos em bloquedes

Com a pavimentação da pista superior no viaduto, o Governo do Estado avança em mais uma etapa do projeto de duplicação da rodovia MA-203, a Estrada do Araçagy.

Importante via de ligação entre os municípios da Região Metropolitana de São Luís, a rodovia está sendo duplicada em um trecho de três quilômetros, desde a entrada da Praia do Araçagy até a bifurcação com a MA-204.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), foi retomada em julho de 2015, depois de readequações no projeto, como a redução do canteiro central em alguns trechos e a remoção de postes de energia elétrica.

A conclusão está prevista para o mês de setembro deste ano.

Foto 2_Jorge Ribeiro_Sinfra_23042016 - Elevado na Estrada do Araçagy está em fase de conclusão

Com o viaduto, o trânsito no cruzamento será mais seguro para motoristas e pedestres.

Esta ação do governo, também, faz parte do projeto de criação do Corredor Metropolitano, que vai interligar avenidas dos quatro municípios da ilha, como objetivo de facilitar o trânsito e a mobilidade da população.

“Esta é uma obra prioritária do governador Flávio Dino, considerando o grande benefício que vai representar para milhares de pessoas, que vão ter mais agilidade e segurança para ir e vir diariamente”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Viaduto

Além de duplicação no trecho de três quilômetros entre o acesso à Praia do Araçagy e o cruzamento com a MA-204, esta obra vai modificar o trânsito na região, com a construção de um viaduto no encontro das duas rodovias estaduais.

No local foram registrados, no passado, vários acidentes graves, pela falta de separação entre as pistas.

Foto 5_Jorge Ribeiro_Sinfra_23042016 - Elevado na Estrada do Araçagy está em fase de conclusão

Operários trabalham na pavimentação asfáltica da MA-203.

“A prioridade dessa obra é a parte do elevado, e depois de um estudo para a recuperação do pavimento, a primeira parte já está concluída”, esclarece Deílda Sousa, fiscal da Sinfra responsável pela obra.

Os serviços de terraplenagem e drenagem, que tiveram atrasos por causa das chuvas, também já estão bem avançados agora.

Além da duplicação das pistas, a obra inclui a recuperação do canteiro central e construção de calçada e ciclovia.

Ruas transversais que dão acesso aos bairros também terão trechos pavimentados.

13
abr

Raposa: Assaltantes invadem escola e fazem ‘raspa’ nos professores em plena sala de aula

Pelo Jornalista Domingos Costa
image-3

Vulnerabilidade da escola da rede municipal aumenta ainda mais durante a noite.

Onde vamos parar?! A atitude de quatro bandidos na manhã desta quarta-feira (13) na Unidade Escolar São João, próximo a Pirâmide no município de Raposa, beira o cúmulo do absurdo.

Por voltas das 9h30, os meliantes chegaram na instituição de educação infantil na Rua São Bernardo, no bairro São João, pularam o muro e colocaram arma na cabeça do vigia, o agrediram e depois trancaram o funcionário em uma sala.

Em seguida, anunciaram o assalto ainda no corredor da escola, e acreditem, em pleno horário de aula seguiram para as salas e diante de dezenas de crianças exibiram armas de fogo e levaram os pertences dos professores.

Uma das vítimas que prefere não se identificar, relatou ao titular do Blog que tudo foi muito rápido. “Quando os assaltantes entraram na turma com arma em punho, os alunos ficaram em pânico, começaram gritar e chorar”, afirmou a docente.

De acordo com a polícia, os assaltantes possivelmente residem nos bairros adjacentes, pois chegaram no local sem nenhum veículo e saíram pelas ruas das proximidades.

Os PM’s ouvidos pelo Blog disseram ainda que a direção da escola denunciou também um arrombamento ocorrido há semanas durante a madrugada, ocasião em que a merenda escolar foi toda roubada.

13
abr

Sônia Canindé desiste da pré-candidatura a vereadora e decide apoiar Astro de Ogum

Pelo Jornalista Domingos Costa
1653911_1672138459717075_773667188672064572_n

Sônia não enfrentará mais as urnas de 2016…

A empresária Sônia Maria Escorcio Cerqueira Barros, esposa do secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros, até então cotada como um dos nomes favoritos para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores da capital na eleição de outubro, abdicou da pretensão. 

Por motivos particulares, Sônia que faz parte dos quadros do PTC, decidiu concentrar atenção na reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), posição essa tomada em conjunto com o esposo.

