Política

09
jan

Conheça a área que o juiz Clésio quer ‘tomar’ do povo de Zé Doca

Pelo Jornalista Domingos Costa

Após a prefeitura demolir uma construção no Centro de Zé Doca, que o juiz Clésio Cunha diz pertencer a sua família, o magistrado emitiu uma ‘carta aberta’ repleta de acusações contra o deputado Josimar e a sua irmã, prefeita da cidade. Nesta noite (09), o parlamentar respondeu o magistrado no mesmo tom.

Acredite, a propriedade que o juiz diz ser de sua família é um canteiro público, um terreno no meio da cidade – numa área entre a biblioteca e o fundo da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Não é bem como alega o juiz Clésio Cunha quando diz pertencer a família dele a posse de um terreno urbano na cidade de Zé Doca há 26 anos. As imagens aéreas obtidas com exclusividade pelo blog, mostram o contrário.

Trata-se de uma ocupação irregular, uma área pública da qual não resta qualquer dúvida da invasão a um canteiro público, localizado no centro do município – entre duas ruas (Três Poderes e Travessa do Comércio), em meio a biblioteca Farol do Saber e o fundo da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Clésio diz que o “imóvel” está registrado em nome da sua filha, Letícia, no Cartório de Registro Imobiliário de Zé Doca. E além disso, foi regularizado na prefeitura no ano passado, 2016. E por fim, o juiz diz que o terreno possui Alvará de Construção dado pelo poder executivo.

Se de fato, a propriedade tiver toda essa documentação, então é cabível por parte do município uma Ação para responsabilizar os autores por expedir tanta documentação irregular!

Justificar perseguição política por conta da eleição municipal, movida a rivalidade/acusações e, ainda por cima, botar na balança o histórico familiar para pousar de vítima, não passa de pano de fundo para camuflar a ocupação irregular de área que todos sabem pertencer ao povo.

É, portanto, um espaço pertencente ao patrimônio público e não pode ser entregue ao particular, como quer o juiz Clésio.

E por fim, antes de concluir o post, lembro que as trocas de acusações de ambas as partes – que tem ganhado notoriedade na imprensa – em nada contribuem para revolver a problemática.

09
jan

Ferry-boat com destino a Icatu sairá de Arraial/Quebra‐Pote, em São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

A ampliação dos serviços de ferry-boats até o município de Icatu seria feita de um ponto de partida de São José de Ribamar, mas as condições de navegabilidade não seriam boas. 

O projeto ajudará a impul­sionar o desenvolvimento econômico do Polo do Mu­nim…

O governo do Maranhão dará inicio nos próximos meses ao projeto visa ampliar os serviços de ferryboats no Estado, que hoje compreende apenas os terminais de Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara). A proposta para o transporte aquaviário previa a conexão entre São José de Ribamar e Icatu, porém a costa marítima da zona rural de São Luís apresentou melhores condições de navegabilidade.

Estudos de viabilidade técnica apontaram que a melhor opção para instalação do atracadouro em São Luís seria na baía da região da zona rural, considerando os critérios de localização geográfica e profundidade do canal. “A ideia era fazer as ligações de São José de Ribamar a Icatu, mas as condições de navegabilidade não seriam boas. Então, será feito em São Luís, de Arraial/Quebra‐Pote até Icatu, que apresenta boa profundidade e as condições de maré são mais adequadas”, afirmou o presidente da MOB, Artur Cabral.

O novo sistema vai ligar, por mar, São Luís a Icatu e à região do Munim, com transporte de ferryboats. O percurso demora uma hora a menos, desafoga a BR‐135 e aumenta o fluxo para Barreirinhas e demais municípios da Rota das Emoções. O projeto de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), cria atracadouros, com rampa e abrigo para passageiros, nos dois pontos que conectarão a Ilha de São Luís ao município de Icatu.

Em Icatu, o atracadouro fi­cará localizado no povoado de Santa Maria, a 22km da sede, localidade do marco inicial da colonização por­tuguesa no Maranhão. A tra­vessia de São Luís a Icatu também deverá proporcio­nar a diminuição no tempo de viagem para Barreirinhas. O projeto ajudará a impul­sionar o desenvolvimento econômico do Polo do Mu­nim, que integrará o rotei­ro complementar da Rota das Emoções, que vai de Bar­reirinhas (Maranhão), pas­sando por Parnaíba (Piauí) até chegar em Jericoacoara (Ceará).

