out
– Consolidação
A grande Conferência Municipal realizada pelo PSB nesta sexta-feira (27) consolida, ainda mais, o partido como o maior do Maranhão. Além de um ministro, o governador, uma senadora, um deputado federal e mais de 10 estaduais, as forças políticas que prestigiaram o evento de hoje evidenciam que os socialistas estão no centro do debate político maranhense.
– Estrela da noite
Estrela da noite, o deputado federal Duarte Júnior foi oficialmente anunciado como pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PSB. E a julgar pelo pontapé inicial da sua pré-campanha, tudo leva a crer que ele dará trabalho para o atual prefeito. É só lembrar que ele deu um calor em Braide em 2020 com um grupo muito menor do que se forma agora.
– Presenças nacionais ilustres
O momento político vivido por Duarte em Brasília ecoou no evento de hoje. Várias figuras ilustres da política nacional marcaram presença, entre elas o ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB), o ministro da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), e o secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.
– Oráculo da política maranhense
Falando em Cappelli, o alcunhado oráculo da política maranhense após suas certeiras previsões em 2022, cravou mais um prognóstico do que está por vir: Duarte Júnior será eleito no primeiro turno. Histórico de acertos Cappelli tem. Ele sabe do que está falando. A ver.
– União
Ainda em seu discurso, Cappelli afirmou que, em torno do nome de Duarte para 2024, haverá uma frente ampla igual ou ainda maior do que as que elegeram Flávio Dino em 2018 e Carlos Brandão em 2022. Designado pelo ministro da Justiça a cuidar da pré-candidatura do deputado federal, o secretário-executivo do MJSP, mais uma vez, sabe do que está falando.
– Prioridade nacional
Em seu discurso, Márcio França enfatizou as qualidade de Duarte, e disse que ele é uma das prioridades nacionais do PSB nas eleições de 2024. O ministro escalou o time com Lula, Alckmin, Dino, Brandão e “todo mundo que tá aqui”.
– PT I
Depois do PSB, o PT foi quem teve mais presença na Conferência. O ministro Paulo Teixeira falou, animado, que seu partido ainda está na fase de construção de como deve seguir em 2024, mas se dependesse dele os petistas iriam com Duarte.
– PT II
Quem também seguiu a mesma linha foi o presidente estadual do PT Francimar Melo. “Esse partido tem demonstrado que tem compromisso com o Maranhão com a eleição de Brandão e Camarão. E essa mesma história que São Luís precisa conhecer. Onde tiver o povo que tem compromisso com a cidade nós estaremos” enfatizou.
– PT III
Quem também não escondeu sua preferência foi o presidente municipal do PT, Honorato Fernandes. Em seu discurso ele cobriu Duarte de elogios, e parece ser mais uma voz petista que defenderá a união PSB/PT.
– PT IV
Já o deputado federal Rubens Júnior não escondeu sua preferência. E falou abertamente que defende o nome de Duarte. Eles protagonizaram uma cena digna do novo momento de união da política ludovicense. Duarte pediu perdão, publicamente, para Rubens por agruras do passado.
– Grupo
O deputado estadual Carlos Lula, que abriu mão da sua pré-candidatura para apoiar Duarte, é a prova inconteste de que o PSB, hoje, é um partido de grupo, unido, consolidado e coeso. Que tem dimensão de onde quer chegar e trabalhará junto para isso.
– Simbolismo
Quem também defendeu essa união foi o presidente em exercício do PSB Bira do Pindaré. “Nossa unidade é simbolizada pela presença de lideranças do Maranhão e do Brasil”, enfatizou.
– Peso nacional
Presencialmente, participaram dos atos os deputados federais Gervásio Maia e Pedro Campos, filho de um dos maiores expoentes do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Além deles, os deputados Felipe Carreras e Tabata Amaral, e o prefeito de Recife João Campos enviaram vídeo.
– Moral com a presidência
Quem também gravou vídeo foi o vice-presidente Geraldo Alckmin. Com quem Duarte tem tido ótima relação e conseguido verbas e projetos importantes para São Luís, sobretudo na área da saúde.
– Surpreendeu a oposição
Quem também enviou vídeo e surpreendeu a oposição que tentou tripudiar com a foto dela no banner do evento foi a senadora Ana Paula. Esse apoio diz muito sobre as construções que estão sendo feitas na capital federal.
