abr

Nesta terça-feira(12), o governador Flávio Dino (PCdoB), reagiu às críticas que recebeu do Juiz Paulo de Assis Ribeiro, de Vargem Grande, por utilizar as redes sociais para se comunicar com a população.
O chefe dos Leões enquadrou o magistrado que um de seus despachos relatou: “(…) talvez se o governador do Estado passasse menos tempo em redes sociais justificando e apoiando a má gestão dos outros, os problemas da gestão estadual seria menor(sic)”, disse Paulo de Assis.
Após o estardalhaço da oposição, Dino usou as redes sociais para enquadrar o Juiz: “Tenho não só o direito, tenho o dever, de me comunicar com a sociedade, prestando contas sobre ações administrativas e posições políticas.”, respondeu Flávio Dino.
abr
O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais Maranhão, Fábio Macedo, esteve reunido nesta terça-feira (12), em Brasília com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o diretor geral do DNIT, Valter Casemiro e demais técnicos do ministério, para falar sobre as ações de recuperação das estradas do Maranhão.
O presidente da Frente Parlamentar cobrou ações emergenciais, assim como a recuperação efetiva das rodovias federais que atravessam o estado, com prazos definidos de início e término.
“Tivemos uma audiência muito positiva com o ministro Antônio Carlos Rodrigues, viemos aqui para Brasília justamente para fazer cobranças efetivas, levando os anseios da nossa população que merece respeito por parte do Governo Federal. Solicitamos mais equipes de reparos emergenciais em nossas rodovias, assim como a retomada imediata da duplicação da BR-135, mas com data marcada de início e termino. Os maranhenses não aguentam mais tanta insegurança e prejuízos nas estradas esburacadas. Aproveito a ocasião para agradecer ao Governador Flávio Dino que tem apoiado essa frente parlamentar e também ao Deputado Federal Ewerton Rocha, líder da bancada do PDT, que representa os demais deputados federais nesta reunião”, ressaltou Fábio.
Como resultado positivo, o ministro dos transportes garantiu a retomada da duplicação da BR-135 no dia 18 e 06 equipes iniciais de reparos emergenciais trabalhando na via.
A pedido de Fábio, que questionou o número de equipes do emergencial, Antônio Rodrigues, duplicou , passando para 12, o numero de equipes trabalhando ao longo da estrada.
Em relação a BR-222, ficou definido que as obras de reparo começassem ainda nesta semana.
O Ministro Antônio Carlos Rodrigues realizará em breve uma agenda com o governo do estado, para aferir o andamento das obras na BR 135. “É a principal demanda que temos com o estado do Maranhão, e iremos entregá-la o quanto antes”, afirmou.
O evento contou com a participação do líder da bancada federal do PDT, Weverton Rocha e os demais membros da Frente parlamentar, Rafael Leitoa, Júnior Verde, Othelino Neto, Roberto Costa, Rogério Cafeteira e Glalbert Cutrim.
abr
Na segunda-feira (11) o deputado Zé Inácio enfatizou, durante a sessão realizada na Assembleia Legislativa, a posse dos novos defensores públicos. Ao todo, 18 novos defensores foram empossados para fortalecer o trabalho realizado pela Defensoria Pública no Estado do Maranhão (DPE-MA).
Durante a sessão, o deputado destacou o trabalho realizado pela DPE no Estado e o incentivo que deve ocorrer na área.
“Embora seja considerada, em nível de Brasil, uma das defensorias públicas mais atuantes e organizadas da Federação, ainda precisa avançar bastante, inclusive no maior número de defensores em seu quadro”, disse.
Zé Inácio esteve presente na posse, que ocorreu na última quinta-feira (7), e pode conhecer as atividades realizadas na atual gestão.
“Com a nossa presença na posse, nós tomamos conhecimento do que vem sendo realizado pela atual gestão da Defensora Geral, Mariana Albano de Almeida, a quem eu aproveito a oportunidade mais uma vez para parabenizá-la por sua excelente gestão à frente dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão. Porém nós temos ainda muito a avançar, e este parlamento tem contribuído nesse debate no sentido de reivindicar o fortalecimento da Defensoria Pública no Estado do Maranhão”, destacou.
Durante o ano de 2015, no primeiro ano de gestão do deputado Zé Inácio, foi aprovada uma mensagem do Poder Executivo, do governador Flávio Dino, que garantiu que o concurso público para a defensoria pública fosse realizado.
“Apesar do número reduzido, levando em conta inclusive o número de juízes e promotores que existem no Estado, é importante destacar o avanço que faz com que hoje a Defensoria tenha 35 núcleos regionais que beneficiam 76 cidades maranhenses”, afirmou.
Durante a fala, Zé Inácio incentivou os novos defensores, que atuarão nos núcleos especializados da Defensoria Pública, a possuírem a firmeza de fazer a defesa “daqueles que clamam por atendimento, quer seja os idosos, as pessoas com deficiência, aqueles que estão lutando por uma saúde pública de qualidade, quer seja a defesa das mulheres, uma questão de violência doméstica ou o direito de garantia às mulheres.
Também a população LGBT que muito tem sido assistida pelas Defensorias Públicas e principalmente as crianças e adolescentes do Estado do Maranhão”, finalizou o deputado.
abr
Delator que recebeu propina de empresário foi premiado pela justiça maranhense com os cofres da prefeitura de Anajatuba. Hoje se passa por moralista e jura de pé junto que não é corrupto.