Questionada pelo blog sobre quem será seu candidato a vereador nestas eleições, a agora ‘ex-pré-candidata’ não titubeou em declarar que apoiará a campanha do presidente da Câmara de Vereadores Astro de Ogum, que vai para a quinta eleição consecutiva. E caso seja vitorioso em 2016 – o que é provável – o parlamentar acumulará 20 anos de mandatos ininterruptos.

13
abr

Acabou o amor…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Eliziane-e-Cabo-Campos

As inúmeras imagens de carinho que remetiam a fidelidade partidária do deputado Cabo Campos (DEM) a pré-candidata a prefeita de São Luís Eliziane Gama (PPS) agora ficarão só na lembrança. 

Saiba mais no post abaixo

captura-de-pantalla-2012-09-27-a-las-00-56-322

13
abr

Dep. Cabo Campos trai Eliziane Gama e fecha com Edivaldo Holanda

Pelo Jornalista Domingos Costa
Reuniao_DEM__110416_2

Deputado Cabo Campos fechou acordo com Edivaldo no mesmo pacote do DEM…

Companheiro de chapa de Eliziane Gama na eleição de 2012, o carioca Roberto Campos Filho que até semana passada fazia juras de amor pela amiga do peito, traiu a pré-candidata a prefeita de São Luís pelo PPS.

Recém filiado no partido Democratas (DEM), o deputado estadual Cabo Campos era um dos mais afoitos na reunião extraordinária realizada na noite de segunda-feira (11) na capital, que decidiu pelo apoio da sigla à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (foto ao acima).

O ex-vice de Eliziane que na Assembleia Legislativa se autointitula “independente”, fez parte do pacote de troca do apoio do DEM na eleição deste ano em São Luís pela secretaria municipal do Meio Ambiente (Semmam).

A direção Estadual democrata, liderada pelo deputado federal Juscelino Filho e seu tio, o deputado estadual Estênio Rezende, fecharam acordo com o prefeito Edivaldo e emplacaram a socialite Maria de Lourdes Maluda Cavalcanti Fialho (esposa do ex-secretário do governo Roseana Sarney), como auxiliar de primeiro escalão do governo municipal: por via de consequência Cabo Campos foi junto na ‘embalagem’.

De forma que o último colocado entre os eleitos da Assembleia Legislativa na eleição de 2014, quando se elegeu com apenas 19.298 votos, Cabo Campos agora terá que conviver com a sina da traidor.

LEIA TAMBÉM:

– Postura antiética e covarde do omisso deputado Cabo Campos

– Juscelino Filho “vende” o DEM e torna a própria sogra secretária de Meio Ambiente

13
abr

Dep. Glalbert Cutrim em Brasília…

Pelo Jornalista Domingos Costa
Deputados

Glaubert também atua para a retomada imediata das obras de duplicação do único acesso terrestre à capital maranhense.

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) participou nesta terça-feira (12), em Brasília, de reuniões trabalho com os ministros Antônio Carlos Rodrigues (Transportes) e André Figueiredo (Comunicações).

Cutrim, juntamente com o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e outros deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa das Estradas Federais do Maranhão da Assembleia Legislativa, solicitou ao ministro dos Transportes aumento das equipes que estão executando serviços de recuperação da BR – 135, além da retomada imediata das obras de duplicação do único acesso terrestre à capital maranhense.

O objetivo é fazer com que os trabalhos de recuperação dos trechos danificados ganhem ritmo muito mais acelerado. Além disso, é mais do que necessário que a obra de duplicação seja plenamente retomada e concluída”, disse o deputado.

Antônio Carlos informou que, em breve, promoverá, juntamente com os parlamentares e representantes do governo do estado, uma inspeção nas obras da rodovia federal.

Com o ministro André Figueiredo, Glalbert Cutrim e os demais membros da comitiva trataram sobre a problemática da telefonia móvel em várias cidades do Maranhão, dando destaque aos municípios de Balsas e São João do Caru.

Em fevereiro, Cutrim já havia solicitado ao diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que fossem tomadas providências urgentes para restabelecer o sinal da operadora Claro em São João do Caru.

ministro

Com o ministro André Figueiredo, Glalbert Cutrim e os demais membros da comitiva trataram sobre a problemática da telefonia.

A Claro é a única empresa de telefonia móvel que opera nesta região do estado, atendendo São João do Caru e municípios vizinhos. No entanto, o sinal funciona de forma extremamente precária – muitas das vezes, passa dias sem operar – o que vem causando transtornos à população.

