Política

25
abr

Atrás de Castelo nas pesquisas, Evangelista reafirma pré-candidatura a prefeito de SL

Pelo Jornalista Domingos Costa
Castelo_e_o_vice__Neto_Evangelista18072012

Candidatura de Neto é infinitamente inferior a de João Castelo em São Luís…

Mesmo com pontuação muito abaixo do ex-prefeito João Castelo em todas as pesquisas pré-eleitorais de intenção de voto, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB), confirma, durante entrevista ao jornal O Imparcial, a sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís.

Neto afirma que possui apoio da maioria do PSDB em todas as esferas. “É uma pré-candidatura posta com o apoio de uma maioria partidária, seja municipal, estadual e federal. Isso nos dá o respaldo para entrar numa disputa para a Prefeitura de São Luís e estamos trabalhando pela viabilidade desta candidatura”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Social, que comanda uma das maiores pastas do governo estadual, ressalta que São Luís precisa de uma gestão de excelência. “São Luís precisa de uma administração voltada para a excelência administrativa, gestão de qualidade”, assinalou.

Uma das qualidades apontadas por Neto que o próximo gestor deve ter é o pulso firme e que garanta que os serviços básicos funcionem com qualidade. “O gestor de uma cidade como a nossa tem que ter pulso, saber o que está fazendo, trabalhar com planejamento. Essa é a forma de governar que proponho. Antes de qualquer coisa, é preciso garantir que pelo menos os serviços básicos funcionem, e com qualidade, algo que não acontece hoje em São Luís”, disse Neto Evangelista.

25
abr

Prefeito Alan Linhares acompanha agenda do governador Flávio Dino, em Bacabeira

Pelo Jornalista Domingos Costa
Foto 2

A unidade de tempo integral conta com estrutura de laboratórios, biblioteca, refeitório, salas climatizadas, quadra poliesportiva e auditório.

O prefeito Alan Linhares (PCdoB), acompanhou, na última sexta-feira (22), em Bacabeira, o governador Flávio Dino, que visitou a Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Bacabeira.

A visita do governador marcou a comemoração simbólica de um mês de funcionamento do Iema na cidade, que contou com apresentação de coral, homenagens dos alunos e agradecimento dos professores.

Com 160 alunos em turmas de Administração, Mineração e Logística, a unidade de tempo integral conta com estrutura de laboratórios, biblioteca, refeitório, salas climatizadas, quadra poliesportiva e auditório.

Na ocasião, o governador Flávio Dino destacou que a conquista do Iema de Bacabeira só foi possível graças ao prefeito Alan Linhares, que disponibilizou o prédio para a implantação da unidade.

“Com um mês de funcionamento já há produtos concretos, sobretudo essa motivação dos alunos de aprender e contribuir para que essa escola, assim como esse projeto, seja bem-sucedida, como uma referência de qualidade. O Iema sem dúvida nenhuma é o símbolo e um marco fundamental de um novo momento na história do Maranhão”, asseverou Flávio Dino.

Alan Linhares junto com Dino verificaram obras de manutenção e duplicação da BR-135; substituição da adutora; reforço de vazão do Sistema Italuís.

O prefeito Alan Linhares agradeceu ao Governo do Maranhão pela escolha de Bacabeira como uma das cidades contempladas com a instalação do Iema e colocou a Administração Municipal a disposição para novas parcerias.

“Com o Iema em funcionamento, centenas de jovens vão poder se qualificar mais próximo de casa e dos familiares. Podem ter certeza, que mais benefícios também estão por vim. Temos aqui, uma união de esforços em favor de Bacabeira”, frisou o gestor municipal.

Mais cedo, Alan Linhares e Flávio Dino verificaram o andamento da manutenção e duplicação da BR-135.

“No caminho, verifiquei que a BR-135 melhorou um pouco. Mas ainda deixa muito a desejar. Farei novas cobranças ao DNIT”, garantiu.

As autoridades vistoriaram também a obra de substituição da adutora e reforço de vazão do Sistema Italuís, no Campo de Peri.

25
abr

Astro de Ogum recebe “Medalha Tiradentes” como vereador mais atuante pelo segundo ano consecutivo

Pelo Jornalista Domingos Costa

medalha-alfares-tiradentesO presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Astro de Ogum (PR) foi homenageado com o prêmio de vereador mais atuante da capital maranhense pelo segundo ano consecutivo.

