dez

Reunião aconteceu na residência de Fred Campos…
O advogado e empresário Fred Campos (MDB) recebeu apoio de dez vereadores do município de Paço do Lumiar na noite desta segunda-feira (11) durante reunião na residência do pré-candidato a prefeito.
Da relação de apoio, apenas o vereador Professor Fabio Henrique está em viagem, mas é declaradamente aliado de Campos.
Os outros 9 (nove) parlamentares que aderiram à pré-candidatura de Fred são Fernando Feitosa, Ana Lúcia, Bianca Mendes, Mary do Mojo, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Rafael Neves, Vanusa Neves e Fernando Muniz.
“Honrado em receber hoje o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Paço, são 10 amigos que decidiram caminhar juntos. Com foco, fé e união seguiremos avançando.” Escreveu o emedebista nas redes sociais.
dez

Wolmer Araújo ficará no cargo de deputado federal de dezembro de 2023 até março de 2024…
Filiado ao Patriota e namorando com o Solidariedade, o primeiro suplente de deputado federal Wolmer Araújo, irá assumir nesta semana o mandato na Câmara Federal no lugar do titular da vaga deputado Marreca Filho.
O anúncio foi feito pelo próprio Marrequinha por meio de sua redes sociais nesta segunda-feira (11).“Estive com o amigo e meu 1º suplente Wolmer Araújo, alinhando as ações e projetos. Wolmer assumirá o mandato próxima semana, para representar o Maranhão na Câmara dos Deputados. Tenho certeza que o nosso estado continuará bem representado e no caminho certo! Desejo sabedoria e discernimento ao amigo de caminhada durante a condução do mandato”, escreveu.
O Blog do Domingos Costa apurou que a licença de quatro meses de Marreca Filho tem relação direta com o Palácio dos Leões. Carlos Brandão atuou em favor de Wolmer, também, pelo fato do pai do deputado federal, Júnior Marreca, ser o titular da vaga ser o secretário de Estado da Industria e Comercio (Seinc).
Na eleição de 2022, Wolmer obteve 43.249 em todo o Maranhão. O pai dele, Edson Araújo, do PSB, é primeiro suplente de deputado estadual e atual Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura do Maranhão (SEPA), embora nem pise na pasta.
dez

Foram quatro dias repletos de emoção, descobertas e aventuras, proporcionando aos visitantes uma jornada esportiva e cultural por seis municípios da região: Rosário, Axixá́, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros.
Em sua segunda edição, o II Festival de Turismo de Aventura não apenas celebrou a aventura, mas também se destaca como uma iniciativa estratégica para integrar o Polo Munim em um circuito esportivo e turístico exclusivo. Com uma programação bem diversificada, que está encantando o público e empreendedores, o evento começou na quinta-feira e terminou neste domingo.
“Nós, empreendedores e empresários da região do Munim, agradecemos a iniciativa do Sebrae. São iniciativas como essa que aumentam o turismo na nossa região que é belíssima e dá oportunidade de gerarmos renda e trabalho para todos”, falou Matias Moreira, empresário local.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu na Praça Matriz e reuniu os parceiros locais, entre eles, o prefeito de Rosário, Calvet Filho, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, Bombeiros e Sebrae. Também esteve presente a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, representando o Governador do Estado, Carlos Brandão.
“É uma alegria imensa estar aqui, testemunhando essa iniciativa que coloca em destaque não apenas a beleza natural, mas também a rica história e cultura desta região maravilhosa. Este festival é uma estratégia inteligente para promover o desenvolvimento local e fortalecer o turismo como um vetor essencial para a economia da região do Munim”, destacou a secretária de Estado, Socorro Araújo.
O prefeito de Rosário, Calvet Filho, no domingo, 10, durante o passeio náutico pelo rio Itapecuru, a bordo do Catamarã Nomade, destacou a grandiosidade do potencial do município. “Um passeio que apresenta além da Cultura, destaca a nossa Gastronomia, os Pontos Turísticos, as Belezas Naturais e desfrutar do que Rosário, pode oferecer de mais especial ao Turismo”.
Primeiras Competições – Às 6h da manhã do primeiro dia do festival, também aconteceu a primeira competição do II Festival de Turismo. Cento e cinquenta corredores se reuniram na Praça da Matriz de Rosário para percorrerem a prova de 5km em uma corrida mista.
Gesselma Andrade Mendes, vencedora em 1º lugar, na categoria Feminina, falou sobre sua vitória. “O percurso foi um pouco pesado com algumas curvas, mas segui firme. O Festival é um sucesso, nós desportistas aprovamos e ano que vem estaremos novamente no Munim. É um excelente trabalho do Sebrae e dos parceiros”, afirmou a atleta.
Já no município de Axixá, aconteceu o Desafio Perijuçara, uma corrida de ciclismo mountain bike de 32km. Cerca de 25 participantes aceitaram o desafio entre o asfalto e a terra batida, num circuito sinuoso e com diversas ladeiras. Os atletas concluíram a prova em cerca de uma hora de duração. “Concluir a prova foi uma conquista. Para qualquer atleta, é uma demonstração, não apenas de habilidade técnica, mas também de resistência física e mental. A variedade de terrenos e as condições desafiadoras certamente testaram os nossos limites, tornando cada pedalada uma afirmação de dedicação ao esporte”, afirmou Raimundo Nonato Miranda, 1º Lugar do ciclismo na categoria master masculino.
dez

