Política

22
ago

Raposa: Veja os 101 candidatos a vereadores e quantos nomes cada coligação deve eleger

Pelo Jornalista Domingos Costa
Candidatos do PSB não coligaram e saíram sozinhos e não têm chances...

Candidatos do PSB não coligaram, saíram sozinhos e não têm qualquer chance.

O município de Raposa possui apenas 11 cadeiras disponível no parlamento municipal, entretanto, possui nada menos que 101 interessados em sentar em uma dessas a partir de 2017. 

Nesta eleição, a Justiça Eleitoral recebeu seis pedidos de registro de coligações proporcionais, divididas em 19 partidos. Essas siglas estão sob o controle de três grupos políticos locais: Talita Laci, Ociléia e Eudes Barros, além da candidatura do desconhecido Maurício Almeida.

Coligações – O grupo liderado pelo ex-prefeito José Laci é o que mais possui candidatos a vereadores, são 44 nomes divididos em cinco legendas: PC do B / PDT / PT, formam a coligação: “Chegou a nossa vez”; E PSDB?Solidariedade – “A Raposa é de todos nós”.

O presidente da Câmara, Eudes Barros, possui 34 candidatos e dez partidos, divididos em duas coligações: PMDB / PR / DEM / PSC / PRTB – “Juntos por uma raposense”; E  PTN / PHS / PSDC / PMB / PEN: “Unidos para mudar”.

Por sua vez, a filha do ex-prefeito Paraíba, Ociléia, optou em rifar diversos pré-candidatos e formar apenas uma coligação: “Raposa para todos 1” – PRB / PRP.

E por último, o socialista Maurício Almeida, desconhecido dos olhos raposense e sem força política, conseguiu apenas dois corajosos que toparam entrar na “barca furada” e sair candidatos a vereadores pela coligação “Raposa o futuro é agora”, formada pelo PSB e PTB.

Desistência

No total são 104 candidatos, no entanto, há possibilidade de desistências. Já o candidato Wendel, do DEM, registrou candidatura mas confidenciou ao titular do blog que não disputará esta eleição.

Os socialistas Erikson Lacerda e Val do Mangue Seco, inscritos pelo PSB, não têm as mínimas chances de alcançar o coeficiente eleitoral, que deve alcançar entre 1.300 (mil e trezentos) a 1.400 (mil e quatrocentos) votos. E possivelmente também não devem fazer campanha.

Outro coligação fraca do ponto de vista eleitoral é a chamada “chapinha” no grupo de Eudes Barros, esta também não deve eleger nenhum candidato.

Abaixo o blog fez uma análise –  baseada nos nomes – de quantos vereadores cada coligação deve eleger, confira:

Coligações: PC do B / PDT / PT: 03 (três) ou 04 (quatro) vagas.

Coligação: PSDB/ Solidariedade: 01 (uma) ou 02 (duas) vagas.

Coligações: PMDB / PR / DEM / PSC / PRTB: 04 (quatro) ou 05 (cinco) vagas.

Coligações: PTN / PHS / PSDC / PMB / PEN: Nenhuma!

Coligações: PRB / PRP: 01 (uma) ou 02 (duas) vagas.

PCDOB - PT

PSDB, SD

PMDB - PR - DEM..

PEN, PHS... PRP - PRP

22
ago

Multidão acompanha Cláudio Cunha durante inauguração de comitê, em Apicum-Açu

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeito candidato a reeleição na cidade de Apicum-Açu, Cláudio Cunha (PV) mostrou que não vai aliviar para oposição apicuense. E neste domingo (21) realizou a maior passeata da história política do município. Aproximadamente cinco mil pessoas caminharam cerca de 10 km, em sua maioria vestida de verde, do bairro Turirana –  na zona rural , até a sede. O ato foi uma demonstração de grandeza política e confirmação do resultado das inúmeras pesquisas divulgadas na Cidade.

0c3f9514-cd9d-4ada-b84b-5408f4d51277 (1)

22
ago

Rio bate recorde de passageiros e recebe jatos executivos milionários

Pelo Jornalista Domingos Costa

Nesta segunda, aeroporto recebe maior número de passageiros da história.Alguns aviões particulares custam o equivalente a R$ 190 milhões.

