jul

Parceria entre Bira e Leitoa está planejada para se estende pelas próximas três eleições…
Está fechado o acordo! O grupo político do prefeito da cidade de Timon, Luciano Leitoa (PSB) apoiará a candidatura de Bira do Pindaré (PSB) para deputado federal na eleição do próximo ano.
Com quase 100 mil eleitores o município é um dos principais colégios eleitorais maranhense. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias em evento do partido.
Na eleição estadual passada, a família Leitoa apoiou Zé Reinaldo para a Câmara Federal, e foi fundamental na sua eleição.
Em 2018, o ex-governador será candidato a Senador, e novamente, com o apoio de Luciano e de seu pai, o experiente Chico Leitoa – que já foi deputado e prefeito.
O acordo “Bira/Leitoa”, obviamente, tem aval do Palácio dos Leões…
jul

Na ponta da mesa do salão de atos dos Leões, Pinto Itamaraty (à direita) observa Flávio Dino na sanção do projeto de criação do Mais Alfabetização e Sistema Estadual de Bibliotecas.
Chamou atenção a presença do suplente de Senador e ex-deputado federal Pinto Itamaraty, do PSDB, na manhã desta quarta-feira (5) durante solenidade de sanção da lei do programa Mais Alfabetização – de combate à erradicação do analfabetismo – e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Bem a vontade, Pinto foi convidado para sentar ao lado de Dino no salão de atos do Palácio dos Leões.
Um dos líderes tucanos no Estado, Itamaraty trabalha para independente da conjuntura política nacional caminhar ao lado de Carlos Brandão e do governador rumo à releição em 2018.
- LEIA TAMBÉM:
– Pinto Itamaraty disputará cadeira para Assembleia Legislativa, em 2018
jul
Flavio Dino recebe prefeito de Caxias e anuncia destinação de mais de R$ 8 milhões nos próximos 12 meses para a maternidade Carmosina Coutinho.

Governador recebe prefeito de Caxias e anuncia transferência de recursos que superam R$ 8 milhões em 12 meses.
Ao atender o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB) e destinar mais de R$ 8 milhões num curso de 12 meses para a Saúde municipal, o governador dos maranhenses mostra não somente ser um político sem rancor, mas sobretudo, prova o seu compromisso com o povo caxiense.
Dino não levou em consideração que Gentil faz parte do grupo político de oposição ao governo Estadual, muito pelo contrário, o fato do prefeito ser ligado à família Sarney não impediu o governador de ajudar decisivamente a manter os custos da maternidade Carmosina Coutinho.
Depois de se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), de quem recebeu apelo para ajudar a unidade de Saúde, Dino recebeu, nesta quarta-feira (5), Gentil, para comunicar que a Secretaria Estadual de Saúde – SES, repassará, mensalmente, R$ 675 mil para o pagamento dos profissionais médicos que trabalham naquela unidade de saúde.
Desde Janeiro, a Maternidade Carmosina Coutinho tem enfrentado grande dificuldade para manter os serviços médicos que atendem toda a região dos cocais. A parte da folha de pagamento dos médicos ficará aos encargos da Secretaria de Saúde e o custeio de manutenção ficará a cargo da prefeitura. Será dividida entre os dois entes federativos a responsabilidade pela manutenção da maternidade.
“Estou muito contente com a solução encontrada pelo deputado Humberto Coutinho, que é médico e profundo conhecedor dos problemas da saúde, especialmente da maternidade Carmosina Coutinho, que construiu e manteve em funcionamento durante a sua gestão na Prefeitura. Espero que a partir de agora, o prefeito Fábio Gentil tenha as condições necessárias para manter o serviço em alto nível como sempre existiu na administração Humberto Coutinho”, disse o governador Flávio Dino.
O repasse dos recursos do Estado à maternidade começam imediatamente após protocolos que estão sendo assinados entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Caxias.
jul
Vereador ainda disse que petista recebe mais de uma milhão de reais por meio de um Instituto; Ainda não se sabe a origem desse montante de dinheiro tampouco o nome da entidade.
Foi bem mais áspera a troca de acusações entre os vereadores Beto Castro (PROS) e Honorato Fernandes (PT) do que muitos imaginavam. O bate boca aconteceu durante a sessão desta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de São Luís.
Em mais um vídeo que o Blog do Domingos Costa teve acesso (confira abaixo), feito de dentro do Plenário Simão Estácio da Silveira, o vereador Beto faz duras acusações contra Honorato e chega a afirma que o petista lava dinheiro público por meio de emendas parlamentares e prova tudo que fala pelas movimentações de um Instituto comandado por Fernandes.
“Puxa as tuas contas e mostra o teu patrimônio para comparar com o teu salário, tu recebeu é R$ 1 milhão e porrada aí, rapá, passou perna em todo mundo com essas emendas aí. Tu sabe do que eu tô falando. Tu é bandido rapá, lava dinheiro com emenda e vem com conversa pra cá rapá [sic]”, afirmou categoricamente Beto Castro.
A denúncia é seríssima e, certamente, deverá ser investigada pelo Ministério Público.
– Confira mais um vídeo do bate boca abaixo:
jul
Mais uma vez o clima esquentou no plenário da Câmara Municipal de São Luís. Desta vez, entre os vereadores Beto Castro (PROS) e Honorato Fernandes (PT) que trocaram insultos e graves acusações na manhã desta quarta-feira (05).
A sessão teve que ser interrompida pelo presidente em exercício, Osmar Filho (PDT), quando Honorato afirmou que Castro tem comportamento de “rato” e “fuxiqueiro”.