– Mensagem subliminar
Os mais alvoroçados opositores do grupo governista também se apressaram em minimizar as ausências do ministro Flávio Dino e do governador Carlos Brandão no evento. Mas não entenderam as mensagens subliminares que foram expostas durante o ato. Talvez por não estarem presentes. Esses correm o risco de, mais uma vez, errarem feio em suas previsões.
– Grato
Com um auditório lotado de fortes nomes políticos e do povo, um emocionado Duarte Júnior exaltou a palavra gratidão. Ele enfatizou a experiência adquirida nos últimos anos e pediu uma chance para mostrar que pode fazer diferente.
– Pé direito
Em suma, pode-se dizer que Duarte Júnior entrou em campo com o pé direito. E com um time já recheado de craques que podem fazer a diferença. Quando o jogo de fato começar, e novos reforços chegarem, o elenco estará em outro patamar para ganhar qualquer batalha.
– PCdoB
Se o PT já está praticamente fechado com Duarte, outra desconfiança vai se esvaindo. O deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB, disse que o seu partido deve definir o nome a apoiar até o dia 10, mas é fácil adivinhar para onde eles irão por uma razão: uma aliança antiga. Segundo ele, a história de unidade e de amor à pátria do campo democrático e popular tem um grande peso. Ou seja, a Federação está muito perto de fechar com Duarte.
– 3 em 1

Analista político dos bons que é, Jerry observou que ali estavam 3 candidatos a prefeito em 2020: Duarte, Rubens e Bira. Sinal de que o grupo que vem conquistando sucessivas vitórias estaduais, em 2024, marchará junto.
out

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a reclamação constitucional ajuizada por quatro vereadores do município de Cândido Mendes, que haviam sido cassados pela Câmara Municipal por suposta quebra de decoro parlamentar. A decisão, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, cassou os Decretos Legislativos que declararam a extinção e vacância dos cargos dos vereadores e determinou a imediata recondução dos mesmos, com o restabelecimento dos mandatos.
Os vereadores Tayron Sousa de Jesus, Whebert Barbosa Ascenção, Wadson Teixeira Almeida e Nivea Marsônia Pinto Soares alegaram que o processo administrativo que resultou na cassação de seus mandatos foi conduzido de forma irregular pelo presidente da Câmara Municipal, Josenilton Santos. Afirmaram também que as acusações formuladas contra eles se baseavam no regular exercício das funções parlamentares, o que evidenciaria a impossibilidade de seu enquadramento como ilícito administrativo.
A defesa dos vereadores cassados foi representada pelo escritório do advogado Carlos Sérgio, que recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), mas não obteve êxito nas liminares solicitadas. Diante da negativa, a defesa ingressou com uma reclamação constitucional no STF e conseguiu afastar a competência do TJMA sobre a demanda.
O STF acolheu os argumentos dos camaristas e reconheceu que houve violação à Súmula Vinculante 46, pois o presidente da Câmara Municipal de Cândido Mendes usurpou a competência legislativa privativa da União ao alterar o rito procedimental do processo por quebra de decoro parlamentar. Além disso, o ministro verificou que os vereadores não tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório, pois não foram intimados pessoalmente dos atos processuais e não puderam produzir provas ou apresentar testemunhas.
out
Um minuto e meio! Esse foi o tempo que dois assaltantes ficaram dentro da “Zaffira Joias e Personalizados” dentro do Shopping da Ilha em São Luís na tarde desta sexta-feira (27).
De acordo com os vídeos os quais o Blog do Domingos Costa teve acesso com exclusividade, todos com áudio, ps criminosos renderam um dos seguranças e seguiram até a loja que fica localizada no piso L2 nº 205, em plena luz do dia.
Pontualmente, às 15h46:19, com apenas uma funcionária na loja, o primeiro criminoso de camisa azul chega com uma mochila junto com o segurança de camisa branca. Ele puxa uma arma e anuncia o assalto.
O segundo bandido chega em seguida de camisa preta e de óculos. Nesse instante, eles começam a recolher várias joias da vitrine, enquanto o de camisa azul ordena que a funcionária coloque as outras peças na bolsa.