No dia 20 de julho de 2015, portanto, há nove meses, Sydnei Pereira, prefeito interino do município de Anajatuba foi indiciado por corrupção passiva pela Polícia Federal, conforme despacho assinado pelo delegado da Polícia Federal Ronildo Rebelo Lages da Silveira (cópia acima).
O indiciamento é justificado levando em consideração pelo menos quatro atos criminosos do então vice-prefeito, que hoje comanda de forma provisória os cofres daquela prefeitura por determinação judicial, e diga-se de passagem, vem realizando um verdadeiro desastre administrativo.
De acordo com a PF, Sydnei Pereira usou do cargo politico que ocupa para auferir vantagem financeira através de negócios com empresa de fachada A4 SERVICOS E ENTRETENIMENTO, materializado no comprovante de transação bancária no valor de R$ 6.440,00 (seis mil quatrocentos e quarenta reais) da conta da empresa investigada A4 SERVICOS para a conta do investigado, de 18/11/2013, apreendido na casa da namorada de FABIANO EVERTON BEZERRA (fls, 49 do apenso VII).

Para a Federal, não resta qualquer dúvida que o prefeito de Anajatuba recebeu dinheiro público indevido.
A Polícia Federal também diz que João Everton Matos, sogro do investigado [Sydnei] recebeu a quantia de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) da investigada NATASCHA ALVES LECH, ex-esposa de FABIANO BEZERRA, administrador da empresa A4, no período compreendido entre outubro de 2013 e maio de 2014, a titulo de aluguel de um veículo, possivelmente por indicação do investigado, usando da influência do cargo de vice-prefeito de Anajatuba (fls. 59 do Apenso VII).
O delegado Ronildo Rebelo ainda constatou que o atual prefeito anajatubense fazia parte, de fato, de um esquema de desvio de recurso. E considerando o teor do interrogatório de Sydnei, confirmou as relações comerciais que o ‘ex-vice’ teve com a empresa A4 SERVIÇOS E ENTRETENIMENTO, materializado também pelo fato de seu sogro ter sido um dos subcontratados do serviço de locação de veículos, embora tenha negado a indicação de seu familiar á A4.
“Determino o indiciamento Sydnei Costa Pereira, atendimento ao art. 2º, §6º, da Lei nº 12.830/2013, como incurso nas penas do art. 317, caput, do Código Penal(…)”, despachou o delegado da Polícia Federal.
abr

