15
jun

PL de Bolsonaro decide apoiar os dois candidatos a Senadores de Lula no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa
PL no Maranhão seguirá com Weverton e Fufuca para o Senado.

PL no Maranhão seguirá com Weverton e Fufuca para o Senado.

O Partido Liberal, PL, que tem como seu expoente político o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, decidiu apoiar no Maranhão dois candidatos do campo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Sob o comando do deputado federal Josimar Maranhãozinho, há meses, o PL já tinha declarado apoio ao projeto político do vice-líder do governo Lula, o senador Weverton Rocha, do PDT.

E neste final de semana foi a vez de externar o mesmo apoio ao ex-ministro dos Esporte do governo Lula, o deputado federal André Fufuca, do Partido Progressista, hoje integrante da federação UP com o partido União Brasil.

Ainda não se sabe como a família Bolsonaro irá recepcionar a notícia de que o PL seguirá no Maranhão com dois candidatos ao Senado lulista, mas de certo mesmo é que o PL no Maranhão já escolheu o seu lado quando o assunto são as duas vagas para o Senado Federal nestas eleições.

15
jun

O GLOBO: De aliados a rivais: racha entre Dino e governador divide PT no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Integrantes do partido cogitam palanque duplo para Lula no estado, mas temem que divisão favoreça candidatura do PSD

Governador Carlos Brandão e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.

– Por Luis Felipe Azevedo, de O Globo

O rompimento político entre o governador Carlos Brandão (sem partido) e a ala ligada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino divide o diretório do Pt no Maranhão.

O atual ocupante do Palácio dos Leões articula para ter o sobrinho Orleans Brandão (MDB) como sucessor,enquanto parlamentares próximos a Dino trabalham pela eleição do atual vice governador Felipe Camarão (PT).

A divisão na base aliada do presidente Lula no estado preocupa petistas. O temor é o deque o cenário favoreça o ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), que é o atual líder nas pesquisas e busca não nacionalizar o debate eleitoral no estado.

Integrantes do grupo político próximo ao ministro do STF, que foi governador entre 2015 e 2022, quando teve Carlos Brandão como vice, tentaram formar uma aliança com Braide.

A prerrogativa para a composição era que o ex-prefeito pedisse voto a Lula, o que não foi acertado. Com isso, optaram pelo apoio a Camarão, que é rompido com o atual governador há dois anos.

Membros da alta cúpula petista no Maranhão afirmam, reservadamente, que a candidatura de Camarão é resultado de um cenário no qual Lula “não pode dizer não a Dino”. O magistrado é visto como “um dos poucos no STF com o qual o governo pode contar”, sobretudo no contexto atual de crise na Corte por conta do escândalo do Banco Master.

No PT do Maranhão, há defesa de que o presidente opte por um palanque duplo, apoiando tanto Camarão quanto Orleans Brandão, para assim garantir mais palanques pela reeleição ao planalto.

“Não estamos confortáveis ao ponto de dispensar apoio de governador. Essa divisão favorece o Braide” , defende um influente membro do diretório estadual do PT.

Por outro lado, o presidente nacional do PT,Edinho Silva, e Felipe Camarão negam a possibilidade de um palanque duplo de Lula no estado.

“A escolha do PT pela minha candidatura é resultado de pesquisas que mostram a rejeição do Maranhão a oligarquias. Lula não fará palanque duplo, mas também não recusará apoio. Está bem claro que o presidente só pedirá voto para mim ” afirma Camarão.

O grupo de Brandão, por sua vez, avalia que Lula estaria abdicando de um palanque consolidado para apoiar uma candidatura “gestada no STF” estando ao lado apenas de Camarão.

O entorno do governador acredita que Lula apoiará também Orleans, mesmo que informalmente. A relação de Brandão com o Ministro das Relações Institucionais,José Guimarães (PT), é entendida como uma ponte para a manutenção da proximidade entre o PT e a ala do governador.

