dez

Um outro mundo, Por José Reinaldo Tavares
A nossa viagem para Teerã passava por Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Saímos de São Paulo e até lá foram 14 horas de vôo extremamente cansativas com o avião lotado. Ao meu lado estavam duas meninas brasileiras de 11 e 12 anos, cujas feições mostravam a descendência asiática e que rumavam para a China, impulsionadas por um acordo de intercâmbio esportivo para desenvolver o tênis de mesa brasileiro.
A delegação brasileira era de cerca de dez jovens. Companhia agradável, pois elas, inteligentes e alegres, brincavam o tempo todo uma com a outra, com poucos momentos de sono. Isto serviu para animar a cansativa viagem.
Saímos dia 2 de dezembro do Brasil e chegamos ao nosso primeiro destino no dia 4, dormindo pouco e mal, em duas noites. Ao meio dia começamos a agenda programada com reunião no Ministério do Petróleo, reunião que durou algumas horas, com toda a cúpula que comanda a maior riqueza daquele país. O que posso dizer é que a reunião foi excelente, produtiva e até mesmo amigável, coroando meses de trabalho duro de troca de informações, inclusive aqui no Brasil.
Nossa delegação foi chefiada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra, do meu partido e deputado federal como eu, que exerceu a liderança do partido na Câmara por dois mandatos antes do ministério. Acompanhavam o ministro algumas autoridades do ministério e ainda o novo Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o maranhense de Barão de Grajaú, Aurélio Cesar Nogueira Amaral.
Eles vieram um dia antes e já haviam estado duas vezes com o ministro do Petróleo do Irã, tendo colocado o assunto da cooperação entre os dois países nos devidos termos.
O jovem, mas, experiente ministro, já com vários mandatos de deputado federal, preparado e inteligente, faz parte de uma das mais tradicionais e influentes famílias pernambucanas e tem se mostrado um excelente ministro, muito eficiente e objetivo.
Nessa manhã, no desjejum em Teerã, nos encontramos no restaurante e ele, cercado por membros da delegação, foi logo falando: “Zé Reinaldo, estou aqui por sua causa”. Ele se referia aos vários encontros que tivemos para montar a viagem, e cuja primeira oportunidade em que tratamos da refinaria no Maranhão com empresários e autoridades do Irã, o convidamos para chefiar a delegação que faria a visita oficial. Depois disso continuei mantendo o estímulo para que ele viesse, o que se mostrou muito importante.
O ministro abraçou para valer a nossa causa e trabalhou muito para demonstrar a importância da refinaria e do polo petroquímico na agenda bilateral entre os dois países. Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão, foi quem chefiou a delegação do nosso estado, da qual também fazia parte o Secretário de Assuntos Especiais, Pierre Januário, entre outros.
Na ocasião formulou-se o convite ao ministro para que venha ao Maranhão em janeiro e, ainda, aventou-se, com absoluta justiça, uma proposição à Assembleia Legislativa, a fim de que seja concedido título de cidadão maranhense ao ministro.
Aqui cabe um parêntese: O Brasil, nesses últimos anos, tentou fazer simultaneamente quatro refinarias com capacidade de produzir, no total, 1,2 milhão de barris dia, mas, com as dificuldades da Petrobras, acabou cancelando-as e só ficou pronto (em Pernambuco) um trem de refino com capacidade de produzir 112 mil barris dia de derivados de petróleo. Aqui no Maranhão, o governador Flávio Dino, em encontro com os empresários, destinou à nova refinaria o terreno já terraplanado e com grande parte da drenagem realizada.
Hoje o Brasil é altamente deficitário e importa grande parte dos derivados de petróleo e também da cadeia de petroquímicos que consumimos. Se isso ocorre agora, imaginem quando o país voltar a crescer.
Terminados os assuntos em Teerã, seguimos para Nova Delhi, sempre com escala em Abu Dhabi. Lá, sempre com grande apoio do Ministério das Relações Exteriores, tivemos reunião com uma das maiores empresas de engenharia do mundo, a Engineers India Limited, que detém as mais avançadas tecnologias do mundo em refino de petróleo e em petroquímica. Essa empresa apresentou um estudo preliminar muito detalhado de nossa refinaria, que deverá ser uma das mais avançadas do mundo. Dali fomos ao Eximbank Índia, onde estivemos reunidos com o presidente e o diretor executivo. Tudo correu muito bem.
Vejam que a partir de agora o projeto entra em outro estágio, uma etapa mais empresarial e por isso não entraremos mais em detalhes. Estabelecemos uma cláusula de confidencialidade sobre o assunto. Tudo o que falarmos poderá atrapalhar. É um mundo muito competitivo e disputado. O que posso dizer é que o projeto hoje é uma prioridade entre os envolvidos.
Voltei muito feliz e com a sensação de dever cumprido, pois acredito que estamos dando uma contribuição vigorosa para o desenvolvimento do país e do Brasil. Esse projeto, quando realizado, vai mudar o nosso sofrido Maranhão, tendo uma repercussão econômica e social gigantesca.
Valeu todo o sacrifício e dezenas de reuniões de convencimento na escala federal. Para concluir, estava na Índia quando soube dos resultados do Pisa, índice que mede a qualidade da educação entre os países. Com os resultados que obtivemos, poderemos caminhar para sermos uma Índia, que tem uma elite altamente educada e que convive com 400 milhões de analfabetos que vivem em extrema pobreza. Vem em boa hora o desejo do governo federal de mudar o ensino médio, aproximando-o do que se faz nos países mais avançados em educação no mundo.
Luto
Morreu João Castelo. Político experiente e talentoso. Fez coisas importantes para o Maranhão. Perda inestimável que eu lamento profundamente.
dez