Estão no páreo Paulo Henrique Araújo dos Reis, Flávia Gonzalez Leite e Jairo Cavalcanti Vieira.
Nesta quarta-feira (13) o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) Raimundo Oliveira Filho participará da sua última sessão como membro da Corte, será uma cerimônia de despedida.
Ele completará 75 anos no próximo natal, dia 25 de dezembro, idade da aposentaria. Oliveira está no exercício do cargo desde 1986, portanto, 37 anos de TCE-MA.
E diante da aposentadoria do seu Raimundo, caberá ao governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, nomear um nome Conselheiro para o Tribunal. A vaga pertence ao Ministério Público pelo critério de antiguidade.
Uma lista tríplice com os nomes dos procuradores com mais tempo no TCE-MA será enviada ao chefe do Palácio dos Leões pelo presidente Marcelo Tavares já nas próximas semanas.
Estão no páreo Paulo Henrique Araújo dos Reis, Flávia Gonzalez Leite e Jairo Cavalcanti Vieira, o primeiro é favorito pelo fato de possuir mais pedidos em seu favor e ter muitos aliados no entorno de Brandão. Paulo é considerado menos radical e detém boa relação com a classe política.
LEIA TAMBÉM:
– Brandão não é obrigado a escolher membro do MPC, sustentam juristas sobre a próxima vaga no TCE-MA
dez

O desconhecido Igor Almeida, secretário municipal de Comunicação de São Luís, usou o status da sua conta no aplicativo de troca de mensagens WhatsApp [que fica no ar durante 24h] para anunciar na tarde desta segunda-feira (11) que não faz mais parte da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD)
O jornalista não entrou em detalhes, apenas disse que a saída é de sua iniciativa: “Informo a todos que, a partir desta data (11), a meu pedido, não integro mais a equipe de gestão da prefeitura de São Luís, bem como não respondo mais por sua comunicação social. Aos colegas da imprensa, muito obrigado pela disponibilidade de sempre”, escreveu.
Igor ficou dois anos na função, ele assumiu o cargo em outubro de 2021 após a demissão do ex-deputado estadual Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel.
Chama atenção o fato de que Almeida publicou sua saída da Secom apenas no status do WhatsApp…
LEIA TAMBÉM:
dez

Duarte Júnior usa emendas para diminuir as filas em São Luís.
A fila da saúde é um dos maiores problemas de São Luís. E a Prefeitura nada tem feito nos últimos anos para resolver essa situação. A Central de Marcação de Consultas (CEMARC) só vive cheia e é alvo constante de reportagens que denunciam o descaso que ocorre lá, com pessoas madrugando nas filas sem conseguir marcar consulta.
Diante dessa triste realidade, o deputado federal Duarte Júnior tem utilizado suas emendas federais para ajudar a resolver essa situação, com a realização de mutirões oftalmológicos periodicamente na capital. Neste final de semana, as ações beneficiaram a população dos bairros Lira e Vila Maranhão, com atendimento de quase mil pessoas.
“Graças aos recursos das nossas emendas federais, estamos conseguindo ajudar a reduzir a fila da saúde da prefeitura de São Luís. Só hoje, na Vila Maranhão e no Lira, realizamos 852 consultas, 152 cirurgias e entregamos 570 óculos”, escreveu Duarte nas redes sociais.
Diante da inércia da Prefeitura, Duarte segue fazendo o papel de prefeito de São Luís.
dez

Com apenas 13 mil habitantes, a pequena cidade de Maranhãozinho, localizado na Região do Alto Turi e cortado pela BR 316, administrada pela irmã da deputada federal Detinha (PL), terá gastos milionário para a festa de aniversário prevista para a próxima semana.
Nas páginas oficiais da gestão sob a administração da prefeita Maria Deusa Lima Almeida, a “Deusinha” (PL), foram publicadas as atrações alusivas aos shows de 29 anos do município.
Os cantores Amado Batista, Tarcísio do Acordeon e mais três outros artistas serão as atrações das festividades no próximo dia 21, em frente a Rodoviária.
O Blog do Domingos Costa consultou promotores de eventos para estimar quanto a prefeita cunhada do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) irá torrar com a festa de apenas um dia.
Os gastos com dinheiro público, incluindo cachê, estrutura de som, palco, iluminação e mais pagamento de logísticas alcançam quase 1 milhão de reais, segundo empresários do ramo de entretenimento.
dez

