fev
Pedetista se pronuncia sobre falsa informação de dívida previdenciária plantada pelo prefeito Luis Fernando Silva.
O ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), se pronunciou nesta sexta-feira (03) acerca de informação dando conta de uma suposta dívida previdenciária deixada por sua gestão.
Cutrim, em suas redes sociais, classificou a informação como falsa e afirmou ter deixado uma administração equilibrada financeiramente; com os proventos dos servidores rigorosamente em dia; além de ter implantado benefícios salariais para várias categorias.

Ex-prefeito esclareceu ataques do atual gestor…
Confira, abaixo, os esclarecimentos:
Causou-me estranheza constatar, através da imprensa, informação divulgada pela atual gestão do município de São José de Ribamar afirmando ter herdado da administração anterior uma dívida previdenciária estimada em R$ 30 milhões.
Tal informação, destaco, é falsa. Na contramão do que é dito, destaco também: entregamos uma administração equilibrada financeiramente, com R$ 44,9 milhões em caixa.
Valorizamos os servidores pagando rigorosamente em dia seus proventos; implantando benefícios salariais para diversas categorias; e dialogando permanentemente com todos.
Adotamos medidas para sanar dívidas previdenciárias – que foram pagas pela administração que se encerrou – contraídas por ex-gestores, inclusive o atual. Uma das ações foi a implantação do Instituto Municipal da Previdência, que foi entregue com cerca de R$ 28 milhões em caixa.
Existe, sim, uma dívida corrente com o INSS orçada, até dezembro, em cerca de R$ 3 milhões. Este débito já estava incluso na programação financeira da gestão anterior para quitação, o que não ocorreu devido ao bloqueio, determinado pela Justiça, de recursos extras na casa dos mais de R$ 4 milhões oriundos da repatriação.
O bloqueio, é de conhecimento público, ocorreu atendendo ação movida pelo atual gestor da cidade, sendo que os recursos foram liberados nas contas da prefeitura no início de janeiro, mês no qual a União transferiu as três parcelas do FPM da cidade – para comprovar a informação, basta acessar o sistema de informações do Banco do Brasil.
A referida dívida com o INSS diz respeito a fiscalizações realizadas pelo órgão previdenciário. A principal irregularidade encontrada pelos auditores e que originou o débito era a prática de ex-gestores de maquiar o valor dos encargos da folha — atribuíam gratificações aos servidores e não incidiam o INSS sobre as mesmas (nem a parte do servidor, nem a do patronal).
O resultado disso foi a imputação de dívida ao município, tanto do patronal, quanto do servidor, além de multa por sonegação.
À época, diante da constatação deste rombo acumulado junto ao INSS, a gestão que se findou em dezembro buscou soluções e implantou o Instituto de Previdência Próprio, como disse anteriormente.
Somente com a parte patronal, a partir de então, houve uma economia mensal e direta de 10% sobre a folha de pagamento dos servidores efetivos.
São estes os esclarecimentos necessários.
Gil Cutrim
Ex-prefeito de São José de Ribamar.
fev
Camburão da PF? Van de Sarney, Temer chega ao Sírio Libanês lotada com investigados da Lava-Jato: Lobão, Serra, Jucá, Eunício Oliveira, Henrique Meirelles, Eliseu Padilha, e Moreira Franco, Eduardo Braga, Cássio Cunha Lima, Helder Barbalho. As imagens foram gravadas na noite de ontem, quinta-feira (02). O presidente da República, foi recebido (por petistas cheios de amor) com gritos de ‘assassino e golpista’ ao chegar no Hospital Sírio Libanês para prestar solidariedade a Lula pela morte da esposa, dona Marisa Letícia.
fev
‘Forças misteriosas’ atuam nas sombras do judiciário maranhense em favor do principal mandante do assassinato do jornalista Décio Sá, que vai completar cinco anos, em abril.

