abr

PMDB procura nome para substituir Luís Fernando como candidato a governador
A desistência do ex-secretário de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), da disputa da eleição de governador causou espanto em muitos correligionários políticos. Na Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados se mostraram surpresa com a renúncia e o próprio PMDB parece ainda não ter digerido por completa a situação, tanto que uma reunião que estava prevista para a tarde de ontem para anunciar o nome do novo candidato do grupo não ocorreu.
Lobão Filho (PMDB) que era dado como certo como o escolhido para disputar o governo, já não tem essa total garantia. Nomes como do senador João Alberto (PMDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) surgiram, apesar de serem menos cotados.
Repercussão
Enquanto se define os novos nomes para a disputa, as especulações tomam conta do cenário político. Arnaldo Melo afirmou que não esperava que ele desistisse agora. “A desistência do Luís Fernando me surpreendeu em partes. Eu achei que ele tentaria se articular mais algum tempo para tentar progredir mais nas pesquisas e na opinião pública”, disse.
Arnaldo Melo descartou que qualquer hipótese de falta de articulação política tenha motivado a desistência de Luís Fernando. “Não acredito que a desistência de Luís Fernando tenha sido pautada em algum tipo de falta de diálogo na Assembleia. Todos os deputados viajaram com ele pelo interior do estado. Eu mesmo que era colocado na mídia como tendo algum tipo de divergência com ele, o que não procede, estive com ele em todos os meus municípios.”, afirmou.
O presidente da Assembleia afirmou que no momento, os deputados da base governista estão se reunindo para definir uma decisão consensual. “Os deputados estão se reunindo. Ontem estiveram comigo e conversamos sobre os caminhos que vamos seguir porque ainda não temos uma definição. Não tratamos de apoio à minha pessoa, apenas abordamos sobre a desistência do Luís Fernando”, garantiu Melo.
Sobre a indicação do nome do senador Lobão Filho, Arnaldo Melo disse não ter opinião formada sobre a candidatura. “Não tenho nada a comentar sobre o Lobão Filho. É uma pessoa que eu tenho uma relação de amizade, apenas isso. Não tenho nada contra. É uma novidade”, ressaltou o presidente.
Quando questionado a respeito de articulações para eleição indireta, Arnaldo Melo foi categórico em reafirmar lealdade ao grupo político ao qual pertence. “Não faço conchavo, nunca fiz. O grupo que me elegeu a primeira vez presidente, condicionou que eu fosse da base do governo e o grupo que me reelegeu também, dentro do nosso grupo existe esta lealdade e o respeito, é por isso que nós temos hoje um plenário harmônico”, reafirmou.
O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa, também se mostrou surpreso com a decisão de Luís Fernando, mas afirmou que essa é uma questão pessoal. “Nos causou uma surpresa, foi uma decisão pessoal e decisão pessoal não cabe discutir. Ele fez uma avaliação desse novo momento político. Reafirmou o seu compromisso com o nosso grupo político e com o candidato escolhido pelo nosso grupo também”, disse.
Costa também afirmou que o grupo passou alguns dias analisando quem seria a melhor opção para substituir Luís Fernando na pré-candidatura ao governo do estado. “A nossa preocupação era a de encontrar alguém que pudesse ocupar esse espaço que estava sendo deixado. As conversas que ocorreram de sábado para domingo levaram ao nome do senador Lobão Filho. Ela está sendo feita pela força política que ele demonstrou no momento em que estava sendo escolhido”, afirmou o deputado.
O parlamentar Edilázio Júnior também demonstrou bastante surpresa com a desistência do ex-secretário de Infraestrutura. “No primeiro momento foi uma grande surpresa para todos nós que estávamos engajados na campanha de Luís Fernando. Mas de outra forma vem um nome de peso que vai ser oficializado”, comentou Edilázio.
O deputado afirmou que não existe divergência no grupo de deputados da base governista e que agora eles estão trabalhando em prol de um apoio coeso a uma candidatura única. “O nosso grupo é um grupo coeso. As conversas é que vem existindo é que se amadureça o quanto antes”, lembrou o parlamentar.
A Oposição
Entre os parlamentares oposicionistas, a desistência pareceu não causar tanto espanto quanto nos deputados da base governista. Durante discurso na tribuna da Assembleia, o deputado Marcelo Tavares afirmou que já esperava que o ex-secretário não fosse mais o pré-candidato do grupo do governo. “Sei por que Luis Fernando foi obrigado a renunciar. Todos vocês que aqui estão e que são governo, tem teto. Vocês não podem crescer na política do Maranhão. É assim com Arnaldo. Já foi assim com Milhomem, foi assim muitas vezes aqui com o deputado Manoel Ribeiro, por exemplo. Eu sabia que o Luís Fernando não era candidato, porque eles iam puxar alguém do bolso do colete”, ressaltou Tavares.
Marcelo Tavares comentou também a decisão de Roseana Sarney em permanecer à frente do Executivo estadual. “Eu quero dizer senhores deputados se for esta falta de confiança ou essa desconfiança, que motivou a governadora Roseana Sarney a permanecer, ela avaliou errado o cenário. Nós da oposição em nenhum momento pensamos em lançar a candidatura do ex-governador José Reinaldo”, disse o parlamentar.
O deputado Rubens Júnior afirmou que a tática eleitoral da oposição não muda em razão da mudança de cenário governista. “Na essência não muda muita coisa. Eles perderam muito tempo na pré-campanha. O Luís Fernando é um candidato que tinha características que nenhum outro candidato do grupo tinha. Nossa tática não mudou. Ela é de diálogo direto com o povo. O nosso adversário não é apenas um candidato, não é apenas Luís Fernando ou apenas o Edinho. O nosso adversário é um modelo político”, lembrou Rubens Júnior. (Com alteração de O Imparcial
abr

