Política

04
jul

Em nota, governo do Estado volta cobrar a duplicação da BR-135

Pelo Jornalista Domingos Costa

NOTA

Diante de mais uma tragédia na BR 135, estrada de responsabilidade do Governo Federal, por meio do DNIT, o Governo do Maranhão se manifesta nos seguintes termos:

1.    Essa obra de duplicação da BR 135 se arrasta há mais de quatro anos, em ritmo absurdamente lento;
2.    Ao longo desse tempo, as lideranças do Maranhão pediram prioridade à obra. No atual mandato do governo do Estado, já foram pelo menos 10 reuniões pedindo atenção e urgência por parte do Governo Federal;
3.    Registre-se que a bancada federal maranhense no Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa também têm solicitado providências por parte do Governo Federal;
4.    Em janeiro de 2016, o Governo do Estado inclusive se dispôs a assumir a gestão da obra, para concluí-la. O que acabou por não ser aceito pelo Governo Federal;
5.    Passados vários meses, constata-se que a obra continua quase parada, enquanto se sucedem as tragédias;
6.    Assim sendo, o Governo do Maranhão nesta data mais uma vez apelou ao Governo Federal, para que a duplicação da BR 135 seja retomada e concluída;
7.    Em continuidade a esses esforços, o Governo do Maranhão está tomando providências junto à bancada federal do Maranhão e ao Ministério Público Federal, a quem compete fiscalizar omissões administrativas no âmbito federal;
8.    O Governo do Maranhão manifesta, mais uma vez, solidariedade a todas as vítimas que têm sofrido por imperícia de outros condutores de veículos e pela inexplicável paralisação de tão importante obra federal.

São Luís, 3 de julho de 2016
Governo do Estado do Maranhão

02
jul

Lula recebe Flávio Dino

Pelo Jornalista Domingos Costa

5811-mediumO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (1) o governador do Maranhão Flávio Dino. Ao lado de seu companheiro de partido Orlando Silva, Dino conversou com Lula a respeito da situação política do Brasil e as perspectivas da luta contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. 

02
jul

Em menos de 3 meses, Wellington do Curso cresceu 218%, mostram as pesquisas Escutec

Pelo Jornalista Domingos Costa

Levando em consideração os dias das respectivas divulgações, se passaram 83 dias, isto é, menos de três meses. Nesse curto período, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) pulou da sétima para a terceira posição. Em Abril, tinha apenas 5,5%, e agora em Julho a Escutec – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda mostra o pré-candidato a prefeitura de São Luís com 17,5%, portanto, crescimento percentual aproximado de 218%, equivale a 12 pontos percentuais, conforme mostra a comparação do gráfico produzido pelo blog abaixo. Nessa mesma vertente, Eliziane cresceu 1,5 pontos – equivale a algo em torno de 2%. Já Edivaldo foi o segundo que mais cresceu, 4,5 pontos, subida de 27% aproximado.

grafico-os-desarrolladores

ABRIL – Entre os dias 5 e 7 de abril, a pesquisa Escutec ouviu 1001 eleitores na capital maranhense,foi registrada pelo sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral, no dia 5 de abril, sob o número MA-01393/2016, a divulgação se deu no 11 de abril.

JULHO – A pesquisa divulgada neste sábado (02) ouviu 1.000 pessoas entre os dias 28 de junho e 1º de junho. O Instituto Escutec, registrou na Justiça Eleitoral o levantamento das intenções de votos sob o protocolo MA-07983/2016.

02
jul

Pesquisa Escutec São Luís: Eliziane 22,4%; Edivaldo Júnior 20,8% e Wellington 17,5%

Pelo Jornalista Domingos Costa

A pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07983/2016 e publicada com exclusividade em O Estado, apresenta a consolidação de uma disputa equilibrada em São Luís.