Chama atenção a calma do segurança que masca chiclete o tempo todo e não esboça nenhuma reação após a saída dos dois bandidos.
Os dois ficaram dentro da loja até as 15h47:49. Em seguida a porta da loja é baixada e a funcionária entre em desespero e começa a chorar.
Em contato com o Blog do DC, o dono da loja disse que o prejuízo é de 500 mil reais.
– Segundo assalto em intervalo de seis meses
De forma inacreditável, essa é a segunda vez que a mesma loja “Zaffira Joias e Personalizados” é alvo de bandidos dentro do Shopping da Ilha.
No último dia 1º de abril, dois homens não identificados, roubaram cerca de 1 milhão de reais em joias na loja. Um dos meliantes entrou em horário comercial em uma loja desabilitada ao lado e ficou dentro até o fim do horário de expediente, enquanto o outro dava cobertura do lado de fora do shopping.
Quando percebeu que não havia mais movimentação na loja ao lado, o ladrão abriu um buraco na parede da Zaffira, próximo a escada, para ter acesso ao interior do estabelecimento e subtraiu todo o mostruário e também as joias do estoque.
Depois, o meliante esperou amanhecer e antes que os funcionários das lojas chegassem, ele saiu do Shopping da Ilha.
LEIA TAMBÉM:
out
O senador Weverton Rocha se colocou em uma saia-justa contra o presidente Lula e causou embaraço para a base governistas ao afirmar que votaria contra os vetos do presidente Lula sobre a tese do Marco Temporal, apreciada pelo Senado.
O Marco Temporal é uma tese que defende uma nova regra para demarcação de terras no Brasil, colocando em cheque as áreas indígenas protegidas por lei.
Segundo o texto, os povos indígenas só poderão reivindicar as áreas que ocupavam de forma permanente na data da promulgação da Constituição de 1988, podendo ser retirados compulsoriamente em caso de não comprovação legal.
Weverton não concordou com a base governista e se uniu a bolsonaristas, que pretendem ampliar seu poder e, consequentemente, aumentar os conflitos de terra no campo, grilagem e invasão de território indígena.
Mesmo sendo vice-líder da base governista, o senador se colocou do lado da oposição, o que demonstra seu posicionamento deslocado no grupo. Sem apoio e desesperado, Weverton usa a tribuna para atacar o governo, na tentativa de ser chamado pra conversar.
Resta saber até onde o senador pensa que esse posicionamento de ataque vai levá-lo, e se ele está disposto a abrir mão de seu apoio histórico ao presidente Lula para abraçar totalmente o bolsonarismo.
out

Projeto de Pedro Lucas, que isenta materiais olímpicos de Imposto de Importação, é aprovado em comissão da Câmara.
O Projeto de Lei 2754/2022, de autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO/MA), foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara dos Deputados, que prevê a isenção permanente de impostos para a importação de equipamentos olímpicos.
O projeto tem o objetivo de incentivar o esporte olímpico brasileiro por meio da aquisição de materiais adequados, proporcionando o aumento do rendimento dos nossos atletas para as competições nacionais e internacionais.
Na proposta do deputado destaca-se a instituição da isenção permanente, tendo em vista que a legislação vigente possui uma limitação temporal da isenção. O PL garante mais segurança jurídica às Confederações e Federações Esportivas em suas programações orçamentárias para a aquisição de materiais.
“Acredito que o esporte pode transformar vidas, por isso, o incentivo para a aquisição de materiais é fundamental para que tenhamos mais atletas em destaque nas competições, inspirando nossos jovens a entrarem para o mundo do esporte e obterem grandes conquistas.” disse o deputado Pedro Lucas.
No Maranhão, o deputado destacou a medalhista olímpica Rayssa Leal, a Fadinha, que foi prata nas Olimpíadas de Tóquio, como um dos exemplos de como o incentivo ao esporte gera resultados positivos, colocando nossos atletas em destaque mundial.
out

Calvet Filho abre estradas e trabalha na manutenção de vias, em Rosário.
O prefeito Calvet Filho, vem realizando ao longo do período de estiagem, o trabalho de abertura, pavimentação e drenagem de várias estradas vacinais importantes para a trafegabilidade de moradores e o transporte de produtos oriundos da zona rural do município de Rosário.