O governador lançou a pré-candidatura do sobrinho Orleans Brandão — que atua como secretário de Assuntos Municipalista do Maranhão e é presidente estadual do MDB — em março, com jingle inspirado nas campanhas de Lula.

“Somos 100% Lula e temos uma relação política e institucional consolidada com o presidente. Orleans Brandão foi apresentado como pré-candidato ao governo do Maranhão por uma aliança de 11partidos, além do apoio de quase 200prefeitos. E é todo esse time que seguirá ao lado de Lula” afirma Carlos Brandão.

Divulgada em março, a rodada mais recente pesquisa Quaest no estado mostra Braide à frente de Orleans Brandão e de Camarão.Em cenário de primeiro turno testado comos três nomes, o político do PSD aparece com 35%, seguido pelo sobrinho do governador, com 24%. Já o petista aparece com 7%.

Braide defende que sua candidatura representa a “transformação” na política estadual. Para a campanha, o ex-prefeito planeja destacar entregas nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.

“Ao contrário da maioria das candidaturas, que nasce dentro de um grupo político, de um gabinete, de um partido, e depois é levada às ruas, a nossa candidatura faz o caminho oposto. Ela vem das ruas, de um pedido da população do Maranhão, independente.”

Rompimento definitivo:

A ruptura entre os grupos de Brandão e de Dino foi selada no ano passado. Mas, o desgaste não é recente: o atual governador,inclusive, não foi convidado para o casamento de Dino, que reuniu políticos,como Camarão, e autoridades, incluindo os colegas da Suprema Corte Alexandre de Moraes e o ex-ministro Luís Roberto barroso, em 2024, no Maranhão.

Uma das razões da escalada do conflito envolveu o preenchimento de duas vagas no Tribunal de Contas do estado (TCE), no início de2024 e de 2025. As indicações foram travadas por ações em tramitação no STF sob relatoria de Dino. As cadeiras não foram ocupadas até o momento.

O estopim para o rompimento definitivo,como revelou a coluna do GLOBO de Malu Gaspar, foi a divulgação de três gravações de conversas de aliados do ministro do STF com um interlocutor não identificado.

Em uma delas o deputado federal Rubens Jr.(PT-MA) cobra a gestão de Brandão a cumprir acordos políticos na eleição municipal de 2024 para “liberar o TCE”.

À época, o atual governador acusou interlocutores do ex-aliado de usarem o processo no STF para “chantagem”,enquanto parlamentares próximos a Dino alegaram terem sido alvos de “garimpos” do governo do Maranhão.

O racha no estado foi criticado pelo presidente Lula, que chegou a pedir aos dois campos que tivessem “responsabilidade” e evitassem “brigar dentro de casa”.

O petista também argumentou, durante entrevista à TV Imirante, que o distanciamento poderia “dar aos adversários a chance de ganhar”.

Apesar da insistência de Lula para que Brandão disputasse uma cadeira no Senado na eleição de 2026, o governador optou, no fim do ano passado, por permanecer no Executivo estadual, posição que agravou a tensão com Camarão.

14
jun

Plano para engravidar: casal traz adolescente do MA para escravidão sexual no DF

Pelo Jornalista Domingos Costa

Investigados arquitetaram dinâmica de dependência econômica para que menor de 14 anos gerasse um filho para o casal em chácara de Brazlândia

Imagem ilustrativa.

Um plano macabro que misturava exploração sexual, cárcere e a idealização de uma gravidez forçada foi desmantelado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Nessa quinta-feira (11/6), agentes da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), prenderam preventivamente uma mulher acusada de trazer uma adolescente, de 14 anos, do Maranhão para ser mantida como escrava sexual em uma propriedade rural no Incra 7, em Brazlândia. Um suspeito segue foragido.

O horror do caso reside no planejamento milimétrico dos suspeitos. Segundo as investigações, o casal arquitetou minuciosamente a vinda da menor de 18 anos com o objetivo expresso de inseri-la em uma dinâmica afetiva e sexual forçada.