02092014_estimulada_presidente-1 - CópiaA deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP) são os personagens de maior destaque no levantamento. Gama lidera a corrida. Essa foi a primeira de uma série de quatro pesquisas que serão realizadas pela Escutec até o mês de outubro, quando serão escolhido prefeito, vice-prefeito e vereadores da capital.

Outras duas pesquisas podem ser feitas pelo instituto caso haja um eventual segundo turno. Na primeira pesquisa, divulgada hoje, há dois principais cenários na capital. No primeiro, Eliziane Gama lidera com 22,4% das intenções de votos. Ela é seguida pelo prefeito Edivaldo Júnior, com 20,8% das intenções de votos. Já na terceira colocação, o deputado Wellington do Curso, com 17,5% das intenções de votos. Logo em seguida aparece o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), com 5,6% das intenções de votos; a vereadora Rose Sales (PMB), com 4,4%; o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), com 3,7%; o vereador Fábio Câmara (PMDB), com 3,6% da preferência do eleitorado, e 1,5% do médico Bentivi (PHS). Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 11,6% dos eleitores e não souberam ou não quiseram responder, 8,9%.

Sem Bira

No segundo cenário apontado pela Escutec, sem a presença do pré-candidato Bira do Pindaré, não há alteração de classificação em relação aos três primeiros nomes. Eliziane Gama segue na frente, com 23,6% das intenções de votos; contra 21,7% do prefeito Edivaldo Júnior e 19,1% de Wellington do Curso. Rose Sales aparece logo em seguida, com 4,7% das intenções de votos; Ediardo Braide apresenta 4,1%; Fábio Câmara aparece com 3,8% e Bentivi apresenta desempenho de 2,0% das intenções de votos. Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 12,0% do total dos eleitores. Não souberam ou não responderam, 9,0% dos entrevistados.

O pré-candidato do PSOL, Valdeny Barros, que havia pedido formalmente para ser listado na pesquisa de intenções de votos Escutec, não pontuou em nenhum dos cenários para prefeito de São Luís. O nome do ultraesquerdista aparece apenas no aspecto rejeição, com 3,6% das indicações de eleitores.

Mais

A pesquisa Escutec de intenções de votos também levantou os possíveis cenários de segundo turno entre os pré-candidatos Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP). O prefeito da capital, que busca a reeleição para o seu mandato, perde em todos os cenários. No primeiro cenário, Eliziane Gama na frente com 38,6% das intenções de votos, contra 27,6% do pedetista. No segundo cenário, uma simulação entre Gama e Wellington do Curso, a deputada federal aparece na frente com 39,2%, contra 28,1% do deputado estadual. Já no terceiro cenário, Wellington apresenta desempenho favorável com 36,0% das intenções de votos, contra 32,0% de Edivaldo Holanda Júnior.

Rejeição

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi quem apresentou a maior rejeição, dentre os pré-candidatos em disputa, na pesquisa Escutec de intenções de votos.. No levantamento, Edivaldo aparece com elevado índice de rejeição: 33,3%. O número é praticamente o triplo de sua principal adversários na disputa, deputada federal Eliziane Gama (PPS), que aparece com 10,6%.

O médico Bentivi (PHS) é o terceiro com maior rejeição entre os pré-candidatos, com 8,9% de indicações do eleitorado. Ele é seguido por Bira do Pindaré (PSB), com 5,5% de rejeição; Fábio Câmara (PMDB), com 3,7%; Valdeny Barros (PSOL), com 3,6%; Eduardo Braide (PMN), com 3,4%, Wellington do Curso (PP), com 3,3% e Rose Sales (PMB), com apenas 3,2%. No cenário levantado, 9,9% dos eleitores não apontaram nenhum dos pré-candidatos, ou seja, não apresentaram rejeição aos nomes e 14,6% não souberam ou não responderam ao questionamento.