Carlos Madeira apresentou o projeto ao governador Carlos Brandão…
Após celebrar a inauguração em agosto deste ano de um grandioso escritório de advocacia no Lago Sul em Brasília [Madeira, Aires e Mendes], o juiz federal aposentado José Carlos do Vale Madeira irá ingressar em um novo ramo do mercado, o hoteleiro.
Desde a semana passada, o dono do Valparaíso Adventure Park está reunindo com autoridades para apresentar o projeto que será levantado na extensão do terreno do seu empreendimento em Paço do Lumiar.
O hotel se chamará Valparaiso Vilas, e, segundo, o idealizador, é uma iniciativa que promete transformar o cenário turístico do município. O Valparaiso Vilas será composto por 10 blocos e 160 apartamentos.
– Sobre o hotel
O investimento direto e indireto está estimado em cerca de R$ 40 milhões com recursos próprios e financiamento via Banco do Nordeste do Brasil. Com 160 apartamentos, o hotel dividirá espaço com a atual estrutura do parque aquático, ambos imersos em sete hectares de reserva florestal.
O projeto é de responsabilidade do arquiteto e urbanista Edu Manzano, em parceria com Carlos Mauad, também idealizador de empreendimentos de sucesso, como o Hot Park, no Rio Quente; Enotel, em Porto de Galinhas; e Mabu, em Foz do Iguaçu.
A estruturação do hotel no parque aquático tem a previsão de gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos na primeira etapa e 150 na segunda, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Além disso, há uma previsão de 350 pessoas empregadas no complexo do parque aquático e na hotelaria.
LEIA TAMBÉM:
dez

Senilson Lima é coronel da PM-MA e pré-candidato a prefeito de Pinheiro…
O coronel da ativa da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Senilson Lima, que foi deslocado para o 11º Batalhão da PM-MA de Timon, usou suas redes sociais na última sexta-feira (08) para reafirmar que é pré-candidato a prefeito da cidade de Pinheiro.
Sem citar nomes, ao publicar uma foto de camisa amarela em frente a um computador, o Coronel da PM-MA aproveitou para jogar uma indireta a outro pré-candidato a prefeito.
“O crime organizado não vai levar essa prefeitura”, escreveu. No mesmo post, o coronel Senilson completou: “Ainda estão dizendo que não sou pré-candidato, francamente.”
Em uma outra publicação, também em sua rede social, o pré-candidato a prefeito de Pinheiro publicou uma foto ilustrativa da região dos lagos na qual reafirma sua intenção de disputar a prefeitura.
“Bom dia a todos, passando para desejar uma ótima sexta-feira em excelente final de semana a todos os guerreiros, aproveito a oportunidade para reafirmar que nossa pré-candidatura continua firme e forte. O nosso verdadeiro compromisso é com a cidade e o povo de Pinheiro”, escreveu e concluiu com uma hashtag, “#fechadocomocoronel”.
LEIA TAMBÉM:
– VÍDEO: Luciano Genésio acusa “André da Ralpnet” de envolvimento no tráfico de drogas de Pinheiro
– O adversário que Luciano Genésio se referiu sobre tráfico de drogas, é sim, André da Raphanet!
dez
Zanin derruba decisão que censurou reportagens do Estadão sobre ministro Juscelino Filho. Decisão de juiz do Maranhão determinava remoção dos conteúdos e obrigava o jornal a publicar retratação.

