fev
Médicos receberam apenas um salário mínimo; funcionários concursados quantias insignificantes, como R$ 10 e 5 reais; Já a insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde foi cortada pela atual gestão.

Prefeito de São José de Ribamar bateu cabeça logo na primeira folha de pagamento…
Nesta terça-feira (31) a prefeitura de São José de Ribamar realizaria o pagamento do funcionalismo público – o primeiro da “nova” gestão Luis Fernando Silva (PSDB). Mas a equipe do gestor bateu cabeça, e errou feio!
O embaraço começou pelos médicos que prestam serviço ao município, assim que eles verificaram o saldo bancário, comprovaram a falta de respeito: A prefeitura pagou apenas o valor de um salário mínimo a cada um.
Teve funcionários concursados que receberam R$ 10 reais na conta. Outros apenas R$ 5.
Os Agentes Comunitários de Saúde, foram outros prejudicados com a desorganização da gestão Luis Fernando. A conquista da insalubridade – garantida ainda no mandato do ex-prefeito Gil Cutrim – simplesmente, foi cortada do contra-cheque dos trabalhadores.
Em busca de explicações – se é que existem -, servidores lotaram o prédio onde funciona o Recursos Humanos (RH) da prefeitura. Houve tumulto e a Guarda Municipal teve que ser chamada para acalmar os ânimos.
Outro lado
Procurada para falar sobre o caos na folha de pagamento da prefeitura, a assessoria de comunicação do município confirmou os erros, em partes. Disse que a nova gestão irá analisar os servidores que tiveram perdas salariais e, em um segundo momento, o setor financeiro fará uma folha de pagamento complementar. Mas só após uma minuciosa análise e processo de avaliação, caso a caso.
fev
Ricardo Duailibe já faz parte da Corte do TRE-MA desde 2 de julho de 2015, onde atua como membro substituto.

Ricardo Duailibe disputou com Ângela Salazar e Raimundo Melo, o assento na Corte Eleitoral maranhense…
Com 12 votos, de 23 desembargadores presentes à sessão administrativa do Tribunal de Justiça desta quarta (1º), Ricardo Duailibe foi eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde ocupará a vaga do desembargador Lourival Serejo, cujo biênio encerra no dia 25 de fevereiro.
“Firmo o compromisso de responder à altura a confiança depositada pelo colegiado, aprimorando o excelente nível de trabalho da Justiça Eleitoral”, declarou Duailibe.
O resultado foi anunciado pelo decano da Corte, desembargador Bayma Araújo, que fez a leitura dos votos.
Outros 2 desembargadores concorreram: Ângela Salazar, que recebeu 7 votos, e Raimundo Melo, 4 votos. A sessão foi conduzida pela vice-presidente do TJMA, desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes.
Dualibe deverá, ainda, ser eleito Corregedor do TRE-MA, vez que o atual – desembargador Raimundo Barros – será conduzido à presidência da Corte.
fev
O deputado Fábio Braga se comprometeu em ajudar a administração municipal, pois reconhece que terão dificuldades, principalmente pela indefinição da data da nova eleição.

Fábio Braga voltou com o sentimento que a cidade está em boas mãos e que o grupo está administrando de forma harmônica e pacifica.
Durante o final de semana, o deputado estadual Fábio Braga (SD) participou de uma grande reunião em Dom Pedro, que contou com a presença da prefeita em exercício Rosa Nogueira, do seu esposo e ex-vereador Farys Miguel, de vereadores, de secretários municipais e várias lideranças políticas do município e de cidades vizinhas, como por exemplo, Santo Antônio dos Lopes, Tuntum, Presidente Dutra, Gonçalves Dias, Governador Archer, Graça Aranha, Afonso Cunha e Joselândia.
A cidade de Dom Pedro vive um dilema: Alexandre Costa, vencedor nas urnas com quase dois mil votos de diferença sobre Hernando Macedo, o prefeito à época, não pode assumir o comando do município devido pendências judiciais. Por esse motivo, a presidente da Câmara Municipal assumiu a Prefeitura no dia 01 de janeiro, enquanto o problema é resolvido. Possivelmente terá nova eleição.
Fábio Braga também pode comprovar de perto que o município não parou. A prefeita Rosa não usou o problema da eleição como desculpa para não trabalhar. A secretaria de Obras e Urbanismo, por exemplo, recuperou pontes na zona rural, limpou bueiros que há anos estavam totalmente obstruídos, resolveu o problema da falta de água em alguns bairros, também vem realizando melhorias na iluminação pública e o secretário Maneca Peixoto informou que em fevereiro dará início a recuperação asfáltica das ruas e avenidas e a reforma e a revitalização das praças. E os demais órgãos do governo municipal prestam os trabalhos de forma a atender a população do município, principalmente as mais carente, que necessitam do funcionamento nas áreas de saúde e assistência social.
“A minha vinda aqui foi para ajudar vocês. Ouvi as demandas da população e levá-las aos vários órgãos do Governo Flávio Dino e do Governo Federal. Dom Pedro deve seguir no caminho do crescimento”, disse o parlamentar aos presentes.
fev
Os servidores da educação do município de Buriti Bravo MA, estão em situação de abandono desde outubro de 2016 quando os salários começaram a atrasar.