A pesquisa Escutec de intenções de votos ouviu 1.000 eleitores entre os dias 28 de junho e 1º de junho. A filtragem, segundo o instituto foi em 100% dos questionários aplicados, com fiscalização em 25% do material. A pesquisa possui margem de erro de 3,0% para mais ou para menos, e 95% de intervalo de confiança. Ao todo, 46,1% dos entrevistados foram do sexo masculino e 53,9% do sexo feminino.

02
jul

Prefeito Cláudio Cunha realiza inauguração de oito obras em Apicum-Açu

Pelo Jornalista Domingos Costa

Promessa feita é promessa cumprida! Foi o disse Claudio Cunha, prefeito de Apicum-Açu, ao realizar a entrega de oito obras. Em Itereré inaugurou avenida dos bloquetes; Na localidade Cabeceira inaugurou uma Ponte, Praça e o Cais; No bairro da Turirana entregou à população uma Escola e Quadra de futebol de Areia. Já na sede, realizou a inauguração da escola Joaquim Amado. O gestor deu continuidade às entregas de benefícios à população e no bairro Portelinha, entregou um Poço Artesiano.

13576548_1095869437159891_1854780182_n

 

01
jul

Prefeito Alan Linhares dribla a crise e segue fazendo entrega de grandes obras em Bacabeira

Pelo Jornalista Domingos Costa

2 UBS SÃO CRISTOVÃO Escola Pe. Possidônio Monteiro Prefeito Alan entrega nova ambulancia (1)Os moradores de Bacabeira foram contemplados, na ultima quinta-feira (30), com a entrega de dois importantes equipamentos públicos, a Unidade Básica de Saúde do São Cristóvão e a Unidade Escolar Padre Possidônio Monteiro.

Participaram das solenidades de inauguração, o prefeito Alan Linhares (PCdoB), a primeira-dama e secretária de Esporte, Lazer e Cultura, Patrícia Linhares, secretários municipais, vereadores e comunidade em geral.

A nova UBS oferecerá a comunidade, serviços em clínica médica, odontologia, imunização, entre outros atendimentos.

O local, que atende todas as exigências do Ministério da Saúde, tem salas de enfermagem, curativo, nebulização, vacina, esterilização, salas de espera e observação, consultórios médico e odontológico, além de salas de diretoria e reunião, auditório, farmácia básica e almoxarifado.

A Escola Padre Possidônio conta com 8 salas de aula, refeitório, pátio, banheiros com acessibilidade, área administrativa com secretaria, diretoria, sala de professores, sala pedagógica, sala de curativo e almoxarifado, além de quadra poliesportiva equipada com vestiários.

A unidade de ensino vai atender 240 alunos da educação infantil e do ensino fundamental, do 1º ao ano, nos turnos matutino e vespertino.

Na ocasião, o prefeito Alan Linhares afirmou que o momento é de melhorias, visando sempre a qualidade no atendimento à população.

“Em momento de escassez de recursos, conseguimos manter uma agenda positiva de obras e benfeitorias por toda a cidade. A entrega destes equipamentos públicos é uma prova de que o nosso governo tem interesse em atender a comunidade da melhor maneira possível. Isso é o que nos motiva: proporcionar qualidade e eficiência nos serviços oferecidos à população”, disse o gestor municipal.

Já nesta sexta-feira (1/7), a Administração Municipal entregou uma ambulância totalmente equipada. O novo veículo será utilizado na remoção e deslocamentos de pessoas feridas ou doentes em Bacabeira.

01
jul

“A nossa bela negra não fraudou qualquer documento”, diz coordenador do Miss Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Pelas redes sociais o produtor do concurso Miss Maranhão, Márcio Prado, emitiu uma nota pela qual condena as recentes notícias da suposta acusação de falsificação de documentos da estudante universitária e modelo Deise D’anne, vencedora da edição deste ano, realizado na noite da última terça-feira (28) no Teatro Arthur Azevedo.