E mais…

Após a conclusão da etapa de engenharia, será feita uma convocação pública para o recebimento de propostas para o serviço de ferryboats. O Gover­no do Estado oferecerá como contrapartida de investimento o acesso de embarque e desem­barque e as empresas ficarão responsáveis pelo investimento em embarcação e atracagem. Segundo a MOB depois de fi­nalizada a última fase, o ser­viço deve entrar em operação no início do segundo semes­tre de 2017.

09
jan

Confira os 25 prefeitos e cargos que compõem a chapa de Tema à FAMEM

Pelo Jornalista Domingos Costa

O prefeito da cidade de Tuntum, Cleomar Tema, registrou, na tarde desta segunda-feira (09), a chapa na qual concorrerá ao cargo de presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18. A chapa “Prefeito Humberto Coutinho” – uma homenagem ao ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa – foi entregue dentro do prazo e horário estabelecidos pela comissão eleitoral. Ela é composta por gestores de diversas regiões do estado.

CHAPA “PREFEITO HUMBERTO COUTINHO”
ORDEMCARGOPREFEITOMUNICÍPIO
1PRESIDENTECLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHATUNTUM
21º VICE-PRESIDENTEDJALMA MELO MACHADOARARI
32º VICE-PRESIDENTEHAMILTON NOGUEIRA ARAGÃOSÃO MATEUS
4SECRETÁRIO-GERALJURAN CARVALHO DE SOUZAPRESIDENTE DUTRA
51º SECRETÁRIOEMMANUEL DA CUNHA SANTOS AROSO NETOALTO ALEGRE DO MARANHÃO
62º SECRETÁRIOERLANIO FURTADO LUNA XAVIERIGARAPÉ GRANDE
7TESOUREIRO-GERALHENRIQUE CALDEIRA SALGADOPINDARÉ – MIRIM
81º TESOUREIROWELLRIK CARVALHO DE SOUZABARRA DO CORDA
92º TESOUREIROJOÃO LUCIANO SILVA SOARESPINHEIRO
10DIRETOR DE EDUCAÇÃOVALMIRA MIRANDA DA SILVA BARROSCOLINAS
11DIRETOR DE SAÚDEROMILDO DAMASCENO SOARESTUTÓIA
12DIRETOR DE ASSISTENCIA SOCIALVALÉRIA MOREIRA CASTROPRESIDENTE SARNEY
13DIRETOR DE MEIO AMBIENTEJOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA BARROSVARGEM GRANDE
14DIRETOR DE CULTURACONCEIÇÃO DE MARIA PEREIRA CASTROS. VICENTE FERRER
15DIRERTOR DE ORÇ. FINANÇASGLEYDSON RESENDE DA SILVABARÃO DE GRAJAÚ
16DIRETOR DE SEGURANÇAFRANCISCO DANTAS RIBEIRO FILHOALTO ALEGRE DO PINDARÉ
17DIRETOR JURÍDICOTIAGO RIBEIRO DANTASFEIRA NOVA DO MARANHÃO
18DIRETOR INFRA-ESTRUTURAARQUIMEDES A. BACELARAFONSO CUNHA
19REPRESENTAÇÃO EM BRASÍLIA – DF DOMINGOS COSTA CORREAMATÕES DO NORTE
20CONSELHO FISCAL – EFETIVOJOSÉ AGUIAR RODRIGUES NETONINA RODRIGUES
21                                 – EFETIVOANTONIO JOSÉ MARTINSBEQUIMÃO
22                                 – EFETIVOLUIS MENDES FERREIRA FILHOCOROATÁ
23CONSELHO FISCAL – SUPLENTELAHESIO RODRIGUES DO BONFIMSÃO PEDRO DOS CRENTES
24                                 – SUPLENTEADELBASTO RODRIGUES SANTOSSÃO FRANCISCO DO MARANHÃO
25                                 – SUPLENTELAÉRCIO COELHO ARRUDALAGO DA PEDRA
09
jan

Felipe Camarão reunirá prefeitos e secretários municipais de Educação

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na oportunidade o secretário de Estado da Educação apresentará aos prefeitos toda a equipe da Seduc, como forma de estreitar as relações entre os diversos setores da secretaria e os municípios.

