jan
Procedimento padrão visa promover a atualização de dados do funcionalismo público municipal, com o objetivo de regulamentação da folha de pagamento.

Secretaria de Administração e Planejamento, junto do Departamento de Recursos Humanos, coordenam o recadastramento.
A prefeitura municipal de Raposa, convoca todos os servidores em atividade do Poder Executivo para recadastramento, conforme decreto assinado pela prefeita Talita Laci (PCdoB) na última terça-feira(03), quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso.
De acordo com o documento encaminhado para Diário Oficial, os servidores devem comparecer nos locais estabelecidos, no horário das 8:00h às 13h. No período, impreterivelmente, de 06/01/2017 a 18/01/2017.
Os funcionários lotados na secretaria de Educação devem comparecer no prédio da U. I Santo Antônio (bairro do Itapéua); Já os servidores da Saúde e Assistência Social, nas respectivas sede das secretarias (no Centro). Por sua vez, os demais funcionários municipais devem apresentar-se no prédio da Secretaria de Infraestrutura (Antiga sede do Boi), munidos dos seguintes documentos:
“I – documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia; II – título de eleitor e comprovante de votação da última eleição; III – cadastro nacional de pessoa física – CPF; IV – Número de Inscrição PIS/PASEP; V – certificado de reservista ou dispensa de incorporação, se do sexo masculino; VI – comprovante de residência atualizado (no mínimo dos últimos três meses); VII – comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo, devidamente reconhecida pelo sistema federal ou pelos sistemas estaduais de ensino, conforme o caso; VIII – Portaria de Nomeação e Lotação; IX – CNH (obrigatória para o Cargo de Motorista); X – comprovante de registro em órgão de classe, quando se tratar de profissão regulamentada; XI – certidão de casamento, quando for o caso; XII – documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia, ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documento que comprove legalmente a condição de dependência; XIII- cartão de vacinação dos filhos menores de 06 (seis) anos de idade, quando houver; XIV – comprovante de escolaridade dos dependentes até 14 anos de idade, se for o caso.”, diz a redação do decreto assinado pela prefeito.
Além dos documentos elencados acima, o servidor deverá ainda apresentar 01 (uma) foto 3×4 recente, responder aos questionamentos do recadastrador, preencher e assinar a Declaração de Bens (conforme modelo), preencher e assinar a Declaração de Não Acumulação de Cargos, conforme modelo disponibilizado pela prefeitura.
Qualquer outra dúvida o servidor deve procurar a sede da prefeitura de Raposa. Confira cópia do trecho do decreto convocatório abaixo:

jan

Lei que autoriza a criação das oito “subprefeituras”
Sob nomenclatura de “Adminstração Regional”, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Moura da Silva (PSDB) criou ontem (4), oito subprefeituras. Cada uma terá um “subprefeito” e dois assessores, que de acordo com levantamento prévio, só de salários, custarão aos cofres municipais mais de R$ 3 milhões de reais, sendo R$ 2 milhões e quinhentos mil reais de salários aos subprefeitos, que terão simbologia ISO2, e mais R$ 823 mil aos seus assessores, com simbologia CC-7.
De acordo com levantamento do site RibaMais, as administrações regionais, uma espécie de subprefeituras, serão distribuídas em oito regiões do município, e, de acordo com a Lei, terá como atribuição principal executar, supervisionar, acompanhar e avaliar ações do Governo Municipal, na respectiva região administrativa, em estreita articulação com as Secretarias Municipais e consoante às diretrizes fixadas pelo Prefeito.
Além dos custos com salários dos subprefeitos e assessores, que ultrapassarão os R$ 3 milhões, as subprefeituras deverão onerar ainda mais os cofres públicos, com aluguéis de prédios, aluguéis de carros, combustível, e outras despesas.
jan

Esquecido há anos, Pádua terá a missão de tapar os buracos de Paço do Lumiar…
Pedetista histórico, o engenheiro Antônio de Pádua Oliveira Nazareno que foi secretário municipal de Trânsito e Transporte na gestão Jackson Lago quando prefeito por São Luís, se não me falha a memória de 1997 a 2000, e eleito vereador da capital por um mandato (2001/2004) está de volta à vida pública.
Sem mandato eletivo, Pádua aceitou o convite do prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB) para ocupar a secretaria municipal de Infraestrutura. Nazareno tomou posse no inicio da semana e tem a árdua missão de tirar a cidade luminense literalmente do “buraco”.
O político até então esquecido, acumula em seu currículo a diretoria de operação do Departamento Estadual de Trânsito, Detran-MA, (2007 a 2009) quando seu amigo Jackson, comandou o Palácio dos Leões.
Em 2013, passou por sérios problemas de saúde e chegou ficar internado no Hospital Aldenora Belo, em São Luís, felizmente conseguiu se recuperar e volta a ocupar um cargo público.
Boa sorte ao secretário…
jan
Poucos após o blog sugerir na tarde de ontem (04) homenagens aos policiais militares que agiram com ato de bravura e evitaram o que poderia ser o maior assalto da história do Maranhão, na cidade de Bacabal (REVEJA), o deputado estadual Roberto Costa, do PMDB – candidato a prefeito derrotado naquela cidade em 2016 – ocupou as redes sociais para anunciar que ingressou com um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado no sentido de conceder a mais alta honraria da Casa, a medalha Manoel Beckman, aos PM’s que aturam com exito na operação policial na noite da última terça-feira (03).

