nov
A pesquisa mais recente realizada no município de Santa Luzia, com mais de 57 mil habitantes, entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro de 2023, mostra o deputado estadual Jucelino Marreca (PRD) na liderança pela disputa da prefeitura.
O levantamento realizado pela empresa Prever ouviu 408 pessoas e a margem de erro máxima 5% para Mais ou para menos e intervalo de confiança 95%.
No cenário espontâneo (aquele no qual não é apresentado ao entrevistado o nome do candidato), Juscelino Marreca tem 19,4%; contra o segundo colocado Wellington França com 8,6%; a prefeita reeleita França do Macaquinho, que não pode mais ser candidata, aparece com 8,3%; Dra Carol 6,9%; Cleudimar 1,2%; outros três nomes aparecem com menos de 1%. Branco e nulos somam 5,1% e não sabem ou não responderam 49,4%.
Em outro cenário, o estimulado (aquele no qual é apresentado ao entrevistado o nome do candidato), o deputado Juscelino Marreca amplia a liderança com 25,5%, contra 17,9% da Dra Carol; o terceiro colocado é Wellington França com 13%. O ex-prefeito Zemar aparece com 11,5%; Cleudimar 10,5%; Airton Cavalcante 4,2%. Branco e nulos somam 5,6% e não sabem ou não responderam 11,8%.
– Rejeição
A Prever Pesquisa e Opinião também quis saber quem é o pré-candidato mais rejeitado no município Santa Luzia. Quando a empresa perguntou em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, o líder foi o ex-prefeito Zemar com 23,3%; Wellington França o segundo mais rejeitado com 21,3%, Airton tem 11%; Cleudimar 6,1%; Dra Carol 4,7% e Juscelino Marreca 4,2%. A opção “não rejeito nenhum” 20,1% e não sabem ou não responderam 9,3%.
nov

– Do presidente do Sampaio, Sérgio Frota, neste domingo (12) por meio de suas redes sociais, ao se posicionar sobre a situação delicada do time que está na zona de rebaixamento do campeonato Brasileiro da série B.
nov
Empresa de São Paulo ganha contrato de R$10 milhões na Prefeitura de Balsas para perfuração de poços

A empresa Campsondas Comércio, que fica em Campinas, São Paulo, e trabalha com perfurações e manutenção de poços artesianos, ganhou a licitação milionária na gestão do prefeito Erick Augusto
O contrato, prevê a perfuração de poços tubulares em Balsas pelo valor de R$ 10.008.949,84 (dez milhões, oito mil, novecentos e quarenta e nove reais e oitenta e quatro centavos).
O que chama atenção nessa contratação é o fato de que a empresa contratada fica a 1712,9 km quilômetros de distância de Balsas, enquanto existem empresas locais que poderiam oferecer o mesmo serviço por um preço menor.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da Famem nesta última sexta-feira (10).
nov

Ex-deputado federal Gil Cutrim…
O ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) foi escolhido por Lula para ocupar o cargo de diretor da recém-criada diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) voltada a Estratégias e Finanças. A decisão é vista como um gesto para agradar ao Centrão, fortalecendo a governabilidade.
A nomeação de Cutrim, próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seu correligionário, é parte de uma estratégia articulada pelo Planalto. A inclusão da nova diretoria da Codevasf na Medida Provisória do reajuste salarial dos servidores, por meio de um jabuti, ampliou o número de diretores de três para quatro.
Antes de sua trajetória em Brasília, Cutrim foi prefeito de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão, e presidiu a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, com apoio do atual ministro da Justiça, Flávio Dino.
A Codevasf, atualmente presidida por Marcelo Moreira, ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), é estratégica devido à sua capilaridade no Norte e Nordeste, com 16 superintendências majoritariamente ocupadas por indicações políticas. Cutrim, que não conseguiu se reeleger para a Câmara, chega ao cargo com apoio de Silvio Costa Filho e do presidente da Câmara, Arthur Lira.
nov
A fraude nas matrículas do EJA não é isolado apenas à prefeitura administrada por Joao Igor em São Bernardo, no município de Santa Quitéria, onde sua madrasta, Sâmia Moreira é a prefeita, foi constatado que 23,2% da população está matriculada em alguma turma de EJA.

