Política

23
jun

Joao Alberto e Sarney Filho viram noticia negativa a nível nacional

Pelo Jornalista Domingos Costa

Senador João Alberto Souza, presidente do Conselho de Ética do Senado, justificou que faltou provas contra Aécio…

Dos membros do alto escalão do grupo político da família Sarney tornaram-se nas últimas horas, de forma negativa, notícia a nível nacional.

Primeiro foi o senador João Alberto, do PMDB, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que arquivou nesta sexta-feira (23) o pedido que tramitava no colegiado pedindo a cassação do mandato do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Parecendo debochar dos brasileiros, João Alberto justificou o arquivamento afirmando ausência de provas: “Indeferi por falta de provas”, disse. 

O senador pelo Maranhão se faz esquecer que Aécio foi flagrado em uma das fases da Operação Lava-Jato acusado pela Procuradoria Geral da República de receber propina, no valor de R$ 2 milhões, do empresário Joesley Batista, do grupo JBS. Inclusive,  o tucano está afastado das atividades parlamentares desde o mês passado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Incompetência de Sarney Filho faz Brasil perde R$ 200 milhões

Os ministros do Meio Ambiente do Brasil e Noruega, Sarney Filho e Vidar Helgesen.

O segundo integrante do clã-sarney a ganhar notoridade a nível nacional de forma negativa foi o Ministro Sarney Filho, deputado licenciado pelo PV.

É que em plena viagem oficial do presidente Michel Temer (PMDB) para Oslo, o governo da Noruega anuncia o corte de pelo menos 50% no valor enviado para o Brasil em projetos de combate ao desmatamento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 22, em uma reunião entre as autoridades e o ministro.

A Noruega é o maior doador ao Fundo da Amazônia e já destinou ao Brasil US$ 1,1 bilhão. Mas, para 2017, a liberação de recursos foi reexaminada. Em uma carta enviada pelos noruegueses ao governo brasileiro, o alerta já estava claro de que o dinheiro poderia secar diante das falhas do Brasil em suas políticas ambientais.

Questionado se poderia garantir que a taxa de desmatamento seria reduzida para o futuro, Sarney Filho disse que “apenas Deus poderia garantir isso”. O ministro brasileiro ainda tentou culpar o governo de Dilma Rousseff (PT) pelo desmatamento.

23
jun

Que estranho… Juiz tira licença e substituto retorna prefeito ao cargo, em Lago do Junco

Pelo Jornalista Domingos Costa

Juiz que retornou Osmar Fonseca à prefeito de Lago do Junco já foi prefeito de Poção de Pedra eleito no ano de 2000, mas renunciou em 2003 e depois retornou à magistratura.

Juiz Marcelo Santana Farias afastou o prefeito Osmar; magistrado substituto Cristovão Sousa Barros, retornou o petista ao cargo..

Mais um caso curioso na justiça maranhense. Semanas atrás o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca dos Santos, do PT, foi afastado por 180 dias do cargo por determinação do juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, Marcelo Santana Farias. A decisão atendeu à duas Ações Civis Públicas ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPMA).

Sabe-se lá por qual cargas d’água, o magistrado pediu licença, e nesta sexta-feira (23), o juiz substituto Cristovão Sousa Barros [curiosamente ex-prefeito de Poção de Pedras] decidiu retornar Osmar ao cargo de prefeito.

O despacho do magistrado tornou sem efeito decisão do juiz Marcelo, emitida no último dia 14. Cristovão Barros afirmou que a decisão do seu colega “é desprovida de fundamentação, pois o julgador de 1º Grau não indicou fundamentos jurídicos para recebimento da inicial e  que os três ofícios protocolados foram recebidos na mesma data, o que afasta omissão reiterada”.

O juiz Barros aduz que “os fatos apurados pelo Ministério Público não denotam interesse pessoal na ausência de resposta aos expedientes, o que, no seu entender, afasta sua má-fé e descaracteriza a tipificação por ato de improbidade. Destaca ser indevida a medida de afastamento do cargo público, pois violadora da presunção de inocência e do Estado Democrático de Direito, além de configurar medida antecipatória de mérito”.