- LEIA TAMBÉM:
– Bravos policiais que evitaram assalto em Bacabal merecem homenagens
jan
A ex-vereadora de São Luís, Rose Sales, foi duramente criticada na noite desta quarta-feira (04) por internautas após liderar protesto que bloqueou a entrada da Unidade da Funac. O primeiro a se manifestar foi o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, em seguida, internautas não economizaram repúdio contra a ex-candidata a prefeita derrotada nas urnas de 2016.




jan
Assantes fortemente armados – provavelmente de outros estados -foram surpreendido por guarnições da Polícia Militar e tiveram que recuar. Ação evitou o que seria um dos maiores assaltos da história do MA.

Coronel Jurandir Braga comanda pessoalmente a operação.
Seja pela Câmara de Vereadores de Bacabal, Assembleia Legislativa ou pelo próprio Comando da Polícia Militar do Estado do Maranhão, de certo que os policiais atuantes contra o bando que tentou assaltar uma transportadora de valores na noite de ontem, terça-feira (03), merecem ser homenageados diante do ato de bravura.
Não porque agiram em favor de uma empresa privado, mas acima de tudo, pelo fato de colocar suas vidas em risco para proteger a sociedade bacabalense.
Em alguns casos semelhantes a esse, onde quadrilhas desse tipo agiram de forma criminosa interior do Estado no ano passado, houve troca de tiros e vítimas fatais de balas perdidas. Portanto, a forma certeira como agiram os PM’s lotados no 15º Batalhão não pode ser deixada passar em branco.
Como tudo aconteceu
A Central de Operações da PM recebeu no início da noite a informação de que pelo quatro caminhonetes estavam com homens armados, no bairro Alto Mearim, localizado antes da entrada da cidade.
Ao chegar no local, as guarnições foram recebidas a tiros. Uma das viaturas foi cercada e os policiais abandonaram o veículo. Um rádio de comunicação modelo HT deixado na viatura serviu para que um dos bandidos implantasse o terror. Por breves instantes, ele se comunicou com a Central e com as outras viaturas, simulando que estaria com um policial como refém.

Viatura foi atingida e caminhonete da quadrilha foi incendida para esconder pistas…
Mas só blefe, não era verdade! Também não é verdade que tenha havido a explosão de uma viatura, como especulado em redes socais e blogs ‘apressadinhos’.
Os policiais perceberam o cerco dos bandidos, abandonaram a viatura e conseguiram pedir reforço enquanto trocavam tiros. No confronto, um dos carros do bando foi explodido – não se sabe se proposital ou acidentalmente.
Começavam então as especulações por parte dos populares dando conta de que havia sido explodida uma das agências bancárias da cidade. Os fragmentos da explosão atingiram uma das viaturas da Polícia Militar, que ficou parcialmente danificada.
O Comandante da PM na cidade, Coronel Jurandir Braga, adotou medidas de protocolo e interditou os acessos à cidade, inclusive o trânsito na cabeceira da ponte sobre o Rio Mearim. Policiais de várias cidades da região foram acionados, além de apoio do GTA – Grupo Tático Aéreo.
Ainda de acordo com o superintendente, a quadrilha chegou a usar os explosivos que empregariam no assalto contra as viaturas da PM, o que chegou a danificar outro veículo, mas sem deixar feridos.
Ainda na tarde desta quarta-feira (04) a operação ainda está em andamento buscando os criminosos que empreenderam sujo no matagal.
jan
Ainda repercute o chilique da primeira-dama de Paço do Lumiar, Núbia, durante a posse do marido, o prefeito Domingos Dutra. A esposa do gestor convenceu o esposo a lhe conceder a palavra durante a cerimônia na Câmara de Vereadores – quebrando o regimento interno -, aproveitou o microfone na Tribuna e partiu para cima dos vereadores de oposição, que são maioria na Casa. Inexperiente, a mulher do prefeito (fissurada por holofotes) chamou mais da metade dos parlamentares de “judas e traidores”. No dia seguinte, Núbia foi nomeada secretária de Administração, Finanças, Fazenda e Articulação Governamental, exatamente no governo do maridão.
jan
Serão quatro mil famílias beneficiadas no programa ‘Cheque, Minha Casa’ executado pela Secid.