Acusação de Beto contra Honorato é grave e precisa ser apurada…
Beto por sua vez, respondeu no mesmo nível. “Sou homem em qualquer circunstância, aqui e lá fora”, afirmou, ao tempo que desafiou o petista: “Do jeito que tu quiser”, completou.
No alto do bate-boca, Beto Castro fez grave acusação contra Fernandes: “Tu és um bandido que faz disso aqui [Câmara] uma banca de negócio”, disse. E desafiou mais uma vez o petista: “Mostra o teu patrimônio comparado ao teu salário”, concluiu Beto.
Vamos aguardar os desdobramentos dessa briga…
jul

Braide pediu a Roseana para ser sua vice na disputa pelo governo em 2018…
Em recente encontro entre a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o deputado estadual oposicionista Eduardo Braide (PMN), o parlamentar simplesmente ignorou a história política da filha do ex-presidente da República José Sarney e a convidou para ser sua vice numa eventual chapa ao governo em 2018.
A informação foi repassada ao Blog do Domingos Costa por uma fonte muito ligada a ex-chefe dos Leões. Roseana teria convidado Braide para se filiar no PMDB, o deputado, por sua vez, fez uma contraproposta e convidou a ex-governadora para compor como candidata a vice-governadora na eleição do próximo ano.
Obviamente, Roseana considerou o convite petulante e extremamente indecente. “O resultado da eleição de São Luís mexeu com a cabeça desse rapaz”, comentou Roseana, segundo assegurou a fonte o blog.
jul

Magno se fez acompanhado da secretária de Saúde no Encontro da Famem, realizado na Fiema…
O prefeito do município de Chapadinha Magno Bacelar(PV) confidenciou ao titular do blog do Domingos Costa que irá cumprir um acordo de campanha firmado em 2016 e apoiar a reeleição do deputado Levi Pontes (PCdoB) à Assembleia Legislativa.
A declaração foi dada durante a abertura do I Encontro Regional promovido pela Famem, na tarde desta terça-feira (04) no auditório da Fiema, em São Luís.
Ainda sobre a eleição de 2018, quando questionado sobre qual o nome apoiará para deputado federal, “Nota 10” como também é conhecido, disse que tinha um acordo com Sarney Filho (PV), mas o Ministro do Meio Ambiente do governo Temer sairá candidato a Senador, e por essa razão, está conversando com outros nomes.
Durante o rápido diálogo, o prefeito Magno disse que em breve anunciará os nomes que pedirá votos na corrida eleitoral do próximo ano.
jul
Pedido é referente ao descumprimento de não realização de concurso público durante o período que foi prefeito de Miranda do Norte.

Caso condenado, o ex-prefeito Júnior Lourenço também terá que pagar multa no valor de 100 vezes a quantia da remuneração recebida.
Ao pedir que sejam adotadas providências para a realização de concurso público no município de Miranda do Norte o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio de Ação Civil Pública, também ajuizou contra o ex-prefeito José Lourenço Bonfim Júnior por ato de improbidade administrativa.
De acordo com a autora da Ação, a promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva, da Comarca de Itapecuru-Mirim, da qual Miranda do Norte é termo judiciário, Júnior Lourenço não tomou durante todo o percurso do seu mandato as devidas providências para regularizar o quadro de servidores municipais.
A representante do Ministério Público enfatizou que a Prefeitura de Miranda do Norte realiza constantemente processos seletivos para contratação de servidores para ocuparem cargos que deveriam ser preenchidos por concurso público. O último certame foi realizado em 2008.
Em 2009, o MPMA cobrou do Município, por meio de Recomendação, a exoneração de servidores sem concurso e a substituição pelos aprovados no certame de 2008. Posteriormente, uma nova Recomendação foi expedida com a mesma finalidade.
Ano passado, após representação do Sindicato dos Servidores Públicos de Miranda do Norte (Sindsem), o MPMA realizou duas inspeções em órgãos da Prefeitura que atestaram a existência de diversos servidores contratados sem concurso público.
Em audiência realizada, em junho de 2016, com o então prefeito Júnior Lourenço foi esclarecida mais uma vez a necessidade de realização de concurso para suprimento de cargos municipais vagos. Mas nada foi resolvido.
A promotora de justiça Flávia Nava Silva apontou que, mesmo depois de transcorrida a sucessão municipal, o atual prefeito Carlos Eduardo Fonseca Belfort, pertencente ao grupo político do ex-prefeito, não tomou qualquer providência para regularizar o quadro de servidores públicos do município.
“Todas as tentativas de sanar as irregularidades pela via administrativa, por meio de ofícios, recomendações, requisições ou audiências, foram esgotadas. Portanto, a necessidade de ajuizamento da presente ação”. Argumenta a Promotora.
Em razão de não ter tomado as devidas providências para regularizar o quadro de servidores municipais, mesmo depois de várias cobranças do MPMA, a Promotora solicitou à Justiça a condenação do ex-prefeito Júnior Lourenço a perda da função pública [se estiver ocupando algum cargo], suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa no valor de 100 vezes a quantia da remuneração recebida pelo ex-prefeito e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.
jul