Mandante da morte de Décio Sá, Gláucio nunca teve julgamento marcado…
A condenação mesma que branda dos acusados de assassinar o advogado Bruno Matos – morto na madrugada do dia 06 de outubro de 2014, no bairro Olho d´Agua – faz remeter a outro crime que repercutiu em todo o Brasil: a execução do jornalista Décio Sá, ocorrido na noite do dia 23 de abril de 2012, em um bar na avenida Litorânea, orla de São Luís.
Enquanto o julgamento do caso Bruno Mattos foi concluído nesta sexta-feira (03) após dois anos do assassinato do advogado, os acusados de mandar executar o jornalista Décio Sá nunca foram a julgamento. O caso está “amarrado” na justiça maranhense e vai completar cinco anos no mês de abril deste ano.
Estamos tratando do mesmo judiciário, que em pouco mais de dois anos julga e condena um crime de grande repercussão, enquanto amarra por outros cinco longos anos o caso Décio???
A comparação de julgamento entre os assassinatos não deixam qualquer dúvida: forças misteriosas atuam nas sombras do judiciário maranhense em favor de Gláucio Alencar Pontes Carvalho, denunciado como líder da organização criminosa que atuou no assassinato de Décio.
O jornalista da editoria de Política do jornal ‘O Estado’, Aldenísio Décio Leite de Sá, o ‘Décio Sá’, de 42 anos, blogueiro mais lido do Maranhão, na época , foi alvejado com seis tiros de pistola ‘ponto 40’.
De lá pra cá, apenas dois, dos 12 denunciados, foram à julgamento e condenados: Jhonathan de Sousa Silva – réu confesso – foi o responsável pelos disparos de arma de fogo desferidos contra o jornalista, condenado a 25 anos e três meses de prisão em regime fechado; E Marcos Bruno Silva de Oliveira, conhecido como ‘Amaral’, apontado como aquele que deu fuga ao assassino confesso, teve a sentença mantida, em 18 anos e três meses de reclusão, em abril de 2016.
Os outros dez acusados, até hoje nunca foram à julgamento. Confira a situação de cada um conforme apuração do G1-MA:

Dos 12, apenas dois foram julgados: Jhonathan, autor dos disparos, pegou 25 anos em regime fechado; E ‘Amaral’, “piloto de fuga” 18 anos.
1 – Shirliano Graciano de Oliveira: recorre em segundo grau. Ao analisar os recursos, a 2ª Câmara Criminal do TJ-MA declarou nula a pronúncia contra ele;
2 – Elker Farias Veloso: recorre em segundo grau. O colegiado decidiu pela anulação desde o oferecimento da denúncia, por ausência de individualização de sua conduta. Ele se encontra preso em Minas Gerais, respondendo por outro crime.
3 – Fábio Aurélio do Lago e Silva (‘Bochecha’): recorre em segundo grau. Ao analisar os recursos, a 2ª Câmara Criminal do TJ-MA declarou nula a pronúncia contra ele. Responde m liberdade.
4 – Fábio Aurélio Saraiva Silva (‘Fábio Capita’, capitão da Polícia Militar): recorre em segundo grau. Ao analisar os recursos, a 2ª Câmara Criminal do TJ-MA declarou nula a pronúncia contra ele.Responde m liberdade.
5 – Alcides Nunes da Silva (policial civil): recorre em segundo grau. Ao analisar os recursos, a 2ª Câmara Criminal do TJ-MA declarou nula a pronúncia contra ele. Responde m liberdade.
6 – Joel Durans Medeiros (policial civil): recorre em segundo grau. Ao analisar os recursos, a 2ª Câmara Criminal do TJ-MA declarou nula a pronúncia contra ele. Responde m liberdade.
7 – José de Alencar Miranda Carvalho (pai de Gláucio): denunciado como responsável pela operacionalização das cobranças que eram efetuadas no interior do Maranhão e como a pessoa responsável pelas ameaças contra aqueles que quisessem dificultar o trabalho da organização ou impedir a sua atuação. Cumpre prisão domiciliar devido a problemas de saúde e recorre em segundo grau.