Flávio Dino ladeado de lideranças políticas de de Turiaçu.
Representantes da população de Turiaçu estiveram em São Luís nesta segunda (07) para conversar com o pré-candidato a governador pelo PCdoB, Flávio Dino. A comitiva apresentou a Dino um quadro sobre a produção local em agricultura, pesca e minério.
Dino apresentou à comitiva uma das bases de seu Programa de Governo, relacionado ao protagonismo do Governo do Estado no incentivo à produção, industrialização e comercialização dos produtos maranhenses. Segundo Dino, o Governo do Estado deve ser parceiro dos municípios e encabeçar o crescimento da exportação da produção maranhense. No município de Turiaçu, o destaque é para o abacaxi.
A comitiva de Turiaçu contou com presença do ex-prefeito Riba Rabelo (PV), do pré-candidato a deputado estadual Vilson Rabelo (PDT), da atual vice-prefeita Socorro Rabelo (PV), e das lideranças Tiago Rabelo (PV) e Rafael Almeida (PV). Também esteve na reunião o vereador de Cedral, Luís de Moraes (PP).
abr

Quem é esse rapaz mesmo na política do Estado? O que ele representa? Qual experiencia para ocupar o cargo?
Antes mesmo da desistência do “ex-pré-candidato” a governo Luis Fernando Silva(PMDB), o blog já tinha noticiado que o clã-sarney está tonto.
Prova foi a nomeação isolada da advogada Anna Graziella Costa – então presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (Convento das Mercês) para substituir João Abreu (PMDB) na Casa Civil. Nem mesmo os aliados entenderam os motivos da nomeação da “moça”.
Ontem, segunda-feira 07/04, outra nomeação, desta vez, no segundo escalão do governo do Estado, mostra claramente que a família Sarney está perdida, preste perder o poder concentrado ao longo de cinco décadas.
Para a função de secretário adjunto da Secretaria de Articulação Política do Governo, Roseana Sarney nomeou o inexpressível Rodrigo Valente.
Quem é esse rapaz mesmo na política do Estado? O que ele representa? Qual experiência para ocupar o cargo?
Essas perguntas dificilmente serão respondidas coerentemente. Ora, se nomes cacifados da política do Estado não estão conseguindo cumprir a difícil missão de articulador político durante esse turbulento período pré-eleitoral, tentem imaginar Rodrigo Valente, que ninguém conhece ou respeita!
Esse é o “novo-grupo-sarney”, tonto e perdido…
abr