Prefeito João Igor, do município de São Bernardo, é um dos investigados por fraude na oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Administrado pelo prefeito reeleito João Igor Vieira Carvalho, do PDT, o município de São Bernardo, localizado no Baixo Parnaíba maranhense é um dos visitados, “in loco”, esta semana por Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) que estão realizando fiscalização com a finalidade de avaliar a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, essa inspeção liderada pelo secretário de Fiscalização do TCE-MA, Fábio Alex de Melo, se dá por meio do preenchimento de questionários eletrônicos para chegar aos dados referentes aos números do EJA às secretarias municipais de Educação.
A população do município de São Bernardo, segundo dados do IBGE, é de 26.943 habitantes, e embora o relatório do Tribunal de Contas com os números exatos seja divulgado só na próxima semana, o Blog do DC conseguiu apurar que o número de alunos no EJA informado pela prefeitura é de aproximadamente 25% de todos os habitantes, isto é, mais de 6 mil matriculados.
Durante as visitas dos auditores do TCE-MA foi constatado que em São Bernardo as matrículas do EJA são fantasmas e foram aumentadas artificialmente para obtenção de mais dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Já se sabe, também, que o caso do EJA na gestão do prefeito Igor Carvalho não é apenas erro de preenchimento e, sim, uma fraude escancarada envolvendo recursos federais.
– Madrasta do prefeito
E o caso da fraude nas matrículas do EJA não é isolado apenas à prefeitura administrada por Igor Carvalho em São Bernardo. No município de Santa Quitéria, onde sua madrasta, Sâmia Moreira é a prefeita, foi constatado que 23,2% da população [mais de 5 mil pessoas] está matriculada em alguma turma de EJA.
Coincidência? Claro que não, o grupo que praticou a fraude no censo educacional de 2022 em São Bernardo, igualmente, levou para Santa Quitéria.
Esse escândalo deve repercutir na imprensa nacional nos próximos dias…
– Outro lado
Procurado pelo Blog do DC, o prefeito João Igor negou as irregularidades, disse que possui aproximadamente 5.500 alunos matriculados no EJA, e diz que o percentual em uma cidade de 30 mil habitantes é bem inferior a 25%.
“Bom, mesmo assim fica bem abaixo de 25%. Acho que é um valor significativo, porém o Governo federal estimula o busca ativa”, afirmou.
O gestor disse, ainda, que sua cidade possui cerca de 11 mil alunos matriculados em toda a rede pública municipal, e desses, 50% são do EJA. Igor justifica que no ano de 2022 as matrículas aumentaram pelo fato de ter diminuído a incidência de covid-19.
“Realmente aumentou [alunos matriculados] nesses referidos anos, vale lembrar que estávamos saindo da pandemia em 2021.” completou.
– E MAIS
O TCE-MA promove a validação dos dados fornecidos nos questionários eletrônicos, comparando as informações prestadas com o que efetivamente está sendo ofertado ao público dessa modalidade de ensino. Também são consideradas nessa checagem as informações prestadas por ocasião do censo educacional de 2022. São Bernardo é um dos municípios que apresentam as maiores distorções dentro de um cenário de aplicação dessa estratégia educacional. O Município possui dados discrepantes em relação à realidade tanto estadual quanto nacional na relação entre a população do município e o número de matriculados no EJA. Enquanto a média nacional é de, no máximo, 5% da população adulta matriculada no EJA, alguns desses municípios apresentam uma média de 25% da população inscrita nessa modalidade de ensino.
nov