Médicos pediram que diante de sua baixa imunidade Humberto permanecesse internado.
Nesta segunda-feira(11), a assessoria do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT) informou que o deputado ficará durante toda a semana em São Paulo, onde está internado por ter contraído Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
O pedetista realizou nesta manhã revisão trimestral do tratamento do câncer que mostrou que ele está bem e sem novas intercorrências, mas por conta da Chikungunya, Humberto tem febre e ficará por dias afastado das atividades parlamentares.
Na próxima semana o chefe do Legislativo maranhense está de volta ao batente…
abr
A favor do impeachment, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) travou um bate-boca com o também deputado federal Weverton Rocha (PDT), que é contra o afastamento da presidente Dilma, na tarde desta segunda-feira(11) durante sessão da Comissão do Impeachment. Confira no vídeo acima.
abr

A pinheirense Ana Paula será a vice na chapa de Leonardo Sá…
A empresária esposa do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Ana Paula Nova Alves, recém filiada PDT do município de Pinheiro, decidiu se pronunciar diante da enxurrada de factoides envolvendo seu nome na política da maior cidade da baixada maranhense.
Questionada sobre o que é mentira e verdade nas publicações diárias dos meios de comunicação pinheirenses, a mulher do deputado Othelino Neto (PCdoB) disse que as especulações nesse período pré-eleitoral são normais, entretanto, seu destino político não será outro, senão companheira de chapa do candidato do partido do governador Flávio Dino.
“Serei vice de Leonardo Sá, o resto é invenção”, disparou a pinheirense Ana Paula, de família tradicional na política da Princesa da Baixada.
Mais direta impossível!!!
abr

Escolha do vice faz parte de um plano para trair o governador Flávio Dino na eleição de 2018.
Operando para que seu projeto de poder dê certo – quando, em 2018, pretende disputar o governo do estado ou uma vaga de senador – Picolé de Chuchu vai impor o cearense Eudes Sampaio como seu vice.
Demorou pouco mais de 24 horas para que o ex-prefeito Luis Fernando Silva, através de blogs financiados pela sua pré-campanha, tentasse mascarar a verdade novamente.
Desta vez, o tirou saiu pela culatra. Os textos que saíram das mentes brilhantes de Picolé de Chuchu e assessores são, na verdade, uma desqualificação barata da Câmara Municipal de São José de Ribamar e dos seus vereadores.
Nos dois post’s anteriores deste blog sobre o assunto em questão, revelei que Luis Fernando irá descumprir acordo com os vereadores no qual ele assumiu, ainda no ano passado, o compromisso de aceitar como seu vice um parlamentar indicado pela Câmara. Também revelei que Picolé pretende emplacar como seu companheiro de chapa, o cearense Eudes Sampaio, atual vice-prefeito da cidade balneária e uma espécie de seu ‘faz tudo.’
O objetivo é garantir Sampaio sentado na cadeira de prefeito – e, logicamente, poder absoluto sobre os cofres municipais – quando, em 2018, LF disputará o governo do estado, enfrentando o seu mais novo aliado, o governador Flávio Dino, ou uma vaga de senador.
Hoje, nos textos mirabolantes Picolé esculacha o vereador Nonato Lima, que foi seu líder do governo e que é seu cumpadre. E tenta justificar afirmando que Lima perdeu a oportunidade de ser o seu vice porque está filiado ao PDT, partido que, assim como o PSDB, faz parte do grupo político do governo Flávio Dino.
Nonato Lima recebeu a indicação dos seus colegas de parlamento para ser o candidato a vice na chapa de LF. Ao desqualificar o vereador, Luis Fernando desqualifica também o Poder Legislativo Municipal, dando um tapa na cara dos demais parlamentares e em outras lideranças políticas, revelando aos mesmos que com ele não existe diálogo, é na base do “eu tudo posso”.
Paralelo a isso, Picolé de Chuchu ratifica a sua fama de descumpridor de acordos.
Que o diga a família do saudoso ex-prefeito J. Câmara, gestor que carregou Luis Fernando nos braços, o elegeu prefeito em 2004 e, no ano seguinte, teve todos os seus aliados defenestrados da administração municipal.
Mas essa, é uma história para ser contada em outro post.
abr

