jun
Gestor municipal mais bem avaliado do Maranhão, Fred Campos gravou vídeo na tarde desta sexta-feira (26) ao lado da esposa, Maedja Campos, e lançou o nome da primeira-dama à Assembleia Legislativa nestas eleições.
Ele será candidata pelo PDT e fará dobradinha para federal com Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa que disputará a Câmara Federal em 2026.
Incialmente, o nome a ser apoiado pela família Campos seria da empresário Alderico Campos, contudo, ele será o primeiro suplente do Senador Weverton Rocha.
jun

Tony Brandão, prefeito de Buritirana.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) mantém sob investigação uma denúncia que aponta possíveis irregularidades na contratação de combustíveis pela Prefeitura de Buritirana.
A representação envolve o município, o prefeito Tony Brandão dos Santos Sousa, o pregoeiro Murilo Santos Nogueira, a servidora Maricelia Rodrigues Vilanova Madeira e a empresa Madeira e Rodrigues Ltda. – Posto Glória.
A denúncia foi apresentada pela Gerência de Fiscalização III do próprio Tribunal de Contas e levanta suspeitas de que a contratação possa ter ocorrido com conflito de interesses, já que uma servidora municipal estaria diretamente relacionada à empresa investigada.
Além disso, os auditores também identificaram indícios de aquisição de quantidades consideradas excessivas de combustíveis, situação que poderá indicar eventual prejuízo aos cofres públicos.
Segundo os técnicos do TCE, as suspeitas surgiram durante a análise dos contratos firmados pelo Município de Buritirana para abastecimento da frota pública.
A fiscalização busca esclarecer se houve favorecimento à empresa contratada, violação às normas das licitações e possíveis pagamentos incompatíveis com a real necessidade da administração municipal.
Em razão dos indícios encontrados na fase inicial da fiscalização, o Tribunal determinou a citação dos responsáveis para que apresentassem defesa sobre os fatos investigados.
O prefeito Tony Brandão dos Santos Sousa foi citado oficialmente por meio do Ato de Citação nº 95/2026.
Antes do encerramento do prazo, a defesa do gestor solicitou uma prorrogação para apresentar sua manifestação.
O pedido foi analisado pelo relator do processo, conselheiro Marcelo Tavares Silva, que deferiu a solicitação com base na Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Com a decisão, o prefeito passa a contar com mais 30 dias para encaminhar sua defesa e os documentos que considerar necessários para rebater as suspeitas apontadas pela equipe técnica do TCE.
Embora a investigação ainda esteja em fase de instrução e não haja decisão definitiva sobre o mérito da denúncia, o Tribunal pretende aprofundar a análise para verificar se houve irregularidades na contratação dos combustíveis, eventual conflito de interesses envolvendo agente público e possível dano ao patrimônio público.
O despacho foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, edição de 24 de junho de 2026, e integra o procedimento que continua em tramitação na Corte de Contas.
jun

Léo Cunha, prefeito de Estreito.
O Ministério Público do Maranhão ampliou as investigações sobre um contrato firmado pela Prefeitura de Estreito após surgirem suspeitas de irregularidades no Pregão Presencial nº 019/2018, realizado para a contratação de empresa especializada na locação de máquinas, veículos pesados e veículos leves destinados à administração municipal.
A denúncia levantou suspeitas de possíveis ilegalidades no processo licitatório e de eventual prejuízo aos cofres públicos.
Diante da necessidade de aprofundar a apuração, o Ministério Público decidiu transformar o procedimento preparatório em Inquérito Civil, etapa que permite ampliar a coleta de provas e verificar a existência de atos de improbidade administrativa.
Segundo a portaria publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Maranhão em 25 de junho de 2026, as investigações buscam esclarecer se houve irregularidades na condução da licitação, favorecimento indevido, descumprimento da legislação de compras públicas ou qualquer prática capaz de causar danos ao patrimônio público.
O procedimento tem como foco o Pregão Presencial nº 019/2018, cujo objeto era o registro de preços para contratação de empresa responsável pela locação de máquinas pesadas, caminhões, veículos leves e outros equipamentos utilizados pela Prefeitura de Estreito na execução de serviços públicos.
Conforme o Ministério Público, o procedimento preparatório já reunia elementos que justificavam a continuidade das investigações.
No entanto, diante da necessidade de novas diligências e da complexidade dos fatos, foi determinada a conversão do caso em Inquérito Civil, instrumento utilizado para aprofundar a investigação antes da eventual adoção de medidas judiciais.
