Política

30
maio

Luciano Genésio definirá em setembro entre a esposa ou o irmão…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeito terá que escolher entre a esposa [Thaiza] ou o irmão [Lúcio]: ‘aposto na companheira’…

O prefeito da ‘Princesa da Baixada’ maranhense precisará fazer uma escolha familiar no que diz respeito a eleição de 2018. 

É que Luciano Genésio (PP) possui o irmão Lúcio André, [empresário] e a esposa Thaiza Hortegal [médica] interessados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na corrida eleitoral do próximo ano, a favor de Lúcio existe a preferência do pai – Zé Genésio -, o ex-prefeito de Pinheiro, naturalmente, puxa “brasa para a sardinha” do filho.

Já em prol de Thaiza Hortegal, há o peso do seu pai, o conceituado médio Talvane Ribeiro Hortegal, atual vice-prefeito de outra grande cidade do Estado: Chapadinha. O que, em síntese, é um fator importante na busca por votos.

Ouvido pelo blog, Luciano Genésio foi sucinto sobre o assunto: “Vou definir em setembro, no mês de aniversário da cidade”, afirmou o prefeito.

30
maio

Weverton Rocha dá aula em Braide sobre trâmite de uma emenda; confira o vídeo

Pelo Jornalista Domingos Costa

O deputado federal Weverton Rocha falou nesta terça-feira (30) sobre a polêmica envolvendo a emenda do deputado estadual Eduardo Braide para a feira do  Anjo da Guarda em entrevista ao jornal Bom Dia Maranhão, da TV Difusora. Experiente deputado, o pedetista explica como funciona o trâmite de uma emenda para demonstrar que deputado não chega com autorização de obra após indicar emenda. O líder do PDT na Câmara criticou também o fato do deputado tentar adivinhar o que a cidade precisa e quanto custa a necessidade, já que mandou R$ 400 mil para uma obra de R$ 5 milhões.

30
maio

Prefeitura de Raposa paga folha e garante insalubridade a Agentes Comunitários de Saúde

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeita Talita garante insalubridade à Agentes Comunitários de Saúde, em Raposa.

Os Agentes Comunitários de Saúde de Raposa amanheceram nesta terça-feira (30) com largo sorriso estampado no rosto. É que com a realização do pagamento da folha deste mês de maio, a prefeitura de concedeu 10% de adicional de insalubridade nos proventos aos profissionais que atuam no município, o que garante um dinheiro extra nas contas dos ACS.

A determinação partiu da prefeita Talita Laci (PCdoB), que pela atitude, dá um excelente passo na garantia dos direitos da categoria, projetando um significativo avanço na qualidade dos serviços prestados a sociedade de raposense.

“Agentes Comunitários estão engajados no trabalho de vigilância e promoção da saúde, portanto, a ação é um ato de reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados por esses profissionais”, comentou a gestora.

– Atribuições

O trabalho desempenhado pelos Agente é estratégico para o município, eles atuam nos domicílios de sua área de abrangência, entre as tantas atribuições, realizam mapeamento de sua área; Cadastros e atualização permanentemente das famílias; Identificam indivíduos e famílias expostos a situações e área de risco; Orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimentos quando necessário. Além de realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade. E também desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase  na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

29
maio

“Nem sabia que ele saiu de lá”, diz Dep. Juscelino sobre exoneração de Guterres do MEC

Pelo Jornalista Domingos Costa

Aliado dos Fecury, Ricardo Guterres foi demitido do Ministério da Educação onde era assessor especial.

Dep. Juscelino separa, na foto, o Ministro Mendonça Filho do ex-presidente do DEM no MA, Ricardo Guterres.

Na noite desta segunda-feira (29), o deputado federal Juscelino Filho (DEM) disse ao Blog do Domingos Costa, que ao contrário das especulações, não existe nenhuma participação sua na saída do ex-presidente do Democratas no Maranhão, Ricardo Guterres, do cargo de assessor especial do Ministério da Educação.

Guterres, que no governo Roseana Sarney foi secretário de Estado das Minas e Energia, foi exonerado da função que ocupava no gabinete do ministro Mendonça Filho nesta tarde (29).

Tão logo o assunto ganhou destaque no meio político, surgiram os rumores que o atual presidente do DEM no Estado teria supostamente “pedido a cabeça” de Ricardo ao Ministro, contudo, Juscelino nega os boatos.

“Sei que ele [Guterres] ocupava uma assessora, mas não sabia que tinha saído da função, inclusive, até estava me dando bem com ele”, comentou o parlamentar.

Questionado sobre a motivação da sua demissão, Ricardo [aliado de primeira hora da poderosa família Fecury] não quis entrar em detalhares, disse apenas que foi “em comum acordo”.