Em depoimento, os investigados admitiram o propósito torpe: manter a adolescente sob total controle para que ela fosse estuprada pelo homem e, consequentemente, gerasse um filho para o núcleo familiar.

Para garantir o silêncio e a submissão da vítima, os criminosos assumiram integralmente a manutenção financeira da jovem. Eles forneciam moradia, alimentação e vestuário, criando uma barreira de dependência econômica e assistencial que impedia qualquer chance de fuga ou denúncia.

– Trabalhos pesados:

Retirada abruptamente de seu estado de origem, a adolescente passou a viver sob a influência exclusiva do casal.

A investigação apontou que ela foi privada do direito à educação, sendo afastada das atividades escolares, e era obrigada a auxiliar em trabalhos pesados na propriedade rural.

“A menor foi inserida em uma dinâmica afetiva e sexual previamente idealizada pelo casal”, apontam os elementos reunidos pela PCDF.

A gravidade da situação fez com que a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente do TJDFT expedisse os mandados de prisão preventiva em caráter de urgência.

A medida foi fundamentada na necessidade de garantir a ordem pública e a integridade da instrução criminal.

A captura, no entanto, teve momentos de tensão. Ao notar a aproximação das viaturas policiais na chácara, o homem escapou correndo para uma extensa área de mata fechada na região do Incra 7.

Após um cerco policial tático, ele foi localizado e detido junto à companheira.

– Enquadramento penal:

O casal responderá, inicialmente, pelo crime previsto no artigo 218-B, § 2º, inciso I, do Código Penal, que tipifica a exploração sexual de adolescentes mediante o oferecimento de vantagens econômicas ou assistenciais.

A polícia segue investigando o caso para apurar se outros crimes, como redução a condição análoga à de escravo ou estupro de vulnerável, serão aditados ao inquérito.

Na quarta-feira, a PMDF havia conduzido o casal para a delegacia, mas a PCDF ainda não havia reunido elementos que respaldassem a prisão em flagrante e ambos foram liberados. Após juntar provas, a prisão preventiva foi pedida e resultou na prisão da mulher. O homem é procurado.

12
jun

Duas denúncias colocam obras públicas e descarte de resíduos hospitalares sob investigação em Cajapió

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Ministério Público do Maranhão abriu investigações para apurar duas denúncias que envolvem possíveis irregularidades na administração pública de Cajapió. Os procedimentos tratam de suspeitas de prejuízo aos cofres públicos em uma obra da Câmara Municipal e de problemas na gestão e destinação final de resíduos hospitalares produzidos pelo município.

As medidas foram adotadas após o recebimento de representações que apontam indícios de irregularidades e demandam aprofundamento das investigações.

– Denúncia aponta prejuízo de mais de R$ 154 mil em obra da Câmara Municipal

Uma das investigações apura supostas irregularidades na execução do contrato de reforma e ampliação do prédio da Câmara Municipal de Cajapió.

Segundo a denúncia encaminhada ao Ministério Público pela Prefeitura de Cajapió, foram realizados pagamentos que somam R$ 193.748,86 para a execução da obra. No entanto, auditorias e documentos anexados ao procedimento apontam que apenas R$ 39.156,19 corresponderiam a serviços efetivamente executados.

A diferença, estimada em R$ 154.592,67, é considerada pelos órgãos de controle como possível dano ao erário.
A investigação envolve a ex-presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Barros Serra, além das empresas N. G. Costa Construtora Ltda. e Contac Comércio e Serviços Ltda.

De acordo com os documentos analisados pelo Ministério Público, mesmo após os pagamentos realizados, o prédio teria permanecido em situação de abandono, levantando suspeitas de pagamentos sem a correspondente execução dos serviços contratados.

O inquérito busca apurar possíveis atos de improbidade administrativa, malversação de recursos públicos e eventuais crimes contra a administração pública.