A Promotoria pretende analisar toda a documentação relacionada ao processo licitatório, contratos firmados, execução dos serviços, pagamentos realizados e demais elementos que possam esclarecer se houve violação aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência na administração pública.
Caso sejam constatadas irregularidades, os envolvidos poderão responder por atos de improbidade administrativa, além de eventual responsabilização por prejuízos causados ao erário.
A investigação é conduzida pelo promotor de Justiça Lindomar Luiz Della Libera, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Estreito, com atribuição na área de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa.
A portaria que converteu o procedimento em Inquérito Civil foi assinada em 19 de junho de 2026 e publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado do Maranhão em 25 de junho de 2026, dando início a uma nova fase da investigação para apurar todas as circunstâncias envolvendo a licitação.
jun
Segundo a denúncia do MP-MA, o crime ocorreu nos dias 24 e 27 de abril de 2025, em um dos leitos do hospital onde a vítima estava internada

Maria Eduarda Marques foi condenada a 21 anos, 11 meses e 26 dias.
Maria Eduarda Marques foi condenada pelo 1º Tribunal do Júri de São Luís a 21 anos, 11 meses e 26 dias de prisão por tentar matar a própria mãe com veneno, enquanto a vítima estava internada no Hospital Geral da Vila Luizão, na capital maranhense.
A sessão de julgamento foi realizada na terça-feira (23), no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. O júri foi presidido pelo juiz Gilberto de Moura Lima, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís.
Após a condenação, o magistrado determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a tentativa de assassinato ocorreu nos dias 24 e 27 de abril de 2025, em um dos leitos do hospital.
A acusação apontou que Maria Eduarda usou uma substância tóxica conhecida popularmente como “chumbinho” para tentar envenenar a mãe.
Ainda de acordo com os autos, a vítima só sobreviveu porque enfermeiros e médicos da unidade de saúde agiram rapidamente. O laudo de exame toxicológico confirmou a presença da substância no organismo da mãe da condenada.
– Condenação por tentativa de feminicídio no contexto de violência familiar
Os jurados condenaram a ré por tentativa de feminicídio, em contexto de violência familiar, com agravantes pelo uso de veneno e por recurso que dificultou a defesa da vítima.
Durante os debates no plenário, o promotor de Justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior também pediu o reconhecimento das agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a mãe, e contra pessoa enferma.
Durante o julgamento, foram ouvidas oito testemunhas. Maria Eduarda Marques também foi interrogada antes da decisão do Conselho de Sentença.
Após os crimes, ela se mudou para Santa Rita, Maria Eduarda se mudou para Santa Rita, mas foi presa no dia 21 de julho de 2025, quando saía de uma academia.
Segundo o Ministério Público, Maria Eduarda Marques tentou envenenar a mãe duas vezes, quando a vítima, Sandra Maria Marques, estava hospitalizada com diagnóstico de atrofia multissistêmica.
No dia 24 de abril, por volta das 19h, a filha, que estava como acompanhante, solicitou a uma técnica de enfermagem que substituísse um medicamento que era aplicado na mãe, por outro que ela carregava, sob o argumento de que a substância usada pelo hospital era um ‘genérico’.
Maria Eduarda entregou um frasco à técnica, mas a profissional identificou a existência de bolinhas pretas no recipiente.
A técnica comunicou o caso à médica do hospital, que confirmou que o medicamento no frasco estava adulterado. Em seguida, o frasco foi encaminhado à polícia para exame pericial.
Três dias depois, por volta das 9h, Maria entregou outro frasco de medicamento a uma médica do hospital, alegando que “se tratava de um medicamento que havia sumido desde o último plantão” e que deveria ser aplicado na mãe, que não estava conseguindo dormir.
A médica comunicou o caso ao diretor do hospital, que acionou a polícia. Na época, Maria foi levada à delegacia e disse que não manipulou os medicamentos. No depoimento, ela ainda tentou atribuir os frascos ao irmão, que negou envolvimento no caso.
jun
Durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (25/6), na residência do deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL, no bojo da Operação Afluente autorizado pelo ministro do STF, Flávio Dino, agentes da Polícia Federal encontraram e apreenderam um helicóptero Robinson R66 Turbine ano 2024, fabricado pela Robinson Helicopter Company, prefixo PS-DGO, da cor predominantemente preta e detalhes em cinza, avaliado em R$ 9 milhões.
