fev
Nesta sexta-feira, 10, o blog do Domingos Costa ficou fora do ar durante toda a manhã e tarde, diante de problemas técnicos. Pedimos desculpas aos nossos leitores. Estamos trabalhando para solucionar com maior brevidade possível. A previsão que até ao meio dia de amanhã, sábado (11), voltaremos a normalidade.
fev

Uma das muitas imagens de Pai Dudu com o deputado Victor…
Não me perguntem que “pacto” é esse, vou logo avisando que não sei do que se trata!
O fato é que o babalorixá Pai Dudu, muito conhecido no meio político, sobretudo, nos corredores da Assembleia Legislativa, em conversa o blogueiro Neto Ferreira, denunciou que o deputado federal Victor Mendes, do PSD, tem se esquivado para não cumprir um tal acordo firmado entre eles, relativo à eleição de 2014.
O pai de santo não detalhou, necessariamente, o que foi o “pacto” entre os dois, assim como também não quis aprofundar no assunto.
Muito magoada com o parlamentar da baixada maranhense, Pai Dudu, disse que o ‘pacto’ com o filho do ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, deveria ser cumprido um ano após a eleição, quando ainda filiado ao PV, Victor foi eleito com 85.034 votos para a Câmara Federal.
“O deputado garantiu que iria cumprir com o acordo em 2015, já estamos em 2017 e nada. Já fui ao gabinete do deputado, falei com o assessor que me informou que Victor Mendes iria ver o que poderia fazer mim. Um absurdo! Não sei mais a quem recorrer”, desabafou o babalorixá.
fev
Demorou, mas enfim, Dr Washington (PDT) conseguiu chegar ao comando do executivo bacuriense. Mais votado nas eleições de 2016, o pedetista foi diplomado e empossado no cargo nesta quinta-feira (09) durante cerimônia realizada na Câmara Municipal. O feito ó foi possível por meio de uma decisão liminar concedida pela juíza plantonista do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Katia Coelho de Sousa Dias, que tornou sem efeito decreto legislativo que reprovava as contas de governo do pedetista referente ao ano de 2010. A prefeitura estava sendo administrada interinamente pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Rocha Mendonça (PMN), desde o dia 1º de janeiro.
fev
A proposta defendida pela FAMEM é de que este teto seja pelo menos igual ao da média nacional – R$ 194 por habitante. Este aumento representaria um incremento anual nos cofres das prefeituras de R$ 240 milhões – ou R$ 20 milhões mensais.
O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, gravou vídeo convidando todos os prefeitos e prefeitas para participar no próximo dia 15, em Brasília, de um grande encontro com os membros da Bancada Maranhense na capital federal.
A reunião acontecerá no Plenário 14 da Câmara Federal, a partir das 17h. Todos os deputados federais e senadores já confirmaram presença. Até o momento, 70 prefeitos, de várias regiões do estado, confirmaram participação na caravana municipalista. A expectativa é de que este número cresça e supere a casa dos 100 participantes.
A reunião com deputados e senadores terá como objetivo debater medidas que viabilizem o aumento dos recursos repassados pela União para custeio dos serviços de média e alta complexidade na saúde.
Cleomar Tema apresentará um estudo técnico que mostra que o Maranhão é o penúltimo estado da federação no que diz respeito ao recebimento de recursos per capita – recebe R$ 137 por habitante.
fev

Marcio Jardim ladeado por Djalma Fonseca (à direita) e o desportista Cauê (à esquerda).
O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, recebeu a visita do secretário de Esporte do município de Raposa Djalma Fonseca e de seus auxiliares, nesta quarta-feira (08) para tratar sobre projetos ligados ao setor bem como a inclusão da cidade no Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Na oportunidade, Djalma explicou que seu grande desafio na frente do Esporte raposense será alavancar a área e buscar os verdadeiros resultados, para isso, a parceria com a Sedel é imprescindível.
Na oportunidade Djalma solicitou ao secretário a disponibilização de material esportivo para ações que visam à importância da prática de exercícios físicos e à qualidade de vida e saúde da população.
“Tratamos de programas voltados para o esporte e lazer, mais a principal pauta foi a inclusão do município nos jogos escolares maranhense 2017, além de pedirmos total a nossa secretaria que encontramos deficitária”, explicou Djalma, que pretende usar o esporte como ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos.
Márcio Jardim se prontificou ajudar a nova gestão no que depender da secretaria de Esporte do Estado. “Iremos contribuir com a gestão da prefeita Talita Laci e garanto que vamos dar o suporte necessário para desenvolver o esporte local, sobretudo, com um grande número de equipes participantes no JEMs deste ano”, disse o secretário de Estado.
fev
Estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de graduação de níveis superior de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Informática (cursos de nível superior na área de TI), Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e médio de técnico em Eletrônica, Informática, Eletrotécnica e Administração podem se inscrever em processo seletivo de estágio para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). As inscrições ocorrem a partir das 9h do dia 23 de janeiro até às 18h do dia 17 de fevereiro de 2017 no endereço eletrônico www.superestagios.com.br. Mais informações sobre o assunto no clicando AQUI.
TCE-MA
Tem início nesta sexta-feira (10), as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas em estágio remunerado para estudantes de curso superior e técnico no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A inciativa tem como objetivo escolher alunos com bom desempenho acadêmico e habilidades compatíveis com as necessidades dos diversos setores da instituição. As inscrições serão feitas exclusivamente acessando O Portal do TCE, entre os dias 10 e 17 deste mês, preenchendo formulário fornecido pela instituição e selecionando a opção desejada. Em seguida, observar as instruções de salvamento e envio esperar a mensagem de confirmação de envio. Saiba mais AQUI.
fev
Na noite desta quinta-feira, o Moto faz sua estreia na Copa do Brasil diante do São Paulo, às 21h30 (de Brasília). O primeiro jogo do Rubro-Negro no torneio nacional poderá marcar o segundo retorno do meia Marcos Paullo ao time.
Na Copa do Brasil, com novo regulamento, o Moto precisa vencer o jogo em São Luís para garantir a vaga na segunda fase. O São Paulo, melhor rankeado, joga por um empate para avançar para a segunda fase do torneio.
O jogo
Local: Castelão, em São Luís
Horário: 21h30 (de Brasília)
fev