Jatos executivos parados no pátio do Galeão no período olímpico

Jatos executivos parados no pátio do Galeão no período olímpico

G1 – A Olimpíada no Rio também bateu recordes no ar. Durante os cerca de 30 dias das chegadas e partidas olímpicas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, viu um movimento jamais registrado na sua história.

Além de receber aviões de diferentes companhias que nunca haviam pousado na cidade, a chegada de voos dos jatos executivos estiveram em destaque. Passaram pelo Rio aviões particulares milionários, como o Global Express, o Falcon e o Gulfstream, avaliados em cerca de U$ 60 milhões, aproximadamente R$ 190 milhões. Os passageiros tiveram atentimento personalizado na chegada, saída e deslocamentos.

E nesta segunda-feira (22) será o dia de circulação do maior número de passageiros desde a  inauguração do terminal aéreo: 85 mil pessoas. É movimento de volta para casa de atletas, dirigentes e turistas.

O Galeão também recebe, pela primeira vez, o avião A-380 da Air France, o maior avião de passageiros do mundo.

Lançado em 2005, o A-380 pode transportar entre 520 e 800 passageiros. Ele pousa pela primeira vez na pista do Galeão trazendo passageiros de Paris. Como é tradição, será batizado na pista. O avião volta à noite para Paris levando integrantes do Comitê Olímpico Francês e atletas.

aviao_mexicano

Avião com bandeira mexicana também ficou pousado no pátio do Galeão.

O G1 teve acesso ao pátio onde ficaram estacionados os jatos executivos durante os Jogos Olímpicos. Na sexta-feira (19), havia 34 aviões parados. A maioria deles eram estrangeiros. Pelo menos dois, um do México e outro do Azerbaijão, estavam lá desde 3 de agosto.

Os aviões executivos chamam a atenção dos funcionários que trabalham nessa área do aeroporto. Eles descrevem detalhes, nomes e até valores dos aviões. Muitos, chegam a sonhar em viajar neles e sonham fazendo planos.

“Gostaria de voar para as Bahamas ou S.Marteen em um desses. Já chegava de sunga e mergulhando”, disse um funcionário que não quis se identificar.

A reportagem do G1 não pode entrar nos jatos que estavam sem tripulação e nem fotografar os prefixos por causa da segurança.

Modelo Gulfstream do Azerbaijão parado no pátio do Galeão

Modelo Gulfstream do Azerbaijão parado no pátio do Galeão

Interior de um jato executivo que esteve no Rio durante a Olimpíada

Interior de um jato executivo que esteve no Rio durante a Olimpíada

22
ago

Acidente na “BR da morte” em Açailândia deixa três mortos e outras três pessoas feridas

Pelo Jornalista Domingos Costa
Acidente aconteceu entre as cidades de Açailândia e Itinga do Maranhão. Outras três pessoas ficaram feridas após colisão frontal na rodovia.

Acidente aconteceu entre as cidades de Açailândia e Itinga do Maranhão. Outras três pessoas ficaram feridas após colisão frontal na rodovia.

Um acidente tipo colisão frontal registrado na madrugada deste domingo (21) no Km 338 da BR-010, região oeste do Maranhão, resultou em três mortes e três vítimas lesionadas. O acidente, segundo o Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu por volta das 3h, entre as cidades de Açailândia e Itinga do Maranhão.

De acordo com a primeira apuração da PRF, um dos veículos – modelos Fiat 147 e Gol Trend – tentou realizar uma ultrapassagem indevida, provocando o acidente.

Morreram no acidente Antônio Ferreira Coelho Irmão, Maria Raimunda Pereira e Francisca Farias de Moura Sousa.

Dois feridos foram identificados como José Nilton Pereira Cardoso e Antônio Pereira dos Santos. Uma terceira vítima ferida não identificada porque não portava documentos de identidade. A PRF não divulgou o estado de saúde das vítimas feridas.