Prefeitos ladeados dos seus novos lideres, além do procurador geral do município de do secretário de Governo.
Dois pedetistas terão a missão de comandar as votações de interesse do executivo, bem como a defesa do prefeito de São Luís – também do PDT – na Câmara de Vereadores a partir de 2017, quando inicia o segundo mandato de Edivaldo Holanda Júnior.
O veterano Pavão Filho e o novato Raimundo Penha serão, respectivamente, o líder e o vice-líder no parlamento ludovicense. O anúncio veio a público na noite desta terça-feira(13) após reunião entre os vereadores e o prefeito no Palácio de La Ravardière.
Durante o encontro que também contou com a participação do procurador-geral do Município, Marcos Braid, do Secretário de Governo, Lula Filho, além do atual vice-líder do governo na Câmara, vereador Osmar Filho – cotado para vice-presidente da Câmara, foram definidas algumas estratégias de atuação da” nova dupla” no Plenário Simão Estácio da Silveira, a partir de 2017.
dez
Novas oficinas de trabalho foram inauguradas nas unidades prisionais de Pedreiras, Codó, Coroatá, Rosário e Chapadinha.

O objetivo é fechar 2016 com o máximo de fábricas entregues, garantindo a valorização da mão-de-obra dos apenados.
O Governo do Estado prossegue investindo em oficinas de trabalho destinadas aos detentos do Maranhão. Só na primeira semana de dezembro, em estabelecimentos penais do interior do estado, foram inauguradas três novas fábricas de vassouras nas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs) de Pedreiras, Codó e Coroatá. A gestão abriu ainda uma malharia na UPR de Rosário e uma fábrica de confecção de chinelos em Chapadinha. Agora já são seis novas fábricas de vassouras, quatro malharias e cinco fábricas de chinelos operando no sistema prisional do Maranhão.
Os empreendimentos, entregues essa semana, irão beneficiar, incialmente, um total de 50 apenados. Em Codó e Chapadinha, onde as inaugurações ocorreram segunda-feira (5), 20 internos, sendo 10 em cada estabelecimento, foram contemplados para trabalharem nas fábricas de vassouras e chinelos, respectivamente. A estimativa é que sejam produzidas, por dia, pelo menos 100 vassouras e 80 pares de chinelos.
As UPRs de Coroatá e Pedreiras, entregues na terça-feira (6), profissionalizarão, cada uma, mais 10 detentos. No estabelecimento penal de Coroatá, o objetivo é que sejam confeccionadas, diariamente, 100 vassouras. A mesma quantidade é prevista na unidade prisional de Pedreiras.
A abertura da malharia na UPR de Rosário ocorreu na manhã de quarta-feira (7). No total serão 10 apenados trabalhando de forma efetiva no novo empreendimento, que conta com mais 10 presos em cadastro de reserva. A estimativa inicial de produção dos fardamentos utilizados pelos próprios internos é de 50 peças, entre camisas, calças e calções. Na unidade os internos têm à disposição quatro máquinas de corte e costura.
– Investimentos

