Política

10
fev

Problemas técnicos tiram blog do ar nesta sexta-feira(10)

Pelo Jornalista Domingos Costa

Nesta sexta-feira, 10, o blog do Domingos Costa ficou fora do ar durante toda a manhã e tarde, diante de problemas técnicos. Pedimos desculpas aos nossos leitores. Estamos trabalhando para solucionar com maior brevidade possível. A previsão que até ao meio dia de amanhã, sábado (11), voltaremos a normalidade.

09
fev

Babalorixá taxa deputado federal Victor Mendes de não cumprir ‘pacto’

Pelo Jornalista Domingos Costa

Uma das muitas imagens de Pai Dudu com o deputado Victor…

Não me perguntem que “pacto” é esse, vou logo avisando que não sei do que se trata!

O fato é que o babalorixá Pai Dudu, muito conhecido no meio político, sobretudo, nos corredores da Assembleia Legislativa, em conversa o blogueiro Neto Ferreira, denunciou que o deputado federal Victor Mendes, do PSD, tem se esquivado para não cumprir um tal acordo firmado entre eles, relativo à eleição de 2014.

O pai de santo não detalhou, necessariamente, o que foi o “pacto” entre os dois, assim como também não quis aprofundar no assunto.

Muito magoada com o parlamentar da baixada maranhense, Pai Dudu, disse que o ‘pacto’ com o filho do ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, deveria ser cumprido um ano após a eleição, quando ainda filiado ao PV, Victor foi eleito com 85.034 votos para a Câmara Federal.

“O deputado garantiu que iria cumprir com o acordo em 2015, já estamos em 2017 e nada. Já fui ao gabinete do deputado, falei com o assessor que me informou que Victor Mendes iria ver o que poderia fazer mim. Um absurdo! Não sei mais a quem recorrer”, desabafou o babalorixá.

09
fev

Imagem do dia: Enfim o mais votado de Bacuri é diplomado e empossado prefeito

Pelo Jornalista Domingos Costa

Demorou, mas enfim, Dr Washington (PDT) conseguiu chegar ao comando do executivo bacuriense. Mais votado nas eleições de 2016, o pedetista foi diplomado e empossado no cargo nesta quinta-feira (09) durante cerimônia realizada na Câmara Municipal. O feito ó foi possível por meio de uma decisão liminar concedida pela juíza plantonista do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Katia Coelho de Sousa Dias, que tornou sem efeito decreto legislativo que reprovava as contas de governo do pedetista referente ao ano de 2010. A prefeitura estava sendo administrada interinamente pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Rocha Mendonça (PMN), desde o dia 1º de janeiro.

09
fev

Vídeo: Tema conclama prefeitos para reunião com a Bancada Maranhense em Brasília

Pelo Jornalista Domingos Costa

A proposta defendida pela FAMEM é de que este teto seja pelo menos igual ao da média nacional – R$ 194 por habitante. Este aumento representaria um incremento anual nos cofres das prefeituras de R$ 240 milhões – ou R$ 20 milhões mensais.

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, gravou vídeo convidando todos os prefeitos e prefeitas para participar no próximo dia 15, em Brasília, de um grande encontro com os membros da Bancada Maranhense na capital federal.

A reunião acontecerá no Plenário 14 da Câmara Federal, a partir das 17h. Todos os deputados federais e senadores já confirmaram presença. Até o momento, 70 prefeitos, de várias regiões do estado, confirmaram participação na caravana municipalista. A expectativa é de que este número cresça e supere a casa dos 100 participantes.

A reunião com deputados e senadores terá como objetivo debater medidas que viabilizem o aumento dos recursos repassados pela União para custeio dos serviços de média e alta complexidade na saúde.

Cleomar Tema apresentará um estudo técnico que mostra que o Maranhão é o penúltimo estado da federação no que diz respeito ao recebimento de recursos per capita – recebe R$ 137 por habitante.

09
fev

Em reunião com Márcio Jardim, secretário de Esporte assegura retorno de Raposa ao JEMs

Pelo Jornalista Domingos Costa

Marcio Jardim ladeado por Djalma Fonseca (à direita) e o desportista Cauê (à esquerda).

O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, recebeu a visita do secretário de Esporte do município de Raposa Djalma Fonseca e de seus auxiliares, nesta quarta-feira (08) para tratar sobre projetos ligados ao setor bem como a inclusão da cidade no Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

Na oportunidade, Djalma explicou que seu grande desafio na frente do Esporte raposense será alavancar a área e buscar os verdadeiros resultados, para isso, a parceria com a Sedel é imprescindível.

Na oportunidade Djalma solicitou ao secretário a disponibilização de material esportivo para ações que visam à importância da prática de exercícios físicos e à qualidade de vida e saúde da população.

“Tratamos de programas voltados para o esporte e lazer, mais a principal pauta foi a inclusão do município nos jogos escolares maranhense 2017, além de pedirmos total a nossa secretaria que encontramos deficitária”, explicou Djalma, que pretende usar o esporte como ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos.

Márcio Jardim se prontificou ajudar a nova gestão no que depender da secretaria de Esporte do Estado. “Iremos contribuir com a gestão da prefeita Talita Laci e garanto que vamos dar o suporte necessário para desenvolver o esporte local, sobretudo, com um grande número de equipes participantes no JEMs deste ano”, disse o secretário de Estado.

09
fev

Estágio remunerado para estudantes no TRE e TCE

Pelo Jornalista Domingos Costa

Estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de graduação de níveis superior de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Informática (cursos de nível superior na área de TI), Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e médio de técnico em Eletrônica, Informática, Eletrotécnica e Administração podem se inscrever em processo seletivo de estágio para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). As inscrições ocorrem a partir das 9h do dia 23 de janeiro até às 18h do dia 17 de fevereiro de 2017 no endereço eletrônico www.superestagios.com.br. Mais informações sobre o assunto no clicando AQUI.