TERMO DE ACORDO EXTRA JUDICIAL para que os pagamentos fossem colados em dia.
O prefeito Cid Costa (PTB), mesmo recebendo em dia os valores destinado ao FUNDEB, tem atrasado o salário de servidores concursados como vigias, agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e professores.
Representantes da categoria procuraram o legislativo, mas infelizmente não obtiveram êxito. Nem mesmo um requerimento do Vereador Gilvan (PC do B) apoiado, na época, pelas Marineide Brito (PDT) e Raimunda Helena (PSB) foi aprovado. O requerimento solicitava que o prefeito ou seu representante foi à câmara de vereadores para dar esclarecimentos do porquê do atraso salarial dos servidores uma vez que o recurso entrava normalmente.
O Ministério Público foi acionado e em conjunto com o secretário municipal de Educação e representantes dos servidores foi feito um TERMO DE ACORDO EXTRA JUDICIAL para que os pagamentos fossem colados em dia. No entanto, até o presente momento (31/01/2017) a tabela que consta neste acordo não vem sendo cumprida. Os servidores ainda estão com os salários de dezembro e janeiro em atraso, além da segunda parcela do décimo terceiro de 2016.
O que causa estranheza sobre o não pagamento é o fato do município de Buriti Bravo ter recebido em dezembro de 2016, só de FUNDEB, o valor de dois milhões, oitocentos e vinte e oito mil, duzentos e cinco reais e cinquenta e três centavos (R$ 2.828.205,53) conforme a página do banco do Brasil.
Já em janeiro já foram setecentos e setenta e oito mil, oitocentos e vinte e dois reais (R$ 778.822,00) também de FUNDEB. Vale lembrar ainda que as aulas no município foram encerradas no dia 30/11/2016 afim de que pagamentos de servidores concursados e contratados da educação fossem colocados em dia.
O fato diante de tudo isso é que a crise, desculpa utilizada pelo secretário e prefeito para atraso nos pagamentos, não é motivo para tanto uma vez que os recursos do FUNDEB não atrasam e o município conta com o complemento da união. O que pode haver é uma falta de planejamento e/ou descontrole da gestão municipal, deixando os servidores em completo abandono.
O blog tentou contato com a prefeitura, mas não obteve retorno.