8 – José Raimundo Sales Chaves Júnior (‘Júnior Bolinha’): denunciado como a pessoa encarregada de intermediar junto ao pistoleiro Jhonathan, acomodar este em uma residência no Parque dos Nobres e efetuar os pagamentos pelas empreitadas de morte de Fábio Brasil e Décio Sá. Ele recorre, por meio de embargos declaratórios, em segundo grau. Cumpre pena no Presídio São Luís I (PSL I), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís;
9 – Gláucio Alencar Pontes Carvalho: foi denunciado como líder da organização criminosa. A ele são atribuídas, além de outros crimes, as mortes do empresário Fábio Brasil (PI) e do jornalista Décio Sá. Ele recorre em segundo grau. Cumpre pena no Presídio São Luís III (PSL III), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
10 – Ronaldo Henrique Santos Ribeiro: Denunciado pelo Ministério Público como responsável pelas questões jurídicas relacionadas ao grupo criminoso, com a decisão do juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Osmar Gomes dos Santos, em 17 de outubro de 2013, o advogado se livrou do júri popular. O juiz impronunciou o acusado, por não verificar indícios suficientes que comprovem a autoria ou participação do advogado no crime. O promotor de Justiça responsável pela acusação, Luís Carlos Duarte, nas alegações finais opinou pela impronúncia do acusado, tendo em vista a ausência de indícios suficientes que comprovem a participação do advogado na morte do jornalista.
Por fim, cabe-me, enquanto membro da imprensa e cidadão maranhense, peguntar: Quando os mandatos e participantes na morte de Décio serão julgados?
As forças ocultas do judiciário maranhense sabem responder…
fev
Apesar das penas, todos os condenados responderão em liberdade: Diego Polary oito anos de prisão; Carlos Marão, seis anos; e João Gomes, o vigilante, a um ano de detenção, convertida em trabalho comunitário.

Polary matou Bruno Matos friamente a golpes de facas, com auxílio de Marão e do vigia, João Gomes!
A Justiça maranhense a cada dia fica mais desacreditada. Nas primeiras horas desta sexta-feira (03), os autores do assassinato brutal do advogado Brunno Matos – morto covardemente a facadas na madrugada do dia 06 de outubro de 2014, no bairro Olho d´Agua, ganharam como prêmio a liberdade!
Isso mesmo, mesmo condenados, o engenheiro civil Diego Polary, o bacharel em hotelaria Carlos Marão e o vigilante João Gomes irão responder em liberdade pela prática de crime de homicídio.
O julgamento começou por volta das 9h da manhã no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, presidida pelo juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Gilberto de Moura Lima. O resultado saiu após mais de 17 horas de julgamento por volta das 3h da manhã desta sexta-feira.
Várias testemunhas foram dispensadas, outras 13 ouvidas. Os três réus foram ouvidos, além de uma longa arguição do Ministério Público e da assistência de acusação, assim como da banca dos advogados de defesa.

Bruno foi morto covardemente a golpes de facas por Polary.
Diego Polary – Autor dos golpes que assassinou o advogado, foi condenado a oito anos de prisão, por ser o responsável pelo assassinato do advogado Brunno Matos, assim como a tentativa de assassinato de Alexandre Matos e Kelvin Chiang.
Carlos Marão – Foi condenado seis anos por participação no homicídio do advogado Brunno Matos e da tentativa de assassinato de Alexandre Matos e Kelvin Chiang.
João Gomes – O vigilante, a um ano de detenção por lesão corporal e sua pena deve ser convertida em trabalho comunitário por ser réu primário.