Atualmente as máquinas trabalham abrangendo o perímetro dos povoados; Rio de Janeiro, Olho D’água, com extensão de melhorias ao povoado Grajaú. Além da operação no setor de infraestrutura das comunidades, o prefeito Calvet Filho, realiza vistoria e manutenção no abastecimento de água e melhoria na iluminação pública com a instalação de lâmpadas de led.
Nesta quarta-feira (25), o prefeito esteve visitando in loco as obras e falou do cuidado e atenção da gestão, com as comunidades esquecidas há anos por gestões passadas, “estamos recuperando estradas vacinais e os pontos em que precisa de drenagem com tubulações, para que a população possa usufruir de uma estrada segura”, destacou Calvet Filho.
O chefe do executivo, também destacou as localidades em que as obras de abertura e manutenção de estradas vicinais já foram ou estão sendo concluídas. “Já concluímos nos povoados de São João do Rosário, Sapucaia do Izídio, melhoramento em São Miguel; agora é focar no acesso ao povoado Flexeira e a comunidade Mato Grosso, e em breve, mais comunidades serão beneficiadas”, pontuou.
out

Presidente da Câmara de Porto Franco recebe Kit para Procuradoria da Mulher em ato de apoio à igualdade de gênero…
Em um ato que fortalece o compromisso com a igualdade de gênero e o combate à violência e discriminação contra as mulheres, o presidente da Câmara Municipal de Porto Franco-MA, Felipe Aguiar, marcou presença na capital maranhense para receber um kit de equipamentos destinados à Procuradoria da Mulher de sua cidade. Essa iniciativa faz parte da política de incentivo da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) e tem como objetivo promover os direitos das mulheres em todo o estado.
O evento contou com a presença da ilustrada da presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale (PSB), e da procuradora da Mulher da Casa, deputada Daniella (PSB), que desempenham um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no apoio às mulheres no Maranhão.
O presidente da Câmara de Porto Franco, Felipe Aguiar, demonstrou sua satisfação em receber o kit em nome do legislativo municipal. Durante o evento, ele destacou a importância desse apoio da ALEMA na luta pelos direitos das mulheres.
“É um grande passo em nossa busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Esses equipamentos serão fundamentais para o bom funcionamento da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal em Porto Franco, permitindo um trabalho dedicado à causa das mulheres”, afirmou Aguiar.
Os kits disponibilizados pela Assembleia Legislativa do Maranhão contêm um notebook Samsung, uma impressora multifuncional e um smartphone. Esses equipamentos, modernos e eficazes, são projetados para auxiliar as atividades das Procuradorias da Mulher nas câmaras dos municípios, facilitando o trabalho em defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero.
A Procuradora da Mulher da ALEMA, deputada Daniella, também enfatizou a relevância desse investimento. Ela revelou que o órgão institucional elaborou um protocolo com os passos para a instalação de outras procurações em todo o estado, o que representa um avanço significativo na ampliação dos exercícios para proteger e promover os direitos das mulheres no Maranhão.
Este evento reflete o compromisso contínuo das instituições políticas do Maranhão em prol da igualdade de gênero e da luta contra a violência e a discriminação contra as mulheres.
A entrega dos kits para a Procuradoria da Mulher em Porto Franco-MA é um passo significativo na direção certa, mostrando que a igualdade de gênero é uma prioridade que deve ser defendida em todas as esferas da sociedade.
out

Duarte e Márcio França em São Luís…
O deputado federal Duarte Júnior está cada dia mais confortável no ninho nacional da pomba da paz. Tratado como prioridade do PSB no Brasil nas eleições de 2024, o parlamentar recepcionou o ministro Márcio França na tarde de hoje, que veio ao Maranhão para agendas de governo e participará da Conferência Municipal do partido.
E a julgar pelo semblante de França no encontro com Duarte, deu para perceber a sintonia do deputado maranhense com os caciques do PSB. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, também se fará presente no evento que vai oficializar a pré-candidatura de Duarte.
Outros nomes de destaque como o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, e deputados federais são esperados no evento, que deve contar, também, com a participação do ministro Flávio Dino.