xxx
Para a abertura de uma fábrica de vassouras, o Governo do Estado tem investido cerca de R$ 24 mil. O investimento inclui os insumos e equipamentos necessários para a confecção dos objetos. A meta é que sejam entregues, em curto prazo de tempo, 10 fábricas, o que totalizam um investimento no valor de R$ 242, 286 mil.
Além das UPRs de Pedreiras, Coroatá e Codó, as fábricas de vassouras já foram instaladas nas unidades prisionais de Itapecuru, Timon e na UPR São Luís 6, antigo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, garantindo a abertura de seis novas fábricas no sistema carcerário do estado.
Hoje, no sistema prisional, existem malharias operando, de forma efetiva, nas unidades prisionais do Olho d‘Água, Feminina, no Hospital Nina Rodrigues (HNR), onde 10 pacientes em cumprimento de medidas terapêuticas passam por qualificação, e desempenham esse trabalho sob vigilância supervisionada. Agora, mais recente, a amalharia funciona no estabelecimento penal de Rosário.
Em relação às fábricas de chinelos já são 5 em pleno funcionamento no sistema prisional do Maranhão. Com um investimento de cerca de R$ 10 mil, esse empreendimento é fruto do projeto “Calçando Sonhos”. A estimativa é que, diariamente, sejam confeccionados 150 pares chinelos, que deverão ser usadas pelos próprios detentos.
– Produção

A produção da vassoura tem início com a limpeza a base de água e sabão das garrafas pet. Depois disso, a garrafa é levada para uma máquina onde é feito um corte no fundo da mesma. A parte cortada é reaproveitada no artesanato. Já o outro pedaço é levado para fazer a filetagem (cortes em fios). Os outros processos são a prensa para fabricação manual da vassoura e a guilhotina para aparar as cerdas.
Além disso, as cerdas são levadas ao forno para serem tratadas. Em seguida, basta ajustar as cerdas na base e grampear, aparar as cerdas, cortando as pontas desiguais e colocar o cabo da vassoura. “É incrível a durabilidade desse tipo de vassoura. Com o mesmo zelo que se tem com uma vassoura comum, esta, porém, se mantém em condições de uso por, no mínimo, três anos”, complementou Murilo.
dez

Gleydson recebeu diploma de reeleição das mãos do Juiz Eleitoral.
O prefeito reeleito Gleydson Resende (PcdoB), seu vice-prefeito reeleito José Augusto (PP), os 11 (onze) vereadores e suplentes do município de Barão de Grajáu, foram diplomados pela justiça Eleitoral na tarde desta terça-feira (13).
O evento muito concorrido foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os eleitos tomarão posse no dia 1° de janeiro de 2017.
Gleydson concorreu a reeleição pelo PCdoB na coligação “Barão Seguindo em Frente”, obtendo 5.900 votos – equivalente a 54.11% dos votos válidos naquela cidade.
Durante seu pronunciamento, o prefeito falou das ações do primeiro mandato, da dificuldade financeira que os municípios brasileiros atravessam por consequência da crise econômica e se comprometeu trabalhar ainda pela população local. “Vamos continuar o trabalho e a cada dia lutar por Barão de Grajaú.” Assegurou.
dez
Para a Justiça, a prefeita reeleita e seu vice, usaram os bens do CRAS, como cadeiras, mesas, além do computador e da caixa de som, durante toda campanha eleitoral no comitê.