“É inadmissível que os moradores de São João do Caru e municípios próximos continuem sendo penalizados com essa situação. Estou somando esforços com o prefeito Jadson Rodrigues para que, no menor espaço de tempo possível, consigamos reverter este quadro”, disse Cutrim à época.

Figueiredo comprometeu-se em realizar reunião com os responsáveis pelas operadoras de celular, juntamente com os deputados, para que sejam sanadas as deficiências de telefonia celular e internet.

Também participaram das reuniões os deputados Fábio Macedo, Rafael Leitoa, Rogério Cafeteira, Junior Verde, Roberto Costa e Othelino Neto – este último representou o presidente da AL, Humberto Coutinho.

12
abr

Paço do Lumiar: Raimundo Filho tenta ‘prostituir’ o PT, mas executiva municipal veta filiação

Pelo Jornalista Domingos Costa
frança2

Filiação de Raimundo Filho no PT fazia parte de seu projeto politiqueiro para ‘ressuscitar’ na política local.

Morto politicamente em Paço do Lumiar, o sem votos Raimundo Filho, ex-prefeito relâmpago que chegou assumir o comando do município somente após a prisão da ex-prefeita Bia Venâncio(PV) – de quem era vice – levou um duro golpe na semana passada.

Na tentativa de prostituir o Partido dos Trabalhadores (PT) luminense, Raimundo decidiu se filiar na sigla vislumbrando abocanhar a vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

Assim que a cúpula da executiva municipal tomou conhecimento da filiação do “sem votos metido a espertalhão”, que tenta usar o PT em detrimento de seu interesse pessoal eleitoreiro, os líderes petistas locais realizaram uma reunião na última quinta-feira(07) para tratar sobre o novo filiado.

Com três abstenções, a executiva municipal do partido então decidiu por 4×2 barrar a filiação de Raimundo Filho, desta forma, impedindo o ingresso do político no PT, e por consequência do fim do prazo de filiação, o deixando inelegível para esta eleição, vez que não tem mais tempo hábil de ingressar em outra sigla.

Histórico

Se bem que o Partido dos Trabalhadores não perdeu grande “coisa”. Filho não vale um ‘cibazol’ na política de Paço. Acabado politicamente, ele passa por um dos piores momentos na sua curta vida pública: Amarga a solidão e o esquecimento popular na cidade que um dia foi o gestor.

Vive um gigantesco ostracismo político desde o abrir das urnas na eleição de 2014, quando disputou cadeira de Deputado Federal pelo PROS: o resultado foi péssimo!

Dos mais de 50 mil eleitores de Paço e 46 mil que compareceram às urnas, Raimundo obteve apenas 1.492 votos (3,79%) em todo o município.

Acusado de corrupção

Raimundo Filho ainda responde pela acusação de ter contratado e efetuado o pagamento de mais de R$ 400 mil à Construtora Maranhense e Comércio LTDA apenas nos sete dias em que esteve no comando da cidade,

Raimundo ainda responde por ter efetuado pagamento de mais de R$ 400 mil a empresa em apenas sete dias que esteve no comando da cidade

O defunto político que ainda insiste vagar na política local, também responde com acusação de corrupção pelo curto tempo que governou Paço do Lumiar, o político colecionou processos.

 O Ministério Público o acusa de ter contratado e efetuado o pagamento de mais de R$ 400 mil à Construtora Maranhense e Comércio LTDA apenas nos sete dias em que esteve no comando da cidade, quando afastamento de Bia Venâncio por decisão do ‘Pauta Zero’ ainda no ano 2011.

De acordo com o processo de “contratação”, a Construmar teria que revitalizar ruas da comunidade do Iguaíba. A obra foi embargada. A Prefeitura alega má qualidade na prestação dos serviços. O serviço até hoje nunca foi executado e o dinheiro sumiu do mapa.

Porém, o pagamento à construtora foi realizado após a celebração de termo em aditivo publicado no Diário Oficial do Estado em 3 de junho 2011, apenas um dia após a posse de Raimundo Filho. Um processo como esse demoraria, normalmente, cerca de 45 dias percorrendo gabinetes.

De acordo com as cópias dos cheques a que o blog teve acesso – todos assinados por Raimundo Filho – os pagamentos foram efetuados em três parcelas, todas no dia 6 de junho: uma de R$ 300 mil, uma de R$ 54.878,72 e a última de R$ 48 mil.

Ou seja, em apenas quatro dias – da posse até o dia 6 -, o então prefeito conseguiu aditivar um contrato existente, medir os serviços realizados e ainda pagar por isso.

1 1.833 1.834 1.835 1.836 1.837 2.338