TCE-MA

Tem início nesta sexta-feira (10), as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas em estágio remunerado para estudantes de curso superior e técnico no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A inciativa tem como objetivo escolher alunos com bom desempenho acadêmico e habilidades compatíveis com as necessidades dos diversos setores da instituição. As inscrições serão feitas exclusivamente acessando O Portal do TCE, entre os dias 10 e 17 deste mês, preenchendo formulário fornecido pela instituição e selecionando a opção desejada. Em seguida, observar as instruções de salvamento e envio esperar a mensagem de confirmação de envio. Saiba mais AQUI.

09
fev

É HOJE! Moto encara o São Paulo no Castelão pela Copa do Brasil

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na noite desta quinta-feira, o Moto faz sua estreia na Copa do Brasil diante do São Paulo, às 21h30 (de Brasília). O primeiro jogo do Rubro-Negro no torneio nacional poderá marcar o segundo retorno do meia Marcos Paullo ao time.

Na Copa do Brasil, com novo regulamento, o Moto precisa vencer o jogo em São Luís para garantir a vaga na segunda fase. O São Paulo, melhor rankeado, joga por um empate para avançar para a segunda fase do torneio.

O jogo
Local: Castelão, em São Luís
Horário: 21h30 (de Brasília)

09
fev

Rafael Leitoa líder do Blocão, Marco Aurélio na CCJ e Glalbert Cutrim no Orçamento

Pelo Jornalista Domingos Costa

Deputados Rafael Leitoa, Marco Aurélio e Glalbert Cutrim…

O deputado estadual Rafael Leitoa, do PDT, é o novo líder do Blocão –  bloco de parlamentares de apoio ao governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa do estado.

Rafael é parlamentar de primeiro mandato, assumiu na vaga deixada pelo atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB).

O pedetista lidera 23 colegas no Plenário Nagib Haickel: Seis do PC do B, cinco do PDT, três do PSB, três do DEM, dois do SDD, um do PT, um do PSDC, um do PRB e um do PTC.

CCJ

Por sua vez, Marco Aurélio –  deputado estadual pelo PCdoB, foi preferido pelos colegas para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa maranhense.

Orçamento 

Outra importante Comissão Técnica definida foi a de Comissão de Orçamento, que será pelo deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT).

08
fev

Imagem do dia: Colegiado Metropolitano!

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na foto: Governador Flávio Dino, Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; Raposa, Talita Laci; Paço do Lumiar, Domingos Dutra; Alcântara, Anderson Wilker; Bacabeira, Fernanda Gonçalo; Axixá, Sônia Campos; Santa Rita, Hilton Gonçalo; Presidente Juscelino, Magno Teixeira; Cachoeira Grande, Tonhão; Morros, Sidrack; e Icatu, Dunga, além dos 12 secretários de Estado que compõe o Colegiado Metropolitano.

O governador Flávio Dino iniciou o processo de instalação da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS) em reunião, na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio dos Leões, com os 13 municípios que comporão o Colegiado Metropolitano. O primeiro encontro com todos os prefeitos representa mais um passo de instituição da RMGSL – já que o Governo do Estado já havia formalizado a implementação mediante a Lei Complementar Estadual nº 174 de 25 de maio de 2015 – e inicia a elaboração de uma pauta temática de interesse comum para atender a população da área, que atualmente está estimada em mais de 1,6 milhões de pessoas. A instituição da Região Metropolitana da Grande São Luís está em conformidade com o Estatuto das Metrópoles e será composta pelas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu. A população dos 13 municípios detém quase 40% do PIB do Maranhão.

08
fev

Estado garante tratamento de Osvaldo ‘Mandou Legal’

Pelo Jornalista Domingos Costa

Osvaldo comemora chegada em Imperatriz…

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assegurou o tratamento do comunicador Oswaldo Souza, o “Mandou Legal”, na cidade de Imperatriz. Ele luta contra um câncer na garganta e precisava iniciar tratamento.

Pelas redes sociais, o comunicador fez um apelo para conseguir ajuda para iniciar o tratamento em qualquer lugar, pois, em São Luís, teria que aguardar a vez em uma longa fila de espera no Hospital Aldenora Belo.

Ao tomar conhecimento do drama do comunicador, o secretário Carlos Lula providenciou a transferência imediata dele para a cidade de Imperatriz, onde o governo dispõe de uma boa estrutura parra tratamento oncológico para pacientes do Maranhão e do Tocantins.

“O Osvaldo já viajou para Imperatriz nesta terça-feira, toda a despesa de deslocamento e de apoio na cidade está sendo custeada pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse Carlos Lula, em entrevista ao programa “Comando da Manhã”, na Rádio Timbira , apresentado por Gilberto Lima.

Lula acrescentou que, além de atender a demanda da região tocantina, a estrutura atende também, via convênios entre os Estados, pacientes do Tocantins. “Nós sempre exportamos pacientes e hoje estamos atendendo pessoas de outros estados. O Tocantins fechou o serviço de oncologia e nós é que estamos atendendo. Para isso, recebemos repasses do governo do Tocantins”, acrescentou.

Convênio

O convênio com o Centro Integrado de Tratamento Oncológico (Orocadium), clínica particular especializada em radioterapia em Imperatriz, foi firmado no início da gestão do governador Flávio Dino. O convênio disponibiliza assistência para pacientes do Maranhão e, também, para o Tocantins, com serviços de alta complexidade na especialidade oncologia – radioterapia e branquiterapia.

1 1.674 1.675 1.676 1.677 1.678 2.337