Tonhão está limpo na justiça e livre para disputar a prefeitura de Cachoeira Grande em 2016.
Duas certidões negativas emitidas na semana passada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e Tribunal de Contas da União (TCU), comprovam a elegibilidade do pré-candidato a prefeito do município de Cachoeira Grande, Antônio Ataide Matos Pinho, o Tonhão.
Ao contrário do que os adversários maldosamente espalham nas ruas cachoeirenses.
Líder em todas as pesquisas de intenção de votos pré-eleitorais, Tonhão é ficha limpa e pode, com tranquilidade, entrar na disputa deste ano no município que já foi prefeito por dois mandatos, e portanto, conhece bem as dificuldades locais.
No documento emitido pelo TCE-MA (cópia abaixo), a corte de contas deixa claro: “não possui registro de contas julgadas irregulares”, diz a certidão sobre Tonhão.
A mesma comprovação (cópia abaixo) também é certificada pelo TCU que declarou: “até o presente momento não consta em nome do requerente registro de Tomada de Prestação de Contas julgada irregular”, retrata o documento.

abr

Os bairros com maior índices de tráfico de drogas na região metropolitana: João Paulo em São Luís, Turíuba em São José de Ribamar, Maiobão em Paço do Lumiar e Vila Bom Viver em Raposa.
A Cracolândia, que vem da derivação de crack, é uma denominação popular para uma região onde, historicamente, se desenvolveu intenso tráfico de drogas. E na região metropolitana de São Luís tem sido bem visível aos moradores uma média de 101 cracolândias espalhadas pela área.
A nossa reportagem percorreu alguns desses pontos traçados pela Organização Não Governamental (ONG) Rede Maranhão Antidrogas. No diagnóstico, constatamos que existem, em média, 101 pontos de vendas de drogas – mais conhecidos como minicracolândias – que têm tomado conta de ruas, avenidas, praças e bairros (confira a lista dos bairros identificados ao lado).
Joviano Furtado, delegado e supervisor do Centro Integrado de Defesa Social, que trabalha há anos com dependentes químicos, conta que os locais com maiores índices de uso das drogas, em São Luís, são os bairros João Paulo, Forquilha, Centro e São Francisco.

Os zumbis e escravos da droga: Usuários de crack em São Luís…
Nos demais municípios que compõem a região metropolitana, segundo a Rede Antidrogas, são os bairros Maiobão, em Paço do Lumiar, Novo Horizonte e Turiúba, em São José de Ribamar, e Favela e Bom Viver, em Raposa. Essas são as comunidades com maior concentração e movimento de pessoas em busca de compra e uso dos entorpecentes.
O delegado titular da Senarc, Carlos Alessandro, acredita que as drogas que foram apreendidas de janeiro a abril deste ano no interior do estado, como Imperatriz, Estreito, Buriticupu e Grajaú, seriam distribuídas na região metropolitana de São Luís.
“A maior parte dessas drogas seria usada por integrantes de facções criminosas na região metropolitana. Muitos deles seriam os receptadores e distribuidores.Mas, com o nosso trabalho, conseguimos interceptá-los nas estradas, impedindo que chegassem aqui e fizessem a distribuição, no que abasteceria ainda mais esses pontos de drogas”, contou o delegado.
Carlos Alessandro ainda afirmou que as drogas que foram apreendidas em São Luís estavam nos bairros Camboa, Liberdade, Cohatrac, Estiva, Pedrinhas e Anjo da Guarda na área Itaqui-Bacanga.

– Rodrigo Santos, Especial para o Jornal O Imparcial

