maio

Veículo foi apreendido no aeroporto e rebocado, para satisfação de taxistas…
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está realizando desde a última segunda-feira (22), em São Luís, a apreensão de veículos que fazem o serviço de transporte de passageiros através do aplicativo “Uber”. Na capital, cerca de 900 motoristas estão cadastrados para trabalhar no aplicativo.
Segundo a SMTT, o recolhimento vem acontecendo por conta da irregularidade na qual os motoristas vêm atuando na capital, já que o serviço foi suspenso pela Câmara Municipal de São Luís desde o último dia 26 de abril de 2016.
As operações estão sendo realizadas, principalmente, no período da noite, horário de saída de muitos passageiros na capital que dão preferência a esse tipo de serviço. As apreensões têm sido realizadas em shoppings centers e aeroportos, locais de concentração desses motoristas.
A Uber, por meio de nota, afirmou que vai manter o serviço normalmente na cidade, pois entende que a Justiça brasileira sempre deu grande causa para esse aplicativo em outras cidades, por isso a empresa vai manter o serviço.
maio
O Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo recebeu na noite desta quarta-feira (24) durante solenidade alusiva e cívica ao “Dia da Polícia Civil ” realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado do Pará, a mais alta comenda da instituição, a Medalha do Mérito da Polícia Civil. A medalha do Mérito Policial Civil é concedida a civis, militares e servidores públicos que tenham prestados relevantes contribuições à Polícia Civil brasileira, bem como visa reconhecer policiais civis que se destacam por seu valor pessoal e profissional contribuindo para a projeção da Polícia Civil em âmbito estadual e nacional.
maio

Rocha ao lado da Murad e do ex-secretário do governo Roseana…
Ao receber em Brasília (DF) dois membros do clã Sarney, o senador Roberto Rocha (PSB) confirma a má fama de traidor que adquiriu ao ter rompido com o governador Flávio Dino (PCdoB). Rocha, que atualmente considera o governador como seu rival, só conseguiu chegar ao Senado em 2014 graças à chapa vitoriosa que elegeu Flávio Dino e pôs fim a quase 50 anos de domínio do grupo Sarney no Maranhão.
Roberto Rocha esteve reunido nesta terça-feira (23) com a deputada estadual Andréa Murad (PMDB) e com o chefe do seu gabinete, Fábio Gondim. O encontro é mais um sinal de que o parlamentar está tentando fazer o caminho de volta ao grupo Sarney para tentar articular apoio da oligarquia nas eleições de 2018, quando pretende disputar o governo do Estado contra Flávio Dino.
Em 2014, no entanto, o discurso de Roberto Rocha ao lado de Dino era outro. Na época, seu slogan era “senador da mudança”, e sua candidatura seguia uma linha clara de antagonismo ao poderio do clã Sarney. Atualmente ele usa as redes sociais para criticar arbitrariamente a gestão Dino, no afã de macular a boa aceitação popular do governador entre os maranhenses.
Rocha é filho do ex-governador Luiz Rocha, político que fez carreira atendendo ordens da família Sarney. Voltar ao grupo Sarney parece ser a única saída para o projeto político do senador para 2018. Ele era um fiel aliado do presidente Temer e planejava contar com o apoio da máquina federal nas próximas eleições. No entanto, seus planos foram interrompidos quando seu partido, o PSB, decidiu abandonar a gestão Temer e defender a imediata renúncia do presidente.
“Diga-me com quem andas que te direi quem és”
O parlamentar, que há pouco mais de dois anos fazia duras críticas aos interesses políticos da oligarquia Sarney, não mede consequências ao aparecer em reunião com integrantes do clã, ainda que essas novas alianças possam gerar maior desgaste da sua imagem pública.
Andréa Murad é filha do ex-secretário de Roseana Sarney, Ricardo Murad, apontado como chefe de uma organização criminosa que desviou R$ 1,2 bilhão da Saúde do Maranhão.
Já Fábio Gondim, assessor de Rocha e que também foi secretário de Planejamento no governo Roseana, saiu do Maranhão para assumir a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Mas ele passou apenas sete meses no cargo, sendo exonerado devido a grave crise instalada na saúde da capital federal durante sua administração. Ele chegou a ser alvo de ação do Ministério Público Federal que pedia sua prisão por supostamente ter descumprido acordos nos fornecimentos de medicamentos para pacientes com hemofilia.
Gondim também respondia a processo por improbidade administrativa durante o governo Roseana. Ele teria omitido informações a respeito de despesas e receitas do governo do Estado que não foram divulgadas no Portal Transparência.
maio
Entre os 32 detentos que fugiram da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6) na noite deste domingo (21) em São Luís, após a ação criminosa de explosão do muro da cadeira, 12 (doze) detentos já foram recapturados pelas forças policiais do Maranhão. Outros quatro morreram em confronto com a polícia, de forma que 14 (quatorze) ainda estão foragidos. A secretariaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) divulgou as fotos dos foragidos, confira abaixo:

1 – Gealison de Jesus Carvalho; 2 – Vanderluz Gomes da Silva; 3 – Marcos Alex Serra Lisboa; 4 – Werdson Dayvid da Silva Melo; 5 – Raimundo Bruno dos Santos Carvalho; 6 – Ludmaylon Costa Barros; 7 – Pedro César Pereira Paz; 8 – Ronaldo Mourão Teixeira; 9 – Jhemisson Ferreira Santos; 10 – Edvandro Pereira Araújo; 11 – Wellington Monteiro Dos Santos Alves; 12 – Renato Costa Sousa; 13 – Cláudio Kelson de Sousa Rodrigues e 14 – Fernando Machado Vasconcelos.
maio
O secretário falou sobre o aspecto do desafio imperativo ético do exercício do fazer comunicacional. Para Jerry, “nós vivemos um tempo de muitas relativizações de conteúdo e de conceitos”.

Márcio, que é jornalista e ex-professor de Comunicação, abordou a importância do exercício profissional, do papel central da comunicação e do comunicador e do desafio cotidiano da ação consciente para uma atuação pautada na ética jornalística.
O secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, participou da 7ª edição da Semana de Jornalismo da Faculdade Estácio, na noite desta terça-feira (24), em São Luís. Presente na mesa de abertura, o secretário, que é jornalista e ex-professor de Comunicação, abordou a importância do exercício profissional, do papel central da comunicação e do comunicador e do desafio cotidiano da ação consciente para uma atuação pautada na ética jornalística.
Ao lado do diretor geral da Faculdade Estácio São Luís, Geraldo Siqueira, e de professores do Curso de Comunicação Social, Márcio Jerry iniciou sua palestra na Semana de Jornalismo com uma abordagem da relevância da vida acadêmica para aquisição de conhecimentos não só no exercício de uma profissão, mas que “servem para outros balizamentos no longo percurso da vida”.
Ele enfatizou que é, cada vez maior, a importância da boa prática do jornalismo, pois “nós vivemos uma alteração muito profunda na sociabilidade”. Essa mudança, segundo ele, transformou essa sociabilidade em midiática, e que este campo midiático tem um papel fundamental na organização dos demais campos sociais, inclusive no campo econômico e no campo político.
“E essa sociabilidade midiática põe o relevo ainda maior à responsabilidade social do comunicador, do jornalista. E ainda mais importante do que esta responsabilidade superlativamente aumentada, é nós compreendermos que nesse mundo de tantas interações o direito à informação é um direito não apenas social, mas consagrado”, expôs Jerry, sublinhando que esse direito é possível de ser materializado pela ação consciente do campo da comunicação, dos meios de comunicação, mas essencialmente pelos profissionais da comunicação e pelos jornalistas.

Márcio ao lado de diretores da Faculdade e de palestrantes da Semana do Jornalismo…
O secretário falou ainda sobre o aspecto do desafio imperativo ético do exercício do fazer comunicacional. Para ele, “nós vivemos um tempo de muitas relativizações de conteúdo e de conceitos” e há algo que não se pode jamais, em profissão alguma, relativizar para subtrair que é “a premência do sentido ético da anulação profissional em qualquer profissão, mas muito fundamentalmente, neste núcleo de sociabilidade midiática, com o papel tão grande na comunicação, o imperativo ético do exercício da profissão”.
De acordo com o secretário, é isso também que valoriza os jornalistas como atores sociais, como profissionais e “é isso que pode também lançar luz a algo que, quando a gente trabalha o conceito na idade mídia, é inescapável que a gente faça uma referência à idade média”. Segundo Jerry, este é o grande paradoxo contemporâneo, “da escuridão da idade média às luzes da idade mídia ainda, infelizmente, em muitos campos prosperam e ainda sobre-existem práticas e atitudes que não são compatíveis com critérios de cidadania, de ética e de respeito ao direito humano à comunicação, ao direito humano à informação”.
Márcio Jerry finalizou sua exposição enfatizando que essa mensagem chama a atenção para a importância do exercício profissional e do papel central da comunicação e do comunicador. “E desse desafio renovado, cotidianamente, por nossa própria ação consciente, de termos cada vez mais uma atuação pautável na ética profissional e na ética jornalística”, finalizou o secretário.
maio
Parlamentar de segundo mandato na Câmara de Centro Novo do Maranhão teve a audácia de enviar áudio via WhatsApp relatando o episódio.