Nos bastidores, se sabe que a chegada de Ricardo Guterres no cargo – ainda no ano de 2016 – foi um pedido do ex-deputado federal Clovis Fecury ao atual presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM), que por sua vez pediu a Mendonça Filho, e este, atendeu o pleito.

29
maio

Afonso Manoel parabeniza o Jornal Pequeno pelos 65 anos

Pelo Jornalista Domingos Costa

Afonso Manoel lembrou o relacionamento existente entre o Jornal Pequeno e o Grupo Lusitana – de propriedade de sua família.

O vereador por São Luís, Afonso Manoel (PRP), usou a tribuna da Câmara Municipal para parabenizar nesta segunda-feira (29) o Jornal Pequeno que completou 65 anos desde a sua criação.

“O Jornal Pequeno faz 65 anos. Fundado em São Luís por José Ribamar Bogéa, no dia 29 de maio de 1951. O Jornal Pequeno é conhecido pelas suas lutas em defesa da justiça social, dos ideais políticos e do direito do cidadão”, declarou Afonso Manoel.

O parlamentar ainda lembrou o relacionamento existente entre o Jornal Pequeno e o Grupo Lusitana, “me lembro quando era Superintendente do Grupo Lusitana, sempre existiu uma parceria sadia”, declarou.

Durante seu discurso, Afonso Manoel ainda fez questão de lembrar um pouco da luta e esforço de José Ribamar Bogéa. “Durante a minha juventude, a gente passava naqueles abrigos da Praça João Lisboa e o Velho Bogéa fazia pessoalmente a entrega dos jornais. Queria mandar um grande abraço para dona Hilda Bogéa e para meu colega de marista, Lourival Bogéa, que continuaram essa bela trajetória”, reiterou.

29
maio

Confira a programação do Encontro com Vereadores e Vereadoras do Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Nesta terça-feira (30), legisladores municipais vão dialogar e estreitar laços com o Governo do Maranhão, durante o Encontro com Vereadores e Vereadoras, no Centro de Convenções Pedro Neiva, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), o evento traz o tema ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’.

Na programação, stands com exposições, apresentações de cases de sucesso e debates sobre programas e ações desenvolvidos nos municípios. Entre os assuntos abordados, gestão ambiental, de recursos hídricos e informações sobre prestação de contas nos municípios.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores de Imperatriz, José Carlos Soares, o encontro é uma oportunidade de aprendizado para legisladores de primeiro mandato. “Ao participarem de um encontro como esse, vereadores inexperientes podem obter mais conhecimento e fazer uma legislatura melhor”, afirma.

O presidente da Câmara dos Vereadores de São Luís, Astro de Ogum, acredita que o encontro é um reflexo da harmonia existente entre governo estadual e gestões municipais: “O governador Flávio Dino faz um bom governo e essa caminhada junto com o legislativo municipal é muito importante para todo o estado”.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, destaca a importância do evento o desenvolvimento dos municípios.  “Vereadores fiscalizam gestores municipais e aprovam projetos de autoria do executivo e de próprio legislativo. Por isso, esse evento é de grande importância ao municipalismo”, explica.

Credenciamento
Veículos de comunicação e assessores de imprensa que quiserem acompanhar o evento, precisam fazer o credenciamento, enviando o nome dos profissionais para a cobertura com o número do documento de identificação (RG). A solicitação deve ser encaminhada para o endereço eletrônico: agencia.secap@secap.ma.gov.br.

Programação
7h30 às 8h50 – Credenciamento e recepção dos participantes; Abertura dos stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios

9h – Abertura oficial; Dispositivo de autoridades

9h30 – Palestra magna ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’ com o governador Flávio Dino

11h – Mesa técnica Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) – Licenciamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos no Maranhão. Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam)- Qualificação e Gestão Ambiental no Bioma Amazônia Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE)- Prestação de contas das Câmaras Municipais: o que pode e o que não pode segundo a jurisprudência da Corte de Contas Maranhense

13h – Encerramento Durante o evento

8h às 16h – Stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios

29
maio

Cleomar Tema recebe homenagem do Governo do Estado

Pelo Jornalista Domingos Costa

Flávio Dino destacou o trabalho que o presidente da FAMEM vem realizando nas cidades maranhenses…

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, participou, na última sexta-feira (26), de uma homenagem promovida pelo governo do estado em alusão aos 106 anos de criação do Gabinete Militar.

Na oportunidade, o presidente da entidade municipalista recebeu do governador Flávio Dino a Medalha Governador Luis Domingues, entregue à várias personalidades maranhenses civis e militares que se destacaram pela prática de ações meritórias e por serviços relevantes prestados à causa da segurança pública estadual.

