Política

17
abr

PT e ministros defendem que Dilma reduza mandato e lance ‘diretas já’

Pelo Jornalista Domingos Costa
16104162

A presidente Dilma Rousseff durante entrevista no Palácio do Planalto.

Folha – O diretório do PT deve discutir na terça-feira (19) que Dilma Rousseff envie ao Congresso Nacional proposta de redução de seu próprio mandato e de convocação de eleições presidenciais ainda neste ano, junto das eleições municipais do país.

A ideia é que a presidente anuncie que abre mão de dois anos de mandato mesmo que chegue a ser inocentada de crimes de responsabilidade pelo Senado, que julgará se a petista é ou não inocente e se deve ser afastada em definitivo do cargo, consumando o impeachment.

No mesmo projeto, Dilma estabeleceria que, assim como ela ficou seis anos na Presidência, o sucessor, escolhido pelo voto direto, teria mandato de seis anos, sem reeleição.

Há pequenas variações em torno do tema. Alguns dirigentes do PT, por exemplo, acreditam que Dilma não deve incluir na proposta de eleições a sugestão de novo período para o mandato presidencial nem o fim da reeleição.

Outros têm dúvidas sobre a conveniência de a própria presidente figurar oficialmente como autora da proposta ou se o melhor seria ela apenas encaminhar a sugestão do partido, que seria assinada também por outras legendas.

A ideia de redução do mandato de Dilma e da convocação de “diretas já”, se aprovada no PT, pode ser levada oficialmente à presidente nos próximos dias.

A proposta conta com apoio entusiasmado de parlamentares do partido e até mesmo de ministros. Outras legendas já foram informadas e podem aderir a ela.

O discurso será o de que Dilma busca uma solução para a grave crise política que o Brasil atravessa, mas que não será resolvida por um presidente, Michel Temer, que não teria legitimidade por chegar ao poder por meio de um “golpe”, segundo os que defendem a tese, e de forma indireta.

Um presidente eleito diretamente teria legitimidade e maior apoio para comandar o país em situação tão delicada, defendem. Ao mesmo tempo, acreditam, a população não seria “excluída” da solução do problema, como ocorreria no impeachment.

“Quem foi às ruas contra o governo queria Temer na presidência e Eduardo Cunha como seu vice? O Temer não tem legitimidade. Ele se aproveitou de manifestações populares para assaltar o poder”, diz o senador Lindberg Farias (PT-RJ). “Ele tem 60% de rejeição e só 1% de votos. Se esse golpe contra a Dilma se confirmar, não tenho dúvida de que ele cai em seis meses, pela pressão da população por ‘diretas já’.”

Ele diz que a bancada do PT no Senado já discutiu a ideia e que a maioria dos parlamentares dá apoio a ela. Afirma também que já conversou com senadores do PDT e do PSB, por exemplo, e que um projeto de diretas teria o apoio de parlamentares de outros partidos.

A proposta também já é discutida na Câmara. O deputado Wadih Damous (PT-RJ) afirma que “as ‘diretas já’ são única solução para a crise que será agravada se vingar esse golpe contra a presidente”.

O deputado Alessandro Molon, da Rede, afirma que seguramente o partido “estaria aberto a discutir a conveniência da proposta, pois já vinha defendendo a realização de eleições”.

17
abr

Governo admite derrota na Câmara; Dilma vai dizer que lutará até o fim pelo mandato

Pelo Jornalista Domingos Costa
ase

As poucas ausências no plenário frustram expectativas do governo.

O Globo — O governo admitiu a derrota antes mesmo de terminada a votação na Câmara que define o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Às 20h, quando o placar indicava 195 votos a favor do afastamento, fontes do Palácio afirmavam que a chance de mudar o resultado era zero. Às 20h35m, com 272 votos a favor, auxiliares da presidente diziam que todos os esforços serão centrados no Senado, já que a Casa pode ser mais sensível ao mérito do impeachment, as pedaladas fiscais. Inicialmente, Dilma cogitou fazer um pronunciamento à imprensa, não em rede, condenando a decisão, mas acabou delegando a missão aos ministros Jaques Wagner (Chefia de Gabinete) e José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União).