22
ago

VEJA: Empreiteira delata ministro do Supremo

Pelo Jornalista Domingos Costa

imageA principal manchete de capa da revista Veja desta semana é: EMPREITEIRA DELATA MINISTRO DO SUPREMO. A revista não liberou ainda o resumo da reportagem em seu site. Mas, já se sabe que a  edição trata de uma parte da colaboração premiada do presidente da OAS, Leo Pinheiro, onde Dias Toffoli, ministro do STF está citado como recebedor de propinas da empreiteira.

Léo Pinheiro conta ainda detalhes das negociações que manteve com Lula para reformar o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá, apartamento vizinho ao que ontem teve sua proprietária indiciada pelo juiz Sergio Moro.

A veja deve divulgar em instantes um resumo da reportagem bomba denunciando o Ministro Dias Toffoli como mais um dos recebedores de propina no esquema que segue sendo desvendado pela Operação Lava Jato.

21
ago

Gil e Glalbert Cutrim participam de ato em apoio à reeleição de Beto Pixuta

Pelo Jornalista Domingos Costa
DSC_0324

Prefeito e deputado participaram de um dos maiores atos políticos da história de Matinha em apoio a Pixuta.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, e o deputado estadual Glalbert Cutrim, ambos do PDT, participaram, neste último sábado (20), de um grande ato em apoio à reeleição do prefeito de Matinha, Beto Pixuta (PDT).

A caminhada, seguida da inauguração do comitê da coligação “Unidos Por Matinha”, reuniu milhares de pessoas, que também confirmaram o desejo em ter Beto novamente no comando do município a partir de 2017.

“Beto Pixuta vem realizando um grande trabalho. Já executou centenas de importantes obras em todos os setores. Levou mais saúde, educação e infraestrutura para os povoados mais distantes da região da sede da cidade. É por isso e muito mais que o povo matinhense quer que Beto continue no comando da prefeitura”, afirmou Gil Cutrim.

Glalbert também destacou o trabalho do prefeito e candidato à reeleição. De acordo com o deputado, mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam os municípios, Beto conseguiu vencer as adversidades; trabalhou e continua trabalhando por Matinha e sua população.

“Foram 80 quilômetros de estradas abertas e que deram acesso aos povoados mais distantes; sistemas de abastecimento d´água; construção de novas Escolas Municipais; implantação de quadras poliesportivas; ampliação do sistema de saúde. E ainda estão em andamento várias outras obras. Beto tem trabalho e é por isso que conta com o apoio da classe política e do povo”, disse o parlamentar.

Representando Flávio Dino (PC do B) no evento, Júlio Guterres, assessor especial do governo do estado, foi categórico ao confirmar que o governador apoia à reeleição de Beto Pixuta.

“Além do proveitoso trabalho executado, o prefeito Beto é do PDT, partido aliado do governador. O Flávio reconhece essa conjuntura e o seu desejo é de que Beto seja reeleito para continuar governando Matinha”, disse.

Pixuta agradeceu o apoio da população; da classe política; do governador; e, em especial, de Gil e Glalbert.

“São dois jovens políticos que têm sangue de baixadeiro nas veias. O Gil governa bem a terceira maior cidade do Maranhão e é um gestor comprometido com o fortalecimento do municipalismo. Glalbert é um parlamentar que se destaca, justamente, por estar sempre nas cidades e trabalhando por elas. Me sinto honrado em contar com o apoio e amizade de Gil e Glalbert Cutrim”, destacou.

19
ago

Enquanto Edivaldo passou correndo pela Rua Grande, Wellington é ovacionado

Pelo Jornalista Domingos Costa

wellington-na-rua-grandeO prefeito Edivaldo Holanda realizou caminhada na Rua grande na última terça-feira (16), o candidato do PDT passou praticamente correndo e rodeado por segurança. Bem diferente do candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington (PP), que arrastou uma multidão, nesta sexta-feira (19), durante caminhada no Centro de São Luís.

O evento, o primeiro ato público da campanha vitoriosa de Wellington, foi marcado pelas diversas demonstrações de carinho e apoio que o candidato e o seu grupo político receberam dos eleitores.

