maio

Prefeito terá que escolher entre a esposa [Thaiza] ou o irmão [Lúcio]: ‘aposto na companheira’…
O prefeito da ‘Princesa da Baixada’ maranhense precisará fazer uma escolha familiar no que diz respeito a eleição de 2018.
É que Luciano Genésio (PP) possui o irmão Lúcio André, [empresário] e a esposa Thaiza Hortegal [médica] interessados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Na corrida eleitoral do próximo ano, a favor de Lúcio existe a preferência do pai – Zé Genésio -, o ex-prefeito de Pinheiro, naturalmente, puxa “brasa para a sardinha” do filho.
Já em prol de Thaiza Hortegal, há o peso do seu pai, o conceituado médio Talvane Ribeiro Hortegal, atual vice-prefeito de outra grande cidade do Estado: Chapadinha. O que, em síntese, é um fator importante na busca por votos.
Ouvido pelo blog, Luciano Genésio foi sucinto sobre o assunto: “Vou definir em setembro, no mês de aniversário da cidade”, afirmou o prefeito.
maio
O deputado federal Weverton Rocha falou nesta terça-feira (30) sobre a polêmica envolvendo a emenda do deputado estadual Eduardo Braide para a feira do Anjo da Guarda em entrevista ao jornal Bom Dia Maranhão, da TV Difusora. Experiente deputado, o pedetista explica como funciona o trâmite de uma emenda para demonstrar que deputado não chega com autorização de obra após indicar emenda. O líder do PDT na Câmara criticou também o fato do deputado tentar adivinhar o que a cidade precisa e quanto custa a necessidade, já que mandou R$ 400 mil para uma obra de R$ 5 milhões.
maio

Prefeita Talita garante insalubridade à Agentes Comunitários de Saúde, em Raposa.
Os Agentes Comunitários de Saúde de Raposa amanheceram nesta terça-feira (30) com largo sorriso estampado no rosto. É que com a realização do pagamento da folha deste mês de maio, a prefeitura de concedeu 10% de adicional de insalubridade nos proventos aos profissionais que atuam no município, o que garante um dinheiro extra nas contas dos ACS.
A determinação partiu da prefeita Talita Laci (PCdoB), que pela atitude, dá um excelente passo na garantia dos direitos da categoria, projetando um significativo avanço na qualidade dos serviços prestados a sociedade de raposense.
“Agentes Comunitários estão engajados no trabalho de vigilância e promoção da saúde, portanto, a ação é um ato de reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados por esses profissionais”, comentou a gestora.
– Atribuições
O trabalho desempenhado pelos Agente é estratégico para o município, eles atuam nos domicílios de sua área de abrangência, entre as tantas atribuições, realizam mapeamento de sua área; Cadastros e atualização permanentemente das famílias; Identificam indivíduos e famílias expostos a situações e área de risco; Orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimentos quando necessário. Além de realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade. E também desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
maio
Aliado dos Fecury, Ricardo Guterres foi demitido do Ministério da Educação onde era assessor especial.

Dep. Juscelino separa, na foto, o Ministro Mendonça Filho do ex-presidente do DEM no MA, Ricardo Guterres.
Na noite desta segunda-feira (29), o deputado federal Juscelino Filho (DEM) disse ao Blog do Domingos Costa, que ao contrário das especulações, não existe nenhuma participação sua na saída do ex-presidente do Democratas no Maranhão, Ricardo Guterres, do cargo de assessor especial do Ministério da Educação.
Guterres, que no governo Roseana Sarney foi secretário de Estado das Minas e Energia, foi exonerado da função que ocupava no gabinete do ministro Mendonça Filho nesta tarde (29).
Tão logo o assunto ganhou destaque no meio político, surgiram os rumores que o atual presidente do DEM no Estado teria supostamente “pedido a cabeça” de Ricardo ao Ministro, contudo, Juscelino nega os boatos.
“Sei que ele [Guterres] ocupava uma assessora, mas não sabia que tinha saído da função, inclusive, até estava me dando bem com ele”, comentou o parlamentar.
Questionado sobre a motivação da sua demissão, Ricardo [aliado de primeira hora da poderosa família Fecury] não quis entrar em detalhares, disse apenas que foi “em comum acordo”.
Nos bastidores, se sabe que a chegada de Ricardo Guterres no cargo – ainda no ano de 2016 – foi um pedido do ex-deputado federal Clovis Fecury ao atual presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM), que por sua vez pediu a Mendonça Filho, e este, atendeu o pleito.
maio