Durante a sessão, líderes do governo se desentenderam sobre chances de evitar o impeachment da presidente. Quando a oposição tinha 206 votos a favor do impeachment, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) admitiu que a oposição iria ganhar devido ao efeito manada. Ao saber da declaração, o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) afirmou que ainda está no jogo e que Orlando errara na conta.

– Esse resultado sinaliza que oposição vencerá. Deputados do PP, PR e PMDB não cumpriram sua palavra e votaram contra (o governo). Dificilmente haverá uma reversão – disse Orlando, quando o governo tinha 53 votos e 3 abstenções de um total de 262 deputados.

Orlando diz que fez uma projeção com base nos votos que ele esperava ter contra o impeachment e que mudaram de lado a partir do Paraná. No estado, segundo suas contas, pelo menos 5 parlamentares trocaram de lado, provocando um “efeito manada” que atraiu o voto de deputados que não querem estar do lado derrotado:

– Em vez de analisar o mérito, quer estar bem do lado vencedor e não pensa nas consequências desse ato. Infelizmente esse é o parlamento brasileiro, presidido por alguém como Eduardo Cunha.

Segundo Orlando, Temer prometeu “mundos e fundos” para ter votos a favor do impedimento. O comunista afirmou, ainda, que o governo deve acolher o resultado “com humildade” e se preparar para o julgamento no Senado:

GOVERNO PROJETOU 130 VOTOS

Antes da votação, integrantes do governo contabilizavam apenas 130 votos contrários à abertura do processo na Câmara. Com a baixa contagem de votos pró-governo, na reta final, a principal aposta do Palácio do Planalto passou a ser as abstenções e ausências de deputados, mas apenas dois deputados não registraram presença na votação e só houve três abstenções até 20h28m. Para o governo, o ideal era que esse número fosse mais significativo.

— A situação está muito difícil. O efeito manada está acontecendo e estamos perdendo votos. Nossa última conta já estava em 130. Agora é trabalhar pelas abstenções e faltas — afirmou um governista que articula o placar do impeachment no início da votação.

Com isto, o clima no Palácio do Planalto passou a ser de pessimismo. A lista de apoios tem reduzido sensivelmente desde a manhã deste domingo. O governo, que chegou a contabilizar sábado cerca de 180 votos, hoje, amanheceu com 140 e nas últimas horas não conseguia superar a marca de 130 deputados. Ainda tentando reverter votos, o sentimento é de que não há mais como convencer e o que oferecer aos parlamentares.

17
abr

Confira os votos da bancada maranhense no prosseguimento do impeachment

Pelo Jornalista Domingos Costa

A bancada dos 18 deputados federais do Estado do Maranhão foi o 16º a votar pela abertura ou não do processo impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) na noite deste domingos(17).

Houve apenas uma surpresa no posicionamentos dos parlamentares. José Reinaldo (PSB), que tinha assegurado votar contra o impeachment, votou à favor do golpe, portanto, disse “SIM”.

Confira os votos dos depois parlamentares:

– A favor do  impeachment – 

17

André Fufuca (PP), Victor Mendes (PSD), Juscelino Filho (DEM), Sarney Filho (PV), Eliziane Gama (PPS), Alberto Filho (PMDB), Cléber Verde (PRB), Hildo Rocha (PMDB), João Castelo (PSDB) e José Reinaldo (PSB).

– Contra o impeachment –

1

Zé Carlos (PT), Weverton Rocha (PDT), Júnior Marreca (PEN), João Marcelo (PMDB), Rubens Júnior (PCdoB), Pedro Fernandes (PTB), Waldir Maranhão (PP) e Aluísio Mendes (PTN) – votaram contrários ao afastamento da petista.