Como disse no inicio do post: Todos os condenados vão recorrer da decisão em liberdade”.
fev

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) foi recebida nesta quinta-feira (2) pelo secretário Nacional de Juventude, Assis Filho (PMDB). Os dois conversaram sobre consumo de drogas entre jovens no Brasil. Eliziane apresentou campanha “Maranhão contra as drogas” para o secretário e disse que tem percorrido o Maranhão para mostrar que esse é um problema grave e que precisa ser combatido. Somente na semana passada, a parlamentar discutiu o tema em 15 municípios maranhenses. Assis Filho destacou a necessidade de implantar um amplo programa de escuta em todo o Brasil de política sobre drogas.
fev
Fufuca eleito 2º vice
O deputado federal André Fufuca (PP-MA) foi eleito 2° vice-presidente da Câmara Federal nesta quinta-feira (02). O maranhense agora faz parte da Mesa Diretora que é presidida por Rodrigo Maia (DEM-RJ), reeleito nesta tarde. Além do apoio da bancada maranhense, a vaga de Fufuca foi garantida como articulação do PP, que tinha a primeira vice-presidência. O parlamentar vai estar na direção da Câmara no biênio 2017/2019. “Meus amigos, fui eleito para mais um desafio: com 288 votos, assumo a 2ª Vice-Presidência da Câmara dos Deputados. Agradeço primeiramente a Deus e minha família, ao povo do Maranhão, ao meu partido PP Nacional e aos demais colegas parlamentares que me confiaram esta responsabilidade, ainda em meu primeiro mandato, de ser o deputado mais jovem da história do Brasil a assumir esse cargo de tamanha importância”, disse Fufuca.
Lula recebe visita de FHC em hospital onde dona Marisa morreu
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a visita de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nesta quinta-feira (2), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Fotos do encontro foram postadas nas redes sociais de Lula. A visita ocorreu após boletim médico do centro médico informar que a mulher de Lula, e ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia, ficou sem fluxo cerebral. A família autorizou a doação de órgãos, segundo um post publicado na página do Facebook do ex-presidente. Na noite desta quinta o presidente Michel Temer (PMDB) irá se encontrar com Lula.
Edson Fachin é o novo relatos da Lava Jato no Supremo
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi “sorteado” nesta quinta-feira, 2, o novo relator da Operação Lava Jato. Oficialmente, houve sorteio por meio eletrônico, entre os integrantes da Segunda Turma, responsável pelo julgamento dos processos desta operação. Mas a indicação já era esperada. Fachin foi transferido nesta quinta da Primeira para a Segunda Turma do Supremo, para ocupar a vaga de Teori Zavaski, morto em um acidente aéreo no mar de Paraty (RJ) há duas semanas, mas era conhecido o seu empenho em herdar a relatoria da Lava Jato. Antes de aceitar a transferência de Fachin, Cármen Lúcia consultou os demais ministros da Primeira Turma. Por serem mais antigos na Corte, eles tinham a prerrogativa de mudança, mas declinaram da transferência.
Reeleito, Maia é alvo de inquérito sigiloso na Lava Jato
O presidente reeleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é alvo de um inquérito sigiloso no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de investigação partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR), baseado em mensagens trocadas entre Maia e o empresário Léo Pinheiro, ex-executivo da OAS, sobre uma doação de campanha em 2014. Como não houve doação oficial registrada, a procuradoria suspeitou de caixa 2. O procedimento chegou oculto no STF no meio do ano passado e não é possível saber em que fase está a investigação. Rodrigo Maia foi citado no anexo da delação do ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho à força-tarefa da Lava Jato, vazado em dezembro. Melo contou que, em 2013, pediu a Maia que acompanhasse a tramitação de uma medida provisória que dava incentivos a produtores de etanol e interessava a empreiteira.
Temer cria ministérios e dá foro privilegiado a Moreira Franco
No dia da escolha do relator da Lava Jato, Michel Temer decidiu criar dois novos ministérios e entregou um deles a um de seus principais aliados, Moreira Franco, que toca o programa de privatizações e foi delatado pela Odebrecht por propinas nas concessões dos aeroportos; segundo o porta-voz da presidência, Alexandre Parola, Moreira Franco comandará a Secretaria-Geral da Presidência; foi anunciada ainda a ampliação das atribuições do Ministério da Justiça, que passará a se chamar Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a criação do Ministério dos Direitos Humanos. Com a nomeação, Moreira Franco passa a ter foro privilegiado.