Indignado, Prado desabafou em seu perfil no facebook: “A nossa bela negra não fraudou qualquer documento, estando devidamente qualificada para representar o nosso estado no Concurso Miss Brasil”.  O produtor do concurso, ainda anunciou que todos os envolvidos no que classifica de “frustada empreitada” serão processados por calúnia, difamação e danos morais no foro apropriado.

prado

LEIA TAMBÉM:

– Candidatas ao Miss Maranhão foram escolhidas pela internet

– Concurso que escolheu candidatas pela internet elege a “miss” Maranhão

01
jul

Estradas do Maranhão serão asfaltadas com nova tecnologia de impermeabilização

Pelo Jornalista Domingos Costa
Em Fortaleza dos Nogueiras a rodovia já recebe asfalto. Foto: Divulgação

O custo do investimento é de R$ 100 mil por quilômetro e garante a vida útil do asfalto por uma média de 5 a 7 anos.

O Governo do Estado inicia neste mês mais uma etapa de investimentos nas estradas do Maranhão. Com base em uma nova tecnologia chamada de microrevestimento, os municípios de Anapurus e Mata-Roma (ambos localizados a aproximadamente 280 quilômetros de São Luís) serão os primeiros a receber o material, que tem por finalidade prevenir e reverter as fissuras que dão origem a buracos e crateras nas vias, deixando o asfalto novo e extremamente seguro para a trafegabilidade.

O custo do investimento é de R$ 100 mil por quilômetro e garante a vida útil do asfalto por uma média de 5 a 7 anos. O procedimento de microrevestimento começa após a etapa tradicional de tapa buracos, onde primeiramente são realizados preenchimentos dos buracos e somente em seguida é utilizada a nova tecnologia. “Ela funciona em qualquer tipo de pavimento e garante a qualidade de estrada nova. Esse material é novidade no mercado, mas já está sendo usado em outros estados. É muito eficiente, pois além de dar o efeito de uma estrada nova, ele também proporciona segurança para quem precisa transitar nas vias”, explicou o secretário adjunto de Manutenção de Obras Rodoviárias da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), João de Luna.

Na primeira etapa de investimento, será aplicado o material no asfalto da região próxima ao entroncamento da BR-135, que interliga Anapurus a Mata-Roma. Para essa área, o investimento será de aproximadamente R$ 500 mil, somente no custo do material de microrevestimento para a recuperação de 5 quilômetros. “Essa nova tecnologia que estamos usando para asfaltar as estradas é mais coerente com o tipo de solo do Maranhão, por isso ele foi direcionado para determinadas estradas”, disse o secretário-adjunto.

A previsão é que a obra neste ponto específico comece ainda neste mês de junho. Em pontos onde o asfalto estava mais crítico, em razão do tráfego pesado, foram feitos remendos profundos e em seguida receberão os revestimentos com uma nova capa asfáltica de proteção. “A restauração prévia é fundamental para que só depois o microrevestimento seja injetado nos espaços fissurados. O fluxo intenso de carros que escoam produtos da região gera uma série de impactos, como ondulações na pista e outras deteriorações, que já foram corrigidas com esse trabalho profundo de restauração”, garantiu João de Luna.

As obras de conservação e manutenção já vinham sendo feitas constantemente em trechos de estradas no Maranhão. No entanto, está é a primeira vez que será utilizada a nova tecnologia para revestimento. Além dos municípios de Anapurus e Mata Roma, o próximo lugar a receber o microrevestimento será Igarapé do Meio (localizado a 162 quilômetros da capital), que será contemplado com 20 quilômetros, com as obras previstas para julho.

Sobre o microrevestimento

O microrevestimento é um produto a base de betume, um mineral em um composto líquido de alta viscosidade, com micro pedras brita, que tem por finalidade impermeabilizar o solo, impedindo a infiltração de água. “O que mais gera prejuízo para o asfalto, além do peso dos veículos, é a água em excesso, o que acaba ocasionando a criação de buracos”, comentou João de Luna, ao explicar a importância da nova tecnologia para a conservação das vias onde será aplicada.

1 1.785 1.786 1.787 1.788 1.789 2.337