STF derrubou decisão do juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida, da 8ª Vara Cível de São Luís…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin derrubou, nesta sexta-feira, 8, uma censura imposta ao jornal O Estado de S.Paulo pelo juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida, da 8ª Vara Cível de São Luís (MA). O magistrado do Maranhão havia determinado a exclusão de duas reportagens sobre retransmissoras de TV concedidas pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a uma emissora ligada ao grupo político dele no Estado, além de exigir que os jornalistas assinassem uma carta de retratação escrita pelo reclamante.
A ação contra o jornal foi movida pela TV Difusora do Maranhão. O juiz Figueiredo de Almeida determinou, na quarta-feira, 6, que Estadão retirasse do ar as reportagens “Ministro de Lula distribui 31 retransmissoras de TV para empresário do seu núcleo político” e “Ministério de Juscelino libera em 30 minutos pedido por rede de TV nacional para seu grupo político”, publicadas nos dias 29 e 30 de novembro deste ano.
O magistrado do Maranhão também havia obrigado o Estadão a publicar uma “retratação” nos termos de um texto escrito pela TV Difusora. O jornal e os repórteres Vinícius Valfré, Julia Affonso e Daniel Weterman, que assinam as matérias, teriam de publicar um texto afirmando que “noticiaram informações falsas” sobre as decisões de Juscelino Filho que favoreceram a emissora. A decisão ainda censurava as redes sociais dos jornalistas e do jornal, ao determinar a exclusão dos posts que citavam as reportagens.
Cristiano Zanin suspendeu os efeitos da decisão do juiz. “Com o devido respeito, a decisão reclamada (de José Eulálio Figueiredo de Almeida) utiliza-se de argumentos genéricos, sem justificar suficientemente o motivo da restrição à liberdade de imprensa. Por ora, não há informação nos autos de que a notícia seja falsa ou sabidamente maliciosa”, registrou o ministro do Supremo.
O ministro do STF também ressaltou que a decisão do juiz maranhense afronta um julgamento da Suprema Corte que garante a plena liberdade de imprensa com efeitos vinculantes. “É evidente que existe interesse jornalístico nos relatos em questão, pois tratam de fatos, a princípio verdadeiros, sobre outorgas de concessão de serviços de veículos de comunicação”, afirmou.
A decisão do juiz do Maranhão foi tomada menos de 48 horas após a emissora apresentar a ação. Almeida havia estipulado um prazo de 48 horas para a remoção dos conteúdos e das postagens, além da publicação da retratação.
No recurso apresentado pelo Estadão ao Supremo, os advogados Afranio Affonso Ferreira Neto e David Cury Neto disseram que o juiz “falhou em constatar a desinformação lançada pelas demandantes em que propositadamente confundem as diversas espécies de atos administrativos praticados no âmbito do Ministério das Comunicações como se todos fossem idênticos àqueles objeto das matérias publicadas pelos Reclamantes”. E que as decisões de censurar as reportagens e obrigar a retratação “asfixiam o pleno exercício da liberdade de informação, bem como ceifam o direito da sociedade de participar de relevante debate público”.
A partir somente das alegações da emissora, o juiz, no despacho, afirmou que a “intervenção judicial” era necessária porque “ainda quando seja verdadeira a notícia, esta deve ser divulgada sem exageros, sem embustes, sem tendenciosidade e sem afronta”.
“A lei pode e deve ser usada por quem se sente prejudicado pela publicação de mentiras, ofensas ou distorções. Isso é saudável. Mas, nessa sentença contra o Estadão, o que temos é a tentativa de suprimir o relato de fatos verídicos, narrados pelo jornal de forma serena, descritiva e sem adjetivos”, afirma o diretor-executivo de Jornalismo do Grupo Estado, Eurípedes Alcântara.
– Entenda as reportagens censuradas
As reportagens censuradas pelo juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida foram publicadas nos dias 29 e 30 de novembro deste ano. Na primeira publicação, o Estadão revelou que o ministro Juscelino Filho concedeu 31 retransmissoras de televisão para a TV Difusora, ligada ao grupo político dele. As autorizações para a emissora passaram pela aprovação do diretor do Departamento de Radiodifusão Privada, Antonio Malva Neto – ex-sócio de Willer Tomaz, um dos acionistas da emissora, em um escritório de advocacia.
A segunda reportagem mostrou que um pedido da emissora para expandir a operação de retransmissão de TV (RTV) para fora do Maranhão foi despachado em meia hora por Malva Neto. Os prazos e o volume de liberações não são usuais e não se repetem em outros processos da mesma natureza.
As reportagens foram publicadas com base em documentos públicos. O Estadão levantou todas as autorizações para retransmissão de TV, em caráter primário e secundário, publicadas no Diário Oficial, em 2023, e identificou que a emissora maranhense foi a maior beneficiária desse tipo de outorga, que é concedida pelo ministro das Comunicações.
Essas autorizações assinadas pelo ministro permitem a expansão do sinal de uma emissora para outras cidades. A reportagem concentrou o levantamento neste tipo de outorga, pois, com essa autorização, as emissoras passam a ser transmitidas em mais municípios, aumentando a influência nos Estados, ampliando o valor comercial das empresas e arrecadando mais recursos com publicidade.
– Segundo processo movido pelo grupo político de Juscelino Filho
Este é o segundo processo movido pelo grupo político do ministro Juscelino Filho contra o Estadão. Em março, Antonio Malva Neto, ex-sócio de Willer Tomaz, foi ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em Brasília, contra o jornal e os mesmos repórteres por causa da matéria “Grupo ligado a Flávio Bolsonaro emplaca diretor em ministério de Juscelino Filho”.
Malva Neto pediu uma indenização e a retirada do texto do ar. A juíza Tatiana da Silva Medina, da 18ª Vara Cível de Brasília, negou o pedido. Segundo a magistrada, “a publicação contestada limitou-se a narrar fato de interesse social, verídico, sem impor agressão moral aos envolvidos no fato noticiado. Trata-se, assim, de regular exercício do direito de informação e liberdade de imprensa.”