23
jun

Polícia apreende caderno de propina com o ex-prefeito de Cachoeira Grande

Pelo Jornalista Domingos Costa

A organização criminosa liderada pelo político, irmão do ex-deputado Pedro Vasconcelos, é acusada de desviar mais de R$ 3 milhões em verbas públicas.

Caderno de propina contendo detalhes do crime foi apreendido pela Polícia em posse Francivaldo Vasconcelos…

Uma importante prova apreendida pela Polícia nesta sexta-feira (23) durante a prisão do ex-prefeito do município de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos, é um caderno de propina em que o político usava para contabilizar o dinheiro desviado dos cofres públicos.

A contabilidade do crime começou em 21 de outubro de 2011. De acordo com a polícia, as propinas eram pagas em parcelas de até duas vezes ao mês, em valores que alcançavam R$ 134 mil reais.

O delegado Ricardo Moura, da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), se referindo ao caderno, disse que é a primeira vez que a Polícia consegue trazer a um inquérito uma prova de organização da contabilidade de como o esquema era feito.

Ainda na na sede da SECCOR após prestar depoimento, o ex-prefeito negou a existência do caderno e disse ao repórter Sidney Pereira, da TV Mirante, que tudo não  passa de uma armação. “Não, não, não existe de forma nenhuma. Nunca houve e nem tem, isso eu lhe garanto. Eu tenho a vida ilibada, certo, isso é fruto de adversários políticos, certo, que fizeram esquema para me derrotar na eleição”, afirmou o ex-prefeito.

23
jun

Roseana Sarney e Roberto Rocha têm a maior rejeição, diz EXATA

Pelo Jornalista Domingos Costa

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), tem a maior taxa de rejeição, segundo pesquisa do instituto Exata, encomendada e publicada pelo Jornal Pequeno, sobre a disputa pelo governo do Estado em 2018. Nada menos que 49% dos entrevistados disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Logo em seguida vem o senador Roberto Rocha (PSB), também com alto índice 35%. A pesquisa Exata/JP foi realizada entre 14 a 17 de junho e identificou que o governo tem 58% de aprovação. Tem margem de erro de 3.2 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. Foram ouvidos 1404 eleitores

23
jun

VÍDEO: Durante reunião com professores, vereador de Raposa senta sobre a mesa da Câmara

Pelo Jornalista Domingos Costa

Situação no mínimo inusitada aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) durante reunião entre parte do sindicato dos professores e os vereadores da Câmara Municipal de Raposa.

Os docentes foram até o parlamento raposense cobrar dos vereadores que intercedam pelo reajuste no salário dos professores de carga horária de 20 horas, alegam que têm o mesmo direito que os de 40 horas.

Mas o que chamou atenção mesmo na reunião foi a postura nada elegante do jovem vereador Vagner Fernandes, do PRB, que durante toda a discussão deixou a cadeira de lado e decidiu sentar sobre uma das mesas do Plenário.

Vereador esqueceu os bons modos em casa e se comportou como se estivesse num club qualquer…

No vídeo acima, produzidas pelo Blog do Domingos Costa, Wagner aparece bem a vontade entre os professores oposicionista à gestão municipal. O vereador comporta-se como se estivesse em um clube qualquer, esquecendo que dentro do Plenário João Pinute existem regras, e estas por sua vez, exigem postura, como reza o código de ética.

Que coisa feia vereador! A falta de modos, melhor, a falta de respeito, carece no mínimo de um pedido de desculpas aos raposenses…

23
jun

Irmão e sobrinho do ex-deputado Pedro Vasconcelos são presos; o filho está foragido

Pelo Jornalista Domingos Costa

Francivaldo e Gugu Vasconcelos, um foi preso e o outro está foragido.

Na manhã desta sexta-feira (23) o ex-prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos Sousa e seu filho Alexandre Vasconcelos Oliveira Souza foram presos do deflagrar de uma operação da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor).