Deputados Rafael Leitoa, Marco Aurélio e Glalbert Cutrim…
O deputado estadual Rafael Leitoa, do PDT, é o novo líder do Blocão – bloco de parlamentares de apoio ao governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa do estado.
Rafael é parlamentar de primeiro mandato, assumiu na vaga deixada pelo atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB).
O pedetista lidera 23 colegas no Plenário Nagib Haickel: Seis do PC do B, cinco do PDT, três do PSB, três do DEM, dois do SDD, um do PT, um do PSDC, um do PRB e um do PTC.
CCJ
Por sua vez, Marco Aurélio – deputado estadual pelo PCdoB, foi preferido pelos colegas para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa maranhense.
Orçamento
Outra importante Comissão Técnica definida foi a de Comissão de Orçamento, que será pelo deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT).
fev

Na foto: Governador Flávio Dino, Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; Raposa, Talita Laci; Paço do Lumiar, Domingos Dutra; Alcântara, Anderson Wilker; Bacabeira, Fernanda Gonçalo; Axixá, Sônia Campos; Santa Rita, Hilton Gonçalo; Presidente Juscelino, Magno Teixeira; Cachoeira Grande, Tonhão; Morros, Sidrack; e Icatu, Dunga, além dos 12 secretários de Estado que compõe o Colegiado Metropolitano.
O governador Flávio Dino iniciou o processo de instalação da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS) em reunião, na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio dos Leões, com os 13 municípios que comporão o Colegiado Metropolitano. O primeiro encontro com todos os prefeitos representa mais um passo de instituição da RMGSL – já que o Governo do Estado já havia formalizado a implementação mediante a Lei Complementar Estadual nº 174 de 25 de maio de 2015 – e inicia a elaboração de uma pauta temática de interesse comum para atender a população da área, que atualmente está estimada em mais de 1,6 milhões de pessoas. A instituição da Região Metropolitana da Grande São Luís está em conformidade com o Estatuto das Metrópoles e será composta pelas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu. A população dos 13 municípios detém quase 40% do PIB do Maranhão.
fev

Osvaldo comemora chegada em Imperatriz…
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assegurou o tratamento do comunicador Oswaldo Souza, o “Mandou Legal”, na cidade de Imperatriz. Ele luta contra um câncer na garganta e precisava iniciar tratamento.
Pelas redes sociais, o comunicador fez um apelo para conseguir ajuda para iniciar o tratamento em qualquer lugar, pois, em São Luís, teria que aguardar a vez em uma longa fila de espera no Hospital Aldenora Belo.
Ao tomar conhecimento do drama do comunicador, o secretário Carlos Lula providenciou a transferência imediata dele para a cidade de Imperatriz, onde o governo dispõe de uma boa estrutura parra tratamento oncológico para pacientes do Maranhão e do Tocantins.
“O Osvaldo já viajou para Imperatriz nesta terça-feira, toda a despesa de deslocamento e de apoio na cidade está sendo custeada pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse Carlos Lula, em entrevista ao programa “Comando da Manhã”, na Rádio Timbira , apresentado por Gilberto Lima.
Lula acrescentou que, além de atender a demanda da região tocantina, a estrutura atende também, via convênios entre os Estados, pacientes do Tocantins. “Nós sempre exportamos pacientes e hoje estamos atendendo pessoas de outros estados. O Tocantins fechou o serviço de oncologia e nós é que estamos atendendo. Para isso, recebemos repasses do governo do Tocantins”, acrescentou.
Convênio
O convênio com o Centro Integrado de Tratamento Oncológico (Orocadium), clínica particular especializada em radioterapia em Imperatriz, foi firmado no início da gestão do governador Flávio Dino. O convênio disponibiliza assistência para pacientes do Maranhão e, também, para o Tocantins, com serviços de alta complexidade na especialidade oncologia – radioterapia e branquiterapia.