O título é concedido pelo Instituto Tiradentes, com sede em Viçosa, Minas Gerais. O parlamentar venceu o prêmio também no ano passado.

A “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro” é conferida aos parlamentares mais atuantes do País, pré-selecionados em toda a região Norte/Nordeste, mediante idônea pesquisa de opinião pública realizada, por amostragem, via consultas telefônicas junto aos moradores de São Luís.

Astro de Ogum foi o que recebeu maior pontuação entre os 31 parlamentares de São Luís, seguido da vereadora Rose Sales e Josué Pinheiro.

O levantamento realizado entre os dias 03 a 27 de fevereiro deste ano, usou o Sistema Sentio, no qual há o nome de todos os vereadores do município e o cidadão escolhe os que ele considera os mais atuantes pela tecla do telefone. A consulta é feita por amostragem, com ligações a telefones aleatórios contidos no banco de dados do Instituto, em dias e horários diferentes.

A homenagem foi entregue em sessão solene durante 99º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores e Procuradores Jurídicos, realizado nos dias 14 e 15 de abril, no Auditório do Belém Soft Hotel, capital paraense.

13081796_1050446461702189_1330479024_n

25
abr

Paciente é obrigado a comprar medicamento na Unidade de Saúde em Raposa

Pelo Jornalista Domingos Costa

medicamento

O morador da Vila Bom Viver, Fernando Silva, mototaxista, 23 anos, usou sua página em rede social para denunciar a saúde pública do município de Raposa. Ele alega que neste domingo (24) levou sua filha de 3 anos, sentindo febre, para atendimento na Unidade Mista Dra. Nemercia Dias Pinheiro, localizada na rua Boa Esperança, Centro.

No entanto, o médico de plantão passou somente um soro para reidratação oral. “As enfermeiras não souberam achar a veia da minha filha”, reclamou o  pai da criança. 

Ainda de acordo com os relatos de Fernando, a unidade de saúde (conhecida popularmente como Maternidade) não dispõe do medicamento que sua filha necessitava. “Tive que comprar o medicamento pra minha filha tomar porque lá [Unidade de Saúde] não tinha”, disse.

Farmácia do município fechou as portas – Pacientes da rede pública que dependem de medicamentos da farmácia municipal também reclamam de problemas na distribuição, que acaba prejudicando os tratamentos. Os remédios gratuitos estão em falta e a Prefeitura não tem previsão de quando a situação volta ao normal.

O blog tentou contato com o secretário de Saúde, Ricardo  Lago, mas sem sucesso.

25
abr

Helena Duailibe foi crucial para tornar o Hospital da Mulher referência em neurocirurgia

Pelo Jornalista Domingos Costa
helenaduailibe

Helena Duailibe destaca que a unidade de saúde do Anjo da Guarda tem papel fundamental na rede de atendimento tanto da capital maranhense quanto de municípios do interior do estado.

O Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, unidade de saúde da Prefeitura de São Luís, foi confirmado pelo Ministério da Saúde como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. A habilitação foi publicada, no último dia 15 de abril, pelo governo federal no Diário Oficial da União (Portaria nº. 376).

A fim de avançar na oferta de serviços de qualidade à população, o prefeito Edivaldo tem feito, desde o início de sua gestão, um planejamento com ações estruturantes da rede de saúde municipal. “Ao habilitar o Hospital da Mulher para alta complexidade em neurocirurgia, o Ministério da Saúde confirma que estamos proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde com qualidade e reconhece a importância dos investimentos que a nossa gestão tem realizado. A saúde tem recebido uma atenção especial por parte nossa gestão, por ser um setor muito importante para os ludovicenses”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A titular da Semus, Helena Duailibe, destacou que a unidade de saúde do Anjo da Guarda tem papel fundamental na rede de atendimento tanto da capital maranhense quanto de municípios do interior do estado. O hospital realiza procedimentos cirúrgicos em aneurismas, tumores e traumas raquimedulares, entre outros serviços na área de neurologia.

“Antes não havia um serviço de referência na rede pública municipal para onde esses pacientes pudessem ser encaminhados. Hoje, as lesões de aneurisma, os tumores cerebrais e coluna podem ser operados no Hospital da Mulher. A Prefeitura, portanto, criou condições favoráveis para que fossemos reconhecidos pelo Ministério da Saúde e, principalmente, por quem necessita dos serviços oferecidos por esta unidade”, destacou a secretária Helena Duailibe.

hospitalmulher

Hospital da Mulher se torna referência em neurocirurgia.