Além do ex-prefeito Francivaldo e seu filho Alexandre Oliveira, a Justiça também decretou a prisão de Gustavo Vasconcelos Oliveira Souza, sobrinho do ex-gestor, e do contador Pedro Henrique Silva dos Santos. A Polícia Civil considera os dois como foragidos.

Os quatro são acusados pelo Ministério Público Estadual de fraude em licitações e desviar recursos públicos na gestão de Francivaldo Oliveira na prefeitura de Cachoeira Grande. O ex-prefeito foi preso em sua casa em São Luís. Neste momento presta depoimento na sede da Seccor.

Francivaldo é irmão do ex-deputado Pedro Vasconcelos e pai do ex-tesoureiro da prefeitura cachoeirense Gustavo Vasconcelos Oliveira Souza, o Gugu, como é conhecido entre a “playboyzada” da capital.

  • LEIA TAMBÉM:

– Juiz Federal bloqueia contas de prefeito irmão do ex-deputado Pedro Vasconcelos

– Prefeito irmão do ex-deputado Pedro Vasconcelos deve ser afastado do cargo

– Mandando e desmandando em duas prefeituras, Pedro Vasconcelos sonha retornar à AL

– Pré-candidato a prefeito, Gugu Vasconcelos apronta mais uma em Cachoeira Grande

– Gustavo Vasconcelos é o “homem do dinheiro” em Cachoeira Grande

– A lentidão do Prefeito Francivaldo Vasconcelos em Cachoeira Grande…

– Prefeito de Cachoeira Grande: Procurado!

22
jun

Prefeitura e Estado promovem capacitação para merendeiras de escolas em Raposa

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeita Talita Laci e secretário Neto Evangelista observam merendeiras que exibem o certificado de conclusão do curso.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a prefeitura de Raposa finalizou nesta quinta-feira (23) uma capacitação voltada para as merendeiras que trabalham em escolas da rede pública municipal de ensino.

A ação contemplou 31 trabalhadoras do município. O curso iniciou na última terça-feira (20) e teve como objetivo levar conhecimentos técnicos às profissionais da área, a fim de proporcionar mais qualidade no preparo e na manipulação dos alimentos servidos aos estudantes.

A capacitação é composta por módulos teóricos e práticos que versam sobre técnicas de preparo e aproveitamento integral dos alimentos, princípios básicos de higiene, boas práticas de manipulação e a parte prática de preparo de alimentos como Shake de macaxeira e banana, risoto com casca de abóbora e frango ,Mingau de banana verde  salada de feijão  e de maxixe, risoto de carne, torta de mamão verde, creme de abóbora, suco de limão com couve e hortelã , dentre outros.

“Muitas vezes os alunos chegam com fome e ninguém consegue estudar com fome, a merenda feita de forma adequada e com carinho faz toda a diferença na rotina de estudo das crianças e adolescentes” comentou o gestor da Sedes, Neto Evangelista que participou da entrega dos certificados.  Estiveram presentes, também, a prefeita da Raposa, Talita Laci, diversos secretários do município e representantes do conselho de segurança alimentar e nutricional.

De acordo com a secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes, Lourvídia Caldas, é muito importante reconhecer o papel que cozinheiros e merendeiras têm no processo educacional de crianças e adolescentes. “Esses profissionais são de fundamental importância no processo de aprendizagem dos alunos, são eles os responsáveis pela preparação das refeições que são servidas diariamente às nossas crianças e adolescentes e, como todos sabem, uma alimentação adequada e balanceada reflete no rendimento escolar, por isso o Governo do Estado tem dado uma atenção especial a esses profissionais, a fim de qualificá-los e garantir refeições bem elaboradas e ricas nutricionalmente”, explicou a secretária.