16
abr

Glalbert Cutrim participa do aniversário de Codó e destaca gestão Zito Rolim

Pelo Jornalista Domingos Costa
codo 2

Glalbert, Zito e Roberto Rocha também participaram do tradicional corte do bolo.

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) participou, neste sábado (16), da programação festiva em homenagem aos 120 anos de emancipação política e administrativa da cidade de Codó.

Na oportunidade, o parlamentar destacou os avanços alcançados pelo município na gestão do prefeito Zito Rolim, que entregou à população várias novas obras nos setores da educação, saúde e abastecimento de água.

Acompanhado do prefeito, do senador Roberto Rocha, e de várias outras lideranças políticas e comunitárias, dentre elas os vereadores Chiquinho do SAAE, Pastor Max, Pedro Belo, Expedido Carneiro, Leonel Filho, Carrime Maria da Paz; Glalbert Cutrim participou as inaugurações das novas Unidades de Saúde Veridiano Alves dos Santos e Pedro Celestino Luz Júnior; do sistema de abastecimento de água do povoado Santa Bárbara; e da entrega da nova Escola Municipal José Robson Gonçalves Rolim.

Na praça central da cidade, o deputado acompanhou o tradicional corte do bolo e ratificou o seu compromisso de continuar trabalhando pelo povo codoense.

“Eu, o prefeito Zito e toda a classe política da cidade não estamos medindo esforços para trazer mais benefícios para Codó. Felizmente, estamos obtendo êxito nesse trabalho que, tenho certeza, só aumentará”, disse.

As duas novas UBS foram construídas com recursos de convênio firmado entre o município e o governo federal. Elas estão reforçando o sistema municipal de saúde que, ao longo dos últimos anos, recebeu consideráveis investimentos por parte da prefeitura.

codo

Glalbert, Zito e Roberto Rocha durante a inauguração do sistema de abastecimento d´água do bairro Santa Bárbara.

A E.M José Robson foi reformada e ampliada, o que possibilitou aumento do número de atendimentos.

Já o sistema do povoado Santa Bárbara foi implantado com recursos de convênio federal, com contrapartida do município, e está beneficiando milhares de famílias.

Zito Rolim fez questão de destacar o trabalho do deputado na Assembleia Legislativa e o seu apoio ao município.

“Na história política de Codó, o Glalbert é o deputado estadual que mais visitou a cidade; que mais interage com a classe política e o povo; e que mais trabalha por seu desenvolvimento. É, sem dúvida, o nosso principal representante no Parlamento Estadual”, afirmou.

Roberto Rocha também destacou a atuação de Glalbert Cutrim e o trabalho que o mesmo desenvolve em favor da população do município.

16
abr

Escola pública em Raposa suspende aulas após assalto dentro de salas

Pelo Jornalista Domingos Costa

Caso aconteceu na quarta-feira, dia 13, quando três criminosos invadiram o colégio e assaltaram os professores enquanto eles estavam nas salas de aula; polícia já está investigando o caso, mas até o momento ninguém foi preso

13020196_796977403767083_1894379716_n

O caso foi publicado com exclusividade pelo blog do Domingos Costa.

Em pleno horário de funcionamento, uma escola é invadida por criminosos e os professores são assaltados, nas salas de aula, enquanto ministram conteúdo para seus alunos. A situação aconteceu na quarta-feira, dia 13, na Unidade Escolar São João, localizada em Raposa, Região Metropolitana de São Luís, e desde então o colégio está sem aulas.

O caso foi publicado com exclusividade pelo blog do Domingos Costa lembre no post: “Assaltantes invadem escola e fazem ‘raspa’ nos professores em plena sala de aula“.

De acordo com publicação do Portal Imirante, Os três criminosos invadiram a escola por volta de 8h30. Eles escalaram uma árvore em um terreno baldio situado ao lado da escola e em seguida pularam para dentro da unidade de ensino. O muro baixo do colégio facilitou a invasão.

Terror Um dos criminosos estava com uma arma de fogo e rendeu o vigia da unidade de ensino, que não estava armado. Em seguida, iniciou o assalto aos professores, juntamente com os outros bandidos.