As compras do material de construção devem ser realizadas nas lojas credenciadas.
O Governo do Maranhão abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições do programa ‘Cheque, Minha Casa’. A iniciativa é destinada às famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que está disponível até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2017. A inscrição poderá ser feita pelo endereço: chequeminhacasa.secid.ma.gov.br e estará disponível no site do Governo do Estado e da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
O ‘Cheque, Minha Casa’ é um programa executado pela Secid para gerar trabalho e renda e melhorar os índices que se referem ao déficit habitacional qualitativo do estado. Inicialmente, o programa pretende beneficiar quatro mil famílias da Grande Ilha.
“São investimentos do Governo do Estado que visam sanar o déficit habitacional quantitativo e qualitativo, bem como estimular, sobretudo, o setor de comércio e serviços para geração de empregos e renda”, ressaltou a secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina.
Pelo programa as famílias serão beneficiadas com o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), em duas parcelas, cada uma no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para compra de material de construção, visando a reforma, a ampliação ou a melhoria de unidades habitacionais existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel. As compras devem ser realizadas nas lojas credenciadas.
Os critérios para participar do processo são:
- Ter renda familiar mensal não superior a 03 (três) salários mínimos;
- Não possuir outro imóvel;
- Ser maior de dezoito anos ou emancipado;
- Ter família constituída de, no mínimo, dois integrantes;
- Comprovar vínculo residencial com o município onde será concedido o benefício de, no mínimo, 3 (três) anos;
- Não ter sido beneficiado com moradia em outro programa municipal, estadual ou federal.
jan
Ex-presidente do Sindicato dos Servidores projetou seu nome em curto espaço de tempo na política raposense, e com simplicidade, consegue alcançar o segundo posto mais importante do município: a chefia do Poder Legislativo.

Beka concede entrevista após ser eleito presidente da Câmara de Vereadores, nos primeiros minutos de 2017…
Oito dos 11 vereadores do município de Raposa escolheram, no último dia 1º de janeiro, Benoniel Rodrigues, o Beka (PCdoB) como Presidente eleito da Câmara de Vereadores para comandar o Legislativo pelo biênio 2017/2018.
Beka surgiu na política raposense em 2010, como fundador da ASISMU – Associação Representativa dos Servidores Municipais e o Sindicato dos Servidores e Professores do Serviço Público Municipal. E de lá, pra cá, demarcou seu espaço de forma sistemática.
Muitos observadores da política local não conseguem entender como em menos de cinco anos, o sindicalista conseguiu, agora em 2016, consagrar-se como um dos principais nomes da política raposense.
Na visão do titular do blog, conhecedor do cotidiano político do município [modesta a parte], a ascensão do comunista tem três explicações óbvias: Competência, humildade e escolhas acertadas.
Competência, para liderar o funcionalismo público nas suas lutas sindicais contra as administrações passadas, e por consequência, ganhou seu espaço na política local;

Coube a Beka entregar a faixa de prefeita a Talita Laci.
Humildade, para se manter discreto, preferiu distância dos holofotes desnecessários e posicionar-se somente quando a situação pediu;
Escolhas acertadas, essa indubitavelmente, foi a maior virtude de Beka, que escolheu no tempo certo [ainda em 2012] o lado que poderia ter mais espaço: Grupo do ex-prefeito José Laci, foi exatamente o ambiente que precisava para ‘brotar’ politicamente.
Nesse “resumão” sobre a relâmpago trajetória de Beka, não poderia deixar de mencionar que em 2012,ele disputou pela primeira vez a vaga de vereador, pelo PRTB obteve 216 votos, ficando na segunda suplência. Agora em 2016, desta vez pelo PCdoB, conseguiu mais que dobrar seu desempenho e consagrou-se o quarto vereador mais querido pelo eleitorado, com 462 votos.
Daí fica a indagação: Beka chegou ao seu ápice ou a presidência da Câmara é só o começo???
Isso só o tempo dirá…
jan
Vereador deixa a vaga aberta para o primeiro suplente de sua chapa, Paulo Victor (PROS) assumir na Câmara.

Vereador do PDT estava sendo cotado para a Cultura, mas decidiu cumprir um pedido do partido.
As mudanças no secretariado da Prefeitura de São Luís irão afetar a composição da Câmara de Vereadores, primeiramente com a saída de Ivaldo Rodrigues (PDT) para ocupar a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
Com a saída, o primeiro suplente da chapa (PDT/PR/Pros/DEM) Paulo Victor (Pros) assume a cadeira no legislativo municipal. A expectativa é que Ivaldo Rodrigues tome posse na próxima quinta-feira (5) juntamente com os outros secretários de São Luís.
“Considero um desafio importante. Para mim é um momento novo, mas muito empolgante considerando que eu tenho vários projetos para implementar na agricultura, na pesca e no abastecimento. E também no que se refere a ampliação e reforma dos mercados e feiras. Pretendo entregar o Mercado Central o mais rápido possível, que é uma determinação do prefeito”, revelou o novo secretário da Semapa ao Jornal O Imparcial.