– Ministério Público investiga descarte de resíduos hospitalares

Outra investigação instaurada pelo Ministério Público tem como foco uma denúncia sobre possíveis irregularidades na gestão e na destinação final dos resíduos hospitalares produzidos pelas unidades de saúde de Cajapió.

O procedimento foi aberto após o encerramento do prazo de tramitação da Notícia de Fato e tem como objetivo verificar se o município está cumprindo as normas ambientais e sanitárias relacionadas ao manejo, transporte e descarte desses materiais.

Segundo a Promotoria de Justiça, a apuração pretende identificar eventuais falhas ou irregularidades consideradas graves na destinação dos resíduos gerados pelos serviços de saúde, situação que pode representar riscos ao meio ambiente e à saúde da população.

Nos dois casos, o Ministério Público determinou a continuidade das diligências e da coleta de informações para esclarecer os fatos denunciados.

As investigações seguem em andamento e poderão resultar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais caso sejam confirmadas irregularidades na aplicação de recursos públicos ou no cumprimento da legislação ambiental e sanitária.

12
jun

Investigação aponta para movimentações financeiras suspeitas, desvio de recursos públicos e pagamento de propina na gestão Kleber Tratorzão

Pelo Jornalista Domingos Costa
Kleber Alves de Andrade, conhecido popularmente como "Tratorzão".

Kleber Alves de Andrade, conhecido popularmente como “Tratorzão”, prefeito de São Domingos do Maranhão.

Uma denúncia baseada em relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) levou o Ministério Público do Maranhão a instaurar um Inquérito Civil para apurar irregularidades envolvendo recursos públicos do Município de São Domingos do Maranhão, sob a gestão Kleber Alves de Andrade, conhecido popularmente como “Tratorzão”.

A investigação tem como foco movimentações financeiras consideradas atípicas entre a prefeitura e a empresa Nascimento Barros e Vieira Empreendimentos Ltda., além da suspeita de repasses indevidos a agentes públicos.

Segundo a portaria publicada pelo Ministério Público, as informações analisadas pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do GAECO apontam indícios de operações financeiras suspeitas que podem caracterizar desvio de recursos públicos, improbidade administrativa e até ilícitos penais.

De acordo com os documentos que embasam a investigação, a empresa Nascimento Barros e Vieira Empreendimentos Ltda. passou a ser alvo de apuração após a identificação de movimentações financeiras consideradas incompatíveis e possíveis transferências envolvendo recursos municipais.

O Ministério Público busca esclarecer a origem, a legalidade e a destinação dos valores movimentados, além de verificar se houve favorecimento indevido ou benefícios concedidos a pessoas ligadas à administração pública municipal.

Como parte das diligências, o MP requisitou à Prefeitura de São Domingos do Maranhão cópias integrais dos contratos firmados com a empresa investigada, incluindo os contratos nº 99/2025, 100/2025, 101/2025 e 102/2025, além do Pregão Eletrônico SRP nº 015/2025 e toda a documentação relacionada aos pagamentos realizados.

Também foram solicitados comprovantes de empenho, liquidação, ordens bancárias e documentos que possam comprovar a execução dos serviços contratados.

Outro ponto que chamou a atenção dos investigadores envolve possíveis pagamentos realizados com recursos do Fundeb. O Ministério Público requisitou ao Banco do Brasil extratos detalhados da conta do fundo educacional utilizada pelo município, buscando identificar os beneficiários das transferências efetuadas entre dezembro de 2025 e 2026.

A Secretaria Municipal de Educação também deverá apresentar notas fiscais, empenhos, ordens bancárias e documentos que justifiquem pagamentos feitos à empresa investigada com verbas destinadas à educação.

A investigação ainda pretende verificar se pessoas citadas nos relatórios financeiros possuíam ou possuíram vínculos com a administração municipal entre 2019 e 2025. O objetivo é identificar eventuais relações funcionais que possam indicar favorecimento ou participação em possíveis irregularidades.