Palácio do Comércio fica localizado na frente da Catedral Metropolitana – Nossa Senhora da Vitória, a Igreja da Sé, na praça Benedito Leite em São Luís.
Esta semana, a Defesa Civil interditou o Palácio do Comércio no Centro Histórico de São Luís. O prédio funciona lojas, restaurantes e também a Associação Comercial do Maranhão. Devido o prédio ser histórico e não haver manutenção, o prédio possui alguns problemas estruturais com paredes rachadas, infiltrações, janelas quebradas e outras.
A Associação Comercial do Maranhão (ACM), por meio de seus dirigentes, após notificada pela Defesa Civil de riscos na estrutura do edifício-sede, o Palácio do Comércio, comunica a interdição do edifício para os reparos estruturais necessários.
A medida implica na transferência, por tempo indeterminado, da sede e dos serviços administrativos da entidade para um local a ser definido e a intensificação de alternativas para a recuperação, projeto encampado pela atual gestão, em curso há três anos. As providências de desocupação seguirão orientações técnicas dos órgãos competentes, de modo a garantir a segurança necessária de usuários, inquilinos e de pessoas que circulam pela área.
Providências – Paralelamente, o comunicado frisa as providências que estão sendo adotadas neste momento e a intensificação da mobilização para levantamento de alternativas, parcerias e dos recursos necessários para custeio da reforma e revitalização do edifício, que este ano completou 80 anos de fundação. Para o presidente Cristiano Barroso Fernandes, o momento é de assegurar as condições de segurança aos usuários, restabelecimento das condições de acesso ao edifício de cuidados com a preservação do acervo patrimonial da entidade.
“Em conjunto com as autoridades, com o Conselho Superior e o corpo de associados da Casa, vamos empreender as providências necessárias para sanar a situação o mais breve possível e da encaminhamos para as ações de reforma e recuperação do edifício, que simboliza o período áureo do comércio em São Luís, buscando parcerias e as condições para que, no mais breve espaço de tempo possível, possamos devolver à cidade o Palácio do Comércio reformado, revitalizado, de forma segura para o uso de todos”, explicou o dirigente.
Ainda segundo ele “Vamos buscar alternativas de parcerias para este empreendimento, cientes de que precisamos de um esforço coletivo, que envolva a classe empresarial e o poder público, dada a importância histórica dessa edificação. A ideia é que possamos abrigar ali, após a recuperação da estrutura predial, fachada e das áreas internas, um hub de inovação, tecnologia e espaços colaborativos para capacitação, geração de negócios e fomento à inovação e à gestão empreendedora eficiente. Esse é um projeto que tem mobilizado a nossa gestão e para o qual precisaremos da colaboração das esferas pública e da iniciativa privada, de modo que o edifício ganhe uma destinação compatível com as tendências atuais, além de abrigar a sede administrativa da entidade, que completa 170 anos em 2024”, acrescentou o presidente.
nov
MPMA obtém liminar que obriga Município, Caema e SAAE a regularizem abastecimento de água. Fornecimento de água deve ser ajustado sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Prefeito Vanderly do Comercio, do município de Amarante do Maranhão.
O Ministério Público do Maranhão obteve na justiça decisão em caráter liminar na terça-feira, 7, que obriga os entes responsáveis a regularem o abastecimento de água no Município de Amarante do Maranhão.
A tutela de urgência é resultado de uma Ação Civil contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Município de Amarante do Maranhão e Companhia Autônoma de Águas e Esgotos e Saneamento de Amarante do Maranhão (SAAE).
O documento ministerial foi assinado pelo promotor de justiça Thiago de Oliveira Costa Pires, que responde pela Promotoria de Justiça de Amarante do Maranhão. A ação foi movida após denúncias da população, por conta da falta d’água em diversos bairros do Município, principalmente no Centro.
De acordo com procedimento administrativo para apurar o caso, a Promotoria de Justiça constatou que o abastecimento de água à população de Amarante é irregular e que, muitas vezes, só chega às torneiras das casas e estabelecimentos durante à noite.
O MPMA verificou ainda que, apesar da falta de água, a Caema continuou emitindo as notas de consumo. “A população de Amarante tem sido vítima constante da insuficiência do serviço prestado pela Caema e pelo SAAE, causando-lhes sérios prejuízos e transtornos. Mesmo com o descaso imperdoável com os interesses dos consumidores, a empresa nunca deixou de emitir as contas”, ressalta o promotor de justiça Thiago de Oliveira Costa.
DECISÃO
De acordo com a liminar, o Município, a Caema e o Saae são obrigados a restabelecer a prestação dos serviços de tratamento e abastecimento de água no Município de Amarante do Maranhão, no prazo de 24 horas, sob condições legais de consumo.
A decisão obriga ainda que sejam suspensas as cobranças indevidas aos consumidores pelos serviços não prestados, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento.
As instituições também devem fornecer água diariamente à população por meio de caminhões-pipa. Os caminhões devem auxiliar no abastecimento até que seja regularizado o fornecimento de água e devem ser enviados aos locais com maior necessidade. Cada caminhão deve ter a capacidade de 12 mil litros
Após o restabelecimento do abastecimento de água, a prestação de serviço deve se manter de forma adequada, contínua e eficiente a todos os consumidores do Município, sob pena de multa de R$ 40 mil por interrupção de fornecimento.
nov