Além dos 16(dezesseis) celulares foram encontrados, também, dois revólveres calibre 38, e 26 munições,
Na manhã de ontem, segunda-feira 08/04, a Força Nacional e agentes penitenciários realizaram uma vistoria no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, como já não é surpresa encontraram os presos devidamente equipados.
Além dos 16(dezesseis) celulares encontrados no interior das carceragens nos pavilhões Alfa e Gama do CDP, as policiais recolheram, também, dois revólveres calibre 38, e 26 munições, entre estas até 20 para pistolas ponto 40.
Também foram recolhido 70 chuços, 32 cigarros de maconha, serras e facas. A polícia vai investigar a origem do material e se houve facilitação por parte de funcionários do presídio.

Foram recolhidos 70 chuços, 32 cigarros de maconha, serras e facas
abr

Madeira e Monteiro estão se despedindo do Palácio…
A desistência do ex-candidato da Oligarquia Sarney, Luis Fernando Silva, provocou reação imediata nos agora ex-aliados. Ninguém aceita a imposição do “playboyzinho” Lobão Filho.
O tucano prefeito Sebastião Madeira(PSDB) mandou o recado: “Meu compromisso era com o ex-secretário da Sinfra, não apoio nenhum outro nome vindo do Palácio dos Leões” Disparou.
Quem não perdeu tempo foi o oportunista Presidente Estadual do PT, Raimundo Monteiro: “A desistência de Luis Fernando muda tudo. O cenário é completamente diferente. A governadora Roseana Sarney sabe, o PMDB sabe que temos um compromisso com o pré-candidato Luis Fernando. Ele não sendo mais candidato, o cenário é completamente diferente. Precisamos sentar e rediscutir.” disse Monteiro.
abr

Canidé Barros terá a difícil missão de solucionar os problemas de trânsito e transporte de São Luís
Ele voltou! Canidé Barros retornou hoje ao comando da Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís. O conceituado engenheiro irá ocupar o lugar do também engenheiro Carlos Rogério Silva Araújo, que vinha fazendo lambanças na pasta.
Essa é a terceira vez que Canidé senta na cadeira mais importante da SMTT e terá a difícil missão de solucionar os problemas do complexo transito e transito da Capital.
Outra mudança no Governo Municipal é na Secretaria Municipal de Comunicação, o jornalista Márcio Jerry que irá se dedicar à campanha de Flávio Dino ao Governo do Maranhão foi substituído pelo então adjunto Robson Paz.
O ato de posse dos dois secretários aconteceu na tarde de segunda-feira 07/04, na Prefeitura de São Luís.
Quem também deve se afastar do Governo diante de problemas de saúde é a Secretaria de Fazenda, Suely Bedê.
Vale ressaltar que Canidé Barros, ocupou a Secretaria de Trânsito e Transportes durante o governo dos dois últimos prefeito da Capital, Tadeu Palácio e João Castelo.
abr