O processo para a habilitação em referência de alta complexidade de neurocirurgia seguiu um roteiro de adaptações, uma lista de requisitos técnicos de pessoal e de espaço físico, conforme diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS).

Para direção do Hospital da Mulher, o planejamento da Prefeitura de São Luís somado à participação de representantes da área Itaqui-Bacanga e do Conselho Municipal de Saúde tem ajudado a proporcionar um atendimento ainda mais qualificado. “O prefeito Edivaldo sempre se mostrou sensível às questões voltadas a saúde e, com as melhorias aqui realizadas, temos uma saúde, na especialidade médica neurológica, de referência”, enfatizou a diretora Natália Mandarino.

25
abr

Prefeitura de Ribamar intensifica combate a Dengue, Zika e Chikungunya

Pelo Jornalista Domingos Costa
foto 2

Agentes de endemias realizando o trabalho de combate ao foco do mosquito transmissor.

A Prefeitura de São José de Ribamar está intensificando o trabalho de combate a Dengue, Zika e Chikungunyaem todas as regiões do município.

Agentes de combate a endemias realizam, diariamente, visitas domiciliares – inclusive a imóveis e terrenos abandonados – com o objetivo de identificar e conter possíveis focos do mosquito e atender as chamadas encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.

Esse trabalho, é importante destacar, é feito utilizando todos os equipamentos necessários, dentre eles os chamados carros-fumacê.

“Atendendo determinação do prefeito Gil Cutrim, estamos atentos, vigilantes com a meta de evitar que o mosquito transmissor se prolifere. Estamos obtendo êxito porque a própria comunidade está tendo a consciência de que é necessário estar de mãos dadas com o poder público neste trabalho”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Fredson Froz.

Paralelo ao trabalho de campo desenvolvido pelas equipes dos agentes, a prefeitura está promovendo campanhas educativas e de conscientização que tem como alvos estudantes da rede municipal de ensino e suas famílias.

Essas campanhas são realizadas dentro do ambiente escolar e nas próprias comunidades.

“A iniciativa da prefeitura é importante porque, além de realizar o trabalho de combate, desperta nas pessoas a consciência de que é necessário iniciar a prevenção dentro de casa, evitando deixar recipientes cheios de água, por exemplo”, avaliou a dona-de-casa Isabel Cristina, moradora da região das Vilas.

O cidadão pode solicitar a visita das equipes da saúde ao seu bairro ligando para 32242150.

E em caso de estar sentido algum sintoma das doenças, é necessário que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

25
abr

Fábio Braga defende incentivos para aumentar a cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura no MA‏

Pelo Jornalista Domingos Costa
Foto16 - Fotos Deputado na Tribuna - 150316 - por Kristiano Simas

Fábio Braga, deputado estadual.

O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na semana passada, para relatar que participou, na terça-feira (19), na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), de reunião presidida pelo secretário Adelmo Soares, para debater a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, acompanhado do deputado Levi Pontes (PCdoB), de membros do Governo Federal e do Governo Estadual bem como de representantes dos municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Participaram igualmente dos debates representantes do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Desenvolvimento Social (expondo importantes programas de distribuição de água, de apriscos, de cisternas e de cadeias de produção). Estiveram, também, presentes ao evento, delegações da Embrapa, da UEMA, da Aged, da Agerp, do polo da Universidade Federal de Chapadinha e de várias Secretarias Estaduais e Federais, relacionadas aos sistemas de produção e proteção da saúde animal.

Em sua fala, Fábio Braga destacou que no mapa desta importante Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no Maranhão, estão distribuídos os municípios de Água Doce, Anapurús, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Tutóia, Urbano Santos e a terra natal do deputado, Vargem Grande.

23
abr

São João dos Patos: Trio elétrico a serviço da prefeitura invade escola e mata criança de 10 anos

Pelo Jornalista Domingos Costa
13083346_1026378150731884_8400872278720987840_n

Trio elétrico derrubou muro da escola ao fazer manobra em marcha ré.

A sucessão de irresponsabilidades ceifou a vida de uma estudante na cidade de São João dos Patos, a 545 km de São Luis, na tarde desta sexta-feira (22).