fev

Prefeita ladeada, do secretário Chaves e dos representante da Redesim e da Junta Comercial…
A prefeita Talita Laci (PCdoB) recebeu na manhã desta terça-feira (31), na sede do poder executivo municipal, Ricardo Diniz – coordenador da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Maranhão (Redesim), para definir os meio de implantação do serviço no município.
A visita teve por objetivo sensibilizar os agentes da prefeitura quanto a adesão à Redesim (Lei 11.598/2007), no Estado, denominada de “Empresa Fácil”. Após a adesão, a abertura ou fechamento de empresas em Raposa poderá ser feita via web.
Com a implantação da Lei, o usuário poderá, através de um único portal de entrada de dados, formalizar o seu negócio, incluindo órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal, Visa, Prefeitura, Corpo de Bombeiros entre outros.
Também participaram da visita o assessor da Jucema, Guilherme Ítalo, o técnico da Vox Tecnologia, Francinaldo, além do secretário de Administração e Planejamento, Ualacy Costa Chaves (foto acima).
Em tempo, o programa “Empresa Fácil” é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, e as disponibiliza na rede mundial de computadores (Internet), em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.
jan
Blocão: 13 partidos e 27 deputados!
O Blocão – maior grupo de deputado da Assembleia Legislativa – para o ano de 2017 será composto por 27 parlamentares de 13 diferentes partidos (PCdoB, PSDB, PDT, PT, PSB, PHS, PRB, PSL, PSC, PSDC, PEN, SDD e DEM). A novidade fica por conta do Democratas que passará a integrar o bloco governista. Já Eduardo Braide (PMN) e Alexandre Almeida (PSD) integrarão o Bloco de oposição. O deputado Wellington do Curso continua como independente.
Câmara de São Luís só semana que vem…
Os trabalhos na Câmara de Vereadores de São Luís que seriam iniciados em 2017 nesta quarta-feira (1º), só iniciarão na próxima semana. Tudo por conta de uma reforma na Casa. Estão sendo realizadas melhoria de estrutura do prédio e houve atraso na entrega dos serviços. Diante do imprevisto, as sessões só devem ser reiniciados na segunda-feira (06).
Capotamento de viatura
Uma viatura da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) capotou e derrubou um poste de iluminação pública após condutor perder controle do veículo na BR-135 no início da tarde desta terça-feira (31). Os dois policiais que ocupavam o veículo ficaram feridos. De acordo com a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atendeu o acidente, o veículo se deslocava da capital maranhense para o interior, quando o condutor perdeu o controle do veículo e capotou. Os dois policiais foram levados ao hospital. No momento do acidente, que aconteceu entre a Vila 2000 e Rio Grande, chovia muito.
Rommeo no Esporte
É dada como certa a nomeação de Rommeo Amin (PCdoB) como novo secretário de Esporte de São Luís. O suplente de vereador obteve 4.106 votos na eleição de 2016, assumirá no lugar do pedetista Júlio França – que ocupar novo espaço na administração Edivaldo Holanda Júnior. Rommeo é filho do deputado federal Julião Amin, do PDT, e possui larga experiência no ramo. Basta lembrar que o jovem já ocupou a secretaria ajunto de Esporte da Capital.
Julgamento do caso Brunno Matos
É aguardado com muita expectativa o julgamento do trio acusado de assassinar o advogado Bruno Matos, a ser realizado no dia quinta-feira (2), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O advogado foi assassinado a facadas na madrugada do dia 06 de outubro de 2014, no bairro Olho d´Agua, após a festa de comemoração da vitória do senador Roberto Rocha. No banco dos réus, sob o olhar frio do 2º Tribunal do Júri, estarão Carlos Humberto Marão Filho, Diego Henrique Marão Polary e João José Nascimento Gomes.
Frigorífico Eldorado enganou Canindé Barros...
O secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Francisco Canindé Barros, cobra na Justiça o pagamento referente a 130 cabeças de gado que alega ter vendido ao Frigorífico Eldorado, maior empresa do gênero do Maranhão. O processo, distribuído à 1ª Vara Cível, teve início em novembro de 2009 e desde o ano passado foi remetido à segunda instância, devido a um recurso interposto pelo réu. O pagamento da venda foi feito mediante recebimento de cheques para cobrança no prazo de 30 dias. Depois de esgotado o prazo, a empresa solicitou mais 30 dias para efetuar o pagamento. No entanto, os cheques foram sustados por ordem do titular da conta. A informação é do Jornalista Daniel Matos.
Revista dos 24 meses
‘Um Maranhão melhor para todos’ é o título da revista que o Governo do Maranhão acaba de editar para apresentar os resultados já alcançados nos primeiros 24 meses de gestão do governador Flávio Dino. As ações do Governo do Maranhão, na capital e no interior, podem ser conferidas na revista, que é uma publicação anual da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos. Com 81 páginas, o material democratiza a informação e divulga dados oficinais, garantindo transparência em relação ao exercício do Estado nos anos de 2015 e 2016. Para acessar a versão digital da publicação, clique AQUI
jan