Os professores estavam dentro das salas de aula quando foram surpreendidos pelos criminosos. Os docentes tiveram dinheiro, joias, celulares e outros objetos de valor levados pelos assaltantes. Nenhum material pertencente à unidade de ensino foi levado.

“Todos ficaram apavorados com a situação, inclusive as crianças e seus pais”, relatou Maria de Lourdes da Silva, gestora da unidade de ensino. Após o delito, os criminosos fugiram sem serem identificados.

Localizada na Rua São Bernardo, na Vila São João, em Raposa, a unidade de ensino funciona nos períodos matutino e vespertino e oferece ensino fundamental e educação infantil para 120 estudantes da região. A gestora da escola informou que a Prefeitura de Raposa já foi informada sobre o caso e está planejando o reinício das aulas.

Insegurança Essa foi a primeira vez que a Unidade Escolar São João foi invadida por criminosos. No entanto, os moradores da região alegaram que há muito tempo convivem com a falta de segurança na região.

saeada

Bandidos usaram árvore que fica próximo ao muro para invadir durante horário de aula.

Investigação De acordo com o coronel Alexandre, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), o Serviço de Inteligência (SI) já está em busca dos ladrões que invadiram a escola. Além disso, ela chamou atenção para a necessidade do reforço da vigilância nas escolas para impedir situações como a que aconteceu com a Unidade Escolar São João.

A Prefeitura de Raposa foi contatada, mas não se posicionou sobre o fato até o fechamento da edição impressa.

Número 120 é a quantidade de alunos matriculados na escola

Solidariedade –  Sobre a invasão da escola, a Associação Representativa dos Servidores Municipais de São Luis, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Rosário e Bacabeira (Asismu) e o Sindicato dos Servidores Municipais da Raposa (Sismu) divulgaram uma nota de solidariedade aos professores e servidores que trabalham na Unidade Escolar São João.

A nota afirma que essa era uma realidade constante para os trabalhadores da educação em Raposa e para os estudantes, que são submetidos a uma rotina em que é gritante falta de segurança. De acordo com as entidades que divulgaram a nota, há casos de escolas que não têm cadeados e outras situações que mostram o descaso da atual gestão com a questão da segurança nas escolas da rede municipal de ensino.

16
abr

Deputados levam esposas, filhos e até sogra para acompanhar votação do impeachment

Pelo Jornalista Domingos Costa
xxxx

Deputados trazem esposas, filhos e até sogra para acompanhar votação. Fonte: Estadão.

A votação do impeachment na Câmara fez deputados de outros Estados do País trazerem suas famílias a Brasília. No Salão Verde e no plenário da Casa, vários parlamentares circulam com esposas, filhos e até sogra.

Favorável ao impeachment, o deputado Evandro Roman (PSD-PR) trouxe a mulher, os três filhos, a mãe e a sogra para a Câmara nesta sexta-feira, 15. “É melhor que final de Copa do Mundo”, disse o estudante de Direito Pablo Roman, 22, filho do parlamentar.

Com o acesso restrito, Evandro Roman negociou com os seguranças da porta do plenário para que pudesse entrar 10 minutos com sua família, para tirar fotos dentro do plenário e depois sair. A família mora em Cascavel (PR) e fica até segunda-feira em Brasília.

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse que chegou a comprar a passagem para trazer a mulher e a filha do Rio de Janeiro para Brasília, mas elas cancelaram de última hora a viagem, pois sua filha quebrou o dedo.

Reclamação – Alguns parlamentares têm reclamado com a segurança por não poder circular livremente nas dependências da Câmara com seus familiares. A presidência da Casa restringiu o acesso ao plenário a parlamentares, servidores e jornalistas credenciados.

Nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16, o plenário deve ficar esvaziado durante os discursos dos parlamentares. No dia da votação, no domingo, 17, contudo, a expectativa é de lotação.