A tragédia que poderia ser evitada ocorreu quando, mesmo sem habilitação, o senhor Genival Carvalho de Sá, 44 anos, decidiu conduzir um caminhão tipo trio elétrico pelas ruas da cidade.

Segundo relatos de testemunhas, por volta das 18h, quando o veículo fez uma manobra na frente da Unidade Integrada 31 de Março, localizada entre a Travessa Sá Sobrinho com a Rua Gonçalves Moreira, o ‘carro de som’ bateu a traseira no muro da escola que diante do impacto caiu sobre três crianças: Miriane Gonçalves do Rosário, 15 anos, Brenda Gomes da Silva, 14 anos e Raissa de Sousa Silva, 10 anos.

A última vítima, a mais jovem, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Miriane foi conduzida para o hospital regional de Presidente Dutra onde foi confirmado traumatismo craniano, ela continua internada. Já Brenda sofreu ferimento leves, seu estado de saúde é estável.

O motorista foi conduzido pela Polícia Militar até a delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberado em seguida.

Nota da Prefeitura

13090026_1049352221811613_324953661_n

Pequena Raissa, de 10 anos, morreu após muro da escola cair

O prefeito Waldênio da Silva Souza (PMDB), se manifestou por meio de uma nota. Informou essa não ser a hora de se apontar as responsabilidades, mas sim tomar atitudes para ajudar.

“[…] Está sendo tomadas as medidas necessárias para dar toda assistência necessária às vítimas e seus familiares, assim como os esclarecimentos dos fatos ocorridos, bem como a identificação e apuração das responsabilidades”, diz trecho da mensagem do prefeito.

Ainda na nota, o prefeito “lamenta o ocorrido que classifica como uma tragédia sem precedentes e esclarece que o veículo envolvido no trágico acidente não é do município, mas sim alugado, assim como o seu motorista que não é funcionário do município”, finaliza Waldênio.

Irresponsabilidade

Maior culpado é sem dúvida nenhuma o “motorista” que sem habilitação conduzia um veículo de grande porte, o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito.

Entretanto, não se pode excluir a parcela de culpa da Prefeitura na tragédia.

Como o executivo municipal permite que carros prestem serviços ao município sem o motorista ser habilitado???

13084288_1049328131814022_2086784532_n

Sem habilitação, Genival conduzia veículo que matou a criança.

Desta forma, a irresponsabilidade também tem que ser atribuída ao setor de transporte do Executivo Municipal, que deveria agir com mais rigor na fiscalização de quem dirige os veículos alugados às secretarias municipais.

Foi preciso perder a vida de uma criança inocente para o prefeito Waldênio – igualmente culpado – perceber que o contratante de um serviços terceirizados transfere de si a outrem o que é de sua competência, pois quem contrata tem a obrigação de fiscalizar.

23
abr

Pedro do Rosário realiza encontro regional de Juventude

Pelo Jornalista Domingos Costa
13077405_1049331555147013_935758184_n

Jovens da região da Baixada maranhense discutiram políticas públicas de juventude.

O Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, composto por jovens de treze municípios, realizou encontro nesta sexta-feira (22) na quadra poliesportiva Leonardo Amorim na cidade de Pedro do Rosário para discutir as Políticas Públicas de Juventude e emancipação de Direitos dos jovens da Baixada.

Na oportunidade, os jovens discutiram os avanços advindos da aprovação do Estatuto da Juventude e Criação da Secretaria Nacional da Juventude pela Presidência da República.

No encontro também foram expressados as preocupações juvenis com possíveis retrocessos dessas políticas públicas caso o Senado Federal aprove o afastamento da presidenta Dilma.

O presidente do Fórum, Adjelson, do município de Viana, parabenizou a gestão do prefeito Irlan Serra, pela realização da primeira Conferência Municipal de Juventude, e a atenção especial aos jovens durante o seu Governo.

Quem também participou do encontro foi o deputado Toca Serra (PTC) que aproveitou a ocasião para incentivar os jovens a permanecerem unidos na luta por mais Direitos e não permitirem retrocessos.

23
abr

Após denúncia do blog, MP pede anulação de contratos entre Bom Jardim e empresa fantasma

Pelo Jornalista Domingos Costa

Empresa que deveria funcionar no bairro do Bequimão em São Luis, foi alvo de diversas denúncias aqui no blog; Pelo menos outras cinco prefeituras também possuem contratos com claros indícios de fraude com a firma fantasma.