“Sem dúvida, é o melhor nome para governar São Luís e retirá-la da situação de caos vista hoje. O candidato Wellington é um político atuante, um homem que está permanentemente nos bairros ouvindo a população. Ele conhece a realidade da cidade e tem propostas concretas para torna-la melhor. Por isso e muito mais, nosso próximo prefeito será Wellington 11”, disse o comerciante Arnaldo Sousa.

19
ago

Ociléia perde cinco candidatos a vereadores e grupo começa desmanchar

Pelo Jornalista Domingos Costa

Dois pré-candidatos e um candidato do PRB declararam apoio a Talita Laci(PCdob), outros dois que também foram ‘rifados’ na Convenção republicana aderiram ao projeto de Eudes Barros(PR).

14045157_1132706873476147_140991289_o

Talita tirou do PRB o candidato Jorge Luis [primeira foto], além de Poeta [segunda imagem] e Karatê [terceira foto].

Estar apenas com três dias que a campanha eleitoral começou – na última terça-feira(16) – mas o suficiente para saber que a candidatura de Ociléia(PRB) não passa de uma bolha, e parece que começou a estourar.

Carente de habilidade política, a filha do ex-prefeito Paraíba não conseguiu argumentos suficientes para manter quatro dos seus pré-candidatos a vereadores, que anunciaram rompimento após serem rifados ainda na Convenção partidária, realizada dia 31 de julho.

E para completar, nesta sexta-feira (19) o candidato Jorge Luis (PRB) um dos mais cotados para vencer a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores, anunciou apoio a candidata Talita Laci (PCdoB).

Ao todo, em menos de 72 horas da largada da campanha, Ociléia perdeu nada menos que cinco nomes fortes de seu grupo político que poderiam render centenas de votos para a coligação.

Rifados

Eudes tomou de Ociléia, o pré-candidato 'Barruada' e o jovem Campos.

Eudes tomou de Ociléia, o pré-candidato ‘Barruada’ [primeira imagem] e o jovem Campos [segunda foto].

Optando pelo chapão na disputa proporcional, ao contrário dos seus adversários que fizeram duas chapas cada, o PRB rifou quatro nomes:

O líder juvenil Campos; O morador da Vila Nova popularmente conhecido como ‘Barruada’; Além de Poeta, filho do saudoso vereador João Pinute e Carlos Karatê, este último fez um vídeo (VEJA) explicando detalhes do golpe que foi vítima, alegou inclusive, que Ociléia prometeu dinheiro e não cumpriu com a palavra.

No início da semana, os ‘ex-pré’ Campos e ‘Barruada’ anunciaram apoio ao candidato do Partido da República (PR) Eudes Barros – confira nas imagens do post.

Nos últimos dias, seguindo o mesmo ritual, foi a vez de Poeta e Carlos Karatê, só que estes declararam apoio a candidata do PCdoB, Talita Laci. Ambos prometem arregaçar as mangas e trabalhar em prol de eleger a candidata do governador Flávio Dino.

Agora, Ociléia tenta juntar os cacos da campanha que começou da pior forma possível…

19
ago

Em nota ao blog, Dep. Pedro Fernandes diz que nome na lista do TCE é “equívoco”

Pelo Jornalista Domingos Costa

A respeito do post “Dep. Pedro Fernandes aparece em lista de gestores com contas desaprovadas, a assessoria do deputado enviou ao blog nota de esclarecimento explicando o motivo pelo qual o nome do político consta na lista dos “ficha sujas” que o TCE-MA enviou à Justiça Eleitoral, confira a íntegra abaixo:

Nota de Esclarecimento

Deputado Pedro Fernandes_Luís Macedo-CD

Deputado Federal comandou Educação na gestão Roseana Sarney…

Venho por meio desta, esclarecer informação veiculada no Blog do Sr. Domingos Costa, publicado no dia 17 de agosto de 2016, que trata sobre a inclusão do nome do deputado federal Pedro Fernandes na lista de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas Estado do Maranhão encaminhada à Justiça Eleitoral.

O Processo em comento (5524/2011) trata-se da instauração de Tomadas de Contas Especial contra a Prefeitura Municipal de Presidente Vargas em decorrência da omissão do dever constitucional de prestar contas dos recursos públicos recebidos através do Convênio 716/2006 – SEDUC, celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura Municipal de Presidente Vargas.