Antônio Imbassahy vai ocupar lugar que era de Geddel
Passadas as eleições no Congresso Nacional, o governo de Michel Temer começa a acomodar aliados em postos considerados essenciais na sua gestão. O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) será nomeado nesta sexta-feira secretário de Governo, cargo responsável pela articulação política entre o Planalto e o Congresso e que estava vago desde o final de novembro. O congressista assume a cadeira deixada pelo também baiano Geddel Vieira Lima (PMDB), que teve de deixar o cargo acusado de se valer da sua função no governo para pressionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a liberar a construção de um edifício no qual é proprietário de um apartamento.
fev

Servidores nas ruas contra gestão Luis Fernando…
Servidores concursados do setor da saúde do município de São José de Ribamar estão realizando, neste momento, um protesto pacífico contra a gestão do prefeito Luis Fernando Silva (PSDB).
Ontem, além de cometer inúmeros erros relacionados ao pagamento da folha de pessoal, o tucano, sem dar nenhuma explicação, retirou dos concursados vários benefícios contidos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, tais como insalubridade, adicional de qualificação, auxílio alimentação, dentre outros.
Com apitos e faixas – com a frase “Luis Fernando – Chegou, Chegando. Retirando Todos os Direitos Adquiridos pelos Concursados” – os servidores caminharam pela Avenida Gonçalves Dias, principal da sede da cidade, e se reuniram em frente a Câmara de Vereadores.
No local, eles foram recebidos por alguns vereadores, dentre eles Manoel do Nascimento, que prestou total solidariedade à categoria.
“Direitos adquiridos não podem ser suprimidos. Isso é absurdo. Apoio e estou com vocês, funcionários concursados”, afirmou o parlamentar, que também é Agente Comunitário de Saúde.
Agora a pouco, quem apareceu na Câmara foi o próprio Luis Fernando. Ele se deslocou ao local não para conversar com os manifestantes, mas para participar da sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos.
Em tom áspero, o tucano debochou dos concursados ao afirmar que estava surpreso com o movimento anunciado desde ontem.
Além disso, disse apenas que está tentando regularizar a situação e o que for de direito será pago.
Os servidores concursados continuam reunidos na Câmara Municipal. Mais informações em instantes.
fev
Durante rápida entrevista concedida ao titular do blog após a posse da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, na manhã de ontem, quarta-feira (1º), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão – presidente estadual do PSDB, respondeu a cinco indagações sobre as articulações visando as próximas eleições. Confira:

Vice-governador conversou com o titular do blog durante a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia. Foto: Kiel Martins.
BLOG: Como o Carlos Brandão está observando o cenário para 2018 no Maranhão?
BRANDÃO: “Estamos conversando, o partido ainda não se manifestou internamente. Por enquanto a gente está só ouvindo, vamos deixar essas posições mais para frente… Levando em conta também que teremos reforma política, e tudo isso influencia no processo. Por enquanto, estamos ajudando o governador Flávio Dino a fazer uma boa gestão.”
BLOG: O PSDB nacional está distante do PCdoB, o senhor entende que a aliança das duas siglas do Maranhão está ameaçada?
BRANDÃO: “Na época que a gente fez essa aliança já existia essa distância, mas houve um entendimento que para o PSDB era melhor caminhar com o PCdoB, mesmo com essa distância nacional. Isso em 2014, para 2018 ainda não foi discutido nada nesse sentido.”
BLOG: Cogita-se no meio político a chegada do senador Roberto Rocha no PSDB, procede?
BRANDÃO: “Tudo é cogitação! Todo mundo diz o que pensa, mas ainda não tem nada real, pelo menos com a gente nunca foi conversado nada sobre isso, tenho certeza que com a direção nacional também não e, a até mesmo com ele [Roberto Rocha]. Só vejo alguma coisa a respeito disso na imprensa.”
BLOG: A eventual chegada no Senador Roberto Rocha no PSDB, força a saída do Brandão do partido?
BRANDÃO: “Não posso falar sobre essa hipótese. Primeiro porque a gente nunca pensou nisso. Mas é uma coisa que tudo se conversa. Não há nada de concreto nisso. Eu vejo muita coisa plantada em blogs, e as vezes em jornais. Só que quando em converso com a direção nacional não existe nenhum diálogo sobre algo do tipo.”