20141214_135324

No local onde deveria funcionar a empresa: Avenida 01 Nº 6A, sala 03 no subsolo de um edifício no bairro do Bequimão em São Luis, só existe uma sala vazia.

Desde o ano de 2013 (veja nos links no final da matéria) que este blog vem realizando sucessivas postagens denunciando a venda de notas fiscais frias por parte da empresa de fachada Contrex Construções e Serviços Ltda.

A matéria mais recente intitulada: “Só de fachada, empresa Contrex vende mais de R$ 3 milhões em notas frias em Bom Jardim” foi alvo de uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada de urgência contra o Município sob a gestão da prefeita Malrinete dos Santos Matos (PMDB) e a empresa.

Devido a irregularidades constatadas em contratos celebrados entre a Prefeitura e a empresa Construções e Serviços Eireli-ME (Contrex), o Ministério Público do Maranhão propôs, em 19 de abril, fez a manifestação pedindo a suspensão do pagamento dos contratos nº 14/2015 e 06/2015, cuja soma resulta no valor de R$ 3.203.842,60, além da anulação deles.

Também foi requerida à Justiça a condenação da empresa Contrex a ressarcir os danos provocados e restituir os recursos recebidos ao Município.

Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa diária, pessoalmente, pela prefeita Malrinete dos Santos Matos. A ACP foi formulada pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

IRREGULARIDADES

Consta nos autos que a Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jardim instaurou investigação, baseada em representação da Câmara de Vereadores, para apurar supostas fraudes na contratação da empresa Contrex, por meio da dispensa de licitação nº 14/2015, para locação de máquinas e equipamentos pesados para o Município.

O prazo de execução era de dois meses (de dezembro de 2015 a janeiro de 2016) e o valor do contrato era de R$ 249.202,00.

Na mesma investigação, o MPMA apurou outro contrato com a referida empresa, cuja licitação foi feita por meio do pregão presencial nº 06/2015, com valor de R$ 2.954.640,60. Este contrato também tinha a finalidade de locar máquinas e equipamentos para a prefeitura.

malrinete_gralhada_vice-prefeita_bom_jardim

Apenas seis meses à frente da prefeitura, Malrinete começa ser acusada de corrupção.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jardim atestou que a empresa Contrex está registrada como microempresa, sendo condicionada a ter uma receita bruta anual igual ou inferior à R$ 360 mil. “Aqui há o primeiro grande indício da falta de capacidade financeira desta microempresa para cumprir o contrato celebrado, haja vista que ela não poderia contrair obrigações superiores a sua capacidade”, afirmou, na ação, o promotor de justiça.

Além desta questão, Fábio Santos de Oliveira ressalta que “há fortes indícios de ela estar sendo usada como empresa de fachada para mascarar licitações fraudulentas”.

Outra irregularidade apontada é que até abril de 2016, três meses após a celebração dos contratos com a Contrex, ainda não foram postos em funcionamento, na cidade, as máquinas e equipamentos objetos do contrato, conforme provas apresentadas pela Câmara de Vereadores e reportagem feita por uma emissora de TV.

“A consequência da celebração de contratos oriundos de licitações é o integral cumprimento das obrigações. No entanto, quando há fortes indícios de que haja pagamento indevido em contrato viciado ou quando há evidente incapacidade da empresa, resta latente a existência de dano ao erário”, enfatizou o promotor de justiça.

Anteriormente, após a celebração do contrato nº14/2015, por meio da modalidade dispensa de licitação, o MPMA emitiu Recomendação ao Município para a anulação, no prazo de 98 horas, do decreto emergencial que autorizou a dispensa de licitação. No entanto, não houve cumprimento por parte do Executivo Municipal

LEIA TAMBÉM:

– VÍDEO: Reportagem da TV Record confirma denúncia de fraude da empresa Contrex em Bom Jardim

– Só de fachada, empresa Contrex vende mais de R$ 3 milhões em notas frias em Bom Jardim

– Escândalo! Prefeitura de Raposa paga aluguéis de ambulâncias que pertencem ao Município

– Aluguel de máquinas e veículos camuflam venda de notas frias e fraude milionária em Raposa.

 

1 1.827 1.828 1.829 1.830 1.831 2.338