Secretário de Estado da Cultura só vai pagar quem estiver em dias com o Estado…
Em entrevista ao portal Idifusora, o secretario Estadual de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, assegura que neste Carnaval somente municípios com as contas regulares devem receber repasses do governo do Maranhão.
Galdino foi questionado sobre a lista que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) divulgou dias atrás onde apenas 37 prefeituras aptas a fazer convênios com o Estado.
O titular da Sectur foi taxativo na resposta: “Hoje temos uma legislação que é bem clara em relação à questão dos repasses e então estas regras deixam bem detalhados os requisitos a serem atendidos para a realização de convênio voltados para os repasses às prefeitura.Portanto, as prefeituras inadimplentes não vão conveniar com o Estado. É uma questão que pretendemos sempre deixar bem claro em relação a necessidade de que os municípios que queiram conveniar estejam em situação regular.”, afirmou.
E completou: “Inclusive a legislação relacionada a esta questão nos impede inclusive de fazer convênio com associações. E vamos fazer o que sempre temos feito, seguir sempre a orientação legal relacionada a convênios”, respondeu o secretário.
Confira a entrevista completa AQUI
jan
Em três vídeos publicados nas últimas horas em sua página no Facebook, o prefeito fala como se ainda fosse candidato a prefeito.
Se no comando da Comunicação do Governo Roseana Sarney, Sérgio Macedo contribuiu para a derrota do clã maranhense na política estadual, agora como secretário Municipal de Comunicação da prefeitura de Imperatriz já começou bagunçar com a gestão de Assis Ramos (PMDB).
Macedo convenceu o inexperiente gestor peemedebista a gravar vídeos [tipo propaganda] em que aparece como se ainda fosse candidato a prefeito. Nas imagens editadas e repletas de cortes bruscos, Assis fala em promessas de campanha e aproveita para criticar a gestão do ex-prefeito Sebastião Madeira, do PSDB.
As “peças” publicadas nesta terça-feira (31), na página do prefeito nas redes sociais, têm sido alvo de muitas criticas, sobretudo, pela semelhança de propagandas no horário eleitoral.
Alguém precisa aconselhar o delegado licenciado da Polícia Civil que ele, enquanto gestor, está fazendo um “papel” ridículo. Assis não precisa provar nada. Tem é que procurar trabalhar em benefício do povo!!!
Sair às ruas e aos órgãos públicos para falar da sua religiosidade, e sobre o que pretender fazer na gestão que começou há um mês, não resolve os problemas de Imperatriz.
A população elegeu um prefeito para mostrar resultados palpáveis, não um ator de propagandas institucionais!
Certamente, a ficha do gestor ainda não caiu. O peemedebista ainda não acredita que foi eleito prefeito da segunda maior cidade do Maranhão.
A inexperiência de Assis ainda vai dar muito o que falar…
– VÍDEO 01– VÍDEO 02
– VÍDEO 03
jan
O encontro com Ricardo Barros teve resultado positivo. Foi autorizado a criação de um consórcio para desenvolver os serviços de saúde na região.

Cláudio Cunha durante audiência com o Ministro da Saúde…
Dando continuidade à sua agenda de compromissos em Brasília, o prefeito de Apicum-Açu Cláudio Cunha (PV) e presidente do Conguarás – Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense, foi recebido na manhã desta terça-feira (31) pelo ministro da Saúde Ricardo Barros.
Cláudio apresentou as dificuldades dos munícipes do Litorial Norte, no que se refere à saúde, uma vez que o serviço é muito limitado nessa região, sendo necessário nos casos mais graves o deslocamento para São Luis.
Apresentou também as reivindicações elaboradas com os demais gestores, como uma nova gestão em serviços Públicos de saúde consorciadas, o Ministros determinou a visita de um técnico para conhecer a região .
jan
Das 18 vagas de federais no Maranhão, mais da metade deverá ser renovada na eleição do próximo ano; Nomes de peso estão no páreo.