Marreca Filho, Edna Silva e João Carlos entregam diversas benfeitorias para Buriticupu…
Nesta sexta-feira (10), o município de Buriticupu comemorou 29 anos de emancipação política com uma extensa programação de aniversário.
A cidade recebeu das mãos do prefeito João Carlos, juntamente com o deputado federal Marreca Filho (PRD-MA), diversos benefícios que vão melhorar a vida da população!
Foram inauguradas importantes obras, dentre elas: o Complexo Hospitalar (UPA, HMPHS e Centro de Parto); Unidade de Saúde da Família do Eco Buriticupu, a pavimentação asfáltica do Buritizinho, além da entrega de 204 títulos de Regularização Fundiária para os moradores da Terra Bela.
Marreca Filho parabenizou a gestão do prefeito João Carlos e destacou a grande parceria, que vem dando muitos frutos ao município.
“Quando você tem seriedade e amigos ao seu lado, as barreiras e dificuldades ficam pequenas, porque o sonho de transformar a cidade é maior do que qualquer coisa. Parabéns, João Carlos, pelo seu trabalho!”, disse Marreca.
O parlamentar ressaltou ainda que é muito grato por fazer parte da história de Buriticupu e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Marreca parabenizou também a deputada Edna Silva pelo trabalho que vem realizando na Assembleia Legislativa.
nov
Um climão durante a solenidade de recepção e homanagem ao vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que acontece nesta tarde no Hotel Blue Tree, em São Luís,
Quando foi chamado ao dispositivo de honra do evento, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor (PSDB), cumprimentou todas as autoridades, mas fez questão de ignorar o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) que ficou no vácuo.
A cena é forte, assista acima…
LEIA TAMBÉM:
nov
Para o Ministério Público, realizar um evento festivo de tal magnitude, no atual cenário de precariedade dos serviços de saúde, educação e saneamento básico, como os demonstrados nos procedimentos administrativos e processos judiciais em trâmite, beira o inacreditável.

Um retrato do descaso da atual gestão é a situação degradante do Viva Raposa, no bairro do Garrancho, mesmo local onde será organizado o show…
Um fato relevante embasou a Ação Civil Pública para imposição de obrigação de não fazer que o Promotor de Justiça em Raposa, Reinaldo Campos Castro Júnior, moveu contra a gestão do prefeito Eudes Barros (PL) pedindo o cancelamento de shows festivos aos 29º aniversário da cidade neste final de semana que custariam cerca de R$ 400 mil aos cofres públicos.
O Promotor listou uma série de problemas e serviços públicos básicos essenciais que não estão sendo ofertados pela prefeitura, e por essa razão, motivou o ajuizamento da ação. Para o Ministério Público a realização do evento está em desacordo com a lei e produz prejuízos incalculáveis ao erário e, em consequência, à população local, em total afronta aos princípios e interesses públicos.
Reinaldo Campos Castro Júnior lembrou que tramitam na Promotoria de Justiça em Raposa diversos procedimentos administrativos, bem como foram ajuizadas pelo Ministério Público várias ações judiciais referentes à adoção de políticas públicas por parte da gestão municipal, a fim de serem implementadas melhorias para a população de Raposa.
Tais como, dentre outros a) Não há no município Matadouro Público; b) Não há qualidade de infraestrutura e saneamento básico (procedimento administrativo SIMP 000295-001/2022; 000063-001/2023; 000307-001/2023. 000047-001/2023, 000514-001/2022), c) Má – prestação do transporte escolar para crianças com necessidades especiais ( SIMP 00544-001/2023 ); d) Morosidade no fornecimento de medicamentos especiais (Notícia de Fato n. 000428-001/2023, 000, 000427-001/2023); e) Até o momento o município não conta com ouvidoria do SUS (000103-001/2021); f) Não houve a construção de abrigo de acolhimento à criança e adolescente (SIMP 00455-001/2023 e PJE n° 0000413-58.2023.8.10.0113.); g) Não houve instalação dos conselhos da pessoa com deficiência e do idoso (Notícia de Fato 000455-001/2023).
“Dentro desse quadro caótico de descaso da gestão municipal com a realização de melhorias essenciais à população de RAPOSA/MA, isso sem mencionar os outros setores da administração pública que estão em sinal de abandono, o então Prefeito Municipal resolveu, simplesmente, promover um evento festivo, nunca antes realizado no Município, a ser custeado com recursos públicos”, mencionou o promotor.
Para o Ministério Público, realizar um evento festivo de tal magnitude, no atual cenário de precariedade dos serviços de saúde, educação e saneamento básico, como os demonstrados nos procedimentos administrativos e processos judiciais em trâmite, beira o inacreditável.
“Na verdade, resta verificada uma verdadeira farra com o dinheiro público neste município, ao realizar festa deste porte, deixando de lado os deveres básicos da população, que vem sendo privada dos serviços mais essenciais, repito, educação, saúde, saneamento básico, dentre outros.” Completou.
LEIA TAMBÉM:
– A pedido do MP-MA, justica cancela shows que custariam 400 mil reais aos cofres públicos de Raposa