15
abr

Sebastião Albuquerque é vereador de quantas palavras???

Pelo Jornalista Domingos Costa
foto0365

Médico vereador sem ideologia partidária, passou apenas 24h no PT.

O que diz o vereador Sebastião Albuquerque no café, ninguém pode confiar até o almoço. Se alguém tinha dúvida dessa máxima, basta analisar a última presepada do parlamentar.

Eleito pelo Democratas na eleição de 2012, Albuquerque decidiu trocar de partido justamente no último 1º de abril (dia da mentira).

O parlamentar ingressou no PRP, posição tomada durante uma visita do presidente estadual do Partido Republicano Progressista, Severino Sales, a Santa Casa de misericórdia de São Luís, local de trabalho do médico.

Treze dias após, aproveitando-se dos prazos estipulados na legislação eleitoral, mudou de ideia, e decidiu enfrentar as urnas de 2016 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o blog chegou publicar sobre a decisão do vereador (REVEJA).

Ele afirmou que se filiou ao partido por ser compatível com seus princípios e viu na legenda o ânimo que precisava para continuar a caminhada política. “O PT é um partido que me abraçou, mesmo tendo conversado com outros partidos, o PT se encaixa com meus projetos políticos. Como eu havia avisado, deixei a filiação para última hora, pois queria decidir por uma sigla aonde possa somar”, declarou ao ingressar na sigla.

E não é que nesta sexta-feira(15) Sebastião Albuquerque surpreendeu novamente a todos e retrocedeu. Recuou da decisão tomada e retornou com o ‘rabinho’ entre as pernas para o PRP, alegando problema no processo de filiação ao PT.

Portanto, fica o alerta do blog à classe política e ao eleitorado da capital: Quando seu Sebastião prometer algo, é bom manter a cautela…

15
abr

Flávio Dino atua em Brasília e muda dois votos em favor de Dilma

Pelo Jornalista Domingos Costa
20160415152944-550x310

Flávio fez Waldir Maranhão mudar o voto…

O governador Flávio Dino (PCdoB) está na capital federal atuando intensamente em favor da presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o impeachment.

Dino foi decisivo na obtenção do voto do deputado federal Zé Reinaldo Tavares (PSB-MA), ex-governador do Maranhão, que nesta sexta-feira(15) anunciou que votará contra o prosseguimento do impeachment.

Também nesta tarde, Flávio atuou fortemente nos bastidores e fez o 1º vice-presidente da Câmara, deputado federal Waldir Maranhão (PP/MA) mudar o voto.

Mostrando todo o seu empenho, acompanhado do secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, Flávio Dino levou Maranhão ao encontro da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Waldir então anunciou pessoalmente que votará contra o golpe.

IMG-20160415-WA0002

Zé Rainaldo é outro que votará em favor de Dilma a pedido do governador do Maranhão…

O governador tem sido um dos grandes defensores do governo Dilma, da democracia e da Constituição. Nas redes sociais, Flávio disse que acredita na derrota do golpe.

“Ainda bem que acaba domingo, com derrota do golpe. Caso contrário, imaginem mais 180 dias com o país parado? Ainda emendando com eleição”, disse.

Conhecedor das sinuosidades da política de Brasília, Fávio Dino que já foi deputado federal, continuará atuando até antes da sessão marcada para o próximo domingo(17) junto à bancada maranhense e a deputados de outros Estados no sentido de convencê-los a votar contra o impeachment.

15
abr

Deboche: Impedido de sair de São Luís pela justiça, Ricardo Murad passeia tranquilo em São Paulo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Sumido das conversas políticas desde que a Polícia Federal bateu na sua porta no ano passado para cumprir um mandado de condução coercitiva, Ricardo Murad reapareceu hoje nas redes sociais ao publicar uma foto com a legenda, “recuperando a forma!! Caminhadas diárias”.

daesaO ex-secretário de Saúde se refere a uma cirurgia que fez no início de março, para implantar três pontes de safena em decorrência de calcificação de duas artérias. Ricardo preferiu fazer a operação no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, ao invés do Carlos Macieira como a maioria dos maranhenses, e que segundo o próprio, virou um hospital de alta complexidade durante sua gestão.