Para Edileusa Cardoso, que trabalha na Escola Rosa Reis Trindade, o curso vai contribuir bastante em sua função como merendeira escolar. “É sempre bom aprendermos cada vez mais. Com a capacitação vamos conseguir fazer com mais qualidade o que já sabemos, mas com alguns ajustes para que as refeições preparadas por nós sejam mais nutritivas e, principalmente, sem desperdiçar partes importantes de alguns alimentos. E todas essas orientações servirão não apenas para meu trabalho, são dicas preciosas que também levarei para minha casa”, disse Edileusa que já trabalha há 7 anos com a preparação de alimento escolar.

22
jun

Flávio Dino recebe mais quatro prefeitos no Palácio dos Leões

Pelo Jornalista Domingos Costa

O governador Flávio Dino continua com a política de diálogo com os gestores municipais maranhenses. Nesta quarta-feira (21) e quinta-feira(22) no Palácio dos Leões, ele recebeu a visita de pelo menos quatro prefeitos: Doutor Júnior, de São Luís Gonzaga; Iomar Salvador, de Pirapemas; Rodrigues da Iara, de Nina Rodrigues e Ronildo Campos, de Penalva.

– São Luís Gonzaga

Dep. Vinicius Louro esteve na caravana que foi até o governador  Flávio Dino com o prefeito Doutor Júnior.

Nesta quarta-feira (21), no Palácio dos Leões, Flávio Dino recebeu a visita do prefeito de São Luís Gonzaga, Doutor Júnior, e firmou importantes parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança, abastecimento de água e agricultura familiar. O governador assegurou o programa Mais Asfalto que será implementado em breve, além da entrega de uma viatura policial e uma motoniveladora para reforçar as políticas voltadas para a agricultura familiar. Na área da educação, serão reformadas escolas municipais e manutenção ou construção de uma escola de ensino médio na cidade.

Também será investido R$1,3 milhão para melhorar o abastecimento de água na zona urbana do município e construídos poços na zona rural em povoados que serão definidos pela Prefeitura. Para a saúde, haverá uma reunião entre as secretarias estadual e municipal para definir uma estratégia de resolução para o Hospital de São Luís Gonzaga. Ainda durante a reunião, o governador e o prefeito Júnior trataram também sobre a pavimentação da MA-247, do trecho que liga São Luís Gonzaga a Trizidela do Vale.

– Pirapemas

Prefeito Iomar foi acompanhado do Dep. Carlinhos Florêncio à reunião com Dino…

Dando continuidade à agenda de diálogo com os gestores municipais maranhenses, o governador Flávio Dino recebeu a visita do prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador, na noite desta quarta-feira (21), no Palácio dos Leões. Na pauta do encontro a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a realização de ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e agricultura familiar.

Na área da educação, o governador Flávio Dino garantiu a construção de três Escolas Dignas em Pirapemas, que serão licitadas no início do mês de julho. Além disso, o Governo vai melhorar a estrutura das unidades de ensino médio na cidade. O prefeito Iomar irá indicar as ruas que serão contempladas pelo programa Mais Asfalto, bem como os povoados que receberão três poços para abastecimento de água na zona rural. Além disso, o Governo doará a Pirapemas uma patrulha mecanizada e uma ambulância para o fortalecimento da saúde, que já conta com o apoio do Estado.

– Nina Rodrigues

Prefeito Rodrigues da Iara comemorou reunião com Flávio Dino.

Na tarde desta quinta-feira (22) foi a vez do do prefeito de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara acompanhado de sua caravana serem recebidos pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para dialogar acerca dos principais problemas da cidade. A reunião, no Palácio dos Leões, garantiu ações de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Durante a audiência, o governador Flávio Dino autorizou a solicitação do prefeito Rodrigues da Iara para a reforma do Hospital Municipal, do estádio e do Mercado Municipal, e garantiu entregas que estão sendo feitas em todos os municípios maranhenses, a exemplo do Mais Asfalto, ambulância e viatura policial.