abr
Começou a debandada, os até então “aliados” do clã-sarney, observando água entrar no barco, e em alto mar começaram pular, evidentemente, só agora, prevendo o pior, os tripulantes tentam salvar-se para escapar do naufrágio.
A decisão do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando (PMDB), em desistir da pré-candidatura ao Governo do Maranhão, como bem disse ontem Flávio Dino: “Revela o enorme enfraquecimento do grupo que comanda o Maranhão há 50 anos”.
O oportunista PT – Partido dos Trabalhadores, quase ex-aliado dos peemedebistas, abriram a porteira, e agora, dizem que irão “repensar” a aliança.
E a notícia, pra variar, veio do presidente estadual da legenda, Raimundo Monteiro, disse hoje que irá à Brasília, tratar com os chefões trabalhistas sobre as recentes mudanças no quadro político local.
O segundo partido empregar o verbo “rediscutir” foi o PEN – Partido Ecológico Nacional, o Diretório Estadual, estará se reunindo esta semana para discutir a questão.
Não há consenso quanto ao apoio do partido ao candidato do governo, após a desistência de Luís Fernando. O apoio às candidaturas de Edinho, Eliziane Gama ou Flávio Dino estarão na pauta. O partido ainda tem como opção lançar o filiado Pastor Bel candidato ao governo.
O blog foi informado que outros dois partidos que eram dados como certo na coligação da oligarquia, também irão “rediscutir” aliança, são o PRP do suplente de Vereador Severino Sales e o PRTB do folclórico João Cancio, o último, é bom lembrar, possui entre seus filiados pelos menos dois deputados estaduais, prefeitos e grandes nomes de peso na política do Estado, como Soliney Silva.
Sem contar, que inúmeros deputados, prefeito e lideranças políticas já buscam diálogo com o pré-candidato Flávio Dino(PCdoB).
É esperar o conferir…
abr

abr
Comunicado de Luis Fernando Silva ao povo do Maranhão

Candidatura de Luis Fernando, foi para o espaço!
A propósito da minha pré-candidatura ao Governo do Maranhão, comunico à sociedade maranhense que:
1 – Na proximidade do período eleitoral, os grupos políticos iniciam um processo de articulação visando à escolha de nomes para a disputa. A cultura política brasileira instituiu para esse período a figura do pré-candidato;
2 – Em julho de 2013, as lideranças políticas do grupo ao qual pertenço atribuíram a mim tal condição de pré-candidato e não de candidato. Aproximando-se a campanha propriamente dita, é natural, no mundo político, que tal condição se altere, no interesse do êxito eleitoral;
3 – Concluída a missão de auxiliar do governo, na qual tive a honra de exercer, a convite pessoal da Governadora, os cargos de Secretário-Chefe da Casa Civil e de Secretário de Estado de Infraestrutura, após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorrerá a campanha eleitoral, manifestei a Sua Excelência, antes da data da minha desincompatibilização e do seu anúncio de permanecer ou não à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro, a decisão de não concorrer ao pleito, deixando a critério do grupo político o momento adequado para promover a devida substituição;
4 – Ressalto a confiança, o apoio e a distinção de que sempre fui alvo por parte da Governadora Roseana no exercício dos referidos cargos de Secretário de Estado bem como na atividade político-institucional a eles inerentes;
5 – Destaco, também, que integro o círculo de amigos pessoais da governadora Roseana Sarney e dos seus familiares;
6 – Nesta oportunidade comunico, também, a decisão de permanecer como integrante do grupo, prestando apoio político ao Governo Roseana Sarney e me mantendo na luta pelo desenvolvimento do Maranhão;
7 – Valho-me desta oportunidade para manifestar a minha gratidão à Governadora, aos Senadores, aos ex e atuais deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que integram o nosso grupo político, assim como aos líderes comunitários e estudantis, dirigentes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, militantes partidários, imprensa, usuários das redes sociais, cidadãos e cidadãs de todo o Maranhão que me acolheram, apoiaram e estimularam o cumprimento da missão de levar obras públicas a todas as cidades maranhenses;
8 – Finalmente, ao Maranhão, que testemunhou em mim compromisso e dedicação ao trabalho, reafirmo a esperança, que me conduziu durante todos esses anos, por um futuro ainda melhor.
São José de Ribamar, 07 de Abril de 2014
Luis Fernando Silva