Com construção política e atividade parlamentar de destaque na Câmara Federal, Duarte segue em ascensão, e é, hoje, o nome mais forte para derrotar Eduardo Braide em 2024.
out

Tarcísio Bonfim é irmão do deputado federal Júnior Lourenço (PL) e, portanto, filho da prefeita de Miranda do Norte, Angelica Maria Sousa Bonfim (PL).
A chapa “CONAMP – União Trabalho & Associação” foi eleita por aclamação nesta quarta-feira (25) para a diretoria e conselho fiscal da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), biênio 2024/2026. Única inscrita para o pleito, a chapa é encabeçada pelo promotor de Justiça Tarcísio José Sousa Bonfim.
Tarcísio é irmão do deputado federal Júnior Lourenço (PL) e, portanto, filho da prefeita de Miranda do Norte, Angelica Maria Sousa Bonfim (PL).
Tarcísio substituirá o promotor de Justiça Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares que presidiu a CONAMP por dois biênios: 2020/2022 e 2022/2024. “Nossa gestão será de trabalho, defesa permanente do MP e de seus membros e do Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente eleito da CONAMP Tarcísio Bonfim.
A eleição ocorreu em Brasília (DF), na sede do Ministério Público Militar. Acompanharam o pleito: os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Paulo Passos e Rinaldo Reis; o ex-presidente da CONAMP Achiles Siquara; a procuradora-geral de Justiça da Bahia e ex-presidente da CONAMP Norma Cavalcanti; e o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul Alexandre Magno.
A solenidade de posse da nova diretoria e conselho fiscal será em março de 2024 em Brasília (DF).
Perfil
Tarcísio José Sousa Bonfim é natural do Maranhão e faz parte do Ministério Público desde 1999, sendo atualmente o titular da 8ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís. Bacharel em Direito pela UFMA, possui pós-graduação em Ciências Criminais pela UFSC e em Direito Constitucional pelo UNICEUMA.
Em sua trajetória associativa, Bonfim foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) e, por dois mandatos, ocupou a vice-presidência da CONAMP.
Confira a íntegra da chapa “CONAMP – UNIÃO, TRABALHO & ASSOCIAÇÃO”:
DIRETORIA
Presidente – Tarcísio José Sousa Bonfim (MA)
1° Vice-Presidente – Romão Avila Milhan Junior (MS)
2° Vice-Presidente – Larissa Rodrigues Amaral (MG)
Secretário Geral – Alessandro Samartin de Gouveia (AM)
Diretor Financeiro – João Ricardo Santos Tavares (RS)
CONSELHO FISCAL
Presidente – Marcelo Moreira Miranda (BA)
Vice-Presidente – Alexandre Marcus Fonseca Tourinho (PA)
Secretário – Mário Alexandre Costa Normando (PI)
Membro – Symara Motter (PR)
Membro – Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos (ES)
DIRETORIAS REGIONAIS
Diretoria Centro-Oeste: Mauro Benedito Pouso Curvo (MT)
Diretoria Nordeste: Leonardo Quintans Coutinho (PB)
Diretoria Norte: Meri Cristina Amaral Gonçalves (AC)
Diretoria Sudeste: Cláudio Henrique Cruz Viana (RJ)
Diretoria Sul: Alexandre Estefani (SC)
out

No mesmo dia que almoçou com Bolsonaro, Allan Garcês votou no projeto do governo federal que trata das offshores.
Posicionamento estranho do suplente de deputado federal Allan Garcês (PP) nesta quarta-feira (25). Por volta por meio dia, o político almoçou em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro juntamente com outros políticos ligados ao Partido Progressista.
Contudo, no final da tarde do mesmo dia, o mesmo Allan foi um dos 323 deputados que aprovaram o projeto de lei (PL 4.173 de 2023), que visa taxar a renda obtida com investimentos no exterior, as offshores, e fundos exclusivos no país com poucos cotistas, os chamados “super-ricos”.
A aprovação é uma vitória para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Depois de enfrentar resistência no Congresso, o projeto foi ao plenário no mesmo dia em que o petista demitiu Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal para substituí-la por Carlos Antônio Vieira Fernandes. A decisão acomodou mais um integrante do Centrão no governo.
Até quando Allan Garcês manterá a postura de “morde e assopra”?
LEIA TAMBÉM:
– Colocado pelo presidente Lula na Câmara Federal, deputado do Maranhão almoça com Bolsonaro