A ideia é que através da sinergia, Estado e municípios, a educação avance em todos os aspectos, com reflexos diretamente na sala de aula”, assegura Camarão…

No próximo dia 27 (sexta-feira), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunirá gestores dos 217 municípios para alinhar as metas educacionais e fortalecer ações de parceria e de apoio às secretarias municipais de educação, com foco na qualidade do ensino e da aprendizagem. O anúncio foi feito pelo secretário de estado da educação Felipe Camarão, em artigo publicado neste domingo (08).

Durante o encontro, que será realizado no auditório do Palácio Henrique de Lá Roque, e terá parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA), serão discutidos temas como transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo, bolsa família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, entre outros, além de atendimento individual a cada prefeito.

Para o secretário Felipe Camarão, a implantação de ações efetivas em regime colaboração com os municípios geraram resultados significativos na educação do Maranhão nestes primeiros dois anos de governo. Um deles é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em setembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), que aponta um crescimento nas redes municipais de ensino do Maranhão de 4,2 em 2013, para 4,3, em 2015.

“Esta melhoria advém de ações estruturantes, como a substituição de escolas de taipa por de estruturas alvenaria, das quais 37 estão prontas, incluindo a unidade de Fortaleza dos Nogueiras, entregue em 2016, e outras 61 que estão em construção, em 81 municípios, além das assessorias técnico-pedagógicas iniciadas em 2015, que tem levado capacitação aos professores”, concluiu o secretário.

09
jan

Cleomar Tema registra candidatura para presidência da FAMEM

Pelo Jornalista Domingos Costa

 Chapa encabeçada pelo prefeito de Tuntum foi inscrita dentro do prazo estabelecido. Prefeita Irlahi Moraes registrou chapa fora do prazo e ainda terá o pedido avaliado pela comissão eleitoral.

Cleomar Tema com integrantes da chapa e o ex-presidente Gil Cutrim.

O prefeito da cidade de Tuntum, Cleomar Tema, registrou, na tarde desta segunda-feira (09), a chapa na qual concorrerá ao cargo de presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18.

A chapa “Prefeito Humberto Coutinho” – uma homenagem ao ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa – foi entregue dentro do prazo e horário estabelecidos pela comissão eleitoral. Ela é composta por gestores de diversas regiões do estado.

Já a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, chegou à sede da Federação faltando dez minutos para as 18h – prazo máximo para registro. No entanto, ela não estava de posse de requerimento, exigido em edital, para inscrição da chapa. O pedido de registro da prefeita, já por volta das 18h15 (ou seja, fora do horário de expediente da instituição), foi recebido pela diretoria-geral. Porém, ainda será submetido a avaliação da comissão eleitoral.

O ato de registro da chapa encabeçada por Cleomar Tema contou, além dos gestores candidatos aos cargos na diretoria, com as presenças do ex-presidente da Federação, Gil Cutrim; e outras lideranças políticas, dentre elas o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e o ex-prefeito Rubens Pereira.

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda e figurando na chapa no cargo de 1º tesoureiro, destacou a união dos prefeitos e prefeitas que resultou na formação de um grupo de consenso.

09
jan

Godofredo Viana: Suplente acusado de ‘agenciar’ morte de vereador tomou posse no lugar do finado

Pelo Jornalista Domingos Costa

Zé Bode foi preso acusado de envolvimento no assassinato do vereador César da Farmácia, mas no dia 21 de dezembro foi liberado por motivo ainda desconhecido.

Suplente Zé Bode na Mesa Diretora, não votou em Chico Vila Nova para presidente porque este está preso, mas deu o voto a Professor Jorge (PTB) –  que pertence ao mesmo grupo político.

Um caso no mínimo curioso aconteceu na cidade de Godofredo Viana no último dia 1º de janeiro. O primeiro suplente de vereador José Gomes da Silva, o Zé Bode (PR), tomou posse na Câmara Municipal e foi consumado como o dono da cadeira pertencente exatamente ao homem que ele é acusado de participação no assassinato.

Zé Bode foi preso pela Polícia Civil no dia 12 de dezembro de 2016, acusado de “agenciar” (contratar os pistoleiros) a execução do vereador eleito e diplomado César Augusto Miranda, o César da Farmácia (PR), morto na noite de 07/12, dentro do seu estabelecimento comercial no centro da cidade.