Vereadora Robevânia,
Mais um caso hilário na política maranhense, desta vez em Centro Novo do Maranhão, cidade localizada no Oeste Maranhense, região do Gurupi, a 208 km da capital.
Em um áudio que o blog do Domingos Costa obteve acesso com exclusividade, a vereadora Robevânia Maria da Silva (PSC), faz uma cobrança nada discreta ao ex-candidato a prefeito Ney Jorge Silva Passinho (PR), derrotado na última eleição municipal.
No áudio (ouça abaixo), conforme palavras da própria vereadora de dois mandatos consecutivos, ela diz que recebeu 40 mil reais do atual presidente da Câmara, Sinomar Farias Vieira, [o Mazinho], contudo, Robevânia reclama que o dinheiro só deu de pagar dois agiotas.
A parlamentar que em 2016 foi a segunda mais votada com 532 votos, e na eleição anterior, em 2012, foi a nona colocada com 311 votos, afirma que do dinheiro recebido do chefe do Legislativo, teve de tirar 8 mil reais para dar de entrada em um carro. “(…) era uma vergonha, vereador sair de quase de dois mandatos, e sair a pé” (sic), disse.
Robevânia explica, ainda, que a dívida contraída com agiotas é decorrente de empréstimos realizado no período eleitoral de 2016, quando recebeu “carta branca” do então prefeito de Centro Novo do Maranhão, Arnóbio Rodrigues dos Santos (PSD), e do próprio candidato derrotado, Ney Passinho.
Por fim, a vereadora diz que não é justo ficar no prejuízo e pede ajuda para liquidar a dívida com os agiotas. (…) eu quero é que você quite pelo menos a metade da conta”, (sic), pede a parlamentar.
– Abaixo o áudio e sua respectiva transcrição:
– Leia a íntegra do áudio:
“Os R$ 40 mil que eu peguei do Mazim na Câmara só de eu pagar dois agiotas, dois agiotas, o dinheiro que eu tirei pra mim foi R$ 8 mil pra poder tirar esse carro pra mim não andar a pé, que isso era uma vergonha, vereador sair de quase de dois mandatos, e sair a pé. E o resto taí meu filho, taí conta de campanha aí que você sabe que você me dava carta branca: ‘Robervania vá atrás de arrumar dinheiro, vá atrás de arrumar dinheiro, viu, vá atrás de arrumar dinheiro, que nós perdendo ou ganhando nós paga’, aí quando a gente perdeu que fui eu atrás você não ajudou, eu fui atrás do Arnobio [ex-prefeito], Arnobio não me ajudou, só que agora eu não quero nem saber se tu pode ajudar ou não, eu sei que eu quero é que você quite pelo menos a metade da conta, que a gente divida no meio, porque não é justo eu ficar no prejuízo sozinha não” (sic)
maio

Herialdo Pelúcio, do PCdoB. luta contra câncer no intestino e está internado no hospital UDI, em São Luís
Nas primeiras horas desta quarta-feira (24) uma onda de rumores deu conta do suposto falecimento do prefeito do município de Vargas, Herialdo Pelúcio, do PCdoB.
O blog buscou contato com um familiar do gestor – preferiu não ter o nome citado – que negou a informação, contudo, esclareceu que o quadro clínico do prefeito internado no Hospital UDI, em São Luís, se agravou nas últimas horas.
O gestor luta contra câncer no intestino e, inclusive, pediu afastamento na semana passada do cargo. O vice-prefeito Wellington Uchôa (PEN) assumiu o comando do município no último dia 19/05, quando foi empossado no Plenário da Câmara de Vereadores.
Nas ruas do município, bem como nas redes sociais, o clima entre os presvarguenses beira a consternação. Familiares passaram o tempo inteiro agradecendo a solidariedade dos amigos e pedindo que todos sigam na corrente de oração pela vida de Pelúcio.
maio
Secretário explicou que a SAF também agrega dois órgãos importantes na estratégia de fortalecimento da agricultura familiar no estado: o Iterma a Agerp.

Secretário de Agricultura Familiar prestou esclarecimentos sobre programas de apoio ao homem do campo…
Em sessão especial realizada nesta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Maranhão, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, prestou esclarecimentos acerca de diversos programas realizados pelo Governo do Maranhão, para o apoio aos pequenos produtores da zona rural.
Durante a sessão especial, realizada mediante solicitação do deputado Júnior Verde (PRB), o secretário Adelmo Soares explicou que a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) foi criada pelo governador Flávio Dino para coordenar e desenvolver a política de incentivo e assistência à produção agrícola familiar.
“Esta é uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no nosso estado, um dos principais compromissos do governador Flávio Dino com a população do Maranhão”, declarou Adelmo Soares, logo no início de sua fala.
maio
Dando continuidade à agenda de diálogo com as gestões municipais, o governador Flávio Dino recebeu a visita de mais três prefeitos nesta terça-feira (23), no Palácio dos Leões: De Lima Campos, Tufilândia e Estreito. Dino tem reforçado a política de gestão compartilhada entre o Estado e os municípios com o objetivo de otimizar as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos maranhenses a partir do diálogo com os prefeitos.
– Lima Campos