Diante da complexidade do caso e da existência de dados bancários e fiscais protegidos por lei, o procedimento tramita sob sigilo. O Ministério Público informou que a investigação continuará com a análise dos documentos requisitados antes da adoção de eventuais medidas judiciais ou extrajudiciais.

12
jun

Casal suspeito da participação no assassinato do empresário Laércio Müller é preso em estrada do Ceará

Pelo Jornalista Domingos Costa
foram presos em uma rodovia do município de Tiangua no Ceará, Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, dono da casa de onde Laércio desapareceu e sua namorada Yala Kananda Costa Alves.

Foram presos em uma rodovia do município de Tiangua no Ceará, Tiago Guilherme Alves Monteiro e sua namorada Yala Kananda Costa Alves.

A PRF – Polícia Rodoviária Federal acabou de prender um homem e uma mulher suspeitos de participação no assassinato do empresário Laércio Müller Rocha Ferreira, na cidade de Imperatriz.

Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, foram presos em uma rodovia do município de Tiangua no Ceará, Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, dono da casa de onde Laércio desapareceu e sua namorada Yala Kananda Costa Alves.

Continua foragido Gabriel Pereira Monteiro, filho de Tiago Brasil.

A justiça tinha decretado na quarta-feira (10) a prisão temporária dos três suspeitos no caso do desaparecimento do empresário. Com a decisão judicial, os investigados eram considerados foragidos e estavam sendo procurados pela polícia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Imperatriz.

Corpo encontrado

O corpo de Laercio foi encontrado no início da tarde desta quinta-feira (11), ele estava desaparecido desde a madrugada da última sexta-feira (5) e última vez que foi visto vivo foi em uma casa localizada no Parque Anhanguera em Imperatriz.

Empresário Laércio Müller Rocha Ferreira foi morto na cidade de Imperatriz e teve o corpo esquartejado.

Empresário Laércio Müller Rocha Ferreira foi morto na cidade de Imperatriz e teve o corpo esquartejado.

Laércio foi esquartejado e as partes de seu corpo foram colocadas dentro de um tambor de plástico azul, junto com um produto químico que pode ser acido sulfúrico.

De acordo com informações da Polícia Civil, os restos mortais foram encontrados por um popular, que passava pela Estrada Carroçal, acesso entre o Bairro Cidade Nova e a cidade de Davinópolis.

Na estrada tem um bueiro, local onde jogaram o tambor que ao cair, pelo impacto, abriu e parte da ossada ficou exposta.

A polícia investiga a motivação do crime, até agora não foi revelada.

11
jun

Gleydson Resende recebe título de cidadão de São João dos Patos em reconhecimento aos serviços prestados

Pelo Jornalista Domingos Costa

São João dos Patos presta homenagem a Gleydson Resende.

O pré-candidato Gleydson Resende recebeu, na noite desta terça-feira (10), o Título de Cidadão de São João dos Patos, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Poder Legislativo Municipal.

A homenagem reconhece a contribuição e o compromisso de Gleydson com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população.

A solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças políticas, familiares e convidados. A concessão do título foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de São João dos Patos, destacando o trabalho e a dedicação de Gleydson em prol da cidade.

Em seu pronunciamento, o homenageado agradeceu pela distinção e ressaltou a responsabilidade que acompanha o reconhecimento.

“Gratidão ao presidente da Câmara, vereador Fernandinho, ao vereador Brasil, autor da proposta, à vereadora Ana Paula Pavan, ao vereador Marquinhos do Paredão, à vereadora Mariana Lyra e a todos os vereadores pela honra de me concederem o título de cidadão. Recebo essa homenagem com muita alegria e com a responsabilidade de trabalhar ainda mais por esta terra e pelo seu povo. Muito obrigado”, declarou Gleydson Resende.