O primeiro suplente passou apenas nove dias preso. No dia 21/12, com a prisão do então  presidente da Câmara de Vereadores, Francisco do Nascimento Gama, o Chico Vila Nova (PROS), apontado pela polícia como sendo o segundo envolvido (autor intelectual) do crime que chocou Godofredo, Zé Bode foi liberado sabe-se lá por qual motivo. 

No dia da posse, a cena do suplente ocupando a cadeira do vereador que ele é envolvido no assassinato, segundo a polícia, incomodou grandemente  não somente os godofredenses, como a família do parlamentar covardemente executado.

Espera-se um posicionamento da Justiça e da Polícia Civil…

  • LEIA TAMBÉM:

– Godofredo Viana: Presidente da Câmara envolvido na morte de vereador se entrega à polícia

– EXCLUSIVO: Mandante do assassinato de vereador é outro político de Godofredo Viana

– Envolvido no assassinato do vereador de Godofredo Viana, Chico Vila Nova está foragido

– Suplente Zé Bode mandou matar vereador para ficar com a vaga na Câmara

– Polícia investiga morte de vereador eleito em Godofredo Viana

– Horas após ser diplomado, vereador é assassinado no interior do Maranhão

09
jan

“Em 6 dias já fiz o que 10 prefeitos não fizeram em 34 anos”, dispara Dutra em vídeo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Em um vídeo postado na sua página de Facebook, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), diz que fez pelo município em seis 6 dias o que dez  prefeitos não fizeram em 34 anos. O gestor se refere ao canal do riacho Curuca, que segundo ele, estava entupido e quando chovia isolava a Sede e dezenas de povoados. Você, luminense, concorda com Dutra? Confira abaixo o vídeo:

08
jan

VÍDEO: Líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago leva facadas no pescoço durante culto

Pelo Jornalista Domingos Costa

O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), Valdemiro Santiago, foi esfaqueado durante um culto ocorrido na manhã deste domingo (08/01). Segundo vídeo divulgado por Juliana Santiago gravado no hospital, Valdemiro contou o ocorrido.

Imagens do agressor e arma branca usada…

“Acabando de ouvir um milagre, um testemunho, entrou alguém, não sei quem é, não vi, por trás […] e deu uma facada no pescoço, ou uma navalha, não sei, mas fiquem tranquilos, porque só vai quando Deus quer”, afirmou Valdemiro.

Ao lado de familiares, Valdemiro prometeu que em um futuro próximo voltaria a exercer suas atividades como pastor na instituição. “Eu volto aí para vocês, para abençoar vocês, em nome de Jesus”, disse o líder, que pediu orações.

Por fim, Valdemiro afirmou que espera o perdão divino ao autor dos ataques. “Ela carece de misericórdia, perdão. Não sei quem é, mas tá perdoada em nome de Jesus, tá abençoada. E quem mandou também tá perdoado e abençoado”.

07
jan

‘Body scan’ flagra quatro mulheres com maconha nas partes íntimas, em Pedrinhas

Pelo Jornalista Domingos Costa

Escâner corporal faz parte da ‘entrada única’  que coíbe entrada de drogas, armas e celulares no complexo carcerário.

Nessa sexta-feira (6), quatro mulheres foram presas em revista realizada no Complexo Penitenciário São Luís. Marinilde Moreira, Inacia Dayane Piedade da Silva, Jorgeanne Luiza Miranda e Joseyldes Silva Barbosa tentavam entrar no local com maconha, que estaria introduzida em suas partes íntimas. Elas estariam fazendo visita aos seus companheiros, respectivamente detentos Paulo Roberto Ferreira Braga, Augusto Cesar Santos Filho, Gustavo Vieira Silva e Graciel Barros de Oliveira.

O flagrante foi feito durante revista realizada no body scan (escâner corporal), um dos equipamentos de vistoria da Portaria Unificada (PU). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com mais essas prisões chegam a nove o número de flagrantes de mulheres com drogas através de revista realizada com o aparelho. Além disso, desde a instalação do aparelho, em novembro, uma mulher foi detectada tentando entrar com celular.

As quatro mulheres, assim como a droga apreendida, foram apresentadas na delegacia para cumprimento dos devidos procedimentos.

1 1.688 1.689 1.690 1.691 1.692 2.337