Diante dos traços fisionômicos, Dulcinha é confundida constatamento com a ex-governadora Roseana.
A prefeita reeleita de Satubinha, Dulce Maciel Pinto da Cunha (PV), a Dulcinha, de fisionomia muito parecida com a ex-governadora Roseana Sarney, foi cassada pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, tituar da 87º Zona Eleitoral, em Olho D’água das Cunhãs, nesta terça-feira (13).
Além do registro de candidatura da prefeita Dulcinha, também foi cassado o do seu vice, Antonio Evangelista, também do PV.
A Coligação adversária, “Unidos por Satubinha”, autora da ação, alegou que os eleitos foram acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos, pois os mesmos usaram os bens do CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social), tais como cadeiras, mesas, computador e caixa de som em seu comitê durante toda campanha eleitoral.
As acusações foram comprovadas com a demonstração de provas documentais, bem como uma certidão do Oficial de Justiça da própria Zona Eleitoral, em que restou demonstrado a utilização indevida de bens públicos para interesse particular.
Segundo a sentença, a prefeita e o vice não poderão ser diplomados, e como consequência, o Juiz Eleitoral já marcou nova eleição no município que deverá ocorrer em 2017.
Em tempo, Dulcinha venceu a eleição com a diferença minuscula de apenas 59 para seu opositor, Santos, do PCdoB.
dez

Leite foi nomeado pela Presidente da República Dilma Rousseff para assumir como membro efetivo no TRE-MA, no dia 16 de dezembro de 2014.
O desembargador eleitoral Daniel de Faria Jerônimo Leite, um dos advogados mais renomados do Maranhão, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta terça-feira (13) com a com a Medalha de Honra ao Mérito ‘Manuel Beckman.
A justa homenagem é refente a sua relevante contribuição ao Judiciário maranhense, como advogado atuante e nas diversas funções públicas exercidas ao longo da sua vida profissional.
Daniel Leite foi Procurador Geral do Estado no governo Jackson Lago. Atualmente, é procurador procurador do município de São Luís e desembargador Eleitoral, indicado pela OAB-MA, para o biênio 2015/2016.
Leite já é condecorado com as Medalhas, “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” (TRE-MA), “Brigadeiro Falcão” (PMMA), “Bi-centenário” e “Antonio Rodrigues Veloso” (TJMA) e “Simão Estácio da Silveira” (Câmara Municipal de São Luís).
dez
Deputado do PV cria factoide para tentar enquadrar o delegado da Polícia de Mirinzal que atuou na prisão do prefeito derrotado Amaury, no dia da eleição.

Adriano busca o apoio de Amaury na eleição de 2018, e para isso, cria factoide…
Soa muitíssimo estranho o interrogatório realizado na manhã desta terça-feira (13) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa ao delegado de Polícia Civil de Mirinzal, Jorge Antônio Silva Santos, em atendimento a um requerimento do deputado estadual Adriano Sarney (PV).
O parlamentar quer provar que a polícia, a mando do governo Flávio Dino, atuou de forma eleitoreira nas eleições deste ano. E pretende fazer isso a começar pelo caso ocorrido na cidade de Mirinzal.
Mas o parlamento estadual é o foro adequado? Por acaso Adriano é Juiz Eleitoral?
Caso o delegado, por eventualidade, tenha cometido algum excesso, não seria a Secretaria de Segurança Pública a competente para atuar na investigação? Porventura, Adriano é o titular da SSP-MA??
O pior é que o neto de José Sarney ainda encontra guarita em deputados governistas, que intencionalmente, ou não, tratam de reforçar o palanque para Adriano, nesse caso que trata da prisão de Amaury.
O ainda gestor pedetista, que perdeu o pleito do último dia 02 de outubro quando tentava reeleição, acusa não só a polícia, como também o Ministério Público e Justiça de prendê-lo injustamente no dia da eleição.
Acontece que a prisão em flagrante considerada correta e homologada pela Justiça, não foi lavrada pelo delegado Antônio Santos, mas sim por Carlos Renato Oliveira de Azevedo, titular da Regional de Pinheiro.
Vale ressaltar que nesse episódio, o segurança de Amaury é acusado de atirar em um militante de seu adversário [Jadilson, do PSB] a mando do próprio prefeito.

Deputado quer punição para delegado que prendeu o prefeito baderneiro. Vê se pode?!
E é bom que se diga, os argumentos tipo chororô de Amaury não passam de lágrimas de quem foi vencido nas urnas. Levou uma surra eleitoral e agora não estar conformado com a derrota.
Portanto, a atuação da Comissão de Segurança da ALEMA sob a guia do deputado Adriano é notadamente parcial e, tenta de forma descarada, incriminar o trabalho sério da Polícia Civil, Ministério Público e da Justiça que atuaram de forma a restabelecer a ordem pública no dia do acontecido: 02 de outubro de 2016.
Antes de terminar esse post, só uma indagação: Já viu se a moda pega e todo delegado tenha de ser enquadrado por algum deputado estadual diante de uma prisão efetuada?
dez
Na pauta com Flávio Dino, os prefeitos receberam a notícia que as cidades serão contempladas com pavimentação em povoados, novas ambulâncias, Restaurante Popular.