Emocionado, Gleydson afirmou que a homenagem fortalece ainda mais seu compromisso com São João dos Patos e com os patoenses, destacando a importância de continuar contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do município.

O Título de Cidadão de São João dos Patos é concedido a personalidades que, mesmo não sendo naturais da cidade, possuem relevantes serviços prestados à comunidade e ajudam a construir a história e o progresso do município.

11
jun

Em vídeo de 2 minutos, Lahesio Bonfim desiste de disputar o Governo e anuncia pré-candidatura ao Senado

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na manhã desta quinta-feira (10), o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), anunciou que não disputará mais o Governo do Maranhão nas eleições de 2026. Em um vídeo de cerca de dois minutos, divulgado nas redes sociais, ele informou que passará a disputar uma vaga no Senado Federal.

Durante o pronunciamento, Lahesio relembrou sua candidatura ao Palácio dos Leões em 2022, quando obteve quase 1 milhão de votos e ficou próximo de levar a disputa para o segundo turno. Segundo ele, a decisão foi tomada após ouvir apoiadores e lideranças em diversas regiões do estado: “É que nesse momento eu anuncio que nós seremos pré-candidatos ao Senado da República”.

Lahesio afirmou que, apesar de aparecer bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para o Governo do Maranhão, identificou nas ruas um sentimento favorável à mudança de rumo de sua pré-campanha.

Com a decisão, o cenário da disputa pelo Governo do Maranhão passa por uma reconfiguração, enquanto Lahesio Bonfim passa a integrar a corrida por uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa nas eleições de 2026.

10
jun

Multidão celebra o dia das Mães ao lado de Paula Prata em Buriticupu

Pelo Jornalista Domingos Costa

Celebração do Dia das Mães em Buriticupu reúne milhares de pessoas e conta com a presença de Paula Prata.

Convidada de honra das comunidades locais, Paula Prata cumpriu uma intensa agenda no município, onde foi recebida com carinho por uma multidão que fez questão de acompanhar cada momento de sua passagem pela região.

A jornada começou logo cedo na Vila Maratá, onde Paula participou da abertura da tradicional cavalgada local. O evento uniu as raízes culturais do campo e a força da comunidade, servindo como ponto de partida para um dia inteiro de diálogos e pé no chão junto aos moradores de Buriticupu.

– Festa e reconhecimento as mães

O ponto alto do dia aconteceu durante o bingo das Mães, evento que reuniu milhares de famílias em uma grande celebração de homenagem e acolhimento.

Paula Prata foi o centro das atenções, sendo abraçada por mulheres e mães que reconhecem sua trajetória de dedicação as causas femininas, especialmente pelo sucesso de projetos como o “Oi Mamãe” e o “Capacita Mulher”, que hoje servem de inspiração para todo o estado.

A receptividade demonstra o respeito e a confiança que a população de Buriticupu deposita na atuação de Paula, que prioriza a escuta atenta e a valorização das mulheres da nossa região.

10
jun

Parte do currículo do novo Desembargador do TJ-MA, Flávio Vinícius Araújo Costa

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Blog do Domingos Costa resgatou um vídeo datado de 07 de faveiro do ano passado, ocasião que o conceituado advogado Flávio Vinícius Araújo Costa foi sabatinado por deputados estaduais acerca do seu currículo) para assumir a vaga disponível no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), aberta em decorrência da aposentadoria antecipada do conselheiro Álvaro César.

Flávio contou parte da sua experiência no campo jurídico… Agora ele é oficialmente Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

rimeiro colocado da lista tríplice para vaga do quinto constitucional teve nome confirmado pelo governador Carlos Brandão e foi empossado pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Duailibe.

Primeiro colocado da lista tríplice para vaga do quinto constitucional teve nome confirmado pelo governador Carlos Brandão, Flávio Costa foi empossado pelo presidente do Tribunal, des. Ricardo Duailibe.

1 3 4 5 6 7 2.337