Afonso Manoel lembrou o relacionamento existente entre o Jornal Pequeno e o Grupo Lusitana – de propriedade de sua família.
O vereador por São Luís, Afonso Manoel (PRP), usou a tribuna da Câmara Municipal para parabenizar nesta segunda-feira (29) o Jornal Pequeno que completou 65 anos desde a sua criação.
“O Jornal Pequeno faz 65 anos. Fundado em São Luís por José Ribamar Bogéa, no dia 29 de maio de 1951. O Jornal Pequeno é conhecido pelas suas lutas em defesa da justiça social, dos ideais políticos e do direito do cidadão”, declarou Afonso Manoel.
O parlamentar ainda lembrou o relacionamento existente entre o Jornal Pequeno e o Grupo Lusitana, “me lembro quando era Superintendente do Grupo Lusitana, sempre existiu uma parceria sadia”, declarou.
Durante seu discurso, Afonso Manoel ainda fez questão de lembrar um pouco da luta e esforço de José Ribamar Bogéa. “Durante a minha juventude, a gente passava naqueles abrigos da Praça João Lisboa e o Velho Bogéa fazia pessoalmente a entrega dos jornais. Queria mandar um grande abraço para dona Hilda Bogéa e para meu colega de marista, Lourival Bogéa, que continuaram essa bela trajetória”, reiterou.
maio
Nesta terça-feira (30), legisladores municipais vão dialogar e estreitar laços com o Governo do Maranhão, durante o Encontro com Vereadores e Vereadoras, no Centro de Convenções Pedro Neiva, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), o evento traz o tema ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’.
Na programação, stands com exposições, apresentações de cases de sucesso e debates sobre programas e ações desenvolvidos nos municípios. Entre os assuntos abordados, gestão ambiental, de recursos hídricos e informações sobre prestação de contas nos municípios.
Para o presidente da Câmara dos Vereadores de Imperatriz, José Carlos Soares, o encontro é uma oportunidade de aprendizado para legisladores de primeiro mandato. “Ao participarem de um encontro como esse, vereadores inexperientes podem obter mais conhecimento e fazer uma legislatura melhor”, afirma.
O presidente da Câmara dos Vereadores de São Luís, Astro de Ogum, acredita que o encontro é um reflexo da harmonia existente entre governo estadual e gestões municipais: “O governador Flávio Dino faz um bom governo e essa caminhada junto com o legislativo municipal é muito importante para todo o estado”.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, destaca a importância do evento o desenvolvimento dos municípios. “Vereadores fiscalizam gestores municipais e aprovam projetos de autoria do executivo e de próprio legislativo. Por isso, esse evento é de grande importância ao municipalismo”, explica.
Credenciamento
Veículos de comunicação e assessores de imprensa que quiserem acompanhar o evento, precisam fazer o credenciamento, enviando o nome dos profissionais para a cobertura com o número do documento de identificação (RG). A solicitação deve ser encaminhada para o endereço eletrônico: agencia.secap@secap.ma.gov.br.
Programação
7h30 às 8h50 – Credenciamento e recepção dos participantes; Abertura dos stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios
9h – Abertura oficial; Dispositivo de autoridades
9h30 – Palestra magna ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’ com o governador Flávio Dino
11h – Mesa técnica Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) – Licenciamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos no Maranhão. Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam)- Qualificação e Gestão Ambiental no Bioma Amazônia Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE)- Prestação de contas das Câmaras Municipais: o que pode e o que não pode segundo a jurisprudência da Corte de Contas Maranhense
13h – Encerramento Durante o evento
8h às 16h – Stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios
maio

Flávio Dino destacou o trabalho que o presidente da FAMEM vem realizando nas cidades maranhenses…
O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, participou, na última sexta-feira (26), de uma homenagem promovida pelo governo do estado em alusão aos 106 anos de criação do Gabinete Militar.
Na oportunidade, o presidente da entidade municipalista recebeu do governador Flávio Dino a Medalha Governador Luis Domingues, entregue à várias personalidades maranhenses civis e militares que se destacaram pela prática de ações meritórias e por serviços relevantes prestados à causa da segurança pública estadual.
A entrega da honraria ocorreu na Casa Civil e contou com as participações de políticos, militares e representantes da sociedade civil.
“São serviços relevantes aos munícipes que a Federação tem feito, principalmente na segurança pública, e precisamos dessa parceria diretamente com os prefeitos, porque são eles que nos dão apoio”, destacou o governador.
Tema agradeceu a honraria e afirmou que continuará trabalhando com o objetivo de fortalecer o municipalismo no Maranhão, beneficiando as cidades com ações parceiras com o governo estadual, por exemplo.
maio

Imagem meramente ilustrativa…
Um Policial Militar identificado como Anderson Pereira Barros, do 6º Batalhão, é acusado de assalto, na noite desse domingo (28), na Avenida Litorânea, em São Luís.
Segundo a polícia, a vítima acusa o PM de ter apontado uma arma para sua cabeça e lhe obrigado a passar o celular a um outro assaltante, ainda não identificado.
Viaturas da PM foram acionadas e, ao procederem com a abordagem, Anderson Pereira, apresentando sinais de embriaguez, afirmou que não estava com o celular da vítima.
Os policiais então ligaram para o número fornecido, o mesmo começou a tocar e foi encontrado no bolso do PM.
Os dois suspeitos foram encaminhados para o plantão da Cajazeiras e estão sendo ouvidos pelo delegado.
Em breve mais informações, de acordo com post do JP oline.
maio
– Esporte e lazer na Caravana Governo de Todos

Caravana levou uma série de ações para Arari e cidades da região
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) esteve presente em mais uma edição da Caravana Governo de Todos levando oportunidade de lazer e esporte para os moradores da região. Nesta edição, a Sedel percorreu os municípios de Igarapé do Meio, Pio XII, Arari e Vitória do Mearim. No sábado (27), o secretário da pasta, Márcio Jardim, participou da Caravana nos municípios de Arari e Vitória do Mearim.
Durante a participação, Márcio Jardim acompanhou de perto as atividades que foram realizadas pela Sedel e também conversou com a população. “O Governo do Estado chega a mais uma região para prestar conta de nossas ações e também para anunciar benefícios, como a entrega da ambulância, realizada hoje, para o município de Arari”, disse. Além de atividades esportivas e de lazer, a Caravana levou aos moradores da região atendimentos de saúde básica, cadastramentos em programas sociais, emissão de documentos, dentre uma série de outras ações.
– Com representantes da Federação de Triathlon

Para Jardim, as reuniões com representantes da Federação permite que o Estado conheça de maneira mais efetiva as necessidades para cada esporte.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, recebeu na quinta-feira (25) a visita de representantes da Federação Maranhense de Triathlon (FEMATRI). O encontro teve o objetivo de continuar a agenda de diálogo estabelecido entre Governo do Estado e as federações presentes no Maranhão, bem como de conhecer as demandas da modalidade.
A equipe da FEMATRI apresentou, durante a conversa, o calendário de competições, como a segunda etapa da Copa Nordeste de Triathlon, que será realizada em São Luís, no mês de agosto deste ano, e demonstrou interesse em participar dos jogos escolares. Outro destaque feito por Betinho foi a possibilidade de tornar o esporte conhecido dentro dos ambientes escolares maranhenses. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois buscamos fomentar o esporte nas mais diversas classes e dentro das escolas”, enfatizou.
– Entrega do Ginásio Rubem Goulart

“Sempre que entregamos equipamentos esportivos é razão de muita alegria pelo alcance pela sua dimensão estratégica de acolher jovens”, relatou Jardim.
Demonstração de exercícios corporais, realizados no solo e com auxílio de aparelho, marcou a entrega da reforma do Ginásio Esportivo Rubem Goulart que recebeu recuperação em toda a estrutura física do prédio. A entrega foi feita na sexta-feira, 26, pelo governador Flávio Dino e o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.
Localizado em São Luís na Avenida Kenedy, Bairro de Fátima, o Ginásio Rubem Goulart, conhecido como a ‘casa da ginástica’ maranhense, fundado em 1977, passou por revisão completa: os blocos de ventilação foram reconstruídos, a calçada e as rampas estão restauradas, o piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto, as salas de apoio e os dois banheiros também passaram por revisão hidráulica, com instalação de 16 chuveiros; a parte elétrica também recebeu revisão completa.