BLOG: Então, o senhor acredita na continuação da aliança PCdoB/PSDB para 2018?
BRANDÃO: “Eu não posso dizer nada disso, porque é preciso ouvir a conjuntura nacional, que depende das reformas políticas. Daí, veremos como o partido vai se comportar tanto nível nacional como estadual. Vamos ter que discutir internamente, e com a direção maior em Brasília. Por enquanto, não tem nenhuma disclusão, está do jeito que começou 2014.”
fev
Prefeito de São José de Ribamar mentiu para o povo sobre falso bloqueio do FPM. Mesmo com a bolada, tucano achincalhou servidores cortando salários e gratificações.

Ao JP Luis Fernando disse que uma parcela (do dia 20) do FPM foi bloqueada em função de problemas deixados pela gestão anterior: Mentira!
“Éramos felizes e não sabíamos”. Essa é a frase que os servidores do município de São José de Ribamar estão pronunciando nesta quarta-feira, dia no qual foi efetuado o pagamento da folha por parte da gestão do prefeito Luis Fernando Silva (PSDB).
Destilando ódio, característica natural sua, o tucano achincalhou servidores com o pagamento errado de quantias ínfimas; cortou salários e gratificações do funcionalismo, que durante seis anos recebeu seus proventos em dia e obteve diversas conquistas salariais (REVEJA)
Luis Fernando, desde o início do mês, tenta passar a falsa impressão de que pegou um município arrasado financeiramente. Inclusive, deixou vazar a falsa informação, divulgada na edição do último fim de semana do Jornal Pequeno, de que teria dito uma parcela (do dia 20) do FPM bloqueada em função de problemas deixados pela gestão anterior.
MENTIRA. O blog consultou o Sistema de Informações do Banco do Brasil e constatou que Luis Fernando recebeu em dia todas as parcelas do Fundo, assim como as transferências constitucionais oriundas de impostos arrecadados.
Somando tudo, o município de São José de Ribamar arrecadou no mês de janeiro a bagatela de R$ 12 milhões.

Total de recursos recebidos no primeiro mês…
Fora isso, Picolé de Chuchu ainda teve o reforço de mais de R$ 4 milhões referentes a multa da repatriação e que só foram depositados na conta da prefeitura no dia 01 de janeiro.
Ou seja, dinheiro (mais de R$ 16 milhões no mês de janeiro) Luis Fernando tem de sobra.
O tucano suprimiu ganhos salariais adquiridos pelos servidores por pura maldade.
Mas esse é o jeito Picolé de Chuchu de ser. Raivoso, rancoroso, mal educado no trato com as pessoas e com os funcionários, que hoje são tratados na base da chibata.
Felizmente, Deus e São José livrou o povo do Maranhão de ter um governador com essas características.
Confira o AQUI detalhamento dos recursos recebidos pelo prefeito no mês de Janeiro 2017.
fev
Dos 26 estados e o Distrito Federal, somente Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Acre e Santa Catarina conseguiram fazer todo o pagamento da folha do 13º salário em dia.
Com o esforço do governador Flávio Dino (PCdoB), o Maranhão conseguiu manter a folha de pagamento dos servidores em dia, apesar da crise econômica do país. Com a redução de custos e medidas de ajustes de receitas, o estado conseguiu economizar em 2016, e dessa a forma, cumprir com o funcionalismo estadual.
Desde o início da atual crise econômica, que chegou aos estados no início de 2015, os servidores públicos estaduais de todo o Brasil sentem o drama de ter salários parcelados, atrasados ou mesmo não pagos.
De acordo com o Fórum dos Governadores, dos 26 estados e o Distrito Federal, somente Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Acre e Santa Catarina conseguiram fazer todo o pagamento da folha do 13º salário em dia. Desde o início da crise, 20 estados já registraram atrasos, parcelamentos ou mesmo incapacidade de pagar o funcionalismo.

