maio

Coutinho se recuper de cirurgia realizada no dia 14 de.maio, para desobstrução intestinal.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), recebeu alta do hospital Unimed, nesta segunda-feira (29), em Teresina, após recuperar-se de cirurgia realizada pelo médico José Rodrigues, no dia 14 de.maio, para desobstrução intestinal, ocasionada por aderências de cirurgias anteriores.
Nos próximos 15 dias, Dr. Humberto permanecerá em Caxias, com seus familiares, seguindo orientação médica.
De acordo com seu amigo e médico Dr José Rodrigues, Humberto obteve ótima recuperação no pós-operatório.
Em nota assinada pelo Diretor de Comunicação da AL, Carlos Alberto Ferreira, Humberto e sua esposa, a ex-deputada Cleide Coutinho agradecem aos amigos que o visitaram e fizeram correntes de oração desejando o pleno restabelecimento da saúde do deputado.
maio

Deputado fez questão de entregar ambulância ao lado do governador Flávio Dino…
Quem esteve presente na entrega de mais seis ambulâncias na última sexta-feira (26) no Palácio dos Leões, percebeu a presença do deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual do PR, sorridente no evento.
O parlamentar que antes não era visto nos eventos do governo do Maranhão, esteve na cerimônia a convite do próprio governador, para entregar a chave da ambulância do município de Pedro do Rosário, que é administrada por um aliado, o também republicano prefeito Raimundo Antônio.
No inicio do mês, Maranhãozinho e Flávio Dino tiveram um encontro reservado no Palácio dos Leões, entres assuntos, para discutir eleições 2018 (LEMBRE). Na ocasião, o deputado externou ao governador que será candidato a deputado federal, enquanto sua esposa, a ex-prefeita Detinha, de Centro do Guilherme, concorrerá a uma cadeira na Assembleia Legislativa.
De forma que a presença cada vez mais frequente do deputado mais votado na eleição passada só aponta para um caminho: O PR é dado como certo no palanque do PCdoB, em 2018!
- LEIA TAMBÉM:
maio

Computadores que deveriam ser usados por estudantes da rede municipal de ensino estão sucateados…
Mais uma notícia nada animadora da cidade de Lago do Junco nesta segunda-feira(29). O laboratório de informática da Unidade Integrada Mestre Francisco Dias Carneiro, localizado no povoado Centro do Aguiar, está abandonado pela gestão municipal.
Nas imagens que o Blog do Domingos Costa teve acesso, os computadores aparecem deteriorados e sem uso. As máquinas jogadas em uma sala, há quase um ano deixaram de ser utilizadas pelos alunos da instituição de ensino.
O retrato de abandono é reflexo do descaso e esquecimento do Prefeito petista Osmar Foncesa e sua equipe, que não foram encontrados para falar sobre o assunto.
maio

Visivelmente emocionado, o presidente da FAMEM agradeceu a honraria.
O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM, Cleomar Tema, foi homenageado, no último dia 22, em Timon, com o diploma de honra ao mérito, outorgado pelo procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, durante mais uma etapa do projeto Encontros Regionais de Gestão Estratégica: MP Contra a Corrupção, uma iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão.
Participaram da etapa do projeto em Timon mais de 20 prefeitos, dentre eles Luciano Leitoa; o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins; o corregedor-geral do MP, Eduardo Nicolau; o presidente do TCE do Piauí, conselheiro Olavo de Carvalho; o chefe do departamento jurídico da FAMEM, Ilan Kelson; deputados estaduais; dentre outras autoridades.
Os Encontros Regionais de Gestão Estratégica são resultados das ações desenvolvidas no Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão, onde a principal meta é o combate aos atos de desvio e mau uso do dinheiro público.
maio

Da esquerda para a direita, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; presidente do TJ, Cleones Cunha; presidente da EMAP, Ted Lago; e secretária adjunta de Administração Penitenciária, Ana Luísa Silva Frazão.
Garantir que egressos do sistema prisional do Maranhão executem obras realizadas pelo Governo do Estado é a finalidade do Termo de Cooperação Técnica assinado, essa semana, entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e a Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF), órgão ligado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
A iniciativa consiste em instituir a operacionalização da Lei 10.182/2014, responsável pela criação do “Programa Começar de Novo”, criado em 2009, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a finalidade de promover ações de reinserção social de pessoas que já deixaram o sistema carcerário. Com a assinatura do termo, o objetivo é contratar detentos e egressos para trabalharem em obras e serviços feitos pelo Estado, com vagas previamente reservadas, e oferta de qualificação técnica.
maio
Acabou em barraco o evento promovido pelo senador Roberto Rocha (PSB), nesta sexta-feira (26), na cidade de Pedreiras. O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia (PMDB), se retirou do Seminário “Revitalizações de Rios Maranhenses e suas Nascentes” e levou toda a sua comitiva, após ser excluído da Mesa que comandou os trabalhos e acusar uma assessora de Rocha de perseguição. Gritando Fred e seus seguidores deixaram o auditório da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) em Pedreiras (MA), acusando a organização do evento, que chamou para compor e Mesa apenas o prefeito de Pedreiras, Antonio França, e o presidente da Câmara Municipal, Bruno Curvina. Sentindo-se desprestigiado, Fred Maia, abriu o berreiro, criticou a organização, disse que estava sendo vítima de perseguição de sua adversária política Kariádine Maia, assessora de Roberto Rocha e que estava sentada à mesa que comandou os trabalhos.
maio

Roberto Elísio Coutinho de Freitas foi transferido para o complexo penitenciário de Pedrinhas…
Por determinação da Juíza Oriana Gomes, titular da 8ª Vara Criminal da capital, o bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho de Freitas, acusado de agredir física e psicologicamente sua mãe, a professora universitária aposentada Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 80 anos, foi transferido para o Centro de Triagem da Penitenciária de Pedrinhas, no final da tarde desta sexta-feira (26).
A magistrada também determinou o afastamento do acusado do lar e determinou que ele mantenha distância mínima da idosa de 1.000 metros. A decisão da juíza atende representação da Delegacia de Proteção ao Idoso, que pugnou pela prisão preventiva do acusado e por medidas protetivas, visando à proibição de aproximação e de manter contato com a ofendida e com pessoas que moram com ela, por qualquer meio de comunicação, com vistas a preservar sua integridade física, moral e psicológica.
Pesão de 38 mil reais
Roberto Elisio era, até então, o responsável por gerenciar a pensão da mãe, aposentada da Universidade Federal do Maranhão. O valor, cerca de R$ 38 mil, seria referente a soma da aposentadoria com o acrescido de pensão deixada pelo pai de Elisio, falecido há 20 anos. O agressor não recebia esse valor de forma integral, em função de vários empréstimos contraídos, a família se mantinha com aproximadamente R$ 12 mil.
maio

Entrega da revitalização de escolas foi realizada nesta sexta (25), em São Luís.
As comunidades escolares dos Centros de Ensino Governador Archer, localizado no bairro Felipinho, e Dr. Geraldo Melo (Cohab), em São Luís, celebraram, nesta quinta-feira (25), a revitalização das duas escolas, entregues pelo governo do estado. Em clima de festa, os estudantes, professores e gestores agradeceram as melhorias e investimentos realizados, beneficiando cerca de mil alunos.
A última intervenção da rede física no ‘Governador Archer’ aconteceu há 15 anos. “Sou estudante daqui há muito tempo e vi que essa revitalização foi realmente uma maravilha, trouxe muitos benefícios para a escola, para os alunos. A escola está mais bonita, mais arrumada, dá mais vontade de estudar”, comentou a estudante da unidade de ensino, Juliana Rosa.
Para a gestora adjunta da escola, Reilma Moraes, a revitalização da escola representa uma conquista de mais de 20 anos. “A pintura, os ventiladores em todas as salas, o forro, as lâmpadas, por tudo isso a gente vem agradecer. A partir de agora, todos os alunos serão vigilantes para que ninguém risque a sala, para conservar o que a gente ganhou”, destacou.
No CE Governador Archer foram investidos R$ 113.778,53, em serviços de melhorias da rede elétrica e hidráulica, pintura, forro e cobertura, piso e limpeza geral da área externa da escola.
Geraldo Melo

Secretário conversa com a comunidade escolar durante entrega da escola…
Na escola da Cohab, CE Dr. Geraldo Melo, a comunidade escolar recebeu o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e a equipe da Seduc, com música interpretada por coral formado pelos estudantes. Na escola também foram entregues fardamentos e kits esportivos aos alunos.
“Para gente, nos deu um ânimo a mais para os estudos. Ficamos muito agradecidos”, disparou a estudante Lorena da Silva Mota.
Amanda Daryelly avaliou a importância do fardamento novo entregue pelo governo. “É importante recebermos os uniformes. Muitos alunos não têm condições financeiras para comprar um fardamento novo, muitos vêm sem farda. Também é uma forma de identificar os alunos até fora da escola”, ressaltou.
O CE Geraldo Melo recebeu forro novo, calçada nova, melhorias na rede elétrica, pintura, revitalização da quadra de esporte, acessibilidade, entre outros, totalizando um investimento de R$ 93.500,57.
“As revitalizações são conquistas da comunidade escolar e representam o compromisso do governador Flávio Dino com a melhoria dos espaços escolares. Revitalizar é dar vida à escola e essas unidades estavam estruturas bem precárias, há décadas sem melhorias, e o governo do estado deu um passo importante para melhorar esses ambientes escolares e muito mais será feito, como a instalação de subestação de energia para climatizar a escola. Também entregamos uniformes para os alunos do Ensino Médio, ação inédita no Maranhão, e kits esportivos. Tudo isso contribuir para a qualidade do processo de ensino e a da aprendizagem”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
maio

Na SPCC, Roberto Elisio depôs e alegou que sofre de diz que tem esquizofrênico…
Partiu do próprio filho de Roberto Elisio Danny a iniciativa de procurar a polícia e denunciar o pai que vinha agredido a avó. Na última terça-feira, dia 23, o neto da professora aposentada de História da UFMA, Josete Coutinho de Freitas, de 84 anos, procurou a Delegacia Especializada na Proteção ao Idoso e registrou um Boletim de Ocorrência, relatando o que se assemelha a cenas de tortura contra a idosa. (REVEJA)
No registro, Roberto Elísio Filho, aponta que o pai agrediu a avó dele no dia 13 de maio deste ano às 20h. Na ocasião, o neto ainda contou à polícia que a avó possui alzheimer, e também relatou agressões muito semelhante ao que relevam os vídeos.
Prisão na Raposa
Após os vídeos com as cenas de agressões viralizarem na internet, na noite de ontem (25), o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, pediu a prisão preventiva do homem que é o bacharel em direito. O pedido de prisão preventiva foi aceito pela Juiza Oriana Gomes, da 8ª Vara Criminal de São Luís, nesta sexta-feira (25).
Com o mandado, a Polícia Civil então foi até local onde ele mora com a mãe, na capital, e não o encontrou. Horas após, Roberto Elísio, que estava desaparecido desde a repercussão das imagens com as agressões nas redes sociais, foi preso por agentes da Polícia Civil em uma residência no município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís e levaram direto para a Superintendência de Polícia da Capital.
A idosa foi encaminhada nesta sexta ao Instituto Médico Legal (IML), onde realizou exames.
maio

Agressor diz que tem esquizofrênico…
A delegada de Proteção ao Idoso, Igliana Freitas, pediu a prisão do bacharel em Direito, Roberto Elísio Coutinho, que foi filmado agredindo a própria mãe de 84 anos, em São Luís.
Policiais foram até o endereço do agressor, mas não o encontraram, minutos após ele preso em um apartamento de um amigo e levado para a SEIC – Superintendência Estadual de Investigação Criminal.
Mais cedo, em entrevista ao vivo na Rádio Mirante, concedida ao jornalista Marcial Lima, o agressor alegou sofre de esquizofrênica.“Eu to sofrendo de um problema, eu tenho uma doença. Eu to em início de tratamento. Eu já deveria estar mais adiantado. Então tudo isso, eu vou esclarecer no momento em que tenha como, não agora. Uma coisa eu lhe garanto, o que é mais importante na minha vida sempre foram os meus pais. Meu pai perdi há 20 anos. A minha mãe já está com 84 anos”, tentou justificar o injustificável.