Além disso, o Governo do Estado vai construir três Escolas Dignas em Nina Rodrigues, estudar a implantação de um Viva e melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade.  “A reunião foi muito proveitosa. O governador nos garantiu muita coisa, inclusive asfalto, ambulância, viatura, reforma do matadouro, construção de um estádio na Beira-Rio, reforma da Praça Viva Balaiada”, afirmou Rodrigues da Iara, que enfatizou ter sido recebido muito bem. “Acredito que com isso Nina Rodrigues vai melhorar muito”, completou.

– Penalva

Prefeito Ronildo Campos se fez presente com o dep. federal André Fufuca e caravana.

Já no final da tarde desta quinta-feira (22), Dino se reuniu com o prefeito de Penalva, Ronildo Campos, para discutir as demandas da população do município. Na ocasião, foram definidas ações prioritárias em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura nas áreas de educação, infraestrutura e segurança que vão melhorar a qualidade de vida do povo e alavancar a economia da cidade. De acordo com o prefeito, o Governo do Estado vai acolher várias demandas apresentadas para melhorar a região chamada de Jacaré, que possui mais de 11 mil habitantes, entre elas o atendimento de polícia.  “O governador ligou para o secretário Jefferson Portela e já determinou que fosse para lá um policiamento para atender a região”, contou.

Ainda sobre essa região, eles trataram sobre a estrada de 23km que liga Penalva a Jacaré. “O governador já determinou as providências, pois essa estrada é importantíssima. Além disso, ele informou que a cidade ganhará uma ambulancha, reformas de escolas, escolas de ensino médio, e também para o Jacaré: praça de eventos e asfalto, que a nossa cidade está toda depredada, deteriorada depois desse inverno grande que nós tivemos. Então foi uma pauta muito produtiva e que de pronto o governador nos atendeu”, relatou

22
jun

Governo do Maranhão chega à marca de 100 ambulâncias entregues à população

Pelo Jornalista Domingos Costa

O objetivo do Governo do Estado é entregar ambulâncias aos 217 municípios do Maranhão.

Governador Flávio Dino entregou mais oito ambulâncias para os municípios maranhenses; Prefeitura Luciano Genésio recebeu veículo novo para a Prefeitura…

O governador Flávio Dino entregou, nesta quinta-feira (22), a centésima ambulância à população maranhense desde o início do ano. O marco foi atingido com a doação de mais oito veículos.

Desta vez foram beneficiados os municípios de Pinheiro, Joselândia, Buritirana, Governador Edson Lobão, Cajapió, São João do Paraís e Montes Altos, além de uma unidade para o atendimento da UPA Araçagi, em São Luís.

O Governo investe R$ 160 mil por cada unidade entregue – adquiridas por meio de emenda parlamentar e recursos do Tesouro Estadual.

A ambulância pode ser usada como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA) e é equipada com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio

22
jun

Exata e Escutec só concordam em um quesito: Roberto Rocha com 1% não decola!

Pelo Jornalista Domingos Costa

Senador maranhense aparece em ambas as pesquisas com míseros 1% da intenção de votos para governo do Estado.

Desavenças à parte sobre qual pesquisa é a verdadeira e em qual acreditar, as duas empresas [Exata e Escutec] que divulgaram nesta quarta-feira (21) resultados de levantamentos visando o Palácio dos Leões em 2018, têm uma semelhança: Ambas colocam o senador Roberto Rocha (PSB) com apenas 1% das intenções de votos.

Na espontânea, quando a pergunta é feita ao entrevistado sem apresentar opção de nomes, Roberto Rocha praticamente não é lembrado.

Também não é por menos, Rocha carrega consigo a sina da traição, o que não é fácil de ser esquecido pelo eleitorado maranhense. Esse é o principal fator negativo para enfrentar as urnas no próximo ano.

O motivo para tanto rancor da população contra o senador é o fato de na eleição de 2014 ele ter sido eleito com a providencial ajuda de Flávio Dino (PCdoB), meses após declarou guerra ao governador sem nenhuma motivação aparente, apenas movido pela ganância de sentar na cadeira mais importante do Palácio dos Leões.

Agora, e/ou em 2018, é hora de colher exatamente o que plantou…

1 1.607 1.608 1.609 1.610 1.611 2.337