Governador Flávio Dino recebeu o prefeito de Lima Campos e reforçou parcerias para a cidade.
O prefeito de Lima Campos, Jaílson, recebeu do governador a certeza da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a implementação de ações de abastecimento de água e infraestrutura no município. O prefeito realçou que já existia o diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Lima Campos, e a reunião desta terça-feira reforçou os laços. “Essa parceria está cada vez mais forte e a gente vai estar junto, trabalhando, em prol da nossa cidade”, garantiu.
Sobre as demandas, o prefeito Jaílson explicou que amanhã mesmo técnicos da Caema estão a caminho de Lima Campos para ver a viabilidade da implantação de um poço na sede do município para melhorar o abastecimento de água. De acordo com Jaílson, o Governo do Estado garantiu a pavimentação asfáltica de ruas e avenidas de Lima Campos, por meio do programa Mais Asfalto, e uma ambulância para reforçar a saúde do município.
– Tufilândia

Dino recebeu prefeito de Tufilândia e comitiva.
Ao prefeito de Tufilândia, Vildimar Ricardo, o Vilde, o governador garantiu ações do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura e abastecimento de água, além da continuidade das políticas de educação. O gestor enfatizou que esta é a primeira vez que ele se reúne com o governador Flávio Dino, e está saindo do diálogo bastante animado. “Ele acabou acatando os pedidos que eu fiz pra ele e eu estou muito satisfeito”, pontuou o gestor de Tufilândia.
De acordo com ele, o Governo do Estado vai implantar o programa Mais Asfalto no município, que vai pavimentar 6km de vias urbanas nos próximos meses. Além disso, a cidade também ganhará poços para melhorar o abastecimento de água. “Tufilândia está de parabéns com o governador Flávio Dino”, sublinhou o prefeito Vilde.
– Estreito

Governador ouviu os pleitos do município e anunciou novas parcerias para a cidade.
O prefeito de Estreito, Cícero Neco, o Cicin, discutiu durante o encontro ações em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a implantação de um Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), do programa Mais Asfalto, iluminação da orla do município, entre outras iniciativas. “Vamos atender os pleitos apresentados pelo povo de Estreito, como temos feito com todos os municípios da Região Tocantina”, destacou o governador.
O prefeito Cicin ressaltou que essa primeira reunião com o governador Flávio Dino foi muito boa, e serviu para a apresentação de vários pleitos do povo de Estreito. “Trouxemos a nossa demanda e o governador se propôs a ajudar a população da nossa cidade, que também precisa muito do apoio do Governo do Estado. As coisas não estão fáceis”, disse o gestor sobre o atual momento de crise do Brasil.
maio
Ronalth Correa Coelho (Bebezão, de Goiás) e Valdemir Laurindo Flores, de Alagoas, lideraram fuga na Penitenciária de Pedrinhas.

A polícia procura ainda outros 15 internos ainda continuam foragidos…
Dois bandidos de alta periculosidade que participaram do resgate da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), no último domingo, morreram em confronto com a polícia, na tarde desta terça-feira (23), na Vila Conceição (Altos do Calhau), em São Luís. São eles Ronalth Correa Coelho (Bebezão, de Goiás) e Valdemir Laurindo Flores, de Alagoas, que lideraram o episódio do último domingo na Penitenciária.
Ambos eram conhecidos assaltantes de banco e acabaram morrendo após força-tarefa das Polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo e Corpo de Bombeiros. As Forças de Segurança ainda capturaram outra pessoa, que está hospitalizada e participou do episódio na penitenciária, mas não era um detento. Com eles foram encontrados várias armas, entre elas um fuzil utilizado na fuga do último domingo.
Além dos dois que tombaram em confronto, mais três foragidos foram recapturados na tarde desta terça-feira (23) pela Polícia Militar do Maranhão. Kassio Girdel Carvalho Ribeiro e Alisson Pereira Lima foram encontrados por policiais do Grupo de Serviço Avançado do 21º Batalhão da Policia Militar, no bairro do Quebra-Pote, zona rural de São Luís.
Um pouco mais tarde, foi recapturado Paulo de Caldas Santos, pelo 7º Comando Independente, em um ônibus, em Rosário. Com a prisão dos três, as forças de segurança do Governo do Estado chegam a um total 12 detentos recapturados. Ao todo, cinco morreram em confronto com policiais.