Em 27 de maio de 2010 a Corregedoria Geral do Estado, órgão responsável pela Instauração do Processo de Contas de Especial, conforme atribuições definidas na Lei 8211/2005 o fez em 01 de fevereiro de 2011, o relatório final foi concluído e homologado pela Dra. Silvia Maria Frazão de Souza, Corregedora-Geral do Estado, e o processo foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O RIT 2014/2011 do TCE identificou como responsáveis Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, Prefeito Municipal que celebrou o Convênio, Luís Gonzaga Coqueiro Sobrinho, gestor sucessor na Prefeitura e Lourenço Vieira da Silva, Secretário de Estado da Educação e gestor concedente dos recursos.

A única responsabilidade atribuída ao Ex-secretário de Estado da Educação Pedro Fernandes foi da ausência de pronunciamento, (Art. 8, IV, IN TCE 05/2002), que à época respondeu através do Ofício nº 824/2013-GC/SEDUC que o pronunciamento a que se refere a Instrução Normativa trata-se de pronunciamento sobre as conclusões do Relatório do Tomador de Contas que ainda estava em curso. Desta forma o mesmo só seria emitido após o final dos trabalhos.

Resta evidente o equívoco, o Ex-Secretário Pedro Fernandes assumiu a pasta da Educação em 01 de novembro de 2012. Logo, não celebrou o Convênio 716/2006, não transferiu recursos, não executou, nem tampouco deixou de fiscalizar ou de instaurar Tomada de Contas, visto que tal procedimento foi realizado pela Corregedoria Geral do Estado.

Por esta razão, já foram tomadas todas as providências necessárias para que esse equívoco seja superado.

Att,

Assessoria de Comunicação

Deputado Pedro Fernandes (PTB-MA)

19
ago

Profissionais da enfermagem terão nova jornada de trabalho em São José de Ribamar‏

Pelo Jornalista Domingos Costa
Gil Cutrim durante reunião com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão.

Projeto estabelece a municipalização da jornada de trabalho – 30 horas semanais e 24 horas nas urgências e emergências.

Mais uma conquista para os servidores públicos de São José de Ribamar. O prefeito Gil Cutrim (PDT) encaminhará nas próximas semanas para apreciação da Câmara de Vereadores projeto de lei que estabelece a municipalização da jornada de trabalho – 30 horas semanais e 24 horas nas urgências e emergências – para os profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) da rede municipal de saúde.

A confirmação foi dada, esta semana, durante reunião com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren/Ma), entidade que desenvolve trabalho visando implantar o benefício em todas as cidades maranhenses. Também participou do encontro o vereador Rômulo Franco (DEM), que teve papel decisivo para que a nova jornada fosse instituída na rede de saúde de São Luís.

“São profissionais dedicados, valorosos e que contribuem muito com o setor da saúde de nosso município. Nada mais justo do que implantar mais este benefício para a categoria”, afirmou Gil Cutrim.

Gil Cutrim durante reunião com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão.

Gil Cutrim durante reunião com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão.

O prefeito também garantiu que, como presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), trabalhará para que os demais gestores municipais implantem a nova jornada; e para que o atual governo do estado derrube veto, estabelecido em 2014, ao projeto de lei que concede o mesmo benefício aos profissionais da enfermagem que desenvolvem suas atividades na rede estadual de saúde. 

Secretária da diretoria do Coren, Fernanda Brandão elogiou a iniciativa do prefeito, além de agradecer o seu empenho para que o benefício seja estabelecido nas redes municipal e estadual de saúde.

“Hoje, possuímos mais de 46 mil profissionais trabalhando no Maranhão. A nova jornada, além do profissional, beneficia o cidadão comum, o paciente, que terá um atendimento mais humanizado e de melhor qualidade. Agradeço o prefeito Gil por estar se mostrando um gestor sensível e apoiador da classe da enfermagem maranhense”, disse.

1 1.758 1.759 1.760 1.761 1.762 2.337