Estranhamente, a aeronave está registrada em nome de cinco donos, entre eles, Josimar e sua esposa, Detinha, deputada federal também do PL.
O blog do Domingos Costa encontrou um vídeo publicado na semana passada pela ex-candidata a prefeita do município de Magalhães de Almeida, Hélyca Lustosa, aliada do parlamentar, no qual ela faz uma filmagem de dentro do helicóptero.
Chama atenção, que no vídeo, Josimar de Maranhaozinho está posicionado entre seu sobrinho, Aldir Júnior, e o deputado estadual Aluísio Santos, contudo, durante a gravação, o deputado federal faz questão de esconder o rosto para não aparecer na filmagem.
Ocorre que a camisa usada por Josimar acaba revelando sua identidade, visto que é a mesma roupa que ele estava vestindo em atos políticos minutos antes.
A pergunta que fica é, por que Josimar não quis ser filmado dentro do Robinson R66 Turbine?
jun

Nova etapa de asfaltamento reforça compromisso da gestão Roberto Costa com a mobilidade urbana.
A Prefeitura de Bacabal deu início, nesta quinta-feira (25), a uma nova etapa do programa de recuperação e pavimentação das vias urbanas do município.
A primeira frente de trabalho foi lançada na Rua Magalhães de Almeida, uma das mais importantes da cidade, responsável por ligar a região central à BR-316 e conhecida como Avenida das Clínicas por concentrar hospitais, laboratórios e unidades de saúde.
O serviço prevê o recapeamento completo da via, com nova pavimentação e sinalização, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres.
Segundo o prefeito Roberto Costa, a intervenção vai além de uma simples operação de manutenção e representa um investimento estruturante para a cidade.
“Estamos iniciando aqui pela Magalhães de Almeida, que é uma via importante de passagem na cidade. Não vai ser um tapa-buraco. Aqui será feito um recapeamento completo de toda essa via. Vamos fazer uma nova pista, que também será sinalizada, para que possamos oferecer melhores condições de tráfego, com mais agilidade e tranquilidade para a nossa população.”
Além da Rua Magalhães de Almeida, a gestão municipal também iniciou os serviços de terraplenagem para pavimentar a Avenida do Sopão, no bairro Novo Horizonte, atendendo a uma reivindicação histórica dos moradores.
Os serviços serão estendidos ainda para outros bairros da cidade, incluindo a Avenida Principal do Residencial José Lisboa.
As novas frentes de trabalho reforçam uma política contínua de investimentos em infraestrutura urbana implementada pela administração municipal.
Somente no primeiro ano de gestão, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação, resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado.
O prefeito destacou a importância da colaboração institucional para a realização das obras. “No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento junto com o Governo do Estado. Aproveito para agradecer também o apoio do governador Brandão e do secretário, à época, Orleans Brandão, que era secretário de Assuntos Municipalistas e nos ajudou muito. Nós realizamos cerca de 70 quilômetros de asfalto na nossa cidade.”
Os investimentos já realizados beneficiaram diversos bairros, entre eles Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e outras localidades, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
De acordo com Roberto Costa, os resultados alcançados nas áreas já contempladas permitiram à Prefeitura avançar para novas etapas do programa de pavimentação.
“Uma coisa importante que precisa ser destacada é que, onde o asfalto foi feito, não tivemos problemas. Não tivemos dificuldades, por exemplo, nos bairros Areia, Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e em várias outras áreas onde executamos esse serviço. O asfalto se manteve em boas condições. Por isso, agora temos condições de ampliar esse trabalho para outros bairros.”
Paralelamente às obras de pavimentação, a Prefeitura mantém equipes atuando diariamente em serviços de limpeza urbana e manutenção da drenagem em diversos pontos da cidade.
As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, varrição de ruas, limpeza de canais, galerias e demais estruturas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.
Com investimentos contínuos em infraestrutura, mobilidade e manutenção urbana, a gestão municipal segue avançando na modernização da cidade e na construção de uma Bacabal mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.
jun

Helicóptero usado por sobrinho de Josimar Maranhãozinho é apreendido durante investigação da PF.
A Polícia Federal (PF) apreendeu um helicóptero e maços de dinheiro, na manhã desta quinta-feira (25/6), durante a Operação Afluente, que tem como alvo o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA).
O parlamentar é apontado pelos como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.
Apesar de ter sido apreendida, a aeronave continuou em posse do proprietário, que foi designado como fiel depositário. Os mandados judiciais são cumpridos em endereços ligados ao deputado, no Distrito Federal (DF), em Goiás e no Maranhão.
O helicóptero encontrado pela PF hoje é o mesmo filmado dias atrás transportando o pré-candidato a deputado federal Aldir Junior, sobrinho de Josimar que ocupa atualmente o cargo de vereador de São Luís.
jun
Médico explica como lipo HD, lipoescultura e cirurgias mamárias estão cada vez mais focadas em resultados naturais e individualizados

Dr. Alexandre Augusto Gomes.
Durante décadas, os procedimentos estéticos cirúrgicos estiveram associados à busca por padrões de beleza muitas vezes inspirados por celebridades, modelos e influenciadores. Fotos de referência levadas ao consultório eram comuns e, em muitos casos, os pacientes desejavam reproduzir características físicas de outras pessoas. Hoje, porém, esse cenário vem mudando.
A chamada “era da personalização” tem transformado a relação dos pacientes com a estética. Em vez de perseguir um padrão único de beleza, cresce a procura por resultados que valorizem a individualidade, respeitem as características anatômicas e estejam alinhados ao estilo de vida de cada pessoa.
A tendência acompanha um movimento global de valorização da naturalidade e da autenticidade.
O Brasil permanece entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo. Segundo uma matéria da Folha de São Paulo que trouxe dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país lidera o ranking global de procedimentos cirúrgicos estéticos, com mais de 2,3 milhões de cirurgias realizadas em 2024.
Dentre os procedimentos mais procurados estão lipoaspiração, cirurgias mamárias, blefaroplastia e abdominoplastia.
Para o médico com formação internacional em cirurgia estética, Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves, a mudança mais significativa está justamente no perfil dos pacientes.
“Quando comecei a atuar na área estética, era muito comum o paciente chegar com uma foto de uma celebridade e querer reproduzir exatamente aquele resultado. Hoje vejo uma mudança importante. A maioria das pessoas quer melhorar a aparência, mas sem perder suas características. Existe uma preocupação maior em manter a identidade, respeitando o próprio corpo, a idade e o estilo de vida”, explica.
– A naturalidade como novo objetivo dos pacientes
A busca por resultados discretos e harmônicos deixou de ser uma preferência isolada para se tornar uma das principais tendências de procedimentos estéticos cirúrgicos. “Hoje a palavra que mais escuto no consultório é ‘naturalidade’. Os pacientes querem parecer descansados, mais jovens ou com um contorno corporal melhor, mas sem que as pessoas percebam claramente que fizeram uma cirurgia. Isso faz com que o planejamento seja cada vez mais individualizado, buscando equilíbrio e harmonia, e não exageros”, afirma o médico.
Essa mudança também reflete um amadurecimento do próprio mercado estético. Se em outros momentos procedimentos mais evidentes dominavam as redes sociais, atualmente cresce a valorização de resultados mais sutis, capazes de realçar atributos pessoais sem descaracterizar a aparência do paciente.
Procedimentos corporais como lipo HD, lipoescultura, lipoenxertia e abdominoplastia estão entre os que mais se beneficiam desse novo conceito de personalização, tendo um olhar ainda mais cuidadoso na hora de alinhar as expectativas.
De acordo com o médico, o Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves, o planejamento moderno vai muito além da simples retirada de gordura, o que compreende o processo como um todo, desde o procedimento até o paciente.
“Essas técnicas nos permitem tratar o corpo de forma mais artística e personalizada. Não se trata apenas de retirar gordura, mas de entender as proporções de cada paciente”, comenta.
O médico com RQE em Cirurgia Geral e atuação na área estética ainda ressalta que através dessa personalização e de técnicas avançadas é possível, por exemplo, em alguns casos, remover gordura de uma determinada região e reaproveitá-la em outra área. “Isso gera resultados mais naturais e mais adequados à anatomia de cada pessoa”, afirma.
Justamente por tratar desses procedimentos de forma muito mais personalizada, é possível falarmos sobre “o fim da estética padronizada”, já que para o próprio médico, um dos maiores avanços da cirurgia estética atual está justamente no entendimento de que não existe um único modelo de beleza.
“Eu considero isso fundamental. Não existem dois pacientes iguais. Cada pessoa tem uma estrutura corporal diferente, uma qualidade de pele diferente e expectativas próprias. O sucesso de uma cirurgia depende muito desse entendimento. O objetivo não é transformar alguém em outra pessoa, mas valorizar suas melhores características com segurança e bom senso.”
– Esse conceito tem influenciado também outro segmento do ramo: as cirurgias mamárias.
Hoje, a escolha do volume, formato e projeção das mamas leva em consideração fatores como biotipo, proporções corporais, rotina, prática de atividades físicas e expectativas individuais, substituindo decisões baseadas apenas em tendências do momento.
– O futuro dos procedimentos estéticos cirúrgicos
Não muito distante do que já vivemos, a personalização continuará sendo o principal caminho da especialidade nos próximos anos.
“Acredito que a personalização continuará sendo a principal tendência. Vejo uma procura crescente por resultados mais naturais, proporcionais e compatíveis com o estilo de vida de cada paciente. Também teremos avanços importantes em tecnologias que auxiliam o planejamento cirúrgico, a recuperação pós-operatória e a previsibilidade dos resultados”, pontua o médico.
A expectativa é que recursos tecnológicos cada vez mais avançados permitam simulações mais precisas, planejamentos individualizados e uma experiência ainda mais segura para os pacientes.
Apesar da evolução das técnicas e da crescente busca por resultados personalizados, o médico com formação internacional na área da estética reforça que a decisão por uma cirurgia plástica deve sempre ser tomada com muita responsabilidade.
“Minha principal orientação é que o paciente faça uma consulta detalhada, tire todas as dúvidas e tenha expectativas realistas. Um procedimento estético pode trazer benefícios importantes para autoestima e qualidade de vida, mas ela deve ser encarada com responsabilidade. Segurança, planejamento e uma boa relação médico-paciente são tão importantes quanto o resultado final”, conclui o médico.
– Sobre o especialista
Dr. Alexandre Augusto Gomes Alves é médico, especialista em Cirurgia Geral (RQE), com formação complementar internacional na área de cirurgia estética e plástica, incluindo fellowship em Milão (Itália) e aperfeiçoamento nos Estados Unidos.
Possui cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos e pós-graduação em Cirurgia Plástica reconhecida pelo MEC. Atua há mais de 25 anos na área cirúrgica e estética.
jun

Imagem meramente ilustrativa…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.
Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.
A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar
Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.
Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.
As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.
Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.
A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.
jun

Projeto prevê que dados sobre multas de trânsito sejam divulgados pela Prefeitura de São Luís, com informações sobre arrecadação e gastos.
A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei nº 0280/2025, de autoria do vereador Andrey Monteiro (PP), que prevê a divulgação periódica de informações sobre a arrecadação e a utilização dos recursos obtidos com multas de trânsito no município.
A proposta determina que os dados sejam disponibilizados no site oficial da Prefeitura de São Luís.
De acordo com o texto, a publicação deverá apresentar, entre outras informações, o valor arrecadado com multas de trânsito no mês e no acumulado do ano, além da destinação dos recursos, detalhando despesas, ações financiadas e os órgãos responsáveis pela execução.
O projeto também prevê a divulgação de eventuais saldos financeiros existentes.
– Multas de trânsito
Pela proposta, os relatórios poderão ser atualizados mensalmente e deverão permanecer disponíveis para consulta pública de forma permanente no portal eletrônico da Prefeitura.
A divulgação deverá ocorrer até o 15º dia útil do mês seguinte ao da arrecadação.
Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a medida busca ampliar a transparência da administração pública e fortalecer o controle social sobre a aplicação dos recursos provenientes das multas de trânsito.
Segundo o vereador, a iniciativa está alinhada aos princípios constitucionais da publicidade e da eficiência na gestão pública.
– Transparência pública
O projeto destaca ainda que o Código de Trânsito Brasileiro determina que os valores arrecadados com multas sejam destinados a ações como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, policiamento e educação para o trânsito.
A divulgação dessas informações permitiria que a população acompanhasse como os recursos estão sendo aplicados pelo poder público municipal.
Durante a tramitação, pareceres técnicos da Câmara apontaram que a proposta não apresenta impedimentos jurídicos e pode seguir para análise e deliberação do Legislativo municipal.
A Procuradoria-Geral da Casa entendeu que a matéria trata de tema relacionado à transparência administrativa e ao interesse local, sem invadir competências exclusivas do Poder Executivo.
Se sancionada, a nova norma passará a exigir a divulgação regular dos dados sobre multas de trânsito, permitindo maior acompanhamento da arrecadação e da destinação desses recursos pela Prefeitura de São Luís.