A antiga Casa de Veraneio do Governo do Estado, lugar de festas e acessível a poucas pessoas, foi transformada em um centro de convivência para acolhimento das crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. A ação é mais um marco na gestão do governador Flávio Dino, que tem, desde o início do governo, investido na ampliação do acesso aos serviços públicos, especialmente na área da saúde. A inauguração da Casa de Apoio Ninar, na manhã desta terça-feira (4), foi marcada por muita emoção.
jul
MPF investiga contratos de reforma em escolas no Maranhão. Pelo menos cinco empresas estão sendo investigadas por licitações suspeitas em Bela Vista do Maranhão.

Desvio na gestão Orias chega a quase R$ 3 milhões da Educação.
Para a Polícia Federal bater à porta do prefeito Orias de Oliveira Mendes é só questão de tempo por consequência do desenrolar das investigações do Ministério Público do Maranhão (MPF) nos contratos de reforma e da compra de merenda de escolas em Bela Vista do Maranhão. Segundo o MPF, pelo menos cinco empresas estão sendo investigadas por licitações suspeitas no município.
As investigações apuram denúncias de fraude no fornecimento de merenda, nos contratos com a Associação dos Jovens Agricultores do município, que deveria fornecer produtos do campo para merenda. O esquema era mal administrado que rapidamente foram descobertas falhas no processo licitatório.
Bela Vista do Maranhão tem 11 mil habitantes e desde 2013 o Ministério Público Federal (MPF) investiga os contratos de reforma nas escolas do município. Foram quase R$ 3 milhões da educação gastos com obras mal feitas ou que nunca foram concluídas.
Boa parte das escolas no município está na mesma situação: paredes sujas, maçanetas quebradas, carteiras velhas e janelas fechadas com pedaços de pau. Em uma delas, no ano passado, foram gastos mais de R$ 160 mil em uma reforma completa. Mas funcionários da escola afirmam que nada foi feito.
Luciana da Conceição Cantanhede aparece como sócia de uma das empresas investigadas pelo MPF. No entanto, a suspeita diz que não possui nenhuma empresa vinculada ao seu nome. Em seguida, ela muda a versão e afirma que a suposta empresa era do seu primo. “Disse que tinha uma aí. Mas saí. Era do meu primo”, afirma.
O primo de Luciana, identificado como Daniel da Conceição Silva, era sócio da empresa quando firmou os primeiros contratos com a prefeitura de Bela Vista. Além disso, ele era cunhado do atual prefeito da cidade, Orias de Oliveira Mendes. Em declaração, Daniel disse que não é dono da empresa, mas continua nos negócios na prefeitura da cidade.
Muitas pessoas que aparecem nas licitações como responsáveis em fornecer alimentos para a merenda escolar, afirmam que nem sequer plantaram o que há registrado nos documentos. Como é o caso de Itamar Correa de Lima, que diz que nunca vendeu nenhum produto para a prefeitura. “Nunca nem vendi nem um quiabo. Nem um quiabo. Nem um… aquele cabelinho do maxixe que o menor, entende?”, disse.

Signandes empreendimentos é uma das empresas envolvidas no esquema…
O presidente da Associação dos Agricultores é dono de uma lanchonete na cidade. O suposto agricultor disse que nunca plantou nenhum alimento e mesmo assim foi eleito para a presidência da associação.
O prefeito da cidade foi procurado para comentar as acusações, mas segundo um funcionário da prefeitura, o gestor não comparece com frequência ao local.
Segundo Juraci Guimarães, Procurador da República, as licitações foram forjadas, o que evidencia a fraude. “Licitações que efetivamente não ocorreram, processos que não foram apresentados quanto à fiscalização e que demonstram que foram forjadas para o desvio desses recursos públicos”, finalizou.
– “Canela”
Raimundo Afonso, conhecido como “Canela”.
Na investigação do MPF são cinco empresas investigadas, que apontam para um líder do esquema: “Canela” (foto ao lado).
Uma delas é a Construtora Sollo, de propriedade de Carlos André Ribeiro e Raimundo Afonso Ribeiro, que ganhou um contrato de R$ 1.494.236,01, em março de 2016, para reformar e ampliar escolas públicas municipais de Bela Vista do Maranhão, em 6 meses.
Um dos sócios da empreiteira, Carlos André, seria o “laranja” de Raimundo Afonso, conhecido como “Canela”, que é o verdadeiro dono da Sollo.
“Canela” também atua em prefeituras maranhenses por meio de contratos com a empresa CONSENT – Construtora Serviços e Terraplanagem Ltda.