Os cinco mais cotados: Jerry, Braide, Noleto, Cutrim e Josemar.
Das 513 cadeiras na Câmara Federal, 18 pertencem ao Estado do Maranhão. Dessas, mais da metade deverá ser renovada, de acordo com analistas ouvidos pelo Blog. Serão poucos, os que conseguirão renovar o assento.
Uma das razões para tanta renovação é o poderio político dos que pretendem disputar mandato de deputado federal. O blog fez uma relação dos dez favoritos, confira:
Nomes como Márcio Jerry (PCdoB), Eduardo Braide (PMN), Clayton Noleto (PCdoB), Gil Cutrim (PDT), Josemar de Maranhãozinho (PR), Simplicio Araújo (SD), Sebastião Madeira (PSDB), Adriano Sarney (PV), Hernando Macedo (PDT) e Bira do Pindaré (PSB, mas deve trocar de partido), são alguns dos novatos que deverão ser eleitos.
Dez em cada dez analistas políticos ouvidos pelo blog, colocam o secretário de Comunicação e Articulação Política do Estado, Márcio Jerry – presidente estadual do PCdoB – entre os mais votados na eleição do próximo ano. Principal alvo da oposição, Jerry é o homem de confiança do Governador Flávio Dino e, sem sombra de dúvida, é nome certo entre os eleitos, em 2018.
Surpresa na eleição municipal passada; Alcançou o cobiçado segundo turno na capital, de onde saiu com exitosos 243.591 votos obtidos. No próximo ano, precisa de menos da metade desses votos para conseguir se eleger rumo à Brasília. Com potencial eleitoral em São Luís, não será muito difícil Eduardo Braide (PMN) conseguir a vaga.
Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto é outro entre que os devem ser eleitos no próximo ano para a Câmara Federal. Líder do programa ‘Mais Asfalto’, o auxiliar de frente do governador Flávio Dino ganhou a simpatia da classe política. Não faltará quem se disponha apoiar a candidatura de Clayton assim que o nome for colocado na rua. Noleto faz parte dos planos do PCdoB que projeta eleger três nomes para federal em 2018.
O ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, do PDT, é sem sombra de dúvida um nome que não poderia ficar de fora desta lista. Com bases eleitorais por todo o Maranhão, o irmão do deputado estadual Glaubert e filho do Conselheiro Edmar Cutrim, possui poderio político suficiente para consagra-se como um dos mais votados no próximo ano.
Deputado Estadual mais votado em 2014, com cerca de 100 mil votos, Josemar de Maranhãozinho – presidente do PR no Estado, pode até querer se valorizar cogitando candidatura ao Senado, mas a verdade é que disputará uma vaga na Câmara Federal – e não terá dificuldade para se eleger. Apesar de ter perdido diversos prefeitos na eleição municipal de 2016, o “moral da BR” conseguiu manter diversas prefeituras, e ainda, eleger a irmã em Zé Doca – cidade com mais de 50 mil habitantes.

A lista segue: Simplicio, Madeira, Adriano, Hernando e Bira…
Secretário de Estado da Indústria e Comércio do governo do Maranhão, o ex-deputado Simplicio Araújo vem mais maduro para a disputa de 2018. Conseguiu nos últimos dois anos reforçar suas bases pelo interior do Maranhão, e sob o controle do partido Solidariedade, adquiriu novos e importantes aliados. Portanto, o retorno do ex-deputado federal à Câmara é só uma questão de tempo.
Ex-prefeito de Imperatriz, deputado federal por seguidos mandatos, Sebastião Madeira (PSDB) terá vida fácil na disputa por uma vaga. O tucano conhece a política maranhense a fundo, sobretudo, seu curral eleitoral. A estratégia de Madeira é sair eleito da Região Tocantina, e nos municípios das demais regiões, fazer o “pinga-pinga” para completar sua votação.
O neto do ex-presidente José Sarney deve herdar a cadeira do pai na Câmara baixa. Adriano Sarney, do PV, usará o prestígio do pai em Brasília para abocanhar a vaga. E não será difícil, a estrutura da família e o genitor ‘operando’ como ministro do Meio Ambiente, o herdeiro político do clã maranhense é dado como nome certo, e deve trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal a partir de 2019.
Apesar da derrota em Dom Pedro, cidade onde tentava à reeleição como prefeito, Hernando Marcedo – filho do empresário Dedé Macedo e irmão do deputado estadual Fábio Macedo – tem forte potencial para se eleger federal. Com bases eleitoral por todo o Maranhão, o político filiado ao PDT não encontrará muita dificuldade para buscar a vaga na Câmara Federal. Estrutura é o que não falta!
O atuante deputado estadual Bira do Pindaré é outro também cotado para mudar de assento político a partir de 2019. O parlamentar disputaria a prefeitura de São Luís, mas diante de problemas partidário foi barrado pelo seu próprio partido a pedido do senador Roberto Rocha. Projetando voos mais altos na política maranhense, Bira deve mudar de partido e conta com apoio político do Palácio dos Leões na disputa do próximo ano.