Governador Flávio Dino e prefeitos eleitos das cidades de Araioses e Tutóia.
O governador Flávio Dino recebeu os prefeitos eleitos das cidades de Araioses, Dr. Cristino, e Tutóia, Romildo do Hospital, na tarde desta segunda-feira (12), no Palácio dos Leões.
O encontro marcou o início do diálogo entre o Governo do Estado e os futuros gestores dos municípios para a implementação de políticas públicas que visam o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população, em ações articuladas entre o Governo do Maranhão e a municípios, na área de Saúde, Infraestrutura e Ação Social.
A reunião faz parte da agenda de apoio aos municípios e da construção de iniciativas convergentes, entre Estado e Prefeituras, além da conjugação de recursos municipais e estaduais para que haja melhores resultados para a população.
Desde outubro, o governador Flávio Dino tem ouvido as demandas de uma série de futuros prefeitos, individualmente, além de realizar encontros coletivos com os gestores que assumirão o cargo em 2017.
dez
O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Civil do Maranhão, deflagraram nesta terça-feira (13) a Operação Cooperaren, contra 17 prefeituras maranhenses. As prefeituras são acusadas de contratar a mesma empresa para prestação de serviços terceirizados.
A operação foi realizada em cumprimento da decisão da juíza Jaqueline Reis Caracas, em procedimento investigatório por suspeita de fraudes de licitação. E foram motivadas por da 1a Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar.
Segundo representação criminal do MPMA, houve irregularidades na contratação da Cooperativa Maranhense de Trabalho e Prestação de Serviços – COOPMAR e mais de 10 empresas.
Durante as investigações, foi apurado que a COOPMAR, ao longo de três anos, recebeu repasses de prefeituras na ordem de R$ 230 milhões.
Uma residencia no bairro do Bequimão e um escritório do Edifício Multi Empresarial no bairro do Renascença foram alvos de busca e apreensão.
dez
Primeiro suplente que ocupava a vaga em decorrência da cassação do vereador Júnior Matos eleito em 2012, pretendia com a morte de Cesar da Farmácia, continuar no cargo pelos próximos quatro anos, vez que ficou novamente como suplente na eleição de outubro de 2016.

José Gomes da Silva, o Zé Bode, contratou dois pistoleiros para assassinar o vereador eleito.
A Polícia Civil apresentou, na tarde desta segunda-feira (12), José Gomes da Silva. Ele é o principal suspeito de ser o mandante do assassinato do vereador eleito de Godofredo Viana, César Augusto Miranda, morto na última quarta-feira (7), em sua própria residência.
Segundo o delegado regional de Zé Doca, Samuel Farias, o crime foi realizado por dois homens que chegaram ao estabelecimento comercial de propriedade da vítima e efetuaram disparos contra César Augusto.
Para chegar até o principal suspeito, integrantes das polícias Civil e Militar analisaram imagens de câmeras de segurança da farmácia e constataram que um dos autores dos disparos possui ligações com José Gomes.
Zé Bode ficou como primeiro suplente em 2016 com 244 votos, apenas 21 votos atrás de César da Farmácia que tirou 265. Inconformado, o primeiro suplente mandou matar o titular da vaga, segundo a polícia.
Durante a coletiva, o delegado Samuel Farias ainda ressaltou que Gomes é vereador em Godofredo Viana, e que por isso o crime teria motivação política, uma vez que nas últimas eleições José Gomes foi eleito para a suplência exatamente de César Augusto.
Durante a apresentação do suspeito, o secretário de Segurança Jefferson Portela, informou que as investigações devem continuar em sigilo absoluto no objetivo de localizar os autores e mais envolvidos no crime, “É algo repugnante, é como eu descrevo atos semelhantes de indivíduos no intuito de almejar o poder”, disse.
Também participaram da coletiva o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo; o comandante da Polícia Militar, Coronel Frederico Pereira e o superintendente da Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves.