Ricardo é investigado na Operação Sermão aos Peixes da Polícia Federal que encontrou indícios de desvios de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde (FNS). De acordo com a PF, o ex-secretário utilizou modelo de gestão terceirizado para fugir dos controles da lei de licitação e assim desviou milhões da saúde pública. Por conta disso, Ricardo Murad está impedido de sair de São Luís pela justiça e teve o seu passaporte apreendido.

Para poder viajar os advogados de Murad tiveram que pedir uma autorização à justiça federal, pelo menos é o que se imagina, por questões de saúde.

Continue lendo no Marrapá…

15
abr

Detran-MA celebra convênios e anuncia nova etapa de interiorização de ações

Pelo Jornalista Domingos Costa
Foto 1_Divulgação_Detran_15042016 - Detran-MA celebra convênios e anuncia nova etapa de interiorização das ações de trânsito no Estado

Diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, assina convênio com a Prefeitura de Colinas.

A próxima etapa de interiorização das ações do Detran-MA vai ocorrer, entre 26 de abril a1º de maio, na região Central do Maranhão. A diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, afirmou que as visitas serão nas Ciretrans de Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra. O anúncio foi feito durante a assinatura do convênio de operacionalização do trânsito com a Prefeitura de Colinas, que, atualmente, está na abrangência da Ciretran de Presidente Dutra.

“Faremos uma agenda conjunta com o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o comandante da Polícia Militar, coronel Pereira. Vamos nos reunir com os prefeitos, celebrar convênios e levar para a região, a Operação Lei Seca”, destacou a diretora geral.

O prefeito de Colinas, Antônio Carlos Pereira de Oliveira, falou da importância da parceria do município com o Detran-MA e de como tem conduzido as ações de trânsito na cidade. “Fizemos a sinalização de Colinas com recursos próprios, por falta do convênio. Um gasto alto que, agora, depois dessa parceria, vai poder ser custeado com o dinheiro arrecadado com as multas por infração de trânsito”, disse ele.

Larissa Abdalla explicou o objetivo dos convênios de operacionalização do trânsito, que permitem a arrecadação municipal a partir das multas, mas transfere para a prefeitura, a responsabilidade de aplicar ações de engenharia, sinalização e educação para o trânsito. “Um percentual fixo do recurso gerado da arrecadação de multas tem que ser utilizado, obrigatoriamente, com educação para o trânsito, por exemplo. E o Conselho Estadual de Trânsito, o Cetran, realiza visitas técnicas com a finalidade de fiscalizar a aplicação desses recursos”, enfatizou Larissa.

São José de Ribamar

Foto 2_Divulgação_Detran_15042016 - Detran-MA celebra convênios e anuncia nova etapa de interiorização das ações de trânsito no Estado

Diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, com convênio assinado por gestores da Prefeitura de São José de Ribamar.

Nesta sexta-feira (15), também, foi assinado convênio de operacionalização do trânsito com a prefeitura de São José de Ribamar. O secretário Municipal de Trânsito, coronel Willmar Maciel, disse que depois do convênio vai colocar em prática projetos de engenharia e estruturação das equipes que trabalham na fiscalização do trânsito na cidade.

“Hoje, o município é carente de sinalização em geral, uma consequência da interrupção na arrecadação das multas de trânsito. A parceria com o Detran-MA estava desativada há mais de um ano, e a assinatura do novo convênio resolve o problema”, declarou o secretário.

A diretora reforçou a parceria, colocando o Detran-MA à disposição também para o desenvolvimento de campanhas. “Temos um calendário de ações programadas para o Maio Amarelo, Dia do Motorista, em julho, e Semana Nacional do Trânsito, em setembro, entre outras campanhas”, acentuou Larissa.

1 1.831 1.832 1.833 1.834 1.835 2.338