A entrega da honraria ocorreu na Casa Civil e contou com as participações de políticos, militares e representantes da sociedade civil.  

“São serviços relevantes aos munícipes que a Federação tem feito, principalmente na segurança pública, e precisamos dessa parceria diretamente com os prefeitos, porque são eles que nos dão apoio”, destacou o governador.

Tema agradeceu a honraria e afirmou que continuará trabalhando com o objetivo de fortalecer o municipalismo no Maranhão, beneficiando as cidades com ações parceiras com o governo estadual, por exemplo.

29
maio

Policial é preso acusado de assalto na Litorânea, em São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

Imagem meramente ilustrativa…

Um Policial Militar identificado como Anderson Pereira Barros, do 6º Batalhão, é acusado de assalto, na noite desse domingo (28), na Avenida Litorânea, em São Luís.

Segundo a polícia, a vítima acusa o PM de ter apontado uma arma para sua cabeça e lhe obrigado a passar o celular a um outro assaltante, ainda não identificado.

Viaturas da PM foram acionadas e, ao procederem com a abordagem, Anderson Pereira, apresentando sinais de embriaguez, afirmou que não estava com o celular da vítima.

Os policiais então ligaram para o número fornecido, o mesmo começou a tocar e foi encontrado no bolso do PM.

Os dois suspeitos foram encaminhados para o plantão da Cajazeiras e estão sendo ouvidos pelo delegado.

Em breve mais informações, de acordo com post do JP oline.

29
maio

Márcio Jardim no batente…

Pelo Jornalista Domingos Costa

– Esporte e lazer na Caravana Governo de Todos

Caravana levou uma série de ações para Arari e cidades da região

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) esteve presente em mais uma edição da Caravana Governo de Todos levando oportunidade de lazer e esporte para os moradores da região. Nesta edição, a Sedel percorreu os municípios de Igarapé do Meio, Pio XII, Arari e Vitória do Mearim. No sábado (27), o secretário da pasta, Márcio Jardim, participou da Caravana nos municípios de Arari e Vitória do Mearim.

Durante a participação, Márcio Jardim acompanhou de perto as atividades que foram realizadas pela Sedel e também conversou com a população. “O Governo do Estado chega a mais uma região para prestar conta de nossas ações e também para anunciar benefícios, como a entrega da ambulância, realizada hoje, para o município de Arari”, disse. Além de atividades esportivas e de lazer, a Caravana levou aos moradores da região atendimentos de saúde básica, cadastramentos em programas sociais, emissão de documentos, dentre uma série de outras ações.

– Com representantes da Federação de Triathlon

Para Jardim, as reuniões com representantes da Federação permite que o Estado conheça de maneira mais efetiva as necessidades para cada esporte.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, recebeu na quinta-feira (25) a visita de representantes da Federação Maranhense de Triathlon (FEMATRI). O encontro teve o objetivo de continuar a agenda de diálogo estabelecido entre Governo do Estado e as federações presentes no Maranhão, bem como de conhecer as demandas da modalidade.

A equipe da FEMATRI apresentou, durante a conversa, o calendário de competições, como a segunda etapa da Copa Nordeste de Triathlon, que será realizada em São Luís, no mês de agosto deste ano, e demonstrou interesse em participar dos jogos escolares.  Outro destaque feito por Betinho foi a possibilidade de tornar o esporte conhecido dentro dos ambientes escolares maranhenses. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois buscamos fomentar o esporte nas mais diversas classes e dentro das escolas”, enfatizou.

– Entrega do Ginásio Rubem Goulart

“Sempre que entregamos equipamentos esportivos é razão de muita alegria pelo alcance pela sua dimensão estratégica de acolher jovens”, relatou Jardim.

Demonstração de exercícios corporais, realizados no solo e com auxílio de aparelho, marcou a entrega da reforma do Ginásio Esportivo Rubem Goulart que recebeu recuperação em toda a estrutura física do prédio. A entrega foi feita na sexta-feira, 26, pelo governador Flávio Dino e o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

Localizado em São Luís na Avenida Kenedy, Bairro de Fátima, o Ginásio Rubem Goulart, conhecido como a ‘casa da ginástica’ maranhense, fundado em 1977, passou por revisão completa: os blocos de ventilação foram reconstruídos, a calçada e as rampas estão restauradas, o piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto, as salas de apoio e os dois banheiros também passaram por revisão hidráulica, com instalação de 16 chuveiros; a parte elétrica também recebeu revisão completa.

1 1.621 1.622 1.623 1.